26 nov

Benefícios da Vitamina D para Ganho de Massa Muscular

Vitamina D para Ganho de Massa Muscular

Muito já se estudou a respeito da vitamina D e muito já se sabe sobre ela, porém ela continua nos surpreendendo sobre suas funções e benefícios, uma de suas ações recentemente descobertas é que ela ajuda na produção de músculos e na recuperação pós treino, portanto é possível a utilização do organismo da vitamina D para ganho de massa muscular.

Essa vitamina que pode ser chamada também de pré hormônio porque regula várias funções do organismo, é sintetizada pela pele através da exposição à luz solar ou  pode ser adquirida através de alguns alimentos, porém a forma em que ela é melhor disponibilizada para o organismo é pela pele.

Outra maneira de adquiri-la é através da suplementação quando a sua deficiência é diagnosticada através de exame de sangue.

Sua síntese tem relação com o colesterol dos alimentos, que produz um substrato que fica armazenado na pele, este substrato é transformado em uma substância chamada colecalciferol ou vitamina D3.

A vitamina D3 é a forma inativa da vitamina D, quando chega ao fígado sofre metabolização e é sintetizada em vitamina D também chamada de calcitriol.

A vitamina D está diretamente relacionada com  a absorção e fixação do cálcio nos ossos, além de outras funções.

A vitamina D para melhora da performance esportiva foi percebida em 1927 em atletas de natação,

quando um treinador na Alemanha expôs seu time a exposição de lâmpadas de luzes ultravioletas e foi percebido pelos nadadores um aumento na velocidade, força e melhora no condicionamento físico.

De lá para cá muito se evoluiu e os estudos mais recentes trazem outras descobertas.

Continue aqui e veja o que tem de novo sobre a vitamina D para ganho de massa muscular!

 

Vitamina D, Testosterona e Massa Muscular

 

A vitamina D é lipossolúvel (solúvel em esteroides e gorduras), tem semelhança com a estrutura química de hormônios como a testosterona (esteroide), alguns estudos demonstraram a capacidade da vitamina D se unir a receptores androgênicos (receptores ativados pela testosterona e didrotestosterona)

Com esta capacidade a vitamina D pode promover o ganho de massa muscular, pois a testosterona é um hormônio que aumenta a síntese de proteínas no músculo e promove o aumento de massa muscular.

Os pesquisadores acreditam que existam duas hipóteses para explicar a ação da vitamina D sobre a testosterona.

A primeira seria porque a vitamina D inibe a produção da enzima Aromatase que é a enzima que transforma a testosterona em estrogênio.

A segunda está relacionada as células que sintetizam testosterona terem receptores para a vitamina D, fazendo com que aconteça aumento na produção de testosterona.

Ainda em relação a testosterona e a vitamina D, um estudo realizado com 2.200 homens divididos em 2 grupos, demonstrou que no grupo dos homens com menores níveis de vitamina D também tinha níveis menores de testosterona, enquanto que o outro grupo com níveis maiores de vitamina D também apresentavam níveis maiores de testosterona.

Leia também:

O uso do suplemento de Vitamina D para Emagrecer

Benefícios e como consumir o OVO para Ganhar Massa Muscular

Por que Mulher tem mais dificuldade para Perder Peso?

Como Aumentar a Testosterona Naturalmente

A importância da Testosterona para Definição Muscular

A importância da Testosterona para ganho de Massa Muscular

Destreinamento: Não pare de Treinar pois você irá perder Massa Muscular

Neste mesmo estudo ficou demonstrado que quando há níveis satisfatórios de vitamina D, há também menores quantidades da proteína SHBG, esta proteína se liga a testosterona e torna o hormônio biologicamente inativo, a parte circulante de testosterona que não se liga a esta proteína fica ativa.

Percebeu-se então que quanto mais vitamina D menor produção da SHBG, proteína que inativa a circulação da testosterona, deixando então uma maior quantidade de testosterona livre ativa.

Assim, a vitamina D não só aumenta a produção de testosterona, mas também aumenta a atividade da testosterona, diminuindo influência inibidora da SHBG na testosterona.

A  ação da vitamina D para o ganho de massa muscular então está diretamente ligada no aumento da produção de testosterona.

 

Vitamina D e expressão genética e massa muscular

 

A vitamina D pode ainda ativar um receptor regulador da expressão de vários genes que estão relacionados com o crescimento muscular e força.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Estudos também demonstraram que a vitamina D melhora a performance aeróbica pois tem participação indireta no VO2 máximo que é a capacidade de consumir ao máximo o oxigênio inspirado durante os exercícios.

Revisões bibliográficas realizadas a respeito da vitamina D para o ganho de massa muscular puderam demonstrar que existe relação entre os níveis da vitamina D ativa e aumento de força e massa muscular após exercícios físicos regulares.

A vitamina D é importante não apenas para o ganho de massa como também para a recuperação pós treino.

 

Onde encontrar vitamina nos alimentos

 

A vitamina D proveniente dos alimentos é encontrada nos seguintes alimentos:

# Salmão, ostra, sardinha e atum (frescos e enlatados);

# Gema de ovo;

# Fígado;

# Leite e derivados;

# Cogumelos frescos;

# Sementes de abóbora, gergelim e girassol;

# Laranja;

# Verduras como couve e brócolis.

 

A deficiência da vitamina D é muito comum, estima-se que mais da metade da população mundial possa ter essa deficiência principalmente em decorrência da falta da exposição ao sol.

Em países com menos sol durante o ano como na Inglaterra há um índice bem alto desta carência.

Nos países com sol a maior parte do ano o índice de deficiência é um pouco menor, mas existe em uma boa parte da população pois para que haja uma absorção adequada é preciso que o sol esteja forte e justamente nestes horários há maior riscos para a pele, pois é aconselhável que não se use o filtro que impede passagem dos raios ultravioletas para a pele.

A maneira de prevenir a deficiência em meses de inverno fica por conta então da alimentação, porém para que haja uma qualidade da vitamina D nos alimentos vai depender do solo onde foi plantado o alimento no caso dos  vegetais.

 

Quando tomar o suplemento?

 

O suplemento da vitamina D será prescrito sempre pelo médico que irá determinar a real necessidade de cada um.

A pesar dos muitos benefícios desta vitamina, se em quantidade excessiva no organismo provoca uma alta absorção de cálcio que causa efeitos colaterais graves, pois possibilita a formação de cristais de cálcio nos rins, podendo levar o indivíduo a uma insuficiência renal grave a ponto de ter que passar por hemodiálise.

Mesmo que as vantagens da vitamina D sejam inúmeras e mesmo que você seja um atleta e acredite que precisa da vitamina D para ganho de massa muscular nunca tome este suplemento por conta própria.

 

Vitamina D ajuda na Perda de Peso e previne Diabetes e o Cancer

 

A vitamina D favorece prolonga a sensação de saciedade e ajuda a acelerar o metabolismo, tornando assim mais fácil o emagrecimento.

Esta vitamina protege  a saúde do pâncreas, órgão produtor da insulina, o hormônio que controla a glicose sanguinea, com níveis adequados de vitamina D o pâncreas libera maior quantidade de insulina fazendo com que a quantidade de glicose no sangue seja menor.

A vitamina D participa do processo da apoptose (morte das células) , isso faz com que ela reduza a formação de células diferenciadas que são causadoras dos processos iniciais do câncer, ela também tem poder antioxidante e protege o sistema imunológico.

Estudos indicam que níveis satisfatórios de vitamina D evita o aparecimento do cãncer de mama,renal, colorretal e de próstata.

Por  todos estes benefícios para a saúde e ainda pela capacidade da vitamina D para o ganho de massa muscular vale a pena investir nos banhos de sol e numa alimentação rica em alimentos com essa vitamina.

 

Onde encontrar o Suplemento de Vitamina D?

Diante de tudo que foi exposto podemos concluir que a exposição ao sol é imprescindível para a produção da vitamina D no nosso corpo e também não poderão faltar os alimentos fonte desta vitamina.

Quando esta vitamina está deficiente é importante suplementar para manter a saúde e evitar muitas doenças ou para dar um Up na perda de peso.

E para garantir um uso com referências seguras deste suplemento, indicamos o suplemento da Growth Supplements, que é uma das marcas mais confiáveis presentes no mercado – ela é regularizada pelos órgãos responsáveis e tem um dos laudos mais transparentes do país.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Vitamina D com valor muito baixo, que chega até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Esperamos que você tenha curtido esse post e esclarecido suas dúvidas sobre  a vitamina D para ganho de massa muscular.

Compartilhe com os amigos !

Até a próxima!

Referência

Gallagher JC. The effects of calcitriol on falls and fractures and physical performance tests. J Steroid Biochem Mol Biol 2014;89-90:497-501.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.