18 out

O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?

O que é BCAATodo mundo já ouviu falar de BCAA, seja na TV, na academia, internet, através de amigos, e assim por diante.. Mas afinal, o que significa é BCAA? Realmente quando lemos a definição, ficamos confusos, pois BCAA é uma sigla em inglês que significa Branched Chain Amino Acids, mas fique tranquilo, pois neste post vamos explicar tudo para você!!!

Antes de saber o que são BCAA’s você precisar saber o que é aminoácido.. Então, explicando de uma forma bem simples e resumida, aminoácido é um pedacinho da proteína. Ou, se você preferir uma explicação mais científica: Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre. A forma mais importante dos aminoácidos, os alfa-aminoácidos, que formam as proteínas, tem, geralmente, como estrutura um carbono central (carbono alfa, quase sempre quiral) ao qual se ligam quatro grupos: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio e um substituinte característico de cada aminoácido.

Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando os peptídeos e as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Funciona assim: AMINOÁCIDO -> PROTEÍNA -> MÚSCULO ( para se ter músculo, tem que ter proteína, e para se ter proteína, tem que ter aminoácidos).

Temos dois tipos de Aminoácidos, que são:

  • AMINOÁCIDOS NÃO ESSENCIAIS: Aminoácidos não-essenciais ou dispensáveis são aqueles que o corpo humano pode sintetizar, ou seja, produzir. São eles: alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina;
  • AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS: Os aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Dessa forma, são somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais, animais ou suplementos. São eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.

 

Entendendo o que é BCAA

 

O BCAA (Branch Chain Amino Acids) que traduzindo para português quer dizer Aminoácidos de Cadeia Ramificada, são aminoácidos essenciais (o organismo não produz e é proveniente da dieta), são constituídos de 3 aminoácidos: valina, isoleucina e leucina.

O BCAA é de especial interesse para os esportistas, fisiculturistas, praticantes de atividades físicas em geral porque são metabolizados nos músculos. Eles podem ser usados para produzir energia ou para construir novas proteínas.

Embora as fontes de proteínas completas, como carnes, contenham BCAAs, a pesquisa mostrou que a suplementação adicional pode ser benéfica. Uma vantagem da suplementação desses aminoácidos reside na sua capacidade de aproveitar ao máximo o período pré e pós-treino.

Durante os exercícios com pesos ou que exigem grande esforço físico, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular, portanto, é muito importante a suplementação com BCAA antes e depois do treino.

 

Por que tomar BCAA?

 

O BCAA possui um papel muito importante na recuperação de lesões musculares, lesões essas formadas durante um treino de musculação. Durante o treino, o corpo entra em estado catabólico (o catabolismo muscular é um processo onde existe um desgasto energético muscular, ou seja, uma degradação da massa muscular) e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. E o resultado disso é a perda de massa muscular.

O BCAA estimula a produção de insulina, que é um hormônio altamente anabólico, e que com sua elevação, propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos, e permite uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos. Por esses fatores citados, entende-se porque o período ideal para se consumir os BCAA’s é antes e depois dos treinos, para pode suprir todas essas necessidades.

 

Benefícios do BCAA

 

O BCAA pode ser utilizado como otimizador de desempenho tanto no esporte, quanto para praticantes de academias.

Em um estudo de Rogero e Tirapegui (2007) em relação a suplementação de BCAA sobre o anabolismo proteico muscular e diminuição da lesão no pós-treino. O resultado do estudo mostrou que a suplementação induziu a uma maior mobilização de proteínas da tradução do RNAm, contribuindo para uma estimulação maior da síntese proteica.

No pós-treino o BCAA, assim como qualquer outro aminoácido essencial, auxilia de forma positiva na síntese proteica, recuperando e aumentando o músculo para o próximo treino.  Porém foi verificado que o BCAA melhora os níveis plasmáticos de glutamina para a recuperação pós-treino (Blomstrand et al., 1995).

Além de competir com outro aminoácido o triptofano, acaba tornando o hormônio serotonina circulante na corrente sanguínea (Rossi e Tirapegui, 2004), diminuindo a percepção de esforço, aumentando assim, o peso e cargas em treinos de força, ou, acrescentando uma maior resistência em exercícios endurance (longa duranção).

 

Malefício do BCAA

 

O excesso de qualquer aminoácido mesmo que ligado a poucas ligações peptídicas pode trazer malefícios. Na sua quebra no estômago quando desnaturada pode causar em altas doses estresse renal, causando desconforto e náuseas, e se não procurar um médico o problema pode ficar grave resultando em cálculos renais decorrente do excesso de amônia nos rins.

 

Ingestão do BCAA

 

O uso da quantidade recomendada do BCAA é variável. Se o indivíduos possui em sua alimentação grandes doses de aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAA’s) a necessidade diminui. Porém estudos mostram que o BCAA tem a recomendação pode ser de 0,20g/Kg o que em média para uma pessoa de 75Kg X 0,20g de BCAA daria 15g.

Quantidades menores também vão surtir efeito, mas para se obter um melhor desempenho e uma recuperação mais rápida, uma dosagem maior será necessária para uma maior eficiência.

O BCAA Pode ser ingerido antes do treino para aumentar o rendimento do treino, depois do treino para interromper o catabolismo gerado pelo treino e durante o dia para diminuir ao máximo a perda de massa.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

BCAA Engorda? Não, BCAA não engorda, os BCAAs são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias, nem tão pouco carboidratos em sua composição. Elementos que seriam responsáveis para ganho calórico.

BCAA me ajuda a perder gordura? O BCAA é apenas um aminoácido, para perder gordura em geral, se deve ter em mente que o gasto energético diário deve ser maior que o valor energético total, resumindo, um nutricionista avaliando sua alimentação por questionários em geral vão ter em mente o calculo de quando você ingere de calorias diárias, e associar junto com um profissional de educação física um treino que passe quanto tem em calorias por dia.

BCAA define? Não, na verdade nenhum suplemento ou alimento gera definição, o que traz definição muscular é a associação de treino + boa alimentação, quando o número de massa magra aumenta e o percentual de gordura abaixa.

BCAA aumenta somente a massa magra? O BCAA como qualquer outro aminoácido essencial aumenta sim a síntese proteica, o que acaba gerando ganho de massa muscular, porém, o ganho de massa magra é decorrente do treinamento adequado mais a dieta em geral.

BCAA retém Líquido? Não, por se tratar de um suplemento com aminoácidos apenas, não contém nenhum componente que retém líquido no organismo.

Qualquer pessoa pode consumir BCAA? Pessoas que desejam obter ganho de massa muscular e melhora no seu desempenho esportivo podem estar tomando BCAA.

É preciso ciclar o BCAA para não trazer efeitos colaterais? Não, o BCAA diferente de hormônios exógenos não precisam ser ciclados, pois o corpo metaboliza o aminoácido para formação natural de uma proteína.

Posso utilizar o BCAA junto com Whey Protein? Até pode, mas está gastando dinheiro utilizando duas fontes de aminoácidos em uma mesma refeição. Lembrem que os aminoácidos formam uma proteína.

 

Referências Bibliográficas:


Blomstrand, E.; Andersson, S.; Hassmen, P. A.; Ekblom, B.;  Newsholme, E. A. Effect of branched-chain amino acid and carbohydrate supplementation on the exercise-induced change in plasma and muscle concentration of amino acids in human subjects. Acta Physiologica Scandinavica, v.153, n. 2, p.87-96, 1995;

Rogero, M. M.; Tirapegui, J. O. Aminoácidos de Cadeia Ramificada, Balanço Protéico Muscular e Exercício Físico. Nutrição em Pauta, v.83, p.28-34, 2007;

Rossi, L.; Tirapegui, J. O. Implicações do sistema serotoninérgico no exercício físico. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v.48, n.2, p.227-233, 2004.

 

Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
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54 comentários em “O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?

  1. Texto bom mais ainda ficou com uma dúvida, tomar antes e pós-treino ok, mais quanto tempo antes para ter um efeito satisfatório 30 min 1 hr? Eu pratico atividade a 1 ano, emagreci 8 kg e agora pretendo ganhar massa, estou atualmente com 57 kg, então, pela manhã e antes de dormir eu tomo a albumina, estava tomando o whey antes e depois do treino, mais vi que no site que eu estava errada, corrigindo, tomarei só depois do treino e tomo o BCAA duas cápsulas antes e duas depois do treino e minha alimentação tá bem disciplinada, estou fazendo direito?

    1. Muito bacana o texto, e o bacana mesmo é que ele abriu um ótimo espaço para debate! Acompanho o Blog a um bom tempo e gosto de trocar ideias!

      Andreia, fui orientado pela minha nutricionista para tomar o BCAA antes e depois do Treino, 30min antes e depois logo em seguida junto com o Whey. (Na própria embalagem dos BCAAs que tomei esta descrito o tempo que deve ser ingerido antes do treino, mas uma média é de 30min).. Com relação à utilização da sua albumina, minha nutricionista também indicou tomar antes de dormir devidos sua absorção lenta e o Whey assim que finalizar o treino. Acredito que da forma que você est fazendo esteja correto, porém o ideal seria você fazer uma consulta com um Nutricionista Esportivo, pois cada individuo possui particularidades, ou seja, o que é bom pra mim pode não ser bom para você e vice-versa!

    1. João, sou magro e meu objetivo é ganhar massa muscular, e como o foco do BCAA é recuperação e construção muscular meu nutricionista orientou a tomar no pré e pós treino.. Sendo assim acredito que não tenha discriminação do uso pelo fato da pessoa ser magro..

  2. Realmente BCAA tem muitos benefícios para o ganho de massa e definição muscular. Na minha opinião é uns dos suplementos mais importantes na suplementação. E ainda tem muita gente dando muita importância a suplementos placebo e esquecendo dos suplementos importantes.

  3. Estou tomando o BCAA ,mais as vezes tomo e não vou pra academia .Gostaria de saber se tomando desse jeito pode me prejudicar ou se não faz efeito?

    1. O BCAA é um construtor muscular, e você precisa de construtores musculares todos os dias a todo o instante.. Na realidade muitos suplementos devem ser ingeridos não somente no dia de treino e sim todos os dias, independe se houver treino ou não.. Mas o interessante no seu caso é ter uma dieta prescrita por um Nutricionista, pois ele tem o papel de avaliar sua real necessidade e com base nisso dizer o quando e quais dias você deve ingerir o BCAA.

    1. Acredito que mal não vai fazer afinal o BCAA é apena uma aminoácido que vai ajudar você na construção muscular.. o problema é que o resultado do seu treino feito no dia vai pelo ralo abaixo.. :(

  4. É uma ótima substância, mas cuidado com o exagero. A atividade física, por si só, gera uma desidratação no individuo por perda de liquidos e sais na transpiração. Com o uso de forma incorreta de proteínas e/ou seus formadores, as chances de se ter um problema renal é maior, principalmente nas pessoas que possuem predisposição a adquirí-la.

  5. Muito legal, estou afim de começar uma suplementação com BCAA, mas ainda tenho um pouco de medo pois nunca tomei nada, então tenho medos dos efeitos colaterais, ou de alguma varia da P.A, pois tenho que fazer controle da minha, mas o texto e bem legal só ficou meio vago na hora do falar dos efeitos colaterais fora isso e muito bom!

  6. Olá, costumo fazer uso de bcaa antes do treino mas depois só uso whey com dextrose se passar a usar whey com bcaa terei mais aproveitamento ou posso usar todos eles juntos.

    1. Ricardo no texto possui uma pergunta que que responde sua pergunta!

      Posso utilizar o BCAA junto com Whey Protein? Até pode, mas está gastando dinheiro utilizando duas fontes de aminoácidos em uma mesma refeição. Lembrem que os aminoácidos formam uma proteína.

    1. Faço uso de BCAA, já utilizei da seguinte forma: antes do Treino BCAA junto com a L-Cartinina onde não obtive nenhum problema..

      A função dos dois são diferentes, de forma simplificada: o BCAA serve para recuperação e construção muscular e a L-Cartinina serve para que você utilize sua gordura como fonte de energia..

  7. Olá Boa Noite …. Gostei bastante da publicação, tirei minha duvida sobre o consumo do produto – PÓS TREINO mas eu queria e se possível tirar uma duvida sobre a dosagem certa …. Eu tenho 32 anos e 96 kilos, estou perdendo peso, mas quero ganhar massa muscular e força física….. bom, tenho 96kg x 0,20 g de BCAA = 19,2 g ??? Esta certo?? E quanto de dosagem de água?

    1. Segundo minha nutricionista o Café preto interfere na absorção de alguns nutrientes, por exemplo, ela pediu para não tomar café após o almoço pois o café poderia interferir na absorção da proteína ou algumas vitamisnas que eu havia ingerido..

      Particularmente eu não tomaria o BCAA junto com o café da manhã ou próximo do horario de café, tomaria ele antes do treino, mas para isso seria necessário saber (Que horas você toma café? E que horas você Treina?) para saber se existe um intervalo onde poderia ser ingerido o BCAA..

  8. Eu tomo da seguinte forma:

    Acordo e tomo whey, em seguida já vou para a academia (1h30 todos os dias);
    Volto tomo whey + bcaa;
    A noite, antes de dormir, tomo albumina;

    Minha dúvida é… como eu já acordo e vou malhar, eu devo tomar bcaa; whey; ou bcaa+whey? Comenta ai pessoal..

  9. Oi, gostaria de saber se o BCAA é tomado sozinho ou acompanhado de creatina, tenho uma amiga que toma BCAA com a creatina e mais o Whey ….é certo tomar assim?

    1. Oi Brenda, acredito que não tenha problemas em ingerir o BCAA com os demais suplementos pois fui orientado pela minha nutricionista onde eu fazia a ingestão de BCAA com Creatina por exemplo…
      Com relação ao Whey, como o texto fala.. tem que ver se na propria dosagem do Whey não tem BCAA.. Se tiver uma boa quantidade de BCAA provavelmente você não precisa ingerir o dois juntos..

  10. Fiquei confusa com uma coisa..

    Primeiro diz: Tomar o BCAA pós-treino juntamente com o Whey Isolado é uma ótima alternativa para auxiliar na reposição mais rápida de BCAA nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo o overtraining.

    Depois fala: Posso utilizar o BCAA junto com Whey Protein? Até pode, mas está gastando dinheiro utilizando duas fontes de aminoácidos em uma mesma refeição. Lembrem que os aminoácidos formam uma proteína.

    Ficou contraditório…

    1. Seguindo o conceito de que toda proteína de origem animal contêm os 9 aminoácidos essênciais, a isoleucina, valina e leucina presente no BCAA é encontrada no Whey normalmente, e adicionar só aumentaria o trabalho de metabolizar os aminoácidos em proteínas, o excesso provavelmente poderia virar energia. O artigo foi revisado e algumas alterações foram feitas seguindo conceito de vários autores, e respondendo a Mariana o certo ou o mais adequado é utilizar o BCAA no pré-treino como uma fonte de energia secundária (na falta de glicose) evitando o catabolismo, ou no pós-treino com a função de aumentar a concentração de aminoácidos para a síntese de uma nova proteína. Melhor seria assim, BCAA no pré-treino evitando o catabolismo e regulando positivamente a sensação de dor com a ativação da serotonina, e no pós-treino, usar o Whey com algum carboidrato (isolado = menos proteína biodisponível).

      Espero ter sanado sua dúvida, Abraço!

  11. Estou pensando em começar a tomar… Creatina, Abulmina, BCAA, Carnivor (PROTEINA DA CARNE VERMELHA) e Dextrose.
    É uma boa? Gostaria muito de saber, pois vou importar.

    1. Parece ser um ótimo combo! Porém tem que ver ‘como’ e ‘quando’ você vai fazer a ingestão de cada um deles.. Isso é muito importante para que você não jogue $$$ fora!

  12. Pessoal, como foi informado na última frase do post. Não adianta tomar BCAA e Whey Protein, pois o Whey também contém aminoácidos. Vocês estão jogando dinheiro fora.

  13. Estou tomando BCAA antes dos treinos e Whey, proteínas após os treinos. Isso seria desperdício? Já que o recomendado e tomar BCAAa antes e depois e o Whey já possui BCAA.

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