22 mar

O que é a Vitamina B2, para que serve, função, carência, excesso, alimentos, suplementos

O que é a Vitamina B2 para que serve função carência excesso alimentos suplementos

As vitaminas e os minerais são pontos fundamentais para que nosso organismo se mantenha saudável e sempre em equilíbrio. Para te ajudar a conhecer um pouco mais esses nutrientes, nossa série de posts sobre nutrição vem com informações completas sobre cada um deles.
.
Hoje iremos falar especificamente da vitamina B2, uma das principais do complexo B e que não deve ficar de fora da sua dieta.

Saiba mais sobre o que ela é, para que serve, quando se preocupar com a carência ou o excesso e em quais fontes alimentares você a encontrará em maior abundância.

Confira logo abaixo tudo que separamos!

 

O que é a vitamina B2?

 

A vitamina B2 é uma das vitaminas presentes no complexo B, que é um conjunto de substâncias fundamentais para que nosso corpo se mantenha equilibrado e saudável. Cada uma tem uma função específica no organismo e isso não é diferente no caso dela, que se enquadra no grupo exatamente pelo seu papel.

Seu nome científico é Riboflavina e sua ação é bastante generalizada, o que a torna essencial em boa parte dos órgãos vitais.

A Vitamina B2 é bastante conhecida entre atletas, já que ela pode otimizar um treino por completo – mas falaremos da sua função mais abaixo. Assim como qualquer nutriente, a Riboflavina é importante em todos os sentidos e sua deficiência pode ser percebida em poucos meses de baixa ingestão. Porém, os casos costumam ser bem raros, já que uma alimentação equilibrada em boa parte do tempo é capaz de suprir as necessidades diárias do nutriente.

É importante entender que qualquer sintoma da falta de vitaminas deve ser relatado ao médico, que saberá como agir para fazer a reposição necessária.

 

Para que serve a Vitamina B2?

 

Como falamos mais acima, a vitamina B2 faz parte do complexo B, que tem funções bem específicas no organismo. No caso da Riboflavina, sua ação é mais generalizada e sua presença é importante para a otimização de diversos órgãos e funções corporais. E a mais notada de todas é, sem dúvida, a aceleração metabólica. Essa ação pode ser resumida pela quebra de gorduras ao entrarem em contato com a vitamina, facilitando sua utilização como fonte de energia rápida. Como resultado, temos um metabolismo mais acelerado e mais eficaz.

Leia também:

Vitamina B6, para que serve, benefícios, função

Vitamina B12, para que serve, benefícios, função

Vitamina C, para que serve, benefícios, função

Vitamina D, para que serve, benefícios, função

Além disso, a Riboflavina age nos tecidos, reparando-os e fazendo com que eles cresçam. Esse é um dos motivos pelos quais, ela é excelente aliada do crescimento infantil. Fundamental nessa fase da vida, onde precisamos de força reparadora em todos os tecidos, a vitamina B2 é indicada por médicos quando uma criança apresenta dificuldades de se desenvolver – problema que pode ser causado por má alimentação ou mesmo por falhas genéticas.

 

Benefícios da Vitamina B2

 

Emagrecimento

O benefício que mais chama a atenção quando falamos da Vitamina B2 é sua ação no metabolismo, como explicamos mais acima. Mas o que isso causa na prática? Quem treina há bastante tempo ou mesmo está em uma dieta controlada, sabe que acelerar o metabolismo significa mais perda de gordura e em menos tempo. Obviamente, esse não é um motivo para que haja uma suplementação da vitamina, mas sim que ela seja consumida na quantidade certa. Dessa forma, há uma otimização da perda de peso, sem sobrecarregar o corpo.

É importante dizer também que a vitamina B2 age diretamente na gordura e a transforma em energia, que pode ser utilizada para os exercícios físicos mais pesados. Logo, pode-se compreender que o emagrecimento é um dos principais benefícios dela.

 

Previne doenças

A vitamina B2 é conhecida por sua ação antioxidante, fundamental para que haja o combate dos radicais livres, comumente associados à doenças graves, como câncer, por exemplo. Essa ação antioxidante também diminui as chances de intoxicação alimentar e até mesmo problemas no intestino.

Além da prevenção de doenças pelos antioxidantes, temos que citar o fato de que a vitamina B2 ajuda o organismo a absorver melhor os minerais ingeridos na alimentação, como o ferro e o ácido fólico, ambos fundamentais para uma saúde otimizada. Todos esses fatores promovem prevenção de doenças e um sistema imune muito mais fortalecido.

 

Reparação de tecidos

A reparação de tecidos que citamos mais acima não é fundamental apenas para o crescimento das crianças, mas também para quem está em treino mais pesado ou pretende começar um exercício muscular. Com sua ação reparadora, a vitamina B2 age diminuindo dores e desconfortos de um estresse no músculo, tornando o ganho de massa muito mais rápido e eficaz.

