Proteína Isolada (Whey Isolado) e seus benefícios para o ganho de Massa Muscular

Proteína isolada e seus benefícios para o ganho de massa muscular
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Ganhar massa muscular é uma necessidade para a vida e não deveria ser apenas uma questão de estética, pois os músculos nos dão força para realizarmos tarefas simples que vão desde subir escadas até levantar pesos, para algumas faz parte daquilo que escolheram como estilo de vida e até profissão que é o caso de atletas amadores e profissionais que muitas vezes recorrem a suplementos para dar uma força e a proteína isolada (mais conhecido como o whey protein isolado) é um excelente recurso para isso.

O whey protein é produzido a partir da fabricação dos queijos num processo que as proteínas do soro do leite são extraídas passando por uma filtragem e assim se dá a origem do suplemento.

A proteína isolada do soro do leite é de alto valor biológico onde se encontram todos os aminoácidos essenciais (produzidos apenas através dos alimentos) e os famosos BCAAs, que são os aminoácidos de cadeia ramificada (isoleucina, leucina, valina).

Os BCAAs são importantes para construir, prevenir perda de músculos  e reconstruir suas fibras, estes aminoácidos favorecem o anabolismo e participam da síntese de proteínas e também são importantes para a produção da alanina e glutamina. A glutamina tem ação no sistema imunológico e para a construção da massa muscular e a alanina também aumenta a imunidade.

Sendo assim o whey protein é um suplemento que  está relacionado a melhora da imunidade além do ganho de massa muscular, por este motivo atletas que têm um grande desgaste físico se beneficiam da proteína isolada do whey.

Vale ressaltar que esta proteína pode ser também hidrolisada e concentrada, porém iremos apenas abordar sobre a forma isolada neste post.

Quer saber mais? Então continue a sua leitura!

 

Como é produzida a Proteína Isolada do Whey?

 

A proteína isolada do leite é produzida de uma maneira que fique livre de carboidratos e gorduras, o processo se inicia com  adição da enzima renina que retira a caseína do leite (proteína) do seu soro, quando  passa por este processo, o soro ganha sabor mais doce e a partir daí inicia-se a filtragem.

Esta filtragem remove os carboidratos e as gorduras do soro do leite, deixando a caseína mais pura, dando origem ao whey protein isolado, deixando uma porcentagem maior de 90 a 98%  de proteínas  que serão rapidamente e melhor absorvidas (proteínas de alto valor biológico) pelo organismo e melhor aproveitadas para a construção muscular.

Este processo da proteína isolada pode ser também totalmente livre de lactose além de ter nenhuma ou baixíssima quantidade de carboidrato e gordura, sendo então muito recomendado para intolerantes a lactose e também para quem precisa perder peso por oferecer menos gorduras e carboidratos.

Um estudo realizado com ratos que foram suplementados com o suplemento de whey isolado mostrou-se mais eficaz para o aumentos da massa muscular do que a proteína hidrolisada do whey protein.

 

Benefícios da Proteína Isolada

 

#1 – Eficaz na perda de peso, as proteínas oferecem maior saciedade por causa de suas ligações peptídicas que formam moléculas mais complexas, estas necessitam de maior gasto de energia para serem digeridas e metabolizadas.

Sendo assim este tipo de proteína irá proporcionar maior gasto de energia e saciedade, além de que quanto maior a porcentagem de proteínas maior facilidade de ganhar massa muscular.

#2 – Evita a sarcopenia, um processo onde ocorre perda de massa muscular acentuada principalmente em idosos ou em casos de algumas enfermidades que favorecem deficiência de absorção de nutrientes.

Para os idosos pode ser uma boa opção para proporcionar melhor qualidade de vida, evitando uma perda de massa muscular que pode limitar movimentos.

#3 – Após algumas cirurgias pode ocorrer perda muscular devido a falta de movimento, a proteína isolada pode amenizar esta perda e ajudar a construir tecidos musculares e na cicatrização, inclusive em casos de queimaduras graves.

