25 jan

Benefícios da Corrida e como fazer o exercício de Forma Correta

Benefícios da Corrida e como fazer o exercício de Forma Correta

Seja correndo da mãe para não apanhar quando a gente é criança ou correndo para ter um corpo mais legal e saudável, os benefícios da corrida são inquestionáveis.

Podemos dizer que à medida de que você corre você se afasta um pouco mais das principais doenças que causam morte no Brasil.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis, chamadas DCNTs, são as principais causas de morte no país, no entanto, são todas doenças que poderiam ser evitadas com uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos regulares.

Os benefícios poderão ser observados em três instâncias no seu organismo: a curto, médio e a longo prazo.

Esse fato talvez possa incomodar alguns ou mesmo leva-los a desistir da prática dessa atividade física.

Como alguns resultados demoram a aparecer, a motivação pode acabar se esvaindo, principalmente se o seu objetivo for perda de peso e ganho de resistência.

Nesses casos os resultados não são imediatos, geralmente aparecem após um a três meses.

Mas isso não significa que não haverá benefícios imediatos.

Nesse post iremos apresentar os principais benefícios da corrida e trazer dicas para que você possa tirar o máximo proveito.

 

Nem só de academia Vive o Homem

 

Alguns preferem o ar fresco, outros não se identificam com a rotina da academia. Para esses, a corrida é a melhor pedida.

Ela pode ser realizada em “qualquer” lugar. Seja sozinho ou acompanhado. Ela favorece o desenvolvimento de novas amizades, estimula a visão, audição e aguça o processamento de informação no seu cérebro.

Naturalmente ela é um esporte competitivo, e isso favorece e estimula a continuação do exercício. Se você correr 2km hoje, vai chegar em casa para tomar um banho pensando em correr 3km no dia seguinte.

É algo inconsciente, mas real.

E aqui reside uma curiosidade sobre os benefícios da corrida.

Ela tem a capacidade de estimular seu cérebro e desenvolver e traçar metas. É o desejo de se superar.

Para pessoas que vivem com depressão ou baixa autoestima é um dos exercícios mais recomendados.

Pessoas depressivas acabam tornando-se incapazes de se auto-motivar e acreditar em si mesmas. A corrida proporciona justamente o contrário, além de promover a socialização e gerar uma sensação de humor e felicidade durante e após o exercício.

 

Os principais Benefícios da Corrida

 

A corrida é um exercício aeróbico. Esse tipo de exercício é conhecido por ser de menor intensidade que os anaeróbicos, mas de maior duração.

Como seu corpo permanece em atividade por mais tempo, isso garante melhores resultados, melhora no metabolismo, aumento da capacidade cardíaca e pulmonar.

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E sem dúvida um dos maiores benefícios está associado ao sistema cardiorrespiratório.

Veja abaixo os principais benefícios da corrida.

 

# 01 – Aumento da capacidade cardiorrespiratória

A corrida promove isso por melhorar o desempenho dos músculos da respiração durante o exercício.

Isso favorece uma melhora no processo respiratório, uma melhora na execução da inspiração e expiração por meio do diafragma.

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Durante o exercício seu coração ganha vigor e aprende a bater de uma forma mais saudável, e em certa medida, mais intensa.

O que favorece a circulação de maneira adequada para todas as regiões do seu corpo.

 

# 02 – Renovando o corpo e a mente

A melhora na circulação renova o oxigênio das células teciduais, promovendo maior sobrevida celular.

Um dos benefícios da corrida pode ser sentido no seu cérebro.

Era gera o desenvolvimento de neurônios porque impede a morte e a degeneração do tecido cerebral mantendo seu cérebro mais jovem por um maior período de tempo.

Ocorre ainda uma melhora na limpeza do organismo por que favorece a maior transpiração, que acaba eliminando impurezas por meio do suor.

 

# 03 – Bom Humor e Disposição

Não que a corrida seja viciante, mas um dos benefícios da corrida é a mudança de padrões neuroquímicos no cérebro que geram uma sensação de felicidade e recompensa.

Juntamente a esse fator, há um aumento da taxa de adrenalina durante a prática do exercício que proporciona uma maior disposição quando praticada rotineiramente.

Além disso promove uma melhora no sono.

 

# 04 – Melhora do condicionamento físico

Embora seja um benefício a médio e longo prazo, ele é real e duradouro.

Durante o exercício, quase todos os membros inferiores entram em ação. Dentre eles o quadríceps, panturrilha, glúteos, etc.

Os músculos vão se desenvolvendo aos poucos e de maneira acentuada porque você realiza várias contrações musculares durante um maior período de tempo. Assim, seu organismo vai ganhando resistência.

 

# 05 – Prevenindo problemas da idade

Promove o fortalecimento das articulações e dos ossos, uma vez que estimula a formação de tecido ósseo.

Diminui o risco de doenças articulares, desde que o exercício seja realizado adequadamente.

 

# 06 – Emagrecer

Como todo exercício, a corrida também irá queimar algumas calorias. O resultado é a redução da gordura localizada e do colesterol.

 

Dicas para começar da Maneira Certa

 

Não dá para vencer uma São Silvestre logo de cara. Isso é fato.

Mas aqui vão algumas dicas para que você possa chegar lá.

 

# 01 – Não comece correndo

Para alcançar os benefícios da corrida a dica primordial é: não comece correndo, literalmente.

Recomenda-se que o indivíduo faça alongamentos regularmente e inicie com uma caminhada leve e que se faça aumento gradativo do tempo, distância e intensidade do exercício durante as primeiras duas semanas, pelo menos.

A partir de então já é possível começar a praticar a corrida de maneira mais eficaz, sem risco de lesões imediatas e sobrecarga de exercício, uma vez que seu organismo já está chegando no “pique”.

 

# 02 – Quanto eu devo correr?

Estima-se que correr 10km já traz benefícios como emagrecimento, disposição, humor e condicionamento físico.

Cumulativamente, correr cerca de 20km por semana já é suficiente para gerar uma significativa melhora cardiovascular.

 

# 03 – Evitando lesões

As lesões tendem a acontecer à medida que você aumenta a intensidade do exercício.

É um exercício simples, mas requer a prática constante de alongamentos pré-corrida para preparar o organismo para o exercício, e se atente a sinais de dor.

 






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