12 out

O uso do suplemento de Vitamina D para Emagrecer

O uso do suplemento de Vitamina D para Emagrecer

Talvez muitos não saibam que a vitamina D é considerada um hormônio porque regula algumas funções do nosso corpo.

A vitamina D precisa da exposição da pele ao sol para ser produzida e pode ser adquirida também pela alimentação.

A presença da vitamina D no organismo é fator de proteção para muitas doenças além das citadas e também para manutenção funcional do organismo.

Nos últimos tempos estão surgindo novos estudos onde foram observados o efeito deste micronutriente para a perda de peso e isso tem sido difundido como uma maneira mais natural de ajudar a emagrecer.

Depois destas descobertas a atenção daqueles que lutam pela perda de peso se voltou para o uso do suplemento de vitamina D.

Mas muita calma nessa hora porque apenas o uso do suplemento de vitamina D não faz milagre, uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares devem entrar nessa receitinha também. Venha e descubra mais!

 

Como produzimos Vitamina D

 

Esta é a única vitamina que é produzida na nossa pele, esta síntese acontece quando tomamos sol e seus raios ultravioletas chegam até nossa pele, para que aconteça a produção adequada é preciso ficar no mínimo 15 minutos sob o sol todos os dias.

Podemos obter a vitamina D também em alguns alimentos, mas a melhor maneira de sintetizá-la é pela luz solar.

Alguns estudos sugerem que o uso do filtro solar atrapalharia essa produção, porém não há nada muito conclusivo, mas aconselha-se que a exposição ao sol sem o uso do filtro solar seja somente antes das 10:00 da manhã e após às 16:00 principalmente nos meses mais quentes.

A produção de vitamina D está relacionada ao colesterol dos alimentos, pois através deste é sintetizado um substrato que fica depositado na pele e os raios ultravioletas o transformam em colecalciferol que é a vitamina D3.

Leia também:

Usar Cloreto de Magnésio para Emagrecer Funciona?

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Garcinia Cambogia para Emagrecer: o que é, para que serve, benefícios e ingestão

10 Alimentos que você Não Deve Comer quando está em uma Dieta Para Emagrecer

Esta forma de vitamina D3 é inativa e chega assim no fígado onde é metabolizada se transformando na forma ativa da vitamina D ou calcitriol a qual é estocada no fígado por um determinado tempo que varia entre as pessoas.

Pessoas de pele mais escura, habitantes de países muito frios e pessoas que fazem uso de cortcoides por um longo período devem ficar atentos pois este grupo terá mais dificuldade em absorver a vitamina D e são vulneráveis a sofrerem desta deficiência.

Nestas situações é necessário que o médico ou nutricionista prescrevam o suplemento para repor a vitamina D.

 

Benefícios da vitamina D

 

#1 – Manter os Ossos Fortes

O mais conhecido benefício da vitamina D é auxiliar o cálcio a se fixar nos ossos evitando que aconteçam fraturas com o enfraquecimento ósseo em todas as fases da vida e prevenindo o raquitismo, osteomalácia e osteoporose.

 

#2 – Absorção do Fósforo

Ela tem ainda papel fundamental para a absorção deste mineral que está envolvido na  contração dos músculos, faz parte de membranas das células e também do nosso DNA.

 

#3 – Controle da Pressão Arterial

A vitamina D controla a rigidez das artérias, deixando-as mais relaxadas permitindo maior fluxo sanguíneo.

 

#4 – Combate Radicais Livres

Age como antioxidante evitando que as células envelheçam e adoeçam.

 

#5 – Protege o Sistema Imunológico

Tem ação sobre os linfócitos imunomoduladores que ativam o sistema imune e evita doenças como o câncer.

 

#6 – Produção de Hormônios

Estimula a produção do estrogênio e da progesterona.

 

#7 – Melhora na Performance Intelectual

Foram observados em estudos que em nível adequado desta vitamina, as pessoas assistidas apresentaram menos problemas de memória e também mais clareza de raciocínio e aumento de QI.

 

#8 – Evitar a Depressão

A vitamina D regula o hormônio da paratireoide que está relacionada com mudanças de humor e estados de depressão leve.

 

#9 – Perder Peso

Em estudos realizados observou-se que pessoas com nível adequado desta vitamina têm mais capacidade de queimar gorduras durante exercícios físicos e submetidas a alimentação balanceada.

Pelas razões aqui apresentadas sobre seus benefícios é que se justifica o uso do suplemento de vitamina D caso não consigamos alcançar níveis satisfatórios pela alimentação e principalmente porque temos muita dificuldade em ficarmos expostos todos os dias à luz solar.

 

Quais os tipos de vitamina D?

 

A vitamina D passa por vários processos que dão origem a vários substrados que poderiam ser considerados subtipos dela, mas as mais importantes são a Vitamina D2 e D3.

A vitamina D2 também chamada de ergocalciferol vem de algumas plantas e fungos e é ativada quando estes vegetais recebem os raios ultravioletas, por isso para que os alimentos tenham um bom nível dessa vitamina vai depender do local onde crescem.

A vitamina D3 também chamada de colecalciferol faz parte de produtos de origem animal, é esta que sintetizamos na nossa pele na exposição aos raios ultravioletas e passará pela metabolização no fígado para chegar a forma ativa da vitamina D para ficar armazenada.

 

Quais os alimentos que tem vitamina D?

 

É importante que os alimentos ricos em vitamina D façam parte de nossa rotina alimentar, pois esta é uma fonte natural e importante para manter níveis adequados para o funcionamento do corpo principalmente quando não podemos ficar expostos ao sol.

 

Alimentos de Origem Animal

  • Salmão e outros peixes gordos;
  • Ostras;
  • Atum fresco e em lata;
  • Sardinha fresca e em lata;
  • Ovos, principalmente a gema;
  • Fígado de boi e de galinha;
  • Leite, manteiga, iogurte;
  • Óleo de fígado de bacalhau.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Alimentos de Origem Vegetal

  • Cogumelos secos ou frescos, em conserva se perde muito desta vitamina;
  • Laranja e seu suco;
  • Sementes de abóbora e de girassol;
  • Milho fresco;
  • Germen de trigo;
  • Espinafre, couve, brócolis e outros com folhas verde escuro.

 

Deficiência de Vitamina D

 

Como já vimos anteriormente aqui, a vitamina D é essencial para a saúde dos ossos, absorção de outros nutrientes, manter a pressão arterial normal e até para não ficarmos depressivos.

Leia também:

Deficiência de Vitamina D – Sinais, causas, sintomas e suplementação

Lista de Alimentos com Vitamina D para complementar sua Dieta

O que é a Vitamina D, para que serve, função, carência, excesso, alimentos, suplementos

Sendo assim sua deficiência pode atingir seriamente nossa saúde, podemos listar alguns sinais que poderão servir de alerta para uma investigação com o médico.

 

Para Crianças

  • Ossos frágeis, moles e deformados;
  • Retardo de crescimento;
  • Demora para nascer os dentes;
  • Fraqueza;
  • Pernas arqueadas;
  • Cansaço excessivo.

 

Para Adultos

  • Dores musculares
  • Osso enfraquecidos
  • Perda de massa óssea
  • Fadiga
  • Fraturas constantes
  • Dores musculares
  • Hipertensão
  • Depressão
  • Ganho de peso exagerado
  • Queda da imunidade

 

Alguns destes sintomas podem também ser sinal para outras causas, por isso antes de entrar em pânico é preciso consultar um médico para avaliação.

 

O uso do Suplemento de Vitamina D

 

A maior causa da falta de vitamina D no organismo está relacionada com a pouca exposição da pele na luz solar, mesmo no Brasil que é um país onde temos sol a maior parte do ano.

Isso ocorre porque a vida agitada muitas vezes impede que tenhamos tempo de parar 15 minutinhos para receber os raios do sol.

Quando é constatada uma alta deficiência da vitamina D e se percebe que só com a alimentação não será possível chegar a um teor suficiente será necessário fazer uso do suplemento de vitamina D.

Mas não adianta apenas tomar o suplemento de vitamina D, é preciso continuar com o consumo dos alimentos ricos em vitamina D na dieta e também procurara tomar sol sempre que possível.

O suplemento de vitamina D é mais prescrito para pessoas acima dos 50 anos que diminuem o poder de absorção deste e de outros micronutrientes, pois apesar dos benefícios desta vitamina também há muita discussão sobre a real necessidade de suplementar pessoas que não correm riscos na saúde dos ossos.

 

Suplemento de Vitamina D para Emagrecer

 

Estudos observaram que a vitamina D age promovendo o metabolismo para a quebra das gorduras e também ativa receptores dos adipócitos (células de gordura) contribuindo para que estas células não se proliferem.

Por essas razões a vitamina D foi associada como um adjuvante para o emagrecimento, mas estas ações só se realizarão se esta vitamina estiver em níveis maiores no organismo.

Leia também:

Usar Cloreto de Magnésio para Emagrecer Funciona?

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Garcinia Cambogia para Emagrecer: o que é, para que serve, benefícios e ingestão

10 Alimentos que você Não Deve Comer quando está em uma Dieta Para Emagrecer

Em busca de acelerar a perda de peso, muitos estão procurando este recurso e usando o suplemento de vitamina D para emagrecer.

Para quem está com os níveis de vitamina D abaixo do normal, este pode ser um fator que contribua para o ganho de peso e neste caso o uso deste suplemento poderá fazer diferença para alcançar este objetivo.

É importante ressaltar que existem riscos se a vitamina D estiver em excesso no organismo, pois poderá haver sobrecarga nos rins e em artérias, por esta razão ninguém deve se auto suplementar.

 

Como tomar Vitamina D

 

A suplementação com a vitamina D será necessária se no exame de sangue os níveis estiverem abaixo de 50 ng/ml.

Geralmente o médico recomenda o uso em forma de cápsulas, 1 unidade uma vez ao dia. O tempo de tratamento e a dose em mg será determinado pelo médico.

Pode ser prescrito também em forma líquida em gotas, neste caso vai depender se é para uso pediátrico ou adulto para a prescrição da dosagem correta.

 

Onde encontrar o Suplemento de Vitamina D?

 

Diante de tudo que foi exposto podemos concluir que a exposição ao sol é imprescindível para a produção da vitamina D no nosso corpo e também não poderão faltar os alimentos fonte desta vitamina.

Quando esta vitamina está deficiente é importante suplementar para manter a saúde e evitar muitas doenças ou para dar um Up na perda de peso.

E para garantir um uso com referências seguras deste suplemento, indicamos o suplemento da Growth Supplements, que é uma das marcas mais confiáveis presentes no mercado – ela é regularizada pelos órgãos responsáveis e tem um dos laudos mais transparentes do país.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Vitamina D com valor muito baixo, que chega até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Esperamos que este artigo tenha sido útil e não esqueça de compartilha-lo com amigos, afinal todos merecem uma boa informação não é ?

Até a próxima !

 

Referências

PREMAOR,M.O; FURLANETTO,TW. : Hipovitaminose D em Adultos: Entendendo Melhor a Apresentação de Uma Velha Doença. Arq Bras Endocrinol Metab vol 50 nº 1 Fevereiro 2006

WINZENBERG, T; GRAEME,J: Em tempo: deficiência da Vitamina D: quem precisa de suplementac¸ão? Rev Paul Pediatr. 2016;34(1):3-4.

FERRARINI, R.; CAUDURO, O, M: Vitamina D no esporte e saúde. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 9. n. 50. p.150-163. Mar./Abril. 2015

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.