30 ago

Frango com Batata-Doce e sua importância no Ganho de Massa Muscular

Frango com Batata-Doce e sua importância no Ganho de Massa Muscular

O Frango com Batata-Doce pode oferecer inúmeros benefícios para aqueles que estão em busca de ganhar massa muscular.

Combinando os nutrientes da batata-doce que, diga-se de passagem, são vários como veremos adiante, com a proteína magra abundante na carne de frango, teremos uma refeição digna, equilibrada e fundamental para melhorar a força e promover massa.

Não há provas científicas contextuais de que a dupla deva estar no topo da pirâmide alimentar para aqueles que buscam a hipertrofia por exemplo, mas, analisando isoladamente os alimentos temos sim uma lista bem interessante de bons motivos para saber mais sobre o prato.

E, é claro que você já deve estar interessado em entender como frango com batata doce pode ajudar na hipertrofia, ou ainda como preparar receitas aleatórias com esses dois elementos saborosos e acessíveis e incorporar nas refeições do dia a dia.

Justamente por isso, recomendamos que leia este post na íntegra e saiba isso e muito mais sobre o alimento preferido dos marombeiros: Frango com batata doce!

 

Quais os Benefícios do Frango com Batata doce

 

Se o órgão mundial International Poultry Council (IPC) em parceria com a Associação Mundial de Ciência Avícola (WPSA), definiram o dia 10 de maio como Dia Mundial da Carne de Frango, naturalmente porque ela tem significado na dieta humana.

Acima de tudo, o preferido nas dietas para redução de peso ou para diminuir colesterol e triglicerídeos, a proteína magra do frango é a substituição perfeita da carne de gado e outras fontes de carne vermelha.

Com digestibilidade bem maior que a carne bovina e com mix nutricional que envolve vitaminas do complexo B(niacina), minerais como o ferro, zinco, selênio e fósforo alguns das vantagens percebidos na carne de frango são:

  • Excelente nível de proteína: O frango é uma das fontes mais indicadas de proteína animal graças a quantidade, pois temos que a cada 36g de carne, aproximadamente 200g de proteína são encontrados;
  • Melhorias no sistema imunológico: Vitaminas do complexo B presentes na carne são “otimizadoras” de células protetoras;
  • Oferece cálcio: A carne de frango também oferece vitamina D, fundamental para fortalecer ossos e controlar o peso corporal;
  • Controla os níveis de homocisteína (aminoácido que deve ser mantido sob controle) para assim evitar doenças cardíacas;
  • Serve para reduzir o consumo de colesterol: De acordo com a American Heart Association o frango é recomendado para quem precisa baixar o colesterol, inclusive antes mesmo do peixe;
  • Ajuda na performance da tireoide: Melhorias no funcionamento da glândula estão relacionadas com a dieta composta por frango, graças aos níveis de selênio.
  • Serve como alimento redutor de estresse: Pois contem triptofano (neurotransmissor) essencial para a sensação de bem-estar;

Além disso, a carne de ave tem papel importante para construir músculos (porque tem ação sobre a testosterona, aumentando-a), ainda mais o frango com batata-doce.

 

E quais são os benefícios da batata-doce?

 

Sabemos que Ipomoea batatas é originária dos Andes. Conhecida e apreciada pelo sabor adocicado, pertence a família convolvuláceas.

É um tubérculo dinâmico, que serve para preparar diversas receitas ou mesmo para ser apreciado in natura.

É também um carboidrato de digestão lenta, mas, considerado de baixo índice glicêmico e por isso pode ser consumido até mesmo por diabéticos e durante dietas rígidas de emagrecimento.

Sim a batata-doce é um superalimento e vejamos agora porque:

  • É um alimento que sacia e por longo tempo;
  • Não influencia para acumular gordura;
  • É considerada carboidrato complexo;
  • É fonte importante de vitaminas A, E, C e do complexo B (essa fundamental para a saúde cardíaca);
  • Possui antocianinas (antioxidantes naturais);
  • Tem propriedades que servem para nutrir a pele evitando o envelhecimento, o ressecamento e o aumente de rugas.

E, por conter caroteno, quando consumir frango com batata-doce estará aproveitando este elemento, importantíssimo para evitar que certos tipos de câncer se manifestem, como o de próstata e de mama.

 

Por que unir o frango com batata-doce?

 

Frango com batata-doce é o tipo de combinação que só vem a somar na dieta de quem treina, porque associa proteína magra com carboidrato complexo, dupla essencial para ganho e regeneração muscular.

Ressaltando que além dos benefícios citados em separado, a combinação de minerais da batata-doce, como: magnésio, potássio, sódio, fósforo e zinco associados a niacina presente na carne de frango são providencias para manter o estoque de glicogênio muscular em atletas, por exemplo.

Outro beneficio da combinação frango com batata-doce é a boa disponibilidade de fibras que o prato oferece, e estas são importantes para manter a fome sob controle, bem como auxiliar para o trânsito intestinal.

Leia também:

10 alimentos para aumentar o consumo de proteínas para (hipertrofia)

10 Alimentos para comer no Pré-Treino (para Hipertrofia Muscular)

10 Alimentos para comer no Pós-Treino (para Hipertrofia Muscular)

Além disso, que se exercita, não pode ficar a mercê de doenças, logo, o foco na dieta é prioridade.

A riqueza de oxidantes ofertados na cominação citada são destaque porque inibem a ação de radicais livre, estes temidos pelos danos que causam ao organismo humano.

 

Benefícios do frango com batata-doce para emagrecer

 

A fibra da batata-doce é essencial para emagrecer e isso é recomendação de praticamente todos os profissionais nutricionistas e do mundo fitness, como por exemplo a famosa Shana Maleeff do Estados Unidos.

Mas, vários benefícios da batata-doce para emagrecer ainda são percebidos como a absorção lenta que leva a sensação de plenitude no estômago e em seguida diminuição da vontade de comer a toda hora.

 

Benefícios do frango com batata-doce para o ganho de massa muscular

 

É natural, para os praticantes de exercícios físicos que buscam um maior ganho de massa muscular, buscar aproveitar o máximo de energia possível para os momentos de treino.

E é exatamente o que a combinação de frango com batata doce proporciona. Ela consegue armazenar glicogênio muscular, o que favorece na prática de exercícios prolongados.

A batata doce possui um número significativo de fibras, o que ajuda na redução do pico de insulina.

Isto permite que a energia oriunda dos carboidratos seja metabolizada de forma lenta e gradual, garantindo mais energia por mais tempo.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Esta combinação também é rica em antioxidantes, o que é importante pois durante o período pós treino, onde acontece a recuperação celular, quantidade significativa de radicais livres são “soltos no organismo”.

Eles podem causar o envelhecimento precoce da célula, mas os antioxidantes encontrados no frango com batata doce impedem que isto ocorra.

Sem dizer que a presença do cálcio ajuda de maneira decisiva no processo de contração muscular.

A sua presença regula a proteína troponina, que é responsável pela contração da miosina e da actina.

Ao cálcio também cabe reparar ocasionais lesões sofridas pelos músculos durante os períodos de treino.

Esta combinação permite que o corpo fique continuamente em estado metabólico, o que propicia o ganho de massa muscular.

 

Frango com batata doce deve ser consumido no pré ou pós treino?

 

Segundo Priscila Rosa, especialista em fisiologia do exercício e nutrição esportiva: “É necessário abastecer os músculos com energia proveniente de carboidratos de média ou lenta absorção, além de água para hidratar, para evitar a fadiga muscular precoce”

Então, podemos dizer que o mais indicado é consumir frango com batata-doce antes do treino, visando utilizar as energias dos carboidratos de baixo índice glicêmico, para melhorar o desempenho durante o treino.

Estes alimentos evitam que aconteça a chamada “hipoglicemia de rebote”, quando acontece uma radical liberação de insulina, em resposta aos altos níveis de glicose no sangue.

Este tipo de situação pode levar a um quadro de mal-estar durante o treino.

Lembre-se que a batata doce antes do treino só vale se cozida ou assada, já que a forma frita pode atrapalhar o rendimento.

Por isso é recomendável comer frango com batata-doce até 1 hora antes do treino. O que não quer dizer que ela não pode ser consumida no período pós-treino.

Pois é justamente após o treino que temos o que é chamado de “janela de absorção”. Neste momento a entrada de nutrientes é bastante mais facilitada.

A combinação frango com batata-doce após o treino vai ajudar a repor o nível de glicogênio e facilitar a entrada de aminoácidos dentro das células.

 

Receitas de Frango com Batata-Doce

 

Existem diversas receitas onde você pode consumir frango com batata doce de formas variadas e interessantes. Podemos citar:

 

Frango com Batata-Doce no Forno

 

INGREDIENTES

  • 1 frango inteiro sem pele;
  • 1 kg de batata doce;
  • Azeite;
  • ½ colher de chá de canela em pó;
  • ½ colher de chá de cominho;

 

MODO DE PREPARO

  1. Lave bem as batatas doce e corte em pedaços grandes;
  2. Em uma assadeira, disponha o frango inteiro;
  3. Coloque as batatas doce em volta do frango;
  4. Regue com azeite e tempere com cominho, a canela e sal a gosto;
  5. Leve ao forno pré aquecido a 200 graus e deixe por cerca de 45 minutos
  6. Pode acompanhar com uma salada de sua preferência.

 

Frango com Batata-Doce na panela de Pressão

 

INGREDIENTES

  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 peito de frango grande, sem pele e sem ossos, e cortado em cubos grandes, que pesa aproximadamente 750 gramas no total;
  • 2 cebolas picadas;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 2 folhas de louro;
  • 500 gramas de batata doce cortada em pedaços;
  • 1 colher e ½ de cheiro verde picado;
  • ½ xícara de limão.

 

MODO DE PREPARO

  1. Refogue o frango com azeite, cebola e o alho por 5 minutos;
  2. Tempere com sal, o louro, adicione o limão e 200 ml de água;
  3. Cozinhe a bata doce em uma outra panela por 10 minutos;
  4. Acrescente a batata doce na panela de pressão;
  5. Tampe e espere pegar pressão;
  6. Desligue o fogo e espere a pressão sair;
  7. Corrija o sal e polvilhe com cheiro verde;
  8. Utilize o caldo do cozimento para reduzir e transformar em um molho.

 

Escondidinho de Frango com Batata-Doce

 

INGREDIENTES

  • 1 kg de batata doce cozida;
  • 1 peito de frango grande cozido;
  • 1 dente de alho amassado;
  • ½ cebola picada;
  • Sal e tempero à gosto.

 

MODO DE PREPARO

  1. Cozinhe a batata doce em uma panela com água;
  2. Após estiver maciasse no espremedor até virar um purê. Reserve.
  3. Desfie o frango cozido e refogue em alho e cebola;
  4. Adicione temperos à gosto e sal;
  5. Ponha esta mistura na assadeira e cubra com o purê de batata doce;
  6. Leve ao forno para dourar por 20 minutos.

 

Frango cozido com Batata-Doce

 

INGREDIENTES

  • 1 kg de coxa e sobrecoxa;
  • 3 batatas doces cortadas em rodelas;
  • 1 pimentão verde cortado em tiras;
  • 1 tomate cortado em rodelas;
  • 1 xícara de cebola picadinha;
  • 4 dentes de alho amassado;
  • 1 cenoura ralado; 1 xícara de cheiro verde;
  • Sal;
  • Pimenta do reino à gosto;
  • 4 colheres de óleo.

 

MODO DE PREPARO

  1. Pique a coxa e sobrecoxa em pedaços;
  2. Lave e tempere à gosto;
  3. Coloque o óleo na panela e refogue o frango na cebola e alho;
  4. Cozinhe bem. Após isso acrescente as batatas cortadas em rodelas de 1 dedos ou menos;
  5. Adicione a cenoura ralada, pimentão, tomate e pimenta do reino;
  6. Coloque água aos poucos para cozinhar;
  7. Não é necessário mexer muito;
  8. Após evaporar um pouco a água, adicione cheiro verde e corrija o sal;
  9. Deixe de cozinhar mais um tempo e sirva com arroz branco.

 

Como pode perceber, a dupla dinâmica frango com batata-doce é sim um superalimento, contudo, deve estar inserido em uma dieta focada no ganho de massa, principalmente com mais alimentos para este fim, bem como suplementos adequados.

A equipe Dicas de Treino sugere que partilhe este post em todas as redes, e se desejar enviar perguntas sobre o tema, será um prazer responder!

 

Referências

VASCONCELOS, N.A. de; SUDO, I.; SUDO, N. Um peso na alma: O corpo gordo e a mídia. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. IV, n.1, p. 65-93, 2004.

GOETZ, E. R.; Camargo, B. V.; Bertoldo, R. B. e Justo, A. M. “Representação social do corpo na mídia impressa”.

CIRIBELLI, J. P.; PAIVA, V. H. P. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, Belo Horizonte, v. 13, jan./jun. 2011.

 






DICAS RELACIONADAS


3 comentários em “Frango com Batata-Doce e sua importância no Ganho de Massa Muscular

  1. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.