Caminhada para Emagrecer, conheça dicas para tirar o Melhor Proveito da Caminhada

Caminhada para Emagrecer
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Como sabemos a caminhada é o nosso meio de locomoção, mas alguns hábitos modernos, como os carros, motos, enfim, os veículos, acabaram afastando muita gente dessa prática, porém, a situação pode mudar, é só coloca-la prática.

Quer algum exercício mais fácil do que caminhar? Não é preciso de habilidade, é de graça, e o melhor, pode ser feito o horário que a pessoa determinar, a qualquer hora do seu dia, sem contar, que também não restrição de idade.

No entanto, devemos lembrar que a caminhada também é uma atividade física. Logo, não devemos deixa-la somente para os finais de semana, devemos praticar todos os dias, já que a mesma também possui inúmeros benefícios.

Leia também:

Corrida e seus Benefícios, conheça alguns deles!

Conheça os riscos da Caminhada para Perder Peso

Os verdadeiros Benefícios Psicológicos do Exercício Físico

De acordo com um estudo feito pelo Ministério da Saúde, houve um aumento  de 24% no número de praticantes de exercícios nos últimos onze anos. E o destaque foi para a prática/caminhada que cresceu cerca de 194%, ou seja, a caminhada é o exercício físico mais comum, praticado por 33,6% da população. Na sequência, aparece a musculação, com 17,7%, o futebol com 11,7% e as lutas e artes marciais com 2,3%.

 

 

Quais os benefícios que a caminhada proporciona?

 

 

Assim como qualquer outra pratica esportiva, a caminhada também possui inúmeros benefícios.

Por isso, para quem ainda esta na vida sedentária e não tem condições ou não quer fazer musculação, qualquer tipo de exercício, a caminhada é uma ótima forma de começar um novo estilo de vida.

Veja abaixo alguns dos benefícios da caminhada:

 

# Melhora a Circulação

Caminhar aproximadamente 40 minutos por dia é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o fim do exercício. Isso, porque a caminhada aumenta o fluxo de sangue, logo, a pressão arterial diminui. Além disso, melhora a circulação da hemoglobina e a oxigenação do coração.

 

# Deixa o pulmão mais Eficiente

Outro órgão beneficiado quando caminhamos, é o pulmão, porque quando a prática é feita, as trocas gasosas que ocorrem nele são mais poderosas, ou seja, as impurezas saem do pulmão. Também, ajudam a dilatar os brônquios, prevenindo algumas doenças nas vias aéreas.

 

# Combate a Osteoporose

Uma das doenças mais comum nas pessoas com idade avançada é a osteoporose. E a caminhada, ajuda? Caminhar é ótimo para prevenir esta doença! O impacto com o chão fortalece os ossos, facilitando a absorção do cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a adquirirem a osteoporose.

 

# Afasta a Depressão

Assim como qualquer outra atividade física, durante a caminhada, o corpo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de felicidade, relaxamento. Desta maneira, quando mais o individuo caminha, mais endorfina produz, consequentemente, mais animado ficará. Logo, não terá espaço para a depressão.

 

# Aumenta a sensação de Bem Estar

Como caminhar traz felicidade, relaxa, a sensação de bem estar aumenta, principalmente quando a caminhada é feita em locais como parques, jardins, áreas verdes.

 

# Deixa o cérebro mais Saudável

Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, os estímulos recebidos durante a caminhada aumenta a coordenação, fazendo com que o cérebro seja capaz de responder ainda mais os estímulos, sejam eles visuais, táteis e olfativos. Portanto, caminhar deixa o cérebro mais saudável.

 

# Diminui a Sonolência

Caminhar durante o dia faz com que o corpo tenha um maior pico de adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto horas depois do exercício, assim, a caminhada melhora na qualidade do sono a noite.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

# Mantém o peso em equilíbrio e Emagrece

Quem acha que caminhar não emagrece, pode eliminar essa opção. Caminhar ajuda a emagrecer sim! Então, para quem esta pensando em começar alguma atividade física, a caminhada é uma boa iniciativa, porque acelera o metabolismo, até mesmo depois de sua prática, e traz inúmeros benefícios para a saúde.

