Benefícios e Efeitos em tomar Café preto antes do Exercício

Café preto antes do Exercício
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Como é bom um cafezinho! Aquele aroma inconfundível desperta nossos sentidos e seu sabor satisfaz o paladar de grande parte das pessoas, além de ser um alimento cada vez mais estudado e comprovadamente benéfico tanto que até para quem pratica esporte faz muito bem tomar o café preto antes do exercício.

A cafeína é estimula o sistema nervoso central e nos deixa mais atentos, melhora nossa concentração e nos dá energia mental melhorando o nosso foco quando estamos executando alguma atividade intelectual ou física.

Além de estimular nosso cérebro, o café age também como termogênico, ajudando a acelerar o metabolismo e queimar gorduras, sendo interessante para quem quer emagrecer consumir antes de ir para a academia.

Outro benefício em consumir o café preto antes do exercício é que ele diminui o cansaço muscular durante os exercícios, melhorando assim a performance esportiva e favorecendo o ganho de massa muscular.

E todos estes benefícios do café para as atividades físicas são comprovados pela nossa amada ciência! E aqui você fica sabendo mais sobre este assunto, por isso pegue uma xícara daquele cafezinho gostoso e continue a leitura!

Combinação perfeita, café e leitura, não acham?

 

Nutrientes do Café

 

Vitaminas do complexo B: importantes para equilibrar o sistema nervoso, favorecem também o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.

 

Ácidos Orgânicos

Os polifenóis presentes são antioxidantes que beneficiam vários sistemas e protegem o ataque de radicais livres nas células.

 

Magnésio

Mineral importante para as articulações, diminui os riscos de doenças cardiovasculares.

 

Potássio

Importante para a contração muscular, evita cãibras e favorece os batimentos cardíacos.

 

Estudos sobre o café preto Antes do Treino

 

1 – No Japão foi realizado um estudo onde foi comprovado que os participantes que consumiram a bebida tiveram um aumento de 30% na circulação sanguínea em vasos que fornecem oxigênio e nutrientes para o corpo, quanto mais oxigenação e nutrientes entrando nas células dos tecidos, maior performance nos exercícios de força e intensos.

2 – Na Universidade da Califórnia um estudo demonstrou que ingerir café preto antes do treino diminui a percepção de dor muscular, isso diminui as paradas durante os treinos por consequência da dor, prolongando o tempo de exercícios.

3 – Foi publicado um estudo no Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism com a participação de 12 atletas que consumiram café antes dos exercícios aeróbicos e queimaram 15% a mais de calorias em comparação com o grupo que não tomou a bebida.

Estas pesquisas mostram que há fundamentos científicos para consumir o café preto antes do exercício e não apenas especulações infundadas como acontece com outras afirmações populares sobre alguns alimentos e por isso podemos nos beneficiar destas informações comprovadas pela ciência.

Leia também:

Cafeína pode ajudar nos Treinos (entenda como e porque)

Café no Pré Treino: 4 razões para você tomar Café Antes de Treinar

O uso do Café com Whey Protein para Intensificar o Treino

Bulletproof Coffee (Café à Prova de Balas) Benefícios e Como Fazer

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

 

Outros Benefícios do Café

 

Ainda sobre o café preto antes do treino, existem outras afirmações que aumentam as razões para incluir a bebida como uma ajuda extra para obter resultados positivos na prática de esportes e também até prevenir algumas doenças.

O café favorece que a adrenalina seja liberada e isso estimula o corpo para os treinos, melhora a resistência mental possibilitando focar mais atentamente na realização dos exercícios, ajuda a recuperação dos músculos potencializando o ganho de massa muscular posterior.

Estudos realizados com chá verde, sucos de laranja e de maçã e café, demonstraram que o café é mais rico em antioxidantes, ficando em sexto lugar numa classificação onde elegeram 50 alimentos com maior ação antioxidante, colocando a bebida como um importante recurso para evitar a ação dos radicais livres que envelhecem e adoecem as células.

O café aumenta nossa energia e disposição, ele inibe receptores a adenosina, um neurotransmissor que estimula o sono e estimula a liberação de dopamina, neurotransmissor que motiva a realização de atividades físicas e mentais.

 

Como tomar café preto Antes do Exercício

 

Para aproveitar os benefícios do café preto antes do exercício, o ideal é tomar uma xícara de 50 ml (pequena) de 40 a 60 minutos antes de treinar.

É aconselhável procurar orientação nutricional porque é preciso levar em conta características da saúde individual, pois é preciso ajustar a quantidade de acordo com o resto do consumo de cafeína durante o dia porque ingerir uma quantidade inadequada de café pode trazer efeitos colaterais como insônia, agitação, aumento da pressão arterial e problemas gástricos.

Para efeito de informação, a Organização Mundial de Saúde (OMS), considera seguro o consumo de 400 mg de cafeína por dia, equivalendo a 5 xícaras pequenas de café ou 10 latas de refrigerantes (por favor não façam isso) ou 2 latas de energéticos.

Tomar café preto antes do exercício sem dúvida é muito mais saudável do que uma lata de refrigerante de cola, ou 1 lata de energético, pois o refrigerante não tem nada de natural e o energético também, enquanto que o café, você sabe muito bem de onde vem e como foi feito, já as outras bebidas, nem queira saber…

 

Encerramos aqui o nosso post e desejamos que você tenha curtido a leitura  e as informações sobre o café preto antes do treino e comece a praticar este hábito !

Obrigada por nos acompanhar ! Compartilhem e comentem !

Até a próxima!

 

Referências

NOGUCHI,K, et al. Effect of caffeine contained in a cup of coffee on microvascular function in healthy subjects.Journal of Pharmacological Sciences 127 (2015) 217e222

ASTORINO, TA; et al. Effect of caffeine intake on pain perception during high-intensity exercise. Int J Sport Nutr Exerc Metab, 2011 Feb;21(1):27-32.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui