16fev

GRAVIDEZ: Como manter ou voltar à forma após a Gestação

Gravidez Gestação manter voltar forma apósA gravidez é um período de muita felicidade e realizações para as mulheres e para suas famílias, mas também pode ser um período de algumas preocupações. Uma delas com certeza é “como vai ficar o meu corpo depois da gravidez”?

É impossível evitar um ganho de peso durante a gravidez, primeiramente graças ao peso do bebê que está crescendo dentro de você e que aumenta mês a mês. Além disso, várias alterações fisiológicas que fazem seu corpo ter um peso maior :

  • Aumento do Volume Sanguíneo: em torno de 50% maior na gestação;
  • Maior Retenção de Líquidos: devido a compressão de grandes vasos pelo útero principalmente no final da gravidez. Fica mais difícil o retorno venoso, principalmente dos membros inferiores, o que acentua a retenção de líquidos que já é comum na gravidez pelas alterações hormonais e excesso de volume sanguíneo;
  • Alterações Hormonais: durante a gravidez o corpo feminino passa por diversas alterações hormonais que favorecem a retenção de líquidos e o acúmulo de gordura.

 

Além destas alterações existem também as temidas alterações estéticas que podem ocorrer na gravidez como:

  • Estrias;
  • Diástase Abdominal (afastamento da musculatura dos retos abdominais);
  • Flacidez de pele (mamas e abdômen principalmente);
  • Melasma (manchas escuras na pele).

 

São muitas coisas para se preocupar, não é mesmo? E o que fazer para que todas essas alterações fisiológicas não causem mudanças definitivas no seu corpo? As mudanças vão ocorrer mesmo com todos os cuidados. Você ficará maior, mais inchada, com desejos, com humor alterado e muito mais. Mas apesar disso tudo, esse é um momento mágico para o casal onde os dois precisam curtir e muito cada fase.

 

Dicas para ajudar a na Gravidez

 

Atividade Física – Adapte sua rotina de atividade física a sua gravidez. Desde que sua gravidez seja normal e tenha sido liberada pelo seu obstetra, não há nenhum mal em continuar ou iniciar atividade física durante esse período. E após o parto, assim que liberada, retorne às suas atividades assim que possível.

Alimentação – Mantenha hábitos alimentares saudáveis. Evite doces, frituras, condimentados, farinhas refinadas e açúcares; procure beber bastante água, coma legumes, verduras, gorduras boas, carnes magras e mantenha um bom controle de peso durante suas consultas de pré-natal.

Pré-Natal – Importantíssimo o acompanhamento pré-natal com seu obstetra para monitorar de perto grandes alterações de peso. O normal de ganho de peso varia entre 7-11 kg durante a gravidez, dificilmente seu corpo sofrerá alterações irreversíveis ou solucionadas apenas através de uma cirurgia plástica ou algum procedimento mais invasivo.

Controle de Peso – Com um bom controle de peso, problemas como Estrias e Flacidez dificilmente vão te incomodar. Para diminuir ainda mais o risco destes problemas, é aconselhado o uso de Óleos Hidratantes para auxiliar na elasticidade da pele (existem diversas marcas específicas para isso, consulte o seu médico sobre a mais indicada).

Diástase Abdominal – Consiste no afastamento da musculatura dos retos abdominais, e sempre ocorre no final na gravidez. Para que os músculos voltem a sua posição normal após o parto é necessário que eles possuam um bons tônus (aqui mais um motivo para não parar as atividades físicas durante a gravidez), claro, a não ser que seja contraindicado. Confira 3 exercícios que podem ajudar nessa questão!

Melasmas – As manchas surgem principalmente pela exposição solar, lâmpadas e até tela de computador. Então, se você quer se proteger o segredo é Protetor Solar do início ao fim da gravidez.

 

Para finalizar, é de extrema importância nesta fase a ajuda dos papais para separar um tempinho para ajudar as mamães fazerem as suas atividades. Fica a dica!

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “GRAVIDEZ: Como manter ou voltar à forma após a Gestação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *