06 fev

O que é o ZMA, para que serve, efeitos colaterais, como tomar

O que é o ZMA, para que serve, efeitos colaterais, como tomar

Pela crescente popularidade de outros suplementos, muitos atletas e outros adeptos da boa forma podem não conhecer o que é o ZMA, mas, neste post será revelado tudo. Acompanhe!

Recomendado não apenas como suplemento para ganho de massa muscular, a fórmula deste anabólico é enriquecida com nutrientes fundamentais para o organismo humano.

A questão também é que esse suplemento não apenas vem com um punhado de benefícios para aumentar a performance, como afeta também a reposição nutricional e o balanço hormonal daqueles que iniciam o consumo diário da fórmula.

Nesse artigo iremos esclarecer todas as dúvidas sobre o que é ZMA, para que serve, seu uso e aplicação nos treinos, os benefícios a ele associados, recomendações de como tomar e os seus efeitos colaterais. Confira a seguir.

Como sempre, deixamos o espaço ao final do artigo para que você interaja com o tema, postando comentários sobre a sua experiência com o produto, ou mesmo para solicitar mais explicação.

 

O que é o ZMA: Entendendo a Composição

 

Composto basicamente pela combinação de:

  • zinco
  • magnésio
  • vitamina B6

Sendo o zinco e o magnésio em geral ligados ao aspartato para facilitar o processo de absorção e assimilação, o ZMA, atua na produção hormonal do organismo.

Tem como principal objetivo melhorar o desempenho em treinos de força, a partir dos elementos básicos de sua fórmula.

Uma justificativa bastante coerente para inserir o suplemento na dieta diária de atletas (e até mesmo não atletas) é a dificuldade que encontramos para obter através de uma alimentação natural.

Além disso, mesmo com a ingestão de alimentos ricos em nutrientes contidos na fórmula, não suprem a quantidade diária que precisamos consumir, tanto de zinco, como de magnésio.

Veja só um exemplo: Podemos ingerir zinco através de uma dieta natural. Contudo, os alimentos mais comuns que carregam esse nutriente são ostras, carne vermelha, carne de porco e caranguejo.

Leia também:

Testodrol Cycle, a Verdade Revelada! Não compre antes de ler…

Considerando que muitos atletas podem estar evitando consumir carnes vermelhas, vão sobrar as ostras e os caranguejos, que geralmente são consumidos quando você vai para a praia, dificilmente sendo parte de uma alimentação comum no dia a dia.

Já o magnésio, pode ser mais facilmente encontrado em verduras com folhas verde-escuras, peixes, algumas frutas, peixes e grãos integrais. Contudo, na grande maioria dos casos, a quantidade ingerida por dia não é o suficiente para o seu organismo.

 

O que é o ZMA: Para que serve? Quais os benefícios?

 

Sendo o ZMA um suplemento a base de zinco, magnésio e vitamina B6, a pessoa que começa a ingestão da fórmula diariamente poderá sentir mudanças no seu corpo.

Mudanças positivas, aliás, semelhantes à outro suplemento, conhecido como Testodrol Cycle, muito conhecido e que potencializa a testosterona no homem principalmente e na mulher suficientemente, somando ganhos significantes em aumento da libido, desempenho sexual e é claro hipertrofia. Confira mais sobre, clicando aqui!

Principalmente na qualidade e quantidade de bem-estar geral e no desempenho físico.

Alguns dos benefícios do uso de ZMA são:

 

Melhora no sistema imunológico

A Wayne State University School of Medicine, nos Estados Unidos descobriu através de um estudo que a suplementação com zinco é capaz de fortalecer a imunidade do corpo, protegendo-o contra gripes e resfriados e deixando-o mais resistente a doenças.

Creatina HTPro G01Creatina HTPro G02

Reduz o estresse oxidativo e a inflamação

Esse mecanismo de defesa ajuda a combater doenças. Quando o zinco está em falta no nosso organismo, ficamos mais vulneráveis e os resfriados podem durar mais tempo do que o normal.

Pode parecer besteira, mas você não quer deixar de ir para os treinos por conta da falta de disposição causada por gripes e resfriados, não é mesmo?

 

Previne a deficiência nutricional

Como mencionamos anteriormente, não é tão fácil ingerir os valores diários necessários de zinco e magnésio que precisamos para o bom funcionamento do nosso corpo.

Através da suplementação com ZMA, é possível repor os nutrientes necessários para o bom funcionamento do metabolismo, e a partir disso, obter melhores respostas do seu organismo frente à treinos e dietas.

 

Pode aumentar os níveis de testosterona

Ao que indica uma pesquisa realizada com atletas pela Universidade de Washington nos EUA, foi contabilizado que os indivíduos que receberam uma suplementação com ZMA obtiveram um aumento de 30% nos níveis de testosterona, enquanto o aumento no nível de força se apresentou 2,5 vezes maior do que o grupo que não utilizou ZMA.

Uma explicação estaria ligada ao fato de que o zinco é um importante fator para fortalecer os músculos, já que a deficiência desse mineral no organismo resulta em fraqueza e perda de massa muscular.

Quanto à testosterona, acredita-se que o ZMA auxilia na síntese desse hormônio que é um dos principais produtores de massa magra.

Além de todos esses benefícios, a suplementação com ZMA ainda reduz o catabolismo muscular, produz noites de sono com mais qualidade e regula a produção de hormônios da tireoide.

 

O que é o ZMA: Como Tomar

 

Sabemos que o segredo para obter bons resultados é utilizar corretamente o tipo de suplemento escolhido, dosando de maneira prudente as quantidades e determinando os melhores horários para ingerir a fórmula.

Com o ZMA, não pode ser diferente.

Recomenda-se que seja tomado cerca de meia hora ou uma hora antes de dormir, e a justificativa está no magnésio que provoca uma melhoria na qualidade do sono.

A dosagem é diferente para homens e mulheres, sendo para eles 3 cápsulas e para elas 2 cápsulas.

Contudo, uma conversa prévia com seu nutricionista será primordial, pois ele está habilitado a recomendar doses específicas para o seu tipo físico e suas necessidades nutricionais.

 

O que é o ZMA: Efeitos colaterais

 

Não se tem observado efeitos colaterais em pessoas que tomam as doses permitidas do suplemento.

Contudo, toda e qualquer superdose pode acarretar alguns sintomas desagradáveis. Por esse motivo, sempre recomendamos cautela ao tomar os suplementos. Não submeta seu organismo a doses maiores achando que isso trará melhores resultados em menos tempo.

No caso do ZMA, sabemos pelos componentes da fórmula que:

  • Doses diárias de zinco que excedem o valor de 60mg, pode ocasionar queda na imunidade, diarreia, náuseas e câimbras. O uso contínuo por muitos anos de doses de 100mg pode aumentar as chances de desenvolver câncer de próstata;
  • Ultrapassar os 100mg de vitamina B6 podem trazer consequências neurológicas;
  • Já o magnésio, quando se ultrapassa os 450mg ao dia pode trazer distúrbios do sono.

Agora que você já sabe o que é o ZMA, analise os benefícios de inclui-lo em sua dieta de treino.

Lembramos sempre que consultar um médico nutricionista ou mesmo outro profissional da saúde é recomendado, pois assim estará cuidando com consciência do seu corpo.

Gostou do artigo? Contribua com o site compartilhando e deixando suas observações!

E se você se preocupa em consumir suplementos seguros e eficientes, aproveite para conhecer um pouco mais o Tesdodrol Cycle.

Um pró  hormônio natural e específico para melhorar os níveis de testosterona e maximizar os benefícios deste, no organismo masculino e feminino.

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

2 comentários em “O que é o ZMA, para que serve, efeitos colaterais, como tomar

  1. Há um mês que administro ZMA a titulo de suplementação na minha dieta porque não consegui me dar bem com Creatina e BCAA, estes me causaram efeitos adversos, primeiro a insônia, depois dores de cabeça constantes. O ZMA veio para corrigir esses distúrbios, tenho sentido uma melhora no ganho de força, isso porque estou emagrecendo, ou seja, era para mim estar mais frango e fraco, consequentemente carregar menos peso. Porem, estou carregando mais peso, assim, descobri que a força que estava procurando na Creatina, esta por ter a publicidade maior, acabei encontrando no ZMA, cuja publicidade é bem reduzida.

    Resumindo, ZMA hoje, porque Creatina e BCAA, ontem, me faziam mal!
    Creio que meu testemunho ajude a galera ai!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.