Por Dicas de Treino – 01 de janeiro de 2016

A maltodextrina serve para aumentar o aporte energético de atletas e praticantes de atividades físicas. O carboidrato é primordial para manter o desempenho de indivíduos fisicamente ativos, independente se seja para um treinamento de força ou para exercício de resistência. A maltodextrina consumida antes do treinamento estimularia a captação de glicose pelas células, estimularia o armazenamento de glicogênio hepático e muscular, e consequentemente, o armazenamento de aminoácidos e ácido graxos.
A maltodextrina consumida no decorrer do dia além das outras fontes de carboidrato se transformam em glicogênio no fígado. O glicogênio muscular pode ser utilizado diretamente pelo músculo esquelético no exercício, porém não na forma de glicose, uma vez que o glicogênio do músculo esquelético ao contrário do fígado não possui a enzima responsável pela hidrólise da glicose-6-fosfato à glicose que é a utilizada como energia quando exigida no exercício, a enzima presente no fígado é a glicose-6-fosfatase(Pereira e Souza Jr., 2007). Estudos já afirmam que o conteúdo de glicogênio muscular é importante no fornecimento de energia de exercícios intermitentes, isso se comprova à medida que o glicogênio encontrado no músculo esquelético vai sendo depletando gradualmente quando se realizam mais repetições do exercício e, notam-se os sinais de fadiga (Bacurau, 2005).
O alto consumo de carboidrato (maltodextrina), quando o gasto de atividade física é baixo, pode levar ao acúmulo de carboidrato convertido em gordura. Nosso organismo é muito inteligente, e quando passamos um período sem nos alimentarmos, costuma a utilizar a gordura como fonte de energia após utilizar o glicogênio e a glicose circulante. Em um momento que se tem uma maior oferta e o gasto baixa o nosso corpo tem uma “memória” que induz a guardar energia para uma possível falta no futuro de carboidratos.
Entre os nutricionistas se recomenda que a ingestão de carboidratos seja em torno dos 60-70% das calorias diárias ingeridas. Biesek et al (2010), recomenda que a ingestão de carboidratos de ocorrer 4 horas antes de iniciar o exercício, na proporção de 200-300g. Assim, se deve ter uma média de fazer refeições sólidas de carboidratos 1 a 1,5 hora antes e utilizar uma solução de maltodextrina + água para ir com os estoques de glicogênios maiores e uma parte de glicose circulante para o exercício na academia ou esporte que é praticado.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
A maltodextrina engorda? Não, pelo contrário a maltodextrina se utilizada na dosagem e horário certo ajuda a aumentar a performance no exercício e esporte, ajudando a perder gordura e manter a massa magra. O atleta com mais energia consequentemente, gasta mais calorias por conseguir maiores objetivos no esporte.
Maltodextrina é a mesma coisa que dextrose? Não, maltodextrina possui em sua estrutura química monômeros de dextrose e maltose ligados, o que torna a sua degradação lenta, já a dextrose se converte rapidamente em glicose no sangue, tendo seu pivô de insulina muito alto e mais rápido.
Posso utilizar a maltodextrina no meu pós-treino com outras aminoácidos e minerais? Sim, na verdade deve! A maltodextrina influência diretamente na glicemia, elevando a glicemia podemos ter uma maior captação de substratos (aminoácidos, ácidos graxos…) além da glicose como energia. Quando associada com outros aminoácidos e minerais a maltodextrina só aumenta os benefícios de quem utiliza.
Referências Bibliográficas
Bacurau, R. F. Nutrição e suplementação esportiva. 3 ed. São Paulo : Editora Phorte, 2005, Cap. 5, p. 107;
Biesek, S.; Alves, L. A.; Guerra, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. 2 ed. rev. e ampl. Barueri-SP: Manole, 2010;
Pereira, B.; Souza Jr., T. P. Metabolismo celular e exercício físico. 2 ed. São Paulo : Editora Phorte, 2007. Cap. 6, p. 113-128. 232p.
Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
Passe essas informações adiante, compartilhe!
Salvar
Muitas pessoas buscam reduzir o peso e a gordura corporal, seja para ficar em forma…
Dr. Paulo Cavalcante Muzy, CRM‑SP 115.573, é especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva, é médico,…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia…
Renato Cariani é formado em química e educação física CREF nº 027146-G/SP e também atua…
Turinabol também chamado de Clorodehidrometiltestosterona é um esteroide anabolizante, no passado famoso e agora de…
Oxandrolona emagrece? Essa é uma dúvida pertinente para quem está “explorando” a hipótese de aderir…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Com todas as rotinas de treino individual da sequência do Guia de Treino ABC já…
Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
COMENTÁRIOS
Ótimas as explicações dos produtos.
Cara, para pós treino imediato prefira dextrose, use malto no pré treino.