11 set

Benefícios da Pasta de Amendoim para complementar a Dieta

Benefícios da Pasta de Amendoim para Dieta

Pasta de Amendoim, manteiga de amendoim ou creme de amendoim são nomes para este alimento rico em proteína, que agora ganha novos predicados. Conheça-os neste post.

Muitas pessoas desconhecem a benesses e os benefícios que a pasta de amendoim pode trazer à saúde como auxiliar na dieta, porém, com uma grande vantagem: Muito sabor!

Este produto, tão ligado à nossa infância, deixou um largo legado cultural em muitos países, e é consumido há séculos.

A história da Manteiga de Amendoim remonta aos astecas, que esmagavam amendoins assados até virar uma pasta, que era um pouco diferente da que conhecemos hoje.

Mas, a invenção da Pasta de Amendoim moderna, do jeito que a conhecemos hoje, costuma ser atribuída ao americano George Washington Carver.

O que não é verdade. Ele sim inventou mais de 300 usos para o amendoim, mas não a Pasta de Amendoim.

Esta pode ser creditada à pelo menos alguns inventores, como Marcellus Gilmore Edson, que em 1884 patenteou o produto a partir da moagem torrada dos amendoins, feita entre duas superfícies aquecidas.

Dr. Jonh Harvey Kellogg (o mesmo dos sucrilhos), que em 1895 registrou o processo a partir de amendoins crus. Ele promoveu o produto como uma fonte de proteína para pessoas sem dentes.

Ainda podemos dar créditos desta deliciosa invenção ao Dr. Ambrose Straub, criador da máquina para fazer a pasta, e também ao químico Joseph Rosefield que contribuiu para que a pasta ficasse mais cremosa.

Mas, como ela é feita? Quantas calorias tem? Podemos fazer em casa? São perguntas que responderemos neste artigo. Que a leitura seja proveitosa!

 

Como é feita a Pasta de Amendoim?

 

Como a maioria das invenções, ela foi se aperfeiçoando, e este produto cremoso que conhecemos hoje deve sua existência à isso. Tanto que em 1932, Rosefield começou a comercializar sua própria Pasta de Amendoim, de nome Skippy.

Quando compramos a pasta pronta no supermercado, nem imaginamos o quanto é um processo cuidadoso e demorado.

Os amendoins são plantados na primavera e colhidos antes de chegar o inverno (cerca de 4 a 5 meses depois). O solo não pode estar nem muito molhado nem muito seco para a colheita.

São utilizadas máquinas para soltar as plantas e cortá-las das raízes. A planta é levantada e chacoalhada para soltar a terra dos amendoins.

Depois eles descansam no sol de 2 a 3 dias para secar. Após são pesados, inspecionados para determinar sua qualidade e valor.

Posteriormente são levadas para estações de descasque, onde são removidos:

  • Resquícios de plantas;
  • Pedras;
  • Grãos imaturos (que não germinaram).

Em seguida ocorre a seleção e então, seguem para fornos especiais. Depois de assados, os amendoins são rapidamente resfriados para interromper o processo de cocção, a fim de manter a cor e evitar perda de óleo.

Quase na etapa final, passam para máquinas de descasque especiais, onde a casca é removida, os grãos são partidos e em seguida seguem para moagem.

Estes moedores podem ser ajustados para receber diversas quantidades de amendoins. Para evitar superaquecimento, as máquinas são constantemente resfriadas.

Enquanto são moídos, acrescenta-se 2% de sal, dextrose, estabilizadores feitos com óleo hidrogenados junto à pasta.

Durante todo o processo são submetidos à pressão contínua para proteger o produto de bolhas de ar.

Após isso são levados a uma “tremonha” de aço inoxidável para a mistura final e o processo encerra-se com a embalagem e então comercialização.

 

Benefícios da Pasta de Amendoim

 

Se nos Estados Unidos o creme de amendoim é largamente consumido e por toda a população, principalmente crianças, no Brasil ele ganha cada vez mais reconhecimento entre praticantes de atividades físicas.

Isto por que este alimento traz reconhecidas vantagens no ganho de massa muscular e na produção de energia, além da melhora da saúde em geral.

Mas, não apenas estes, confira outros que se sobressaem:

 

#Auxilia na prevenção de Doenças

Por conter uma quantidade considerável de vitaminas (especialmente a E) e minerais, além de ser um ótimo antioxidante, que retarda o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Ainda auxilia na defesa celular, o que ajuda no funcionamento do organismo.

 

#É bom para os Ossos

Graças a presença do magnésio – importante para a construção óssea – principalmente nas etapas de formação (infância e adolescência).

Também melhora a qualidade dos tecidos ósseos, o que é importante conforme chegamos a idades mais avançadas.

 

#Ajuda no ganho de Massa Muscular

Devido a grande quantidade de proteínas e de gorduras boas, a pasta de amendoim é uma importante ajuda na busca da hipertrofia e para praticantes de musculação em geral.

Além de ajudar as fibras musculares a se recuperarem, após exercícios intensos. Isto vai auxiliar na redução de câimbras, fadiga e dores.

O potássio presente, também é importante para o bom funcionamento das estruturas musculares.

Além disso, o creme de amendoim ainda:

Controla o apetite: Pelo alto número de fibras e proteínas, ajuda a reduzir o consumo diário de calorias, o que favorece a busca de emagrecimento, ao contrário do que se pensa.

Rico em gorduras boas: O que auxilia a prevenir doenças cardiovasculares.

Ótima fonte de energia: O que é ótimo para quem pratica atividades físicas com intensidade.

 

Calorias e Proteínas da Pasta de Amendoim

 

Como dito, para quem procura o ganho muscular ou a hipertrofia, a Pasta de Amendoim oferece uma ótima possibilidade de ingestão de calorias e proteínas.

Pois é um alimento de alta praticidade, de sabor agradável, e ajuda não somente ao ganho muscular, mas, para quem busca emagrecer também.

Como? Suprindo a nossa necessidade de consumir alimentos mais calóricos. O fato dele possuir Triptofano, que aumenta a nossa serotonina, cuja, é responsável pela sensação de felicidade e saciedade.

Uma porção de 15 gramas de Pasta de Amendoim, o que é equivalente a uma colher de sopa, possui 94 Kcal, o que corresponde a 5% da necessidade diária d uma pessoa que consome em média 2000 Kcal.

Leia também:

A importância da Testosterona para ganho de Massa Muscular

Como o ZMA ajuda a ganhar Massa Muscular?

Vitamina Turbinada para ajudar no Ganho de Massa Muscular

E em termos de proteínas, a Manteiga de Amendoim também não decepciona, pois, a mesma porção de 15 gramas fornece 4,2 gramas de proteínas, que representa 6% da necessidade diária.

Então, o consumo de Pasta de Amendoim é bastante recomendado para pessoas em geral e excepcionalmente para praticantes de exercícios, que buscam uma alta performance e mais energia nas suas atividades diárias.

Mas você não precisa apenas consumir o produto na forma industrializada. É possível fazer em casa um ótimo creme de amendoim. Aprenda como, a seguir.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Pasta de Amendoim Engorda?

Isso depende de como você utiliza a Pasta de Amendoim na sua dieta. Se você consumir a Pasta de Amendoim com moderação, ela não engorda.

Mais de 80% das gorduras encontradas no produto são de gorduras insaturadas, ou seja, as gorduras boas.

Segundo o National Center for Biotechnology Information, é necessário o consumo de 20 a 30% de gorduras insaturadas diariamente, para que haja em melhor aproveitamento das vitaminas.

Então, se incorporar na dieta de forma equilibrada só benefícios farão parte da sua vida, até mesmo porque existem versões integrais e que não contém açúcar.

E, lembrando também que, como citamos, este alimento promove uma maior sensação de saciedade, o que impede que a pessoa consuma produtos mais calóricos e evite comer mais vezes (famosas beliscadas).

Sem falar das grandes propriedades do amendoim para o organismo como publicações já feitas como a que segue.

Segundo o Journal of Nutrition, pessoas que consomem amendoins e outros tipos de nozes apresentam menores níveis de IMC (Índice de Massa Corporal) exatamente porque o corpo fica satisfeito, além de promover uma pequena aceleração no metabolismo corporal.

 

Pasta de Amendoim ajuda Emagrecer?

Sim, se aliada a uma rotina de exercícios. Ela fornece, como dito, bastante energia ao corpo, que pode ser utilizada para aumentar a intensidade de exercícios.

E, como falamos, ela aumenta a sensação de saciedade. Então, praticando exercícios regularmente, pode-se extrair o melhor da Pasta de Amendoim.

E como ela auxilia na construção muscular, ela aumenta a produção de massa magra. É ótimo consumir Pasta de Amendoim antes do treino para dar mais energia, e após para a reconstrução e ganho muscular e na recuperação física.

Só fique atento aos níveis açúcar das versões industrializadas, pois elas trazem um número alto de açúcar.

Por isso sempre recomendamos fazer em casa, com níveis de açúcar controlados ou substituídos por produtos como mel.

 

Receita Para Fazer a Pasta de Amendoim Caseira

 

Os americanos consomem mais de 300 milhões de quilos de Pasta de Amendoim por ano, o que dá mais de 1 quilo por pessoa.

Para aproveitar ao máximo os benefícios, saiba que poderá fazer em casa a pasta com amendoins. Vamos à receita:

1. Pegue os amendoins e coloque-os em uma assadeira. Preste atenção para que eles não fiquem desiguais, senão eles vão torrar de um jeito desuniforme;

2. Ligue o forno alto e espere 20 minutos;

3. Depois que os amendoins foram torrados, aguarde o resfriamento (pode colocar em um recipiente e resfria-lo com água para interromper a cocção);

4. Descasque os amendoins;

5. Coloque os amendoins descascados no processador ou no liquidificador. Bata com cuidado para não empelotar. Se ele parar, desligue e mexa com uma colher para separar da lâmina;

6. Acrescente 1 colher de sal e 1 xícara de açúcar (ou mel) e continue misturando até alcançar uma uniformidade e ficar bem solta;

7. Adicione duas colheres de óleo de amendoim para dar cremosidade.

E, com este procedimento extremamente simples, você consegue fazer Pasta de Amendoim caseira. É muito fácil.

 

Mas, para simplificar sua vida uma entre as várias sugestões deste alimento são disponibilizadas na Growth Supplements.

pasta de amendoim power oneMarcas tradicionais como a Pasta_de_Amendoim Crocante Power One com 1kg e Pasta_de_Amendoim Integral First Santa Helena de 500g estão disponíveis para incrementar sua dieta.

 

 

Pode Guardar Pasta de Amendoim na Geladeira?

Depende. Se você comprar uma Pasta de Amendoim Industrializada, pode guardar fora da geladeira. Isto porque estes produtos vêm com conservantes que impedem que eles estraguem

Agora, se você vai fazer creme de amendoim caseiro é recomendável que se guarde na geladeira. Pois todo o óleo, quando mantido em temperatura ambiente ele pode ficar rançoso e estragar em algumas semanas.

É claro, que quando se guarda na geladeira, a fórmula tende a ficar mais dura e perde sua cremosidade, saiba que fora de refrigeração a manteiga de amendoim um mês depois de aberto, ou até mais.

 

Qual o Valor médio da Pasta de Amendoim?

Uma Pasta de Amendoim de 1 quilo custa por volta de R$17,10, da marca Power One, altamente recomendada para pessoas que precisam da energia necessária para aumentar o rendimento de seus exercícios.

Ainda é possível encontrar versões com 500g por R$ 11,70 como a marca Santa Helena.

Essas duas referências são integrais, ou seja, feitas apenas com amendoim e não adicionam açúcar na fórmula.

 

Onde Comprar Pasta de Amendoim?

Um dos melhores locais para comprar Pasta_de_Amendoim é na Growth Supplements, que foi uma das poucas marcas a ser aprovada no teste de qualidade que avaliou os suplementos brasileiros.

A Growth Supplements trabalha somente com produtos 100% autênticos e garante o melhor preço e qualidade de seus produtos.

Sempre tratando o seu cliente como prioridade, fornecendo um chat onde é possível tirar dúvidas com nutricionistas aprovados pela CRN (Conselho Regional de Nutricionistas).

Sem dizer que navegando pelo site irá encontrar, além da pasta de amendoim, diversos outros suplementos que podem ser adquiridos e pagos com facilidade, graças ao parcelamento em diversos cartões de crédito.

Para facilitar a compra deste produto acesse, clicando aqui!

 

Para concluir o post de hoje, sugerimos que compartilhe as informações na rede social que preferir.

Também, se sinta à vontade para enviar perguntas e comentários sobre o assunto no espaço disponibilizado logo abaixo.

No mais, aproveite essa delícia para melhorar a rotina e os treinos!

 

Referências

Christopher Cumo. Foods That Changed History: How Foods Shaped Civilization from the Ancient World to the Present. ABC-CLIO.

“Nutrition facts for peanut butter, smooth style, without salt per 100 g”. Conde Nast for USDA National Nutrient Database, version SR-21. 2014.

“How peanut butter is made – material, ingredients of, manufacture, making, used, processing, parts”. madehow.com.

 




DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.