 

# Protege contra Derrames, Infartos

Além de proteger das doenças que já citamos acima, caminhar também preveni os derrames e infartos, pois ela ajuda a controlar a pressão sanguínea, regula os níveis de colesterol, impedindo que os vasos se dilatem.

 

# Protege contra Diabetes

Durante a caminhada, a insulina é produzida em maior quantidade. Por isso, quanto maior a quantidade de insulina no corpo, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar circula livremente pelo corpo, pode causar a diabetes.

 

Quais os cuidados devem ser tomados durante a caminhada?

 

Assim como em qualquer outra atividade física, devemos tomar alguns cuidados importantes, para assim realizar o exercício confortável e com segurança. Estes cuidados abaixo ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação e até mesmo queimaduras.

Os cuidados incluem;

# Usar um tênis confortável;

# Usar roupas leves, claras;

# Utilizar protetor solar, óculos escuros, chapéu ou boné;

# Evitar horários mais quentes, como entre 11h e 14h;

# Alongar-se antes e depois da caminhada, para ativar a circulação e prevenir as cãibras.

 

Entenda o treino e entre no ritmo da Caminhada para Emagrecer

 

Para quem esta começando ou quem já caminha, é sempre bom fazer algumas variações no treino, inclusive para não desanimar. Em vista disso, é necessário entender a intensidade do treino e depois coloca-lo em pratica no dia a dia.

Acompanhe como determinar a intensidade do treino:

CL = Caminhada Leve (é uma caminhada na qual o individuo não transpira muito, consegue caminhar com facilidade, de forma confortável;

CM = Caminhada Moderada (é uma caminhada onde o passo fica mais rápido e a respiração mais difícil);

CF = Caminhada Forte (é uma caminhada em que a pessoa fica ofegante, não consegue conversar e movimenta bastante os braços);

TR = Trote (é a velocidade de uma caminhada rápida, com o movimento parecido de uma corrida).

 

Exemplo de treino baseado nas intensidades acima para quem deseja emagrecer:

 

SEMANA 1

 

Segunda e quarta: 20 min de CL + 20 min de CM. Total: 40 min

Terça e quinta: 10 min de CL + 25 min (alternar 3 min de CM e 2 min de CF). Total: 35 min

Sábado: 15 min de CM + 25 min de CF. Total: 40 min

 

SEMANA 2

 

Segunda e quarta: 10 min de CM + 25 min de CF + 10 min de CM. Total: 45 min

Terça e quinta: 10 min de CM + 30 min (alternar 3 min de CF com subidas e descidas e 2 min de CM). Total: 40 min

Sábado: 10 min de CM + 25 min de CF + 10 min de CM. Total: 45 min

 

SEMANA 3

 

Segunda e quarta: 10 min de CM + 15 min CF + 10 min de CM + 15 min de CF. Total: 50 min

Terça e quinta: 40 min (alternar 3 min de CF com subidas e descidas e 2 min de CM) + 10 min de CM. Total: 50 min

Sábado: 50 min (alternar 2 min de CM e 3 min de CF)

 

SEMANA 4

 

Segunda e quarta: 15 min de CM + 30 min de CF com subidas e descidas + 15 mi de CM. Total: 60 min

Terça e quinta: 50 min (alternar 2 min de CM e 3 min de TR) + 10 min de CM. Total: 60 min

Sábado: 40 min de CM com subidas e descidas + 10 min de CF + 10 min de CM. Total: 60 min

 

 

Conheça dicas para transformar a Caminhada em um Treino Eficaz

 

 

Às vezes a monotonia de só caminhar, caminhar e caminhar, também cansa. Por isso, diversificar sempre é bom, porque assim a caminhada será totalmente mais proveitosa em todos os sentidos.

Desta forma, preparamos dicas para aqueles que adoram caminhar, transformar a caminhada em um treino que além de fortalecer os músculos, melhora o condicionamento físico.

Confira abaixo métodos eficazes para tirar melhor aproveito da caminhada:

 

# Mantenha a Frequência

Caminhar apenas 1x na semana não será o suficiente para fortalecer os músculos, e nem ajudar no condicionamento físico, emagrecer. Caminhar ao menos 30 minutos, 3x na semana, já é o suficiente para trazer benefícios a saúde. Agora, para aqueles que caminham todos os dias, vale a pena aumentar o tempo, a frequência ou ritmo da caminhada.

Porém, devemos lