02 set

Conheça os Benefícios da Creatina para Corredores

Benefícios da Creatina para Corredores

Correr é um dos exercícios mais famosos e prazerosos praticados tanto por atletas como por pessoas comuns em busca de mais saúde e bem-estar. E os mais diversos suplementos ajudam a diminuir dores e a dar mais energia na hora dos treinos. E hoje, vamos falar dos Benefícios da Creatina para Corredores – um dos mais conhecidos e utilizados suplementos do mundo fitness.

Vamos explicar para que serve a creatina, quais são os melhores horários para consumi-la e onde será possível encontrar o suplemento de qualidade. Confira!

 

Para que serve a Creatina?

 

A creatina é um tipo de aminoácido encontrado principalmente nos tecidos musculares do corpo. Ou seja, por ser natural do organismo, seu consumo é seguro e livre de efeitos colaterais – salvo raros casos de excessos.

O suplemento, no geral, tem como função ajudar no desempenho físico de atletas e até de pessoas comuns em busca de melhores resultados nas atividades. Isso acontece, basicamente devido a sua ação no metabolismo, que se acelera e se torna um ponto positivo no processo de emagrecimento ou de crescimento muscular.

Leia também:

CREATINA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Suplemento Pré-Treino: para que serve, benefícios, excesso, efeitos colaterais, como tomar

Outro ponto importante para entender para que serve a creatina é sua ação na síntese protéica: esse processo é fundamental na hipertrofia, por exemplo. (1)

 

Benefícios da Creatina para Corredores

 

Os benefícios da creatina para corredores são bastante intensos. Isso porque a corrida é um dos exercícios cardiovasculares mais intensos que temos disponíveis para quem gosta dos aeróbicos. Separamos algumas das vantagens da suplementação para atletas:

 

Força Muscular

Esse é um dos primeiros benefícios da creatina para corredores que devemos citar. A força muscular pode não parecer essencial em uma corrida, mas é ela que impede lesões ou mesmo problemas de percurso. Para quem treina na rua, ter músculos bem preparados é ainda mais importante para lidar com obstáculos comuns.

 

Formação de Massa Magra

Além de aumentar os músculos como um todo, a creatina ajuda a criar o que chamamos de “massa magra”, e diminuir as gorduras – mesmo as localizadas e de difícil acesso. Para quem está em um treino pesado, esse acaba sendo ainda mais intenso e a suplementação faz diferença nos resultados em poucas semanas.

 

Treinos mais Proveitosos

Esse é também um dos benefícios da creatina para corredores que traz bastante mudança na atividade como um todo. O suplemento pode ajudar o atleta a correr com mais disposição, já que o aminoácido é capaz de diminuir efeitos negativos como a fadiga muscular, por exemplo.

 

Esses são alguns dos benefícios da creatina para corredores. Além deles, podemos citar também o fato de que a suplementação pode diminuir o que chamamos de catabolismo muscular, um dos grandes responsáveis pelo aumento dos músculos e da massa magra.

Tudo isso é essencial para quem corre e precisa de um corpo bem definido e forte para aguentar as longas horas de treinos.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Quando devo usar a creatina?

 

Ainda existem controvérsias dos estudos sobre os melhores horários para aproveitar os benefícios da creatina para corredores. Porém, no que diz respeito aos resultados mais expressivos, o que se vê é um maior aproveitamento do suplemento quando o consumo é feito antes do treino.

O mais indicado é que a creatina seja consumida junto com a refeição pré-treino – essa ainda é a forma mais adequada de tomar o suplemento e aproveitar seus benefícios.

 

Atletas de corrida e a creatina – Para quem ela é mais indicada?

 

Os benefícios da creatina para corredores pode variar dependendo do tipo de treino. Confira os mais comuns e como ela pode agir:

 

Creatina para Maratonista

Para quem treina como maratonista, os benefícios da creatina são enormes. Como ela ajuda a dar mais energia e disposição, garantindo que os treinos sejam completados até o fim sem desistência.

 

Creatina para Corredores de Fundo

O mesmo vale para os corredores de fundo, que estão acostumados com longas distâncias. No caso deles, a creatina pode ajudar não só na energia, mas na hora de fortalecer os músculos e impedir as dores.

 

Perguntas e Respostas

 

Agora que você sabe quais os benefícios da creatina para corredores, separamos algumas das perguntas mais comuns a respeito do suplemento. Apesar de haverem respostas gerais, sempre fale com o seu nutricionista em casos de maiores dúvidas. Confira mais abaixo!

 

Devemos tomar creatina antes ou depois da corrida?

Como explicamos mais acima, uma das melhores formas de tomar a creatina é no pré-treino. Isso porque ela ajuda a trazer mais energia, força para os músculos e deixar a corrida mais proveitosa. Porém, é sempre válido conversar com o seu treinador físico e verificar se há ou não a necessidade de dividir essa quantidade.

 

Quantidade necessária por dia / como tomar creatina?

A quantidade recomendada de creatina por dia costuma ser de até 3 gramas. Porém, esse valor pode variar de acordo com o atleta e a recomendação do médico e do nutricionista. É muito importante manter uma dieta balanceada e ter o respaldo de um profissional, já que a creatina é produzida pelo corpo de forma natural – o que pode diminuir a quantidade necessária dependendo de cada organismo.

 

Onde encontrar Creatina?

A creatina pode ser encontrada em diversas lojas de suplementos e até mesmo em sites de distribuição. Como indicação segura – tanto para a suplementação quanto para a compra online – indicamos a Creatina da Growth Supplements, que produz produtos de alta qualidade com a vantagem de revendê-los sem a necessidade de terceiros dessa forma os valores chegam ficam com até 40% mais barato. Clique aqui e confira!

 

Os benefícios da creatina para corredores são diversos e merecem atenção de quem deseja ganhar mais músculos e, principalmente, ter treinos mais saudáveis. Embora a creatina seja saudável e recomendada por especialistas, lembramos sempre que é fundamental ter o respaldo de um profissional da área para garantir que as quantidades estejam corretas.

É importante também seguir a risca uma alimentação mais saudável e rica em proteínas, para que a creatina possa fazer com que a síntese proteica aconteça com qualidade. Procure um nutricionista de confiança e um médico especialista em treinos de corrida.

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe o texto nas redes sociais!

 

Referência

1. Gerseli Angeli, Nutricionista

 




DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.