Corrida e seus Benefícios, conheça alguns deles!

Corrida e seus BenefíciosA busca pelo corpo bem definido, sem a indesejável barriga e gordura é cada vez mais comum. E a prática da corrida é uma das melhores atividades físicas para uma vida saudável e para perder gordura.

Para emagrecer com saúde, a corrida é muito eficiente, pois o metabolismo é aumentado, e a consequência é o organismo ficar acelerado por um tempo posterior ao exercício. Logo, a queima da gordura acontece não somente durante a atividade; a dica é priorizar a regularidade, e não o tanto de horas, num dia apenas.

Para a gordura abdominal que é considerada a mais difícil para gastar, há técnica particular com programa de corrida com variação de intensidade pelo treino, sem exagerar, pois há risco de lesão.

Quando há picos durante a prática, o corpo queima energia até de fontes bem difíceis, e também da gordura da barriga. Com a mudança de intensidade é preciso alterar entre a corrida e a caminhada; um exemplo é a corrida por 2 minutos, e então caminhada por 5 minutos.

A atividade é recomendada para qualquer pessoa, mas a intensidade do esforço tem que ser de acordo com a capacidade funcional. As pessoas que já são adeptas da caminhada e com bom condicionamento físico, não passam por maiores dificuldades com a corrida. Isso porque o esforço para manter idêntica freqüência cardíaca faz o passo acelerar.

E a recomendação é passar por exames antes do início, assim é possível detectar limitação física ou doença que limite à corrida. A atenção deve ser para o condicionamento físico do indivíduo e estado nutricional, com acompanhamento do profissional.

São muitos benefícios com a corrida incorporada à rotina, como redução do peso corporal e de risco para infarto, também diminuição da variação da pressão arterial no repouso, e menos estresse.

Com a corrida há melhoras no nível do colesterol, também para o rim com menos substâncias tóxicas, ainda na qualidade do sono, na auto-estima. Há aumento da massa muscular e capacidade cardiorrespiratória, também o condicionamento físico é elevado, e o funcionamento do metabolismo.

Os benefícios não param por aí, com a corrida é ativada a circulação sanguínea, o estresse é diminuído e há estímulo para composição da massa óssea, com prevenção contra lesões, e também maior sensação de bem-estar.

Anteriormente à corrida são indicados alimentos ricos em carboidratos, e também com índice glicêmico considerado baixo. Dessa forma, esses itens são liberados pela corrida, sem a queda da glicose pelo sangue.

Para evitar a sensação da fome nesse exercício, uma opção é comer alguma fruta, 15 minutos anteriormente, como a maçã, mamão e banana. E nesse momento, os alimentos difíceis para digerir devem ser eliminados.

Em relação às roupas, as ideais são com tecidos com conforto e leves, e o tênis próprio para corrida, é claro. Pela corrida, a freqüência cardíaca tem que estar entre 60% e 75% da frequência considerada máxima, em torno de 220 menos a idade. Dessa forma são evitadas as dores musculares e de articulação, quando finalizado o treino.

E o início dessa atividade é composto por caminhadas moderadas, e com ritmo elevado de passadas com o tempo. Depois, a corrida deve ser em minutos, com retorno para ritmo da caminhada. O descanso por um minuto é indicado, com repetição do processo e aceleração.

A duração da corrida é influenciada pela capacidade do corredor, sem exageros. O período ideal é em sessão com duração de 30 a 45 minutos, com regularidade por 3 a 4 vezes semanalmente.

Um fator importante é a respiração. Pois quando há aumento da intensidade na corrida, a quantidade de oxigênio inspirado é elevada. E com o desenvolvimento do condicionamento físico, a respiração vai se tornando mais facilitada.

 O método indicado para respirar é com a inspiração duas vezes pelo nariz, e o ar deve ser solto três vezes com a boca, combinando com o ritmo da passada. E depois do exercício, o alongamento é fundamental, contra as lesões. Também é indicada hidratação e a refeição leve com nutrientes que foram liberados.

Para os interessados nessa excelente modalidade de atividade física, o ideal é já praticar algum exercício físico, sendo a caminhada uma opção. E a consulta com profissional, com a análise da condição cardíaca, é essencial para o iniciante.

 

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorDieta e a importância dos “Detalhes”.
Próximo artigoNutrição Pós Treino, entenda sua Importância!
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui