23 fev

Suplemento alimentar para emagrecer: funciona ou não?

Um dos assuntos mais comentados nas academias é sobre tomar suplementos… Provavelmente, você que quer emagrecer já deve ter experimentado uma infinidade de produtos com essa promessa…

Chitosana, chá verde, chá branco, chá vermelho, óleo de cártamo, óleo de coco, óleo de linhaça, pholiamagra, termogênicos, CLAs, picolinato de cromo, shakes, pílulas… ufa!!! Produtos para emagrecer?! Milagres?!

Existem hoje no mercado inúmeros produtos que prometem auxiliar na queima de gordura, mas na verdade poucos são realmente efetivos. E mesmo aqueles considerados como efetivos, só funcionarão com o acompanhamento de uma dieta precisa (hipocalórica) e de um treinamento bem elaborado (que proporcione um gasto energético suficiente)… Caso contrário, a utilização de suplemento será total perda de tempo e dinheiro!

Afinal, convenhamos… se suplementos funcionassem, com centenas deles espalhados em todo lugar, não teríamos uma parcela enorme da população com sobrepeso ou obesa!

Divulgado no dia 16/05/2012, o relatório “Estatísticas Mundiais de Saúde2012”, da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a obesidade é a causa de morte de 2,8 milhões de pessoas por ano. “Hoje, 12% da população mundial é considerada obesa”, disse o diretor do departamento de estatísticas da OMS, Ties Boerma.

Percebe o potencial que esta clientela tem para a indústria do emagrecimento?!

Há programas de emagrecimento que prometem resultados rápidos e fáceis, ou que prometem resultados permanentes. Porém, sem mudanças no seu estilo de vida, qualquer propaganda que diz que você pode emagrecer sem diminuir o consumo de calorias e/ou aumentar seu nível de atividade física está vendendo ilusões e falsas promessas.

É claro que este tipo de assunto não recebe atenção da mídia… Afinal, a indústria do emagrecimento é poderosa e gigantesca, movimentando bilhões de dólares todos os anos! Ou seja, a indústria prioriza o capital e ignora os danos à saúde. Assim, informações deturpadas invadem o universo dos praticantes de exercícios e atividades físicas.

A indústria do emagrecimento inclui livros, revistas, artigos de jornal, programas de televisão, vídeos com exercícios, academias de ginástica, dietas, suplementos alimentares e cirurgias plásticas. Essas mensagens influenciam o psiquismo, principalmente o feminino, principal alvo de tais investidas.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Artistas e modelos famosas, seja em propagandas de televisão ou em revistas especializadas, veiculam, além de suas imagens fabulosas (proporcionada, na maioria das vezes, pelo photoshop), o incentivo à adoção de práticas alimentares restritivas, associando suas imagens ao resultado de determinadas dietas e ao uso indiscriminado de produtos para emagrecimento.

A promessa de eliminar gordura corporal rapidamente é tentadora, mas é perigosa, pois os suplementos podem causar prejuízos à saúde, principalmente quando se consome em quantidades excessivas. E o preocupante é que muitos pessoas estão tomando suplementos sem uma prescrição médica ou nutricional, utilizando por conta própria, muitas vezes orientado pelo professor da academia ou por colegas. Além do mais, o uso de alguns produtos pode não ser seguro!

O exercício físico pode ser considerado um dos tratamentos mais eficazes contra o excesso de peso corporal, pois estimula o aumento da atividade do SNS (sistema nervoso simpático), que permite o controle dos fluxos de substrato de energia. A elevação do gasto energético em resposta do aumento da atividade do SNS pode ter ação na redução do apetite, aumento da taxa metabólica de repouso, maior ação na oxidação de gorduras, bem como uma sensação de autossuficiência e bem-estar.

Portanto, o exercício físico parece ser essencial para auxiliar o indivíduo a manter a perda de peso no período de dieta, pois períodos de restrição calórica tendem a reduzir a ação do SNS no organismo.

Tanto o exercício aeróbio como os exercícios com pesos proporcionam um aumento significativo na demanda energética pós-exercício, mantendo-a acima dos valores de repouso. Os exercícios com pesos oferecem estratégias para o controle do peso corporal através do aumento do gasto calórico, aumento da massa muscular e da taxa metabólica de repouso e também pelo chamado EPOC. Como consequência ocorre diminuição no percentual de gordura corporal, favorecendo um emagrecimento seguro e saudável.

Sabe-se que os exercícios físicos realizados a uma baixa intensidade utilizam a gordura durante a sua execução, todavia uma quantidade maior de energia gasta na realização dos exercícios de alta intensidade parece ser tão ou mais eficiente para a perda de peso, uma vez que o importante seria garantir um considerável gasto calórico durante a execução do exercício. Para que isso de fato ocorra, faz-se necessário aumentar progressivamente o volume de exercício através de aumento da intensidade e/ou duração, podendo-se fazer uso do exercício intermitente, onde se varia tanto a intensidade quanto a duração.

Além de proporcionarem um gasto calórico maior, os exercícios realizados em intensidades maiores também parecem gerar adaptações cardiovasculares e metabólicas mais eficientes, com consequentes benefícios à saúde. Portanto, para que o exercício de fato contribua no processo de emagrecimento, é necessário um gasto de1.500 a2.000 Kcal/ semana.

 

Para eliminar os quilos a mais, a solução é mesmo uma dieta equilibrada e exercício físico. Quanto a tentar perder peso com os produtos para emagrecer arrisca-se a constatar que “só a carteira perde peso”.

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


56 comentários em “Suplemento alimentar para emagrecer: funciona ou não?

  1. eu quero muito emagrecer até nem sou de comer muito mas a minha genética que é um problema minha mãe e meus irmãos são fofinhos quero e preciso muito emagrecer vcs podem me ajudar… sempre trabalho muito sem tempo pra nada mas agora estou decidida a cuidar de mim vou me matricular na maxima forma e espero fik toda durinha igual essas mulheres das fotos kkkkk igual não mas bem parecida rsrsrs

    1. Bom dia Monica! Sei que a genética tem uma parcela de contribuição na dificuldade ou facilidade para emagrecer, porém, a questão do emagrecimento é muito mais complexa do que simplesmente o fator genética. Não responsabilize a sua genética… o seu emagrecimento só depende de vc, do seu foco e da sua determinação! Você também pode até comer pouco, mas comer errado… comer alimentos calóricos… pular refeições… isso tudo influencia diretamente o processo de emagrecimento. Primeiramente, a falta de tempo é questão de prioridade… Comece com meia hora de exercícios e vá aumentando o tempo devagar para vc não desistir. Outra coisa: foque a prática de exercícios para o seu bem estar e saúde, esqueça a estética! “Ficar durinha” é consequência do seu empenho e comprometimento. Boa sorte e um grande abraço.

  2. Adorei o texto, sou nutricionista e adepta de que a perda de peso so é valida associando dieta ao exercicio fisico, o uso de suplementos esta banalizado, visto q esse deve ser prescrito por profissional capicitado e de acordo com cada caso e necessidade

  3. Boa tarde!!

    Olá Renata!!

    Consultei com uma nutricionista em fevereiro que me passou uma dieta e óleo de côco como termogênico, para acelerar a perda de gordura, já que malho também em academia. Porém, descobrir recentemente que tenho hipotireoidismo. Será que posso continuar tomando o óleo de côco? Caso negativo, por qual devo trocar? Na matéria, você mencionou que existe produtos que são efetivos acompanhados por uma dieta, que produtos são esses?

    Att, Jakeline

    1. Olá Jakeline! Primeiramente, procura um endocrinologista para tratar esse hipotireoidismo, pois o mesmo faz com que o emagrecimento seja mais difícil. Sou contra qualquer produto industrializado para emagrecimento! O que você poderia inserir na sua dieta são alimentos com efeito termogênico, tais como, canela, gengibre, chá verde, pimenta vermelha, café, guaraná em pó, hortelã, água gelada, etc. Mas cuidado! O consumo exagerado destes alimentos pode trazer dores de cabeça, insônia, problemas digestivos, tonturas e outros problemas. Por isso é importante a orientação e o acompanhamento de um profissional Nutricionista que irá avaliar, de acordo com as suas características, a quantidade correta de alimentos termogênicos que deverão ser acrescentados à sua dieta balanceada. Outra coisa, os termogênicos, geralmente, aumentam apenas 5% do gasto calórico, então, o ideal é priorizar os exercícios físicos e seguir a dieta recomendada. Abraço

  4. Olá!

    Já fiz usos de alguns Termogenicos e é lógico associados a uma atividade fisica e uma alimentação com baixa caloria. Já treino há 10 anos , mas esse seu comentario não tem nenhum sentido: ” Afinal, convenhamos… se suplementos funcionassem, com centenas deles espalhados em todo lugar, não teríamos uma parcela enorme da população com sobrepeso ou obesa!” Essa parcela enorme de obesos que você citou com certeza tem varias pessoas realmente com algum problema ou são pessoas que são relaxadas com suas alimentações. Pq se realmente essas pessoas tiverem uma determinação para emagrecer , junto com atividades e alimentação e SUPLEMENTAÇÃO com certeza vao obter um grande resultado!
    E A SUPLEMENTAÇÃO AJUDA MUITO GALERA, MAS SEM ATIVIDADE FISICA E ALIMENTAÇÂO REALMENTE FICA DIFICIL!

    1. Olá Pablo! Esse comentário foi para que as pessoas refletissem e usassem seu senso crítico. E ele tem sentido sim se vc considerar o grande apelo que a indústria do emagrecimento coloca nesses suplementos, como se eles fossem a solução para a perda de peso! É só vc observar atentamente as propagandas veiculadas na mídia! Como vc mesmo disse “A SUPLEMENTAÇÃO AJUDA MUITO GALERA, MAS SEM ATIVIDADE FISICA E ALIMENTAÇÂO REALMENTE FICA DIFÍCIL”! Então, qual é realmente a solução para o efetivo emagrecimento?! Suplemento, ou atividade física e alimentação? Se vc se alimentar corretamente e treinar adequadamente, vc não irá precisar de suplementos! Concorda? Reflita e use seu senso crítico. Abraços.

  5. Essas informações foram muito ultéis, pois estou tomando um remedio para emagrecer e estou pensando em parar, e já tomei chá verde, chá branco, termogenico mais na época que malhava vi resultado e hoje como não façonenhuma atividade fisica só emagrece 2,2 e como preciso emagrecer mais um pouco a matéria me foi muito útil,e como meu objetivo é perder a gordura localizada na área da barriga, gostaria de saber qual tipo exercicio fisico que ajuda.

    1. Olá Jacqueline! Fico feliz em saber que essas informações lhe foram úteis e também pela sua ideia de parar de tomar remédio para emagrecer. Percebeu que tomar produto para emagrecer não adianta praticamente nada se não fizer exercícios e também uma reeducação alimentar?! Faça a atividade que vc mais gosta, pois assim é mais fácil de vc não desistir da prática diária. Tanto os exercícios aeróbios (caminhar, correr, pedalar, nadar, pular corda, fazer aulas de jump, de step, etc) quanto os exercícios de força e de resistência muscular localizada (RML) são importantes para o emagrecimento, porém, se vc tiver que priorizar algum deles, prefira os exercícios aeróbios. Se puder, vá hoje mesmo em uma academia se matricular! Assim vc se compromete (ao menos financeiramente, rsrsrsrs) com a prática de exercícios. E lembre-se: a alimentação tb é um fator importantíssimo!!! Espero ter ajudado, abraços.

    1. Oi Rhayane! Infelizmente não posso prescrever uma dieta para vc, pois sou Psicóloga e Prof. Ed. Física e não Nutricionista! Procura uma nutricionista para elaborar uma dieta para vc, porém, uma reeducação alimentar é o melhor caminho para emagrecer e não engordar novamente. Quanto ao sibutramina, se não estiver ocasionando algum efeito colateral, acredito que vc pode continuar tomando ele sim, mas a melhor pessoa para orientá-la é um médico, de preferência um endocrinologista. Tenha foco e determinação para alcançar o seu objetivo! Um grande abraço.

  6. Oii! Estou treinando na academia direitinho..
    mas meu problema eh a barriguinha q ta custando a sair.. ;/
    qual suplemento voce me indicaria? alguma marca de termogenico bom que funcione mesmo?? pois me alimento bem até apesar de não comer muita salada como deveria, o resto como bem.
    obrigada

  7. e mais uma coisinha.. oq vc acha? procuro uma nutricionista.. ou faço uma dieta eu mesmo pois estou no 5ºsemestre de nutriçao.. e/ou tomo termogenico?? qro mto pérder 5kg ate dezembro!! me ajuda! por favor!

    1. Olá Julia! Talvez vc não tenha compreendido direito o texto, pois sou contra suplemento para emagrecer, portanto, não recomendo nenhum!!! Se vc está disposta mesmo a seguir uma dieta, procure um nutricionista. Mas como eu sempre digo: nada melhor do que uma reeducação alimentar para emagrecer e não engordar novamente! Utilize seu conhecimento de estudante de nutrição e se alimente de forma saudável. Com foco e determinação vc conseguirá emagrecer 5kg até dezembro tranquilamente. A corrida é excelente para emagrecer (se vc não corre e não tem nenhum problema osteomioarticular, pede ao seu professor para elaborar uma planilha de treino para vc começar a correr!). E busque controlar a sua ansiedade com os próprios exercícios físicos ou com exercícios respiratórios e meditação. Um grande abraço.

  8. eu comecei a umas 3 semanas no ginasio e decidi acompanhar com uma dieta , ja que eu com 1.70 com 90 kilos meu maior problema sendo a barriga de cerveja e uns pneus geitosos , queria um conselho para saber se a minha deita é favoravel a perda de peso e ao treino que faço , estou treinando com peso 4 vezes por semana fazendo treinos de 50 minutos , e a minha dieta conciste em.

    05:30 1: copo de agua e uma banana
    09:00 2: 4 bolachas e um yogurte natural
    12:00 3: 3 fatias de pao de forma com fiambre de peru ou frango , uma peça de fruta , um copo de agua
    15:00 4: uma barrita energetica
    19:00 5: um prato de massa acompanhada de peixe ou frango e sempre com vegetais
    22:00 6: 2 bolachas e um copo de cha quente

    isto dividido claro por 6 refeiçoes diarias , tenho tentado manter esta dieta mas claro esta que nem todos os dias da certo , mas nao foge muito disto e ainda tenho de habituar o cerebro a ideia lol
    agradecia uma opiniao

    1. Olá Arede! Parabéns pela sua iniciativa em começar a treinar e fazer dieta! Primeiramente, sou psicóloga e prof. ed. física, mas não sou nutricionista. Então, o profissional mais adequado para orientá-lo com relação a sua dieta é um nutricionista. Pelo meu conhecimento em alimentação acho que a sua dieta tem muitas bolachas e falta um almoço com comida de verdade (arroz integral, feijão…). O seu desjejum somente com uma banana também é muito pouco para começar o dia! Portanto, procura um nutricionista para que vc possa fazer uma dieta adequada às suas necessidades. Em relação ao treinamento, o ideal é que vc tb faça exercícios aeróbicos para emagrecer, pois fazer somente exercícios com pesos não irá lhe proporcionar uma perda de peso significativa e tb irá demorar mais para vc emagrecer. Faça ao menos 30min de exercícios aeróbios diariamente. Boa sorte, abraços.

  9. Ola Renata.

    E sobre os termogênicos? Tu terias algum a indicar? Ao seu ver,o que traz maior resultado, em menos tempo, junto a exercicios e a uma dieta balanceada?

    Valeuzão, ótimas tuas dicas!

    1. Olá Eduarda. Sou contra o uso de termogênicos industrializados. O que vc pode fazer é inserir alguns alimentos na sua alimentação que são considerados termogênicos, tais como o café, gengibre, pimenta vermelha, canela, chá verde, laranja marga, água gelada, kiwi, vegetais fibrosos, guaraná em pó, salmão, atum, dentre outros. Porém, eles devem ser inclusos aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. Sozinhos não têm nenhum efeito no organismo! E consuma-os com moderação, tudo em excesso faz mal! Abraço.

  10. Oi Renata! Muito bom o post… esclarecedor em vários aspectos…
    Gosto de musculação, estou retomando meu treino faz uns tres meses… mas nao curto mesmo aerobico.
    Meu percentual de gordura é alto (20%)… então minha duvida é…Não tem chance de eu perder gordura só nos treinos de musculaçao? Ou vou precisar realmente fazer aerobico umas duas vezes na semana…?
    Pensei em corda rsrsrs mais agradável que esteira…

    bjO

    1. Olá Claudia! Que bom que vc gostou da matéria! Há chance sim de vc diminuir seu percentual de gordura com musculação, pois quanto mais massa muscular vc tiver, maior será seu gasto calórico. Mas o ideal é que vc tb tenha uma alimentação adequada. E quanto ao aeróbico… se eu fosse vc não deixaria de fazer, pois é muito importante para a sua saúde sistêmica e tb para ajudar na diminuição da gordura. Vc pode fazer um treino em forma de circuito junto com os exercícios aeróbios (que pode ser corda) ou faça um treino intenso de corrida durante 20 minutos, ao menos 2x/semana, mas NÃO DEIXE O EXERCÍCIO AERÓBICO DE LADO! bjs.

    1. Olá Paulo! O processo de emagrecimento é complexo… há fatores que contribuem ou não com o emagrecimento. Alimentação, exercícios físicos, descanso e controle do estresse são um dos principais fatores. Se vc fizer uma alimentação adequada ao seu gasto calórico e treinar intensamente 30 min. de musculação, pode ser que vc consiga emagrecer, sim. Mas vc pode otimizar esse resultado fazendo exercícios aeróbios tb. Abraço.

  11. Oi Renata, primeiramente quero parabeniza-la pelo post e pela atenção dada as duvidas…
    minha questão é a seguinte:
    passei por um processo de redução de peso através de exercícios (corrida), melhora na alimentação e com uso de bloqueadores de gordura e termogênicos, quais tomava regularmente…
    durante um curto período de tempo já senti grandes mudanças e atualmente estou 20k mais magro do que quando iniciei a dieta…
    não sou bitolado, não corria e não corro todos os dias e até mesmo minha dieta é interrompida as vezes, principalmente pela cervejinha do fds e a pizza do domingo (com excessão do refrigerante que cortei definitivamente da minha vida)…
    quero dizer o seguinte, sem seguir uma rotina rigorosa eu consegui emagrecer 20k tomando o bloqueador e o termogenico (esses sim eram rotina)…
    E devo dizer que senti diferença com o uso desses suplementos, principalmente do termogênico quando o ingeria antes das corridas, gostaria que vc me dissesse se a utilização desses suplementos, mesmo que com certa ineficiência, podem interferir (auxiliar ou prejudicar) de alguma forma? tanto fisicamente quanto psicologicamente (placebo)..
    Outra duvida é sobre os bloqueadores (gordura, carboidratos, etc)… eles são eficazes para reduzir a absorção da mesma?
    Obrigado.

    1. Olá Vinicius! Obrigada pelo reconhecimento! Primeiramente, sou contra uso de termogênicos industrializados, pois podemos obtê-los na alimentação (café, mate, pimenta vermelha, gengibre, canela, chá verde, laranja marga, água gelada, kiwi, vegetais fibrosos, guaraná em pó, salmão, atum, dentre outros) e, geralmente, esses termogênicos possuem cafeína em excesso ou alguma outra substância proibida, como a efedrina. Vc sentia diferença com o uso do termogênico quando o ingeria antes das corridas, porque eles agem no Sistema Nervoso Autônomo, que é responsável pelo controle das funções vegetativas, ou seja, controla a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão e, é dividido em sistema nervoso Simpático e sistema nervoso Parassimpático. A principal atuação dos termogênicos é no aumento da atividade do sistema Simpático, que controla as respostas a situações de estresse, como um susto, uma briga, por exemplo. Geralmente nessas situações, o corpo se prepara involuntariamente para lutar ou fugir. As respostas são: aceleração dos batimentos cardíacos, aumentos da pressão arterial, da adrenalina circulante, da concentração de açúcar no sangue e ativação do metabolismo geral do corpo. Lembre-se que para qualquer músculo do corpo contrair e relaxar há gasto de energia. E como o coração é um músculo, dentro dos vasos sanguíneos também temos camadas musculares, logo, quanto maior for o nível de batimentos cardíacos e pressão arterial, maior será a necessidade de energia e também maior será gasto calórico ao final do dia. Porém, esse processo de manter o seu organismo em constante estado de alerta é perigoso, pois sobrecarrega seus órgãos vitais. Quanto aos bloqueadores, não há nenhuma evidência científica séria de que eles consigam cumprir o prometido. Ou seja, vc só está dando dinheiro para a Indústria dos Suplementos. Reflita: se esses bloqueadores funcionassem realmente a população mundial estaria composta de mais de 50% pessoas com sobrepeso/obesidade?! Outra coisa: estudos indicam que há efeito placebo na maioria das vezes em que ingerimos algo e acreditamos que aquilo fará efeito. Portanto, com certeza, o resultado que vc conseguiu foi muito mais devido às mudanças no seu estilo de vida e menos ao uso desses suplementos. Procure levar uma rotina mais disciplinada com relação a sua saúde, buscando viver de forma saudável… Não precisamos abrir mão dos prazeres da cerveja e da pizza, só temos que saber usar o bom senso e o equilíbrio! Manter-se magro e saudável é consequência de uma VIDA SAUDÁVEL! Abraços.

  12. Olá, Renata!
    Eu treino ha uns 07 anos, e meu percentual de gordura e baixo, sou uma pessoa bem musculosa.
    Mas o que me intriga e que no meu abdomem, e as vezes em todo o corpo, tenho uma certa retenção, aquela camada fina de agua por debaixo da pele.
    Minha injestão de sal e minima, tambem não constumo consumir alimentos industrializados, porem minha dieta contem de 06 a 07 refeiçoes, TODAS elas com proteina.
    Seria essa quantidade de proteina que me faz reter? eu treino todos os dias, e faço cardio 3x por semana.
    Si for, o que posso fazer para ganhar mais musculos/volume, sem reter ou essa indesejavel agua subcutanea.
    Obrigada

    1. Olá Bárbara! O corpo apresenta mecanismos complexos para manter o equilíbrio de líquidos – até porque mais de 2/3 dele é composto de água. Quando este sistema deixa de funcionar adequadamente a água sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, provocando o edema, que pode aparecer por variações de pressão sanguínea, quantidade de proteínas no sangue (pode ser o seu caso), ação da força da gravidade, reação às altas temperaturas, problemas vasculares e circulatórios, doenças na tireoide, reações inflamatórias, ingestão de remédios como anti-hipertensivos, alterações renais, cardíacas ou hepáticas e ingestão excessiva de sal (o que não é o seu caso). Porém, será mesmo que essa sua retenção é tão evidente a ponto de ser alguma alteração orgânica ou vc que é muito exigente com o seu corpo?! REFLITA! Contudo, se realmente é alguma disfunção, é necessário consultar um médico para identificar a causa. Espero ter ajudado. Abraços e Feliz 2013!

  13. Olá Bárbara! O corpo apresenta mecanismos complexos para manter o equilíbrio de líquidos – até porque mais de 2/3 dele é composto de água. Quando este sistema deixa de funcionar adequadamente a água sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, provocando o edema, que pode aparecer por variações de pressão sanguínea, quantidade de proteínas no sangue (pode ser o seu caso), ação da força da gravidade, reação às altas temperaturas, problemas vasculares e circulatórios, doenças na tireoide, reações inflamatórias, ingestão de remédios como anti-hipertensivos, alterações renais, cardíacas ou hepáticas e ingestão excessiva de sal (o que não é o seu caso). Porém, será mesmo que essa sua retenção é tão evidente a ponto de ser alguma alteração orgânica ou vc que é muito exigente com o seu corpo?! REFLITA! Contudo, se realmente é alguma disfunção, é necessário consultar um médico para identificar a causa. Espero ter ajudado. Abraços e Feliz 2013!

  14. Olá Renata! Então, meu sonho sempre foi prestar o concurso da P.M, porém agora que surgiu a oportunidade estou muito acima do peso, como tenho 28 anos essa seria teoricamente a minha ultima oportunidade pois a idade máxima permitida é de 30 anos. Mas pelos cálculos que fiz tenho que perder 18 kilos para poder chegar ao IMC 28 que é o exigido no edital. A prova física será daqui uns 3 meses… já estou fazendo academia e consultei uma nutricionista pra reeducar minha alimentação. Minha pergunta é: tem como eu conseguir esse objetivo sem apelar para os suplementos? Pois estou pensando seriamente em apelar, nunca tomei, mas sempre tive muita , muita dificuldade em perder peso. Completo que tenho uma vida ativa, corro de forma amadora em corridas de ruas mas meu peso, apesar dos treinos , nunca baixou.

    1. Olá Thaty! Acredito que vc consegue atingir esse objetivo sem suplementos, porém, se vc se sente mais segura e motivada usando um suplemento, peça uma indicação para a sua nutricionista. Se o seu peso nunca baixou, mesmo com treinos de corrida, é porque vc está consumindo mais calorias do que gastando. Já que o seu objetivo tem que ser alcançado em +/- 90 dias, procure fazer exercícios aeróbios todos os dias, durante 60 min., variando a intensidade; e também faça exercícios de força que serão avaliados no concurso, 3/4x por semana. Se vc se dedicar aos treinos e à reeducação alimentar com honestidade e determinação, vc consegue eliminar esses 18 kg em três meses. Se precisar de ajuda, estou à disposição. Força, foco e determinação nesse ano de 2013! Siga em direção ao seu sonho, persista! VOCÊ É CAPAZ!!! Abraços.

  15. Não posso deixar de parabeniliza-lá desse site tão rico em informações importantes!!! Parabéns adorei!!!Bom Renata, tenho 33 anos e estou com sobrepeso. Tenho 76kilos e meço 1,69. Agora estou fazendo exercicios de 1 hora na esteira (aproximadamente 15 dias) e não vi resultado nenhum. Tirei bastante o açucar e os carboidratos. Será que estou fazendo a coisa certa? Você tem alguma sugestão para me auxiliar e ajudar? A 2 meses atrás quase fiz uma loucura, procurei um cirugião plastica e iria fazer lipoabdminoplastia que ficou uma fortuna. Mas nada melhor em ter pessoas boas ao seu lado e na hora certa e mostrar o outro lado da moeda e tb a nossa intuição espiritual (fiquei c/medo rsrsrs). E agora coloquei na minha cabeça que quero perder peso somente com exercicios fisicos. Tenho outro fato muito importante que na minha gestação engordei 26 kilos e fiquei muitoooo barriguda. Será que com os exercicios, minha dedição e força de vontade perderei essa barriga feia? Tenho medo somente da sobra de pele, isso me deixa loucaaaa. Bom ficarei no aguardo da sua resposta que para mim é mega, super, hiper, importante. Beijos Carina

    1. Olá, Carina! Pelo visto vc está fazendo a coisa certa sim, Carina. Vc saiu do sedentarismo e está buscando se alimentar melhor. Em 15 dias os resultados são poucos visíveis mesmo. Para aumentar o gasto calórico comece a fazer caminhada com trote, ex: 10 minutos de aquecimento na velocidade 6; 1 minuto de trote numa velocidade entre 7 e 7.5; 2 minutos de caminhada. Vai alternando a caminhada com o trote e, conforme a sua resistência for aumentando, comece a aumentar o tempo do trote e diminuindo o da caminhada. Diminua a ingestão de gordura também que é muito mais calórica que o carboidrato. Para vc não ficar com flacidez, faça exercícios de força. E tenha paciência que, com dedicação e força de vontade, vc consegue! Bjs

  16. OI Boa Noite… estou malhando em uma academia, e gostaria de saber qual tipo de suplemento alimentar que posso tomar para auxiliar na redução de peso… Tenho 1.62 cm de altura e peso 70kg

    1. Olá, Eliana! Pelo visto vc não leu o artigo inteiro… rsrsrs. Não recomendo a utilização de suplementos para redução de peso, pois se os mesmos funcionassem, metade da população não estaria acima do peso, concorda? O que vc pode fazer é inserir alimentos considerados termogênicos na sua alimentação, tais como café, chá verde, guaraná em pó, gengibre, pimenta, etc. Consulta um nutricionista, pois ele poderá estabelecer a quantidade exata para vc. Abraços.

  17. Olá, Eliana! Pelo visto vc não leu o artigo inteiro… rsrsrs. Não recomendo a utilização de suplementos para redução de peso, pois se os mesmos funcionassem, metade da população não estaria acima do peso, concorda? O que vc pode fazer é inserir alimentos considerados termogênicos na sua alimentação, tais como café, chá verde, guaraná em pó, gengibre, pimenta, etc. Consulta um nutricionista, pois ele poderá estabelecer a quantidade exata para vc. Abraços.

  18. Olá Renata, eu gostaria de saber se posso tomar esse Whey Protein para dar energia para malhar, eu fico fraca, desanimada, não consigo fazer o treino com a intensidade que preciso, pois preciso emagrecer, eliminar gordura. Me ajude. Faço hidroginastica 3x e musculaçao 5x, na semana. Abraço.

    1. Olá, Joana! O Whey Protein não é recomendado para dar energia, e sim para reconstrução/recuperação muscular. Consulte um nutricionista para rever a sua alimentação e verificar se o desânimo e a fraqueza não são devidos à falta de algum(s) nutriente(s). Abraços.

  19. Bom dia Renata! Primeiramente gostaria de parabeniza-la pela sua dedicação e carinho pelos seus leitores

    Estava procurando suplementos para emagrecer e achei sua matéria e li quase todos os comentários rs, em 2010 tomei um remédio manipulado e emagreci exageradamente em 2 meses mas fiquei flácida adquiri muitas estrias e entrei em depressão depois disso nunca mais fui a pessoa alegre de sempre e engordei o dobro em pouquíssimo tempo (no mesmo ano) fiz musculação por um bom tempo e não vi resultados (minhas pernas estavam maravilhosas mas o resto não vi diferença) pensei dessa vez em fazer a redução de estomago mas o risco é grande, ouvi falar de um suplemento chamado L-Carnitina 2000 mas o mesmo só resolve com execícios caso seja tomado sem os execícios a flacidez é certa. Gosto muito de dançar e resolvi fazer aulas de dança do ventre e tomar L-Carnitina 2000 mas depois do seu post fiquei insegura.
    Preciso de uma opinião principalmente a questão da redução de estomago grata!

    1. Olá, Tamara! Quanto ao uso de suplementos para emagrecer vc já sabe a minha opinião. Vamos ser críticos: será mesmo que algum suplemento contribui com o emagrecimento de forma efetiva com 50% da população acima do peso? Só quem lucra com esses suplementos é a indústria! Vc somente jogará dinheiro fora se continuar consumindo suplementos. E se vc quer mesmo consumir alguma coisa, consulte um nutricionista primeiro. Quanto a redução do estômago, não posso emitir uma opinião clínica da real necessidade dessa cirurgia já que não a conheço e não sou cirurgiã gastroplástica. Porém, de nada adiantará a cirurgia se vc não mudar a sua relação com a comida, com o seu corpo… ou seja, consigo própria. O posterior sucesso da cirurgia dependerá da sua mudança interna. Conheço pessoas que se submeteram à cirurgia, emagreceram e voltaram a engordar novamente, pois a mudança interna não foi trabalhada. Converse com seu médico e, se continuar insegura, consulte outros médicos. Abraços.

  20. Muito boa essa matéria!
    Eu gostaria muito de reduzir meu percentual de gordura. Não ligo pra peso na balança porque sei que isso não é o que define, pois já pesei 46kgs e não tinha coragem deu usar um biquini!
    Porém tenho muitas dificuldades, nunca consegui baixar de 24% mesmo fazendo musculação há 4 anos e cuidando da dieta. Recentemente comecei a treinar mais forte e a correr para ver se ajuda, mas não sei dosar corrida com musculação. Vi que acima nos comentários foi recomendado correr 2x por semana (pelo menos).
    Até quanto é ideal correr pra que não prejudique a massa magra ou a recuperação muscular?
    Obs.: também pratico jump 2x por semana, mas já estou tão acostumada que saio da aula sem uma gota de suor rsrs então não sei se contaria muito, por ser só 2x também.

    1. Olá, Alice! O ideal é correr nos mesmos dias em que vc treina membros inferiores. E a alimentação é primordial para não perder massa muscular. Será que vc está se alimentando adequadamente?! Consulte um nutricionista, pois provavelmente o seu percentual de gordura não diminui devido à alimentação. O jump pode continuar sendo realizado se é algo que lhe dá prazer, mas com o objetivo de emagrecer, parece que não está contribuindo muito. Abraços.

  21. Olá pessoal!!! Algum poderia me indicar algum suplemento para ajudar na queima de calorias, ou seja, perder as gordurinhas localizadas. Treino musculação e faço artes marciais a anos, porém na estética ainda não obtive um resultado bom, principalmente na região abdominal.
    Agradeço a atenção de todos!!!

    1. Olá, Gleidson. Não indicamos suplementos. O certo é consultar um nutricionista para saber o que é melhor para vc. Abraços.

  22. Hahahahahahahah, mas essa gente q esta a pedir suplementos não leu?, Renata, eu sou Angolana nunca usei suplementos e encontrei este post por que tenciono usar e vou e ainda n mudei de ideia, eu treino artes marciais mas como parei por um tempo devido algumas lesões engordei e me sinto agora muito pesada, e quero usar suplementos por uns meses.
    Queria parabeniza-la pela sua iniciativa e eu concordo plenamente com a reeducação alimentar e exercícios físicos porque resulta mesmo e eu sou prova disso, quanto a população obesa, tenho a opinião q emagrecer depende da força de vontade de cada um, uns não conseguem por doenças outros por falta de motivação etc. A verdade é q cada um tem as suas razoes, e por isso eu n diria q se os suplementos funcionassem haveria menos obesidade, mas o certo é q eu respeito muito a tua opinião e q sempre fui contra emagrecer com remédios, mas vou usar o suplanto por 4 meses, se eu não atingir o meu objetivo paro e se atingir tbm paro, simplesmente por nao ser uma pessoa q gosta de depender d remédios. Sou gordinha saudável, amo exercícios xtou acima do peso e tenho 1,60 meu objetivo é pesar 65, apesar d n ser o peso ideal para a minha altura mas me sentiria bem com 65 porque n gosto de ser muito magra, e 65 é um peso saudável ao menos eu considero isso pra mim. Bjs ré.

    1. Obrigada, Tamara. Sou contra o uso de suplemento para emagrecer, mas cada pessoa sabe o que é melhor para si. O objetivo do post é esse: reflexão. Abraço.

  23. Bom dia Renata!
    Sua matéria me foi muito útil e tenho lido bastante sobre o assunto ultimamente quando resolvi adotar um nova postura e sair do sedentarismo para encarar os próximos anos. Gostaria muito de seus comentários sobre o que vou expor:
    Tenho 46 anos, 101kg, 1,78m. Sedentário. Há 4 meses frequento academia onde faço 40 m de musculação e 50 minutos de exercícios aeróbicos (esteira, bike e abdominais) e já reduzi as medidas abdominais e 10 kg. Ouço falar no whey, clara de ovos e bcca, etc e tal qual você, acredito que o corpo deve se encarregar de prover os nutrientes para o fortalecimento ou o ganho de massa magra. Por isso recorro a você. Quais são as alternativas para que os exercício físicos não sejam em vão (li em alguns artigos, que se não há no organismo, proteínas, a prática de exercícios físicos pouco resultado trará). Ressalto que associei à prática de exercício físicos uma dieta e reduzi significativamente meus níveis de diabete e triglicéridies.
    No aguardo de seus comentários, antecipadamente agradeço ressaltando a importância desse espaço!

    1. Olá, Rodolfo! Parabéns por não ser mais sedentário, emagrecer e melhorar seus indicadores de saúde! Primeiro, OS EXERCÍCIOS NUNCA SERÃO EM VÃO! Por mais difícil que seja atingir determinada meta, praticar exercícios sempre será importante durante toda a vida. Realmente a ingestão de proteínas é necessária para a recuperação/reconstrução muscular, mas tomar Whey ou BCAA é algo que somente um nutricionista ou um nutrólogo pode indicar. Se vc se alimenta bem, consome carnes, leite e derivados, ovos e feijão com arroz, talvez não seja necessário o uso de suplemento. E continue firme nessa nova postura de vida que vc resolveu adotar, é para toda vida e vc só tem a ganhar. Força, foco e determinação. Abraço.

    1. Olá Ana!
      O tema é polêmico, mas o certo é que suplementos não fazem milagre. Tem que se dedicar e se esforçar sempre para obter resultados.
      Obrigada. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.