Por esse motivo, alguns suplementos trazem dosagens da vitamina, embora em menor quantidade para evitar efeitos colaterais negativos. Vale a pena procurar um profissional para deixar a dieta mais adequada a esses casos e incluir alimentos ricos na riboflavina.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Pele mais saudável

Por fim, a vitamina B2 tem uma ação bem específica na pele, já que ela atua reparando tecidos – e isso inclui o tecido da pele. Aliada ao fato de ser antioxidante, podemos ter uma melhora significativa da aparência do rosto, diminuição de rugas e até mesmo prevenção do envelhecimento precoce apenas com uma alimentação mais rica na riboflavina. Mais uma vez, lembramos que, nesses casos, só a dieta já é o suficiente para haver mudanças.

 

Carência de Vitamina B2 – O que ela causa?

 

Quando há uma deficiência nutricional no organismo, os sintomas costumam aparecer em poucos meses e isso não é diferente no caso da Vitamina B2. Embora ela seja de fácil acesso, quando não é consumida com frequência, pode causar:

Feridas na boca: Por ser uma vitamina fundamental para os tecidos, os primeiros sintomas de deficiência costumam atingir os locais onde há uma pele mais sensível e propensa a lesões, como os cantos das bocas. Embora esse sintoma possa significar outras doenças, a carência da riboflavina frequentemente é diagnosticada dessa forma.

Perda de energia: A perda de energia e a diminuição do metabolismo são sintomas mais secundários da falta de vitamina B2 e costumam surgir alguns meses depois de uma dieta desequilibrada nesse sentido. Pode haver fadiga, sonolência, fraqueza muscular e falta de disposição para atividades diárias, como trabalho e estudo.

Inflamações gerais: Com a vitamina em baixa, podem surgir inflamações gerais, como na garganta e nas gengivas.

É preciso procurar um médico sempre que o seu corpo sugerir algum problema e relatar se há uma alimentação ineficaz no sentido nutricional nos últimos meses. Através de exames e de consultas, ele saberá qual é a deficiência e poderá sugerir um tratamento correto.

 

Excesso de Vitamina B2 – O que ele causa?

 

Não é comum haver excesso de vitamina B2, já que ela não costuma ser utilizada como suplementação sem recomendação e porque ela é comumente eliminada pela urina diariamente. Porém, caso ocorra, alguns problemas podem surgir e os sintomas iniciais de um possível excesso são:

Alergias: Podem haver sintomas parecidos com sua deficiência, com alergias na pele ou mesmo feridas na boca que não se curam sozinhas e não têm nenhum tipo de diagnóstico conhecido.

Sensibilidade à luz: Pode haver problemas para enxergar em ambientes muito claros, porém, isso é mais comum em pessoas que usam suplementos por anos sem prescrição médica.

Em suma, o ideal é procurar o médico caso faça uma suplementação e apresente algum sintoma negativo.

 

Alimentos com Vitamina B2

 

Em geral, os alimentos mais ricos em vitamina B2 são os de origem animal. Por esse motivo, é mais comum que pessoas com restrição alimentar, como vegetarianos e veganos, sofram mais com sua deficiência. Vamos listar as principais fontes conhecidas:

Carnes vermelhas: Carnes de boi estão entre as principais fontes de vitamina B2. Entre elas, o fígado está em primeiro lugar, sendo a fonte mais rica de todas. Depois, está a carne comum.

Alimentos de origem animal: Ovos e leites vem logo atrás das carnes como fontes poderosas de vitamina B2. Os ovos são líderes, seguidos pelo leite de vaca e seus derivados, como queijos e manteiga.

Soja: Quem não consome nenhum alimento de origem animal pode se beneficiar da soja, que é considerada uma fonte de vitamina B2, embora em menor quantidade do que as carnes.

Em comparação, as carnes podem apresentar quase 10 mg de vitamina B2, contra 0,4 da soja e outros alimentos como cogumelos. Se você for vegetariano, é recomendado procurar um nutricionista para fazer essa compensação diária através da escolha de alimentos substitutivos.

 

Suplementação

 

Como compreendemos ao longo desse texto, a suplementação de vitamina B2 deve ser feita apenas quando há o acompanhamento médico, já que ela pode causar efeitos colaterais negativos. Será através de exames e de diagnósticos preciso, que o profissional saberá se a melhor saída é buscar readequar a dieta ou começar com cápsulas da vitamina por algum período até que os sintomas desapareçam.

Leia também:

Vitamina B6, para que serve, benefícios, função

Vitamina B12, para que serve, benefícios, função

Vitamina C, para que serve, benefícios, função

Vitamina D, para que serve, benefícios, função

Já os suplementos alimentares para atletas, onde há quantidades menores de vitaminas, o risco de excesso é menor. Porém, eles também devem ser indicados por um profissional, seja ele um treinador físico ou um nutricionista que compreenda a fundo as necessidades do organismo daquele indivíduo. Por isso, evite a automedicação e a auto suplementação sem apoio de um médico.

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!

 






DICAS RELACIONADAS


Um comentário em “O que é a Vitamina B2, para que serve, função, carência, excesso, alimentos, suplementos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.