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nov 04

Aeróbicos em jejum Vs Perda de gordura

 

Fala galera! Devido às solicitações dos leitores e por ser um assunto de grande interesse de todos que praticam atividades físicas e até os que não praticam, venho botar em pauta mais uma vez um artigo sobre perda de gordura e definição muscular. A perda de gordura corporal é de interesse de fisiculturistas, profissionais da área de musculação, nutrição e até de pessoas que não praticam exercícios físicos. Todos buscam  por um corpo sarado!! Sempre falo sobre a importância da aerobiose em jejum para a perda de gordura, e vejo muitas duvidas e até críticas destrutivas sobre meu incentivo a essa prática, então decidi desmitificar esse tema e esclarecer o melhor possível o lado bom e ruim da aerobiose em jejum.

 

Que horas praticar?

A atividade deve ser feita pela manhã, após acordar. Nunca durante o dia! Justamente por você não poder deixar de comer durante o dia pra fazer o aeróbico em jejum. Você já passa de 6 a 8 horas na noite sem se alimentar, se ficar sem comer durante o dia  para praticar a sua corrida, vai catabolizar demais!! Fora que é necessário se alimentar bem durante o dia para ter energia e poder trabalhar, estudar, etc.

 

Qual exercício aeróbico fazer?

É recomendado fazer uma caminhada forte ou um trote leve pela manhã, por 30 minutos, dependendo do seu condicionamento físico esse limite pode ser até 45 minutos, mas nunca passar disso.  É recomendado que a atividade seja feita progressivamente, ou seja, comece com 15 minutos, depois de uma semana, 20, e assim por diante, para que se condicione e não desmaie durante a atividade! Respeite os sinais que seu corpo lhe dá.

 

Vou perder massa muscular?

A participação das proteínas no exercício aeróbico em jejum é de 5 a 15% na geração de energia, logo o catabolismo não é intenso. Não extrapole no tempo de atividade e procure suplementar a alimentação com BCAA’s, por exemplo, para evitar o catabolismo.

 

A eficiência é comprovada? corro riscos?

Em um aeróbico normal o glicogênio está em alta e será usado como fonte primária de energia, e até o corpo usar a gordura como fonte de energia, passa-se por um processo lento e mais demorado, além de o corpo usar a massa muscular como fonte, secundariamente. Isso não nosso objetivo, não é marombeiros? A ciência hoje, (graças a Deus e para o desespero dos anti-maromba, que dizem que nós marombeiros não sabemos o que fazer), provou a eficiência para perda de gordura dos aeróbicos em jejum. É recomendado que se tenha com um doce no bolso, caso sinta tonturas e assim , parar de fazer imediatamente a atividade.

‘’No estado alimentado¸ a fonte predominante de energia é areserva deglicogênio hepático e muscular¸ e a maior participação dos lipídios ocorre somente após 20-25 minutos de atividade. As proteínas¸ por meio da via proteolítica¸ são responsáveis por apenas 5-15% do fornecimento de energia neste processo. Já no estado de jejum¸ devido à baixa reserva de glicogênio e consequente reduzida participação da via glicolítica¸ a fonte predominante de energia são as gorduras¸ por meio da beta-oxidação, ou seja,¸ os triglicerídeos são quebrados em glicerol e ácidos graxos e este último é convertido em Acetil CoA para posterior entrada no ciclo de Krebs e oxidação (CHAMPE¸ HARVEY¸ FERRIER¸ 1996).

A literatura científica comprova que durante o aeróbio em jejum a presença de glicerol e ácidos graxos livres no sangue é significativamente maior do que no estado alimentado¸ reflexo da maior participação de gorduras (BOCK¸ RICHTER¸ RUSSEL et al¸ 2005; PACY¸ BARTON¸WEBSTER¸ GARROW¸ 1985).”

Segundo Waldemar Guimarães “O objetivo do aeróbico em jejum não é melhora de rendimento e sim maior queima de gorduras”

Viram a referencia? Conhecem Waldemar Guimarães? Estão mais tranquilos agora?

Comece a atividade aeróbica em jejum com moderação e potencialize sua queima de gordura! Os frangos e biquinosas vão pirar, mas se você não tiver nenhuma restrição que impeça a atividade como diabetes por exemplo, faça com moderação. Fica a dica!!!

 

 

Referências:  GUIMARÃES, Waldemar.: Aerobiose em jejum¸ fazer ou não fazer? Disponível em waldemarguimaraes.com.br (2012).

CHAMPE, P. C.; HARVEY, R. A.; FERRIER, D. R. Bioquímica Ilustrada. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 1996.

BOCK, K.; RICHTER, E. A.; RUSSEL, A. P. et al. Exercise in the fasted state facilitates fibre type specific intramyocellular lipid breakdown and stimulates glycogen resynthesis in humans. J Physiol, v. 564, n. 2, p. 649-660, 2005.

PACY, P. J.; BARTON, N.; WEBSTER, J.; GARROW, J. S. The energy cost of aerobic exercise in fed and fasted normal subjects. The American Journal of Clinical Nutrition, p. 764-768, 1985.

 

O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

 

Enviado pelo Vinicius Tonioli.

  • Atleta de fisiculturismo Xplode;
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87 comentários

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  1. Felipe

    Olá!

    Muito obrigado pelas dicas esclarecedoras, tenho também algumas dúvidas.
    Estou andando 30-45 minutos cedo em jejum, pretendo comprar uma BCAA para tomar antes e após o exercício costumo ingerir uma fruta e uma dose de Whey.

    Quando vou treinar a tarde, após o treino e algumas exercícios abdominais, gostaria de saber se devo correr ainda mais um pouco na esteira para acelerar o processo (15-20min).

    Muito obrigado, o site já está favoritado.

  2. Siliane

    Excelente seu post!!! Estava em busca de respostas e não encontrei em lugar algum informações tão importantes e conclusivas como a sua…Parabéns!!! Agora uma pergunta…estou fazendo aeróbicos pela manhã e à noite e faço musculação em dias alternados para ajudar na queima de gordura, que suplemento acha que poderia se adequar mais ao meu treino antes, durante ou depois para acelerar esse processo de emagrecimento? À noite após o treino tomo shake básico, mas, não sei se isso está correto, agradeço desde já pelas informações! Valeu…E bora gente!!! força de vontade!!! uhuuuuu…

  3. Igor fuly

    Olá, alguém poderia dar umas dicas sobre o que comer apos esse exercício em jejum.!

    1. Patrick

      Cara você só vai poder comer 30 minutos depois de finalizar o exercício, mas procure comer algo leve como uma fruta e um copo de leite!

  4. Leandro Junior

    Olha eu so tenho tempo de treinar de noite como posso fazer aeróbico em jejum ??? Posso ficar sem comer por de 6 a 8 horas durante o dia e fazer o aerobico em jejum de noite ??

    1. Cecilia

      Leandro Junior, você leu o artigo? Pois ele deixa bem claro que aeróbico em jejum e só pela manhã!

    2. Fabio

      Faz o seguinte: Da hora que você acordar até a noite não coma nada. Aí você vai fazer o melhor aeróbico em jejum de todos os tempos.

  5. DG

    O exercício tem que ser feito só pela manha, antes de correr você não ingeri nada, só água e se tiver um termogênico também é bom por que acelera o metabolismo e com isso a perda de gordura é maior.
    Após correr em jejum sempre é bom tomar uma whey hidrolizada pó que é de absorção imediata e previne o catabolismo. Após 30 minutos tomar café, leite de soja light ou suco de laranja da fruta se o uso de açúcar com uma torradinha de pão integral e 2 fatias de peito de peru defumado, frutas também fazem a diferença, muito boom.

  6. Yvette

    Obrigada pelos esclarecimentos. O único horário que posso fazer atividade êh pela manhã, bem cedo, mas sempre tive dificuldade pois tomo hormônio da tireóide, e depois do medicamento preciso esperar 1 hora para tomar café da manhã, e como tinha medo de fazer atividade em jejum, terminava sem fazer nada por causa do tempo. Comecei fazendo 20 minutos, hoje faço 45 de esteira em jejum, nunca passei mal, estou emagrecendo e vencendo a depressão. Não sou marombeira, estou longe disso, mas estou muito feliz e grata pela sua ajuda.

  7. Thiago

    Olá, sou professor de fitness e professor de box gostei muito do tema jejum, porém penso que seria interessante passar mais dicas pois, trabalho com pessoas que estão acima do peso, vai ser muito bom elas saberem mais sobre o quer comer pois treino um abraço a todos.

    1. DT

      Olá Thiago, obrigado pelo feedback!
      De uma olhada no post http://www.dicasdetreino.com.br/nutricao-pos-treino/ acreditamos que o mesmo possa te ajudar!
      Abraço e boa leitura!

  8. Bruno Uchôa

    Parabéns pelo artigo!!!!!!

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