#4 – Acentua a definição muscular porque tem maior porcentagem de proteínas com alto valor biológico favorecendo a hipertrofia além de diminuir a gordura localizada desde que seja acompanhado de uma alimentação balanceada.

#5 – É adequado para intolerantes a lactose porque em seu processo de filtração, em algumas marcas a lactose é totalmente eliminada, mas é importante verificar o rótulo para ter a certeza.

 

Quem deve usar ?

 

O whey protein isolado está indicado para atletas profissionais ou amadores que tenham um treino intenso e a necessidade proteica que não esteja sendo suprida.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Este suplemento de proteína isolada é muito utilizado quando se quer maior definição muscular, é indicado em momentos que atletas necessitam também de redução calórica, mas precisam de manter a adequação das proteínas.

Pode ser também indicado para pessoas que tenham deficiência de proteínas por falta de absorção devido a problemas genéticos ou em casos de algumas enfermidades que dificultam a adequada ingestão proteíca.

Para que o suplemento seja adequadamente consumido é necessário que a prescrição seja realizada por um  nutricionista que  avaliará a necessidade e irá montar um plano alimentar agregando a proteína isolada na dieta para cada caso específico.

Este profissional poderá prescrever a dosagem  para que o metabolismo funcione adequadamente para suprir as necessidades de acordo com os treinos intensos e as outras atividades diárias.

 

Como tomar o Whey Protein Isolado?

 

Para o consumo ideal é necessário que o nutricionista faça os cálculos de acordo com o peso e gasto calórico, geralmente a recomendação dada por este profissional é  1 a 1,2g/kg de peso dependendo da necessidade de cada um.

Mesmo que tenha a recomendação no rótulo, a orientação adequada é necessária para que o suplemento tenha os efeitos esperados, pois não adianta exagerar na dose pensando que esta é a melhor maneira de garantir os resultados.

O consumo da proteína isolada pode ser recomendada para o período pós treino para garantir a  recuperação muscular ou ao acordar para evitar o catabolismo, apesar de que estudos evidenciaram que a janela anabólica dura de 24 a 48 horas após os exercícios de intensidade, por isso o ideal é ter a orientação profissional.

Pode ser usado também antes de dormir para que a albumina e a caseína que são de absorção lenta sejam melhor absorvidas.

Leia também:

BCAA – O que é, para que serve, benefícios, função, efeitos e como tomar

CREATINA – O que é, para que serve, benefícios, função e como tomar

Whey Protein – O que é, para que serve, benefícios e como tomar

Whey Protein Isolado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Hidrolisado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve, como e porque tomar

Whey Protein para Emagrecer: whey pode ser utilizado para esse objetivo?

Para que serve o Whey Protein? Saiba como e porque tomar para o ganho de Massa Muscular

É importante que este suplemento não seja um substituto para refeições, pois se trata de uma complementação proteica e não de um refeição completa, mas pode ser consumido para substituir lanches na academia por exemplo.

Alguns estudos realizados com o whey protein isolado indicaram que podem haver benefícios em consumi-lo juntamente com caseína quando misturado com leite no pós treino, porém a melhor maneira de consumir esta proteína é diluída em água para que seja mais rapidamente absorvida, algumas pessoas misturam o whey protein em receitas, porém este não é o melhor modo de consumi-lo.

Quando há uma mistura com outros ingredientes de um bolo ou outra preparação, pode ter uma interferência na absorção das proteínas do suplemento e  ninguém vai querer desperdiçar, afinal para fazer preparações culinárias existem os ingredientes adequados, portanto o melhor é consumir com água.

 

 Com outros suplementos

 

O whey protein isolado não tem carboidratos e por isso não faz sentido misturá-lo num shake com maltodextrina ou dextrose, porém pode ser consumido com glutamina e creatina no pós treino, ou juntamente com termogênicos em casos de pessoas que querem emagrecer.

O importante é que em qualquer um dos casos é preciso a orientação de um profissional adequado para fazer a combinação entre os suplementos.

