15 jun

O que emagrece mais: Musculação ou Exercícios Aeróbicos?

musculação_ou_exercícios_aeróbicosQuando se fala em gastar calorias, você pensa nos exercícios aeróbicos, não é verdade? Isso não está errado, mas existe uma diferença entre gasto calórico e emagrecimento.

O emagrecimento se dá pelo déficit de calorias durante o dia e gasto calórico, é a queima de calorias promovida pela aceleração do metabolismo causada, por exemplo, pela atividade física.

A contribuição dos exercícios físicos, em geral para o processo de emagrecimento, decorre do aumento no gasto calórico diário e do estímulo ao metabolismo. Ao comparar sessões de intensidade digamos “equivalentes”, pode-se observar que o treinamento aeróbio chega a atingir um gasto energético por unidade de tempo 30% maior que o treinamento de força. Isto nos levaria a concluir que os exercícios aeróbios são mais eficazes para o emagrecimento. Porém, há outros fatores a se considerar do que apenas o gasto calórico durante o exercício.

O que muitas pessoas não sabem é que após o exercício, as taxas metabólicas do organismo não retornam imediatamente aos níveis de repouso.

O exercício físico promove alterações fisiológicas, como a elevação da temperatura corporal, o refluxo sanguíneo e de fluídos corporais, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, danos teciduais e alterações hormonais.

Durante a recuperação, aumenta a necessidade do organismo por oxigênio (EPOC). Isto é, mesmo com a interrupção do exercício, o corpo continua consumindo oxigênio e isto leva à continuidade do gasto calórico. Ou seja, você continua “queimando” calorias.

No caso dos exercícios com pesos, além desses efeitos, ocorre o aumento da taxa metabólica basal devido ao aumento da massa muscular.

Quando uma pessoa realiza exercícios aeróbios, ocorre maior mobilização de gordura durante a atividade. Durante exercícios anaeróbios, a produção energética depende quase que exclusivamente da fosfocreatina e do glicogênio. Porém, o tipo de substrato energético mobilizado durante os esforços parece não ter muita importância no processo de emagrecimento, visto que ocorre interconversão metabólica entre eles no período pós-exercícios.

No entanto, os exercícios anaeróbios propiciam emagrecimento no período pós-exercícios, quando toda atividade metabólica de síntese proteica e glicídica, ocorrem às custas de energia aeróbia proveniente, na sua maior parte, dos ácidos graxos do tecido adiposo.

Algo que pode ser mal interpretado é que o aumento de massa muscular pode compensar em peso,a diminuição do tecido adiposo. Nesse caso, deve-se ter a consciência de que a composição corporal está mudando favoravelmente no sentido da saúde, da aptidão física e da modelagem do corpo.

Por isso, conclui-se que NÃO IMPORTA SE VOCÊ FAZ MUSCULAÇÃO OU AERÓBICOS PARA EMAGRECER, O IMPORTANTE É SE MEXER, GASTAR CALORIAS!

No final, a soma do gasto calórico total é o que vai resultar no processo de emagrecimento, mas nunca se deve esquecer que os benefícios dos exercícios resistidos e aeróbios para saúde são específico de cada um, por isso, o IDEAL É PRATICAR OS DOIS para se obter todos os benefícios na saúde, além do emagrecimento (aumento da mineralização óssea, aumento da massa muscular, aumento do consumo de oxigênio e capacidade aeróbia, alteração dos perfis lipídicos sanguíneos, baixa das triglicérides sanguíneas, fortalecimento dos tendões e articulações, redução da pressão arterial, maior autoestima, menores índices de depressão, etc.).

O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

36 comentários em “O que emagrece mais: Musculação ou Exercícios Aeróbicos?

  1. Otimo texto!

    As pessoas necessitam perder este paradigma de que apenas o treino aerobico e necessario para o emagrecimento.
    Parabéns!

    Prof. João Paulo

  2. Parabéns, bom texto!
    As pessoas tem que se conscientizar que a saúde ta em primeiro lugar e ver que os exercícios aeróbicos tem seus benefícios para se ter uma vida saudável.

  3. quero ganhar massar muscular mais quero tambem perder a barriginha. entao qual o melhor? aerobica(esteira) antes ou depois da musculaçao? quanto tempo de esteira por dia? tenho 1,79m 78kg e tenho muita dificuldade de ganhar massa muscular. obrigado pela atençao.

    1. Olá, Claudiney. Vc quer atingir resultados concorrentes, mas tem dificuldade de ganhar massa muscular, então , vc pode treinar musculação primeiro e depois fazer o aeróbio por, no mínimo, 30 minutos por dia. Abraço.

  4. Adorei a matéria!! Estou fazendo musculação e estou focado na hipertrofia. Seria adequado eu perder a gordura sobressalente antes querer ganhar massa muscular? Eu corro 20 minutos antes do treino e 10 depois. É o certo para perda de peso?

    Agradeço a atenção!!
    Tiago

  5. Olá, gostaria de saber se para emagrecer ganhando massa magra, o ideal é 3 vezes por semana (seg-qua-sex) musculação e 02 vezes por semana (ter-qui) exercícios aerobicos ou vice-versa, 03 vezes exercícios e 02 vezes por semana musculação? ou melhor fazer os dois todos os dias? Obrigado!

    1. Olá, Bruno! Depende… Depende da intensidade do treino de musculação e também do treino aeróbio. Não há “receita de bolo”. Vc pode treinar os dois todos os dias ou dividir o treino. Depende de algumas variáveis. Conversa com o seu professor de musculação para a elaboração de um programa de treino adequado. Abraço.

  6. Olá, tenho 51 anos e treino a dez ; nos últimos dois anos, tenho feito a musculação junto com o aeróbio, em geral dois exercícios para cinco minutos de aeróbico e no final , 30 minutos de aeróbico, intercalando , entre os dias bicicleta, elíptico e esteira ou hidroginástica , não esquecendo do alongamento, todos os dias e com isso estou obtendo resultados bons! Só de cintura diminuiu de 17 cm para 10 em três meses…. Por fim manerei na comida e esqueça refrigerantes, doces, massa , logo em pouco tempo obtive bons números, além da alta estima e do condicionamento físico…. Abraços…

  7. Quando o objetivo é emagrecer com certeza os exercícios aeróbicos são mais indicados. Mais, para que haja um equilíbrio corporal e a saúde em geral é preciso que a prática dos exercícios físicos sejam variados. A musculação é importante para fortalecer os músculos para que o praticante de exercícios aeróbico não venha sofrer com o impacto que é comum nesses tipos de exercícios e deixar o corpo bonito.

    1. Olá, Robson! Depende… Parece que você não leu a matéria acima… rsrs. E quando se trata de grandes obesos, é melhor iniciar um programa de exercícios com pesos para depois partir para os aeróbios, pois é necessário um fortalecimento osteoarticular e muscular para aguentar a sobrecarga de exercícios. Abraço.

  8. Há dois meses meu treinamento é 1 hora de aeróbico (Esteira,elíptico,spinning…) e um circuito na parte da musculação, com alto número de repetições e sem intervalos de descanso. Perdi cerca de 6kg e confesso que só notei diferença nas roupas. Tenho a leve impressão que estou perdendo mais massa magra do que gordura, devido a alta intensidade nos exercícios aeróbicos. Esse mês decidi alternar para uma ficha de musculação pesada, ou seja, trabalhar cada dia um ou dois músculos específicos e continuar a parte aeróbica juntamente com os abdominais e uma dieta balanceada. Seria essa a minha solução? Meu objetivo é um corpo saudável e sem exageros

    1. Olá, Filipe!
      Parece que você está no caminho certo, mas o ideal é buscar ajuda profissional para montar um programa de treino compatível com o seu objetivo. Às vezes é necessário diminuir a intensidade dos exercícios aeróbios.
      Abraço.

  9. Estou treinando para hipertrofia, poucas series e carga máxima, porém quero perder gordura corporal em especial a do abdomen, queria saber o tempo na esteira e a velocidade…. 20 ou 30 minuto após a musculação? Todos os dias?
    Demais fico grato, grande abraço, me ajude por favor!!!

    1. Olá, Sergio!
      Já está comprovado que o melhor tipo de treino para diminuir a gordura corporal é o intervalado, ou seja, você faz um ou dois minutos na máxima velocidade possível e depois recupera por mais um ou dois minutos trotando ou andando (varia conforme a sua aptidão física).
      O ideal é treinar musculação e aeróbio em horários diferentes, mas se não for possível, você pode fazer depois do treino de musculação por, no máximo, 30 minutos.
      Comece aquecendo por 5 minutos, faça o intervalado por 20 minutos, e nos 5 minutos finais vai desacelerando até parar.
      Se você for fazer exercício aeróbio na esteira todos os dias, é necessário mudar o estímulo pois não é recomendado fazer intervalado todos os dias. Ou então você pode alternar com bicicleta, transport, elíptico, enfim, outro tipo de aeróbio que não seja a corrida intervalada.
      Lembre-se também da alimentação que é super importante para a diminuição da gordura. Sem uma alimentação adequada não há treino que elimine o excesso de gordura corporal.
      Outra coisa: mesmo treinando para hipertrofia, é necessário uma periodização do treino. Ou seja, nem sempre deve-se treinar com poucas repetições e carga máxima. Peça orientação ao seu professor.
      Abraço.

  10. Olá Renata!

    Comecei a treinar há duas semanas e faço 3 vezes na semana (intercalados) por falta de tempo. Meu professor me passou todos os grupos musculares para todos esses 3 dias, começando com aquecimento na esteira, 25 min, treino de superiores,15 min de transport, treino de inferiores, abdominais e finalizando com 20 de bicicleta. Meu objetivo é a hipertrofia e perder gordura do abdômen, pois me considero magra quanto ao restante do corpo.

    Saio exausta, às vezes nem consigo fazer as séries completas e sem contar que são quase 3 horas na academia. Está correto isso?

    Obrigado!

    1. Olá, Fernanda!

      É complicado julgar o trabalho de um colega, mas, para hipertrofia, eu não passaria esse treino.
      Colocaria um aquecimento de, no máximo, 10 minutos. Começaria o treino de musculação pelos membros inferiores ou faria um treino em forma de circuito intercalando membros inferiores e superiores. E deixaria o aeróbio para o final ou colocaria o aeróbio no treino de circuito.
      E treinar por quase 3 horas não significa garantia de resultados. A qualidade do treino é mais importante que a quantidade.
      Também é importante rever a sua alimentação com um nutricionista, pois somente o treino dificilmente irá diminuir a gordura abdominal de forma satisfatória.

      Conversa com o seu professor ou procura outro.

      Abraço.

      1. Entendi Renata! Realmente achei estranho dessa maneira. Por ser muita coisa no mesmo dia, fica muito cansativo e como você disse, acabo não conseguindo fazer tudo com qualidade, ainda mais depois de trabalhar o dia inteiro…rs. Acho melhor procurar outro professor mesmo, e quanto à alimentação, já marquei o nutricionista.

        Obrigada!!

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