07 out

CORPO PERFEITO – Porque você nunca vai ser igual a “ciclano” ou “fulano”?

corpo-perfeito-juju-salimeniQuem já ouviu aquele comentário “quero ficar igual a fulano”, ou “quanto tempo vai demorar para ficar igual a ele/ela?” Essa é uma resposta complicada pois existem muitos fatores que influenciam em como seu corpo vai reagir, de acordo com o tipo de treino que você irá submeter a esse corpo. Veja alguns desses fatores:

 

TIPO DE CORPO

  • Ectomorfos = é um típico cara magro. Pernas longas e finas, com músculos fibrosos. Ombros tendem a ser finos, com pouca largura;
  • Mesomorfos= tem uma estrutura óssea grande, músculos grandes e um corpo naturalmente atlético. Eles acham que é muito fácil de ganhar e perder peso. Eles são naturalmente fortes, que é a plataforma perfeita para a construção muscular;
  • Endomorfos= Ganho de gordura muito facilmente, geralmente de uma construção mais curto, com braços grossos e pernas grossas. Os músculos são fortes, especialmente as coxas.

 

PRINCÍPIO DO INDIVIDUALISMO

A hereditariedade determina muitos fatores fisiológicos, tais como o tamanho do coração e pulmão, características da fibra muscular, físico e equilíbrio. A quantidade de descanso e sono, bem como as respostas ao ambiente (calor / frio, poluição, stress e altitude) varia de uma pessoa para outra.

Pessoas da mesma idade cronológica podem estar em diferentes níveis de maturidade, e até quatro anos de diferença em suas idades e de desenvolvimento biológico.

 

DIFERENTES TIPOS DE FIBRAS MUSCULAR

O que difere um corredor velocista de um maratonista? Diferentes músculos do corpo são feitos para coisas diferentes e, portanto, variam em sua composição. Alguns foram criados para produzir grandes quantidades de energia ao longo de um curto período de tempo, alguns são feitos para sustentar o peso por um período longo do tempo e alguns são feitos para fazer um pouco de ambos.

Assim, o tipo de fibra do músculo varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, um velocista olímpico tem predomínio do tipo de fibras diferente de um maratonista olímpico. O velocista pode ter tanto quanto, 80% de fibras musculares de contração rápida, enquanto o corredor de maratona pode ter um tanto quanto, 80% de fibras musculares de contração lenta. Esta diferença do tipo de fibra muscular, significa que um velocista pode precisar trabalhar seus músculos sob uma carga diferente, de uma quantidade diferente de tempo do que um corredor de maratona, no mesmo exercício para obter resultados. Além disso, pode também ter predominância de fibra muscular em diferentes partes do corpo, por exemplo, indivíduo com maior porcentagem de fibra muscular de contração rápida no músculo do quadríceps e de contração lenta no bíceps. Isso é a sua característica genética, na qual não se pode mudar, mas com o estímulo certo o corpo pode sofrer adaptações.

Como treinar:  quando você está treinando com pesos, seu objetivo é trabalhar o maior número de fibras musculares possível. Afetando mais fibras musculares, significa maiores ganhos de força e massa muscular.
Se suas fibras, em um músculo especial, consistem principalmente de fibras de contração lenta, você precisa treinar o músculo com mais repetições, períodos de descanso mais curtos e maior volume.

 

TIPOS DE METABOLISMO

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Cada pessoa reage de uma forma diferente à dieta, podemos ter um indivíduo que tolera bem carboidratos e outro não. Podemos ter indivíduos que consegue construir massa muscular com o mínimo de carboidratos e se alimentando com muita proteína. Alguns têm o metabolismo acelerado, são geralmente os ectomorfos, magros e outros o metabolismo lento, com dificuldades em perder peso. POR ISSO QUE NÃO EXISTE DIETA MÁGICA! O que pode ser bom pra um, pode ser péssimo para o outro, e você só vai descobrir isso conhecendo o seu corpo e fazendo dieta.

 

DISTRIBUIÇÃO DE GORDURA CORPORAL

Cada pessoa apresenta uma distribuição de gordura corporal diferente. Geralmente, a gordura nas mulheres se alojam nos quadris e nos homens no abdômen, porém, isso pode ser diferente.

Área específica:

Joelho = muitas vezes se acumula na região interior dos joelhos nas mulheres.

Braços= são comuns em mulheres, acumulação de gordura podem ocorrer no meio da área superior do braço – normalmente cobrindo a área do tríceps.

Abdome = acúmulo de gordura ao redor da área do umbigo é comum em homens e mulheres. É também um dos poucos depósitos de gordura que são também encontrados em mulheres magras.

Parte interna da coxa= o armazenamento de gordura entre as coxas é comum em mulheres, mas também ocorre com os homens. É mais notável em mulheres devido à largura da pélvis, que por sua vez, influencia a posição da coxa (fêmur).

Nádegas = sem gordura aqui – sentado seria bastante desconfortável. Você precisar treiná-los para deixarem de ser flácidos.

Peito = tecido mamário consiste na glândula mamária rodeado por gordura. Os homens também têm glândulas atrofiadas e gordura nesta área. Ambos os sexos ganham gordura nesta área. Nos homens isso às vezes pode ser confundido com a condição de ginecomastia, uma condição que inclui construir não só a gordura para cima, mas o crescimento no tecido glandular.

ONDE PERDER PRIMEIRO: Para a maioria das pessoas, gorduras, são como as camadas de uma cebola. Ela não desaparece de um lugar particular, mas SAI CAMADA POR CAMADA DE TODO O CORPO. No entanto, em algumas pessoas há áreas localizadas onde a perda de gordura (e ganho) é mais pronunciada, a perda é proporcionalmente diferente em diferentes zonas.

Se a sua barriga começou a ganhar em primeiro lugar, este será o último lugar para a gordura desaparecer!
*Homens obesos tendem a perder mais gordura visceral (interno), enquanto as mulheres obesas a perder mais gordura subcutânea.
*Exercício parece resultar em mais perda de gordura subcutânea. Dieta sozinha resulta em perda de gordura visceral e menos perda de gordura superficial. Isto explica como você pode perder peso, mas não necessariamente tem qualquer mudança radical na aparência.

Outros fatores como idade, quantidade de massa muscular, dieta, etc.

 

SUGESTÃO

GANHE MÚSCULOS: se você ganhar músculos por meio do treinamento, você gastará mais energia, calorias para manter esses músculos, ou seja, o que é mais fácil para perder gordura: submeter uma pessoa que mantém seu peso corporal em 3000 calorias ou a pessoa que mantém seu peso corporal em 1500 calorias? A resposta é 3000 calorias, pois tem uma capacidade metabólica muito superior. Por isso, algumas pessoas mantém seu “shape” o ano inteiro comendo bastante (não estou falando de porcarias e afins e sim, de comida de verdade, arroz, batata, frango, carne).

A lição que quero que vocês levem: não queira ser igual a ninguém, porque você não vai ser! Pare de olhar o outro e olhe a si mesmo e veja o que há de bom no seu corpo e, se você quer melhorar, melhore o seu corpo respeitando seus limites físicos. Todo mundo tem algo especial, alguns ganham facilmente perna, e outros não conseguem tanto músculo, mas conseguem ganhar muito músculo no peitoral, por exemplo.

O mais importante…

 

 Uma mente forte exige um corpo forte e isso é a chave para alcançar seu objetivo.

 

 

“Não é que você seja diferente, mas é que ninguém consegue ser igual a você”
William Shakespeare

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.