O que é Hipertrofia?

A hipertrofia é o aumento dos constituintes e das funções celulares, o que provoca aumento das células e órgãos afetados. A hipertrofia muscular exige grande esforço físico. Em algumas dessas condições, a hipertrofia tende a ser generalizada, inclusive no coração, o qual precisa se adaptar às maiores exigências metabólicas. Tecidos e órgãos hipertróficos tornam-se aumentados de volume e de peso por causa do aumento volumétrico das células.

De acordo com Simón (2007), a hipertrofia possui os seguintes componentes:

  • aumento considerável da sensação transversal das fibras musculares;
  • aumento do tecido conectivo, que é aquele que não se contrai e representa  aproximadamente 12% do músculo;
  • aumento de vascularização ou a formação de novos capilares;
  • melhora do metabolismo muscular.

Segundo Dr. Santarem (1998), toda atividade física estimula o aumento da massa muscular. As sobrecargas que ocorrem no músculo em atividade são denominadas sobrecarga tensional e sobrecarga metabólica. A sobrecarga tensional faz referência ao aumento de tensão no músculo em atividade, que é diretamente proporcional à resistência oposta ao movimento e ao grau de ativação dos mecanismos contráteis. A sobrecarga metabólica, no caso do tipo energética, designa o aumento de atividade dos processos de produção de energia.

O organismo se adapta devido à existência de estímulo provocado pela sobrecarga tensional e a síntese de proteína contrátil mio fibrilar. Esse é considerado o mecanismo mais importante para a hipertrofia muscular. A sobrecarga metabólica dos exercícios contribui para a hipertrofia da fibra muscular, devido ao estímulo para o aumento do volume das mitocôndrias e, ao acúmulo de glicogênio e água.

Com o estímulo à vascularização, próprio da sobrecarga metabólica, também contribui para o volume dos músculos. A quantidade de glicogênio pode triplicar nos músculos e, considerando-se que por razões de hidratação molecular, cada grama de glicogênio carrega quase três gramas de água, compreende-se o grande aumento do conteúdo de água intracelular resultante do processo.

O treinamento para força destaca a sobrecarga tensional, com cargas altas e baixas repetições (geralmente entre três e cinco com intervalos entre séries maiores do que dois minutos). A hipertrofia ocorre lentamente porque a síntese proteica é um processo lento e pode atingir grande magnitude.

O treinamento para resistência, no caso anaeróbia, é executado com cargas menores e repetições mais elevadas (geralmente entre quinze e vinte, com os intervalos menores do que um minuto). A hipertrofia ocorre mais rapidamente porque o acúmulo de glicogênio é um processo relativamente rápido.

A hipertrofia máxima ocorre com a agregação de sobrecargas que pode ocorrer de diversas formas. A mais comum e mais utilizada são as repetições em torno de dez movimentos, com intervalos entre séries entre um minuto e, um minuto e meio. A força e a resistência anaeróbia aumentam paralelamente, justificando a utilização desse tipo de estímulo para quase todos os objetivos do treinamento com pesos.

 

Referências Bibliográficas:

SANTAREM, José Maria.  Hipertrofia Muscular. Disponível em: saudetotal.com.br/artigos/atividadefisica/hipertrofia.asp

SIMÓN Felipe Calderón. Técnicas de Musculação: Guia passo a passo, totalmente ilustrativo. São Paulo: Câmara Brasileira de Livros, 2007. 194 p.

 

Salvar

Artigo anteriorAmplitude máxima no agachamento: construindo glúteos enormes – parte II
Próximo artigoNúmero ideal de repetições. Como saber?
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

13 COMENTÁRIOS

  1. Foi bem favorável a mim…informção de forma clara e objetiva de forma que quaquer um um que não entenda nada sobre,venha entemder e ter o mínimo de noção do que hipertrofia, Obrigado!

  2. Esta de parabéns pelo artigo. Nesses 18 meses de treinamento e leitura ainda não encontrei um artigo como este. Esclarecedor com linguagem não excessivamente técnica e de fácil entendimento.

  3. Olá!tenho 32 anos e faz 4 anos que não malhava e estou começando com caminhadas,queria saber como comprar whay Protein da forma correta e se pode fazer mal para mim já que minha pressão arterial as vezes vai a 13 por 8,(isso depois que passei de 64, para 74kg) estou com medo de fazer academia…Apesar de ja ter ido na cardiolgista e ela ter me dito que não sou hipertensa!

    • Rosy Gonçalves, pode fazer uso de whey protein sem problemas. Não irá interferir em NADA na sua pressão. O whey protein é fundamental para a hipertrofia muscular e emagrecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui