20 jan

Pão ou Tapioca para Emagrecer, qual a melhor opção?

Pão ou tapioca para emagrecer, qual a melhor opção?

Em tempos de modismo alimentar e terrorismo nutricional, quem se faz de surdo e cego, é rei… Exatamente assim!

O pão delicioso nosso de cada dia tem sido alvo de muita injustiça e de uma hora para outra começou a ser substituído pela também deliciosa tapioca para emagrecer. Oi ? Heloooo ! Alguém aí poderia explicar?

E a resposta é sim, meus amigos, para isso estamos aqui! Vamos entender esse samba que já passou da hora de sair das paradas de sucesso e libertar o tão amado e agora temido pãozinho!

Em primeiro lugar já vamos esclarecer que não, o pão não engorda e a tapioca também não! Ou sim se você comer em demasia qualquer um dos dois.

Outra coisa, a tapioca não emagrece e o pãozinho também não! Eles são alimentos e ponto, nenhum dos dois é o vilão do ganho de peso e nem o outro é o mocinho do emagrecimento.

Eles podem fazer parte da mesa do café da manhã sem a obrigação de fazer alguém perder peso, mas apenas porque nos satisfazem e um dia queremos comer o pãozinho e outro preferimos a tapioca, simples assim.

Vamos parar com a mania de olhar os alimentos como instrumentos de perda de peso e começar a encará-los como algo que satisfaz a nossa fome, nos dá prazer e nos mantém saudáveis.

Um pão é um pão e só e não a representação do mal que assombra um estômago vazio, por favor!

Sabe o que emagrece?  A sua capacidade de entender que não precisa comer mais um pãozinho ou mais uma tapioca, sacou? Não?

Pois então continue aqui e veja como ficar livre dos modismos alimentares e de onde surgiu a ideia de que a tapioca emagrece, ou por que o pão engorda.

 

 Comer tapioca para emagrecer funciona?

 

A tapioca é um alimento que está na mesa de quem mora no norte e nordeste do Brasil há muito tempo e lá ela é servida com muitos recheios tanto salgados como doces, pois é um alimento regional.

Nas outras regiões do país no entanto começou a ganhar espaço após algumas alegações  de que a farinha de trigo do pão e de outros alimentos engorda absurdamente por causa do glúten que causa inflamações e acúmulo de gorduras, dentre outros males.

Realmente se você tem alergia ao glúten, não poderá consumir pão e nenhum alimento com trigo e outros cereais com esta proteína, mas para quem não tem problemas como este, comer pão não vai fazer mal algum, mesmo para quem tem diabetes que pode consumir a versão integral.

A partir desta “verdade absoluta” sobre o pobre pãozinho, instalou-se o pânico quase geral e como carboidrato sempre foi visto como um vilão, passou a ser um verdadeiro inimigo.

Leia também:

Conheça 5 benefícios dos OVOS com GEMA!

10 frutas para Aumentar o Desempenho nos Treinos

icas para reduzir Vontade de Comer Doce à Noite

Afinal de contas GLÚTEN deve ser consumido ou não?

10 super dicas para Emagrecer sem precisar fazer Exercício Aeróbico

Entenda porque comer de 3 em 3 horas proporciona tantos Benefícios aos Marombas!

O que ninguém falou é que para quem não tem intolerância ao glúten, deixar de comer pães e outros  produtos também é deixar de ingerir as fibras presentes em alimentos integrais.

Ninguém falou também que a maioria das farinhas sem glúten, como a de arroz, batata, amido, tapioca, etc são constipantes e dificultam o funcionamento do intestino, é preciso incluir muitas fibras e água para facilitar o trânsito intestinal.

Portanto se você não tem alergia ao glúten, não corte totalmente pão da sua vida, varie a alimentação e adquira outros hábitos que ajudem a perda de peso.

Comer tapioca para emagrecer pode até ajudar se junto com isso vier uma alimentação equilibrada e sem restrição desnecessária, se você gosta de pão não precisa parar de comer.

E aliás tapioca também é carboidrato e tem alto índice glicêmico ( faz a glicose subir rápido).

 

Como consumir pão sem engordar?

 

É possível continuar comendo pão e não ganhar nenhuma grama por isso, sabia? Pois bem, já te explico porque…

O que faz você engordar é o exagero, a combinação inadequada dos alimentos, a falta de prática de atividades físicas, falta de percepção da saciedade, não respeitar os sinais de fome… Em algum momento foi citado pão ou carboidrato? Não!

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Então não é o pão que engorda, é a quantidade, é a falta de equilíbrio alimentar, é ignorar os sinais de que você está com fome, ignorar os sinais de que você já se satisfez, portanto cortar o pão não é uma solução.

Se você optar por um pão integral por exemplo, ele vai oferecer mais saciedade por causa das suas fibras e ajudará a emagrecer porque vai demorar mais para sentir fome.

O pão de farinha branca também não precisa ser esquecido, se você não vive sem ele, basta acompanhá-lo com uma proteína como queijo branco que também trará saciedade, completando com alface ou outra folha para acrescentar fibras, esse pode ser um bom lanche.

Quando existe uma alimentação equilibrada, é possível incluir tudo o que gostamos, por isso é importante ter a orientação de um nutricionista que saberá fazer a adequações da melhor maneira possível.

 

Mas qual devo comer pão ou tapioca para emagrecer?

 

A questão aqui não pode ser apenas qual destes alimentos emagrece mais que o outro, pois como foi exposto cada um tem suas particularidades.

Em relação as calorias, uma tapioca feita com 3 colheres da farinha, sem recheio tem cerca de 115 kcal, 2 fatias de pão integral tem aproximadamente 112 kcal, alguns podem ter até menos.

A tapioca não ajuda a emagrecer por si só, o que dá este efeito é que geralmente quem corta o glúten, restringe muitos alimentos, tirando alimentos como pães, bolos e doces, isso faz a pessoa emagrecer e desinchar.

Por isso não se pode  afirmar que consumir tapioca para emagrecer é eficiente, pois são necessárias medidas adequada e sem restrições de alimentos, pois dietas restritivas são perigosas.

O pão integral tem bom teor de fibras que ajudam o funcionamento do intestino, podendo ainda oferecer um maior teor se for a versão com mais grãos.

As fibras aumentam a saciedade e ajudam a glicose a permanecer mais baixa por mais tempo, fazendo do pão integral um alimento com menor índice glicêmico que a tapioca.

O pão integral devido a estas características pode ser mais aconselhado para um processo de emagrecimento do que a tapioca, mas a tapioca pode também ser uma variação no cardápio para quem quer emagrecer.

O mais importante é equilibrar os outros alimentos, pois são no mínimo 4 refeições diárias e tem lugar para o pão e a tapioca desde que estes estejam inseridos adequadamente, sem exageros e acompanhados de outros alimentos com gorduras mono ou poliinsaturadas, fibras e proteínas.

 

Glúten não faz Mal

 

Muito tem se falado sobre o glúten, mas pouco tem ficado esclarecido, então vamos lá colocar os pingos nos is :

# Aproximadamente 1% da população mundial sofre de doença celíaca ( alergia ao glúten) e somente para estas pessoas o glúten provoca uma reação no sistema imunológico desencadeando reações como diarreia e inflamações nas vilosidades intestinais.

# Alimentos com glúten como os pães integrais, auxiliam no controle da glicemia e do colesterol, também favorecem que vitaminas e minerais sejam absorvidos, as fibras destes alimentos ajudam a melhorar a flora intestinal.

# Somente é indicado retirar totalmente o glúten da alimentação quando há doença celíaca.

# A sensibilidade ao glúten, ou sensibilidade não celíaca é diferente da alergia ao glúten (doença celíaca), pois pessoas com esta sensibilidade ou intolerância sentiriam desconfortos como gases, inchaço abdominal após comer alimentos com glúten, porém esta sensibilidade ainda não foi inteiramente comprovada.

# Os síntomas da sensibilidade ao glúten são parecidos com a intolerância a lactose, por isso é bom tomar cuidado para não confundir, para qualquer afirmação destas é preciso primeiro fazer os devidos exames.

# Segundo um estudo da Universidade de Illinois, pessoas que adotam dietas livre de glúten ficam mais expostas a metais pesados e tóxicos como o mercúrio e arsênio.

O estudo foi realizado com pessoas  entre 6 e 80 anos durante 5 anos e o resultado mostrou através do exame de urina, que havia níveis de mercúrio 70% maior e 2 vezes mais arsênio nos participantes em comparação com pessoas que não restringiam o glúten.

 

Para finalizar…

Esperamos que  nossas informações tenham esclarecido dúvidas sobre estes alimentos e que entre o pão e a tapioca para emagrecer você escolha aquele que mais  agradar ao paladar, levando em consideração que qualquer um dos dois inseridos em uma alimentação equilibrada poderá ajudar.

Sintam-se a vontade para comentar para que saibamos suas opiniões!

Compartilhem com os amigos!

Até a próxima!

 

Referências

Pantaleão, L. C., Amancio, O. M. S., & Rogero, M. M. (2014). Declaração de Posicionamento da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre Dieta sem Glúten. São Paulo: Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

Gaesser, G. A., & Angadi, S. S. (2012). Gluten-free diet: imprudent dietary advice for the general population? Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, 112(9), 1330-3.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2019 Dicas de Treino.