A proteína isolada tem um uma ótima disponibilidade para ser absorvida no intestino e quando cai na corrente sanguínea segue rapidamente para os músculos onde a glicose auxiliará para chegar nas células estimulando assim a síntese de proteínas.

 

Relação custo benefício da Proteína Isolada

 

O whey protein isolado tem um valor mais elevado por conta do seu processo de filtração que deixa uma maior concentração de proteínas no suplemento e por este motivo deve ser consumido com consciência.

Pensando no custo benefício, o pós treino pode ser o melhor momento para aproveitar esta proteína isolada pois é neste período que as fibras musculares necessitarão receber nutrientes para recuperação e ganho de massa muscular

O alto teor de proteínas de alto valor biológico deste suplemento é uma vantagem que favorece os aminoácidos serem bem aproveitados nos músculos, fazendo com que haja um bom custo benefício.

A melhor maneira de garantir o aproveitamento do suplemento sem desperdício de dinheiro é fazendo o uso correto, sem exageros e consumindo nos horários devidos, pois não é necessário incluir em todas as refeições para que faça efeito, além de não ser seguro, pois a alta dosagem de qualquer suplemento pode ser prejudicial para os rins.

Leia também:

BCAA – O que é, para que serve, benefícios, função, efeitos e como tomar

CREATINA – O que é, para que serve, benefícios, função e como tomar

Whey Protein – O que é, para que serve, benefícios e como tomar

Whey Protein Isolado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Hidrolisado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve, como e porque tomar

Whey Protein para Emagrecer: whey pode ser utilizado para esse objetivo?

Para que serve o Whey Protein? Saiba como e porque tomar para o ganho de Massa Muscular

É importante fazer uma avaliação da necessidade de consumir este tipo de whey protein e levar em consideração o custo, pois há o whey concentrado que tem um valor mai em conta e traz benefícios para o ganho de massa muscular.

Vale ressaltar que apesar de ser um suplemento que em seu processo de filtragem pode retirar totalmente a lactose, pode ainda ficar alguns traços, portanto pessoas com uma severa intolerância a lactose podem ter problemas, sendo melhor evitar.

É importante também esclarecer que mesmo sendo um tipo de proteína que retira o carboidrato e a gordura, se não for consumido com moderação adequada pode levar ao ganho de peso quando há excesso na quantidade e não há prática de exercícios físicos.

Sendo mais uma vez justificada a necessidade de orientação de um profissional qualificado.

 

Observações

A proteína isolada do whey protein não costuma causar efeitos indesejados quando consumido adequadamente e não há contra indicações, a não ser para pessoas com problemas renais pré existentes.

 

Onde comprar Whey Protein Isolado?

Como falamos, o whey protein isolado é um suplemento amplamente divulgado e muito consumido.

Por isso, pode sim, ser encontrado nas prateleiras de lojas de academia, supermercados, farmácias e também em diversos sites e e-commerce do nicho fitness.

Porém, que garantias são oferecidas aos usuários de que estão adquirindo o produto original?

Sempre, comprar direto de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos à saúde por conter outras misturas.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade comprovada de todos os suplementos que comercializa, é possível encontrar Whey Protein_Isolado e outras versões com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Este foi o nosso post de hoje e esperamos que tenha trazido boas informações sobre a proteína isolada para o ganho de massa muscular.

Não esqueçam de compartilhar !

Até a próxima!

 

Referência

RINCON, M.M, et al;  Protein synthesis signaling in skeletal muscle is refractory to whey protein ingestion during a severe energydeficit evoked by prolonged exercise and caloric restriction.  International Journal of Obesity  (2018).

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

1 COMENTÁRIO

  1. Legal eu tomo o isolate da integral medica deve ter uma semana, mas devido o Natal a academia não abre só dia 2, eu senti que meu corpo deu uma diminuída, é normal mas mesmo sem ir na academia estou tomando meus suplementos tomo glutamina creatina e o whey todo da integral medica por que tô sentindo que meu corpo deu uma diminuída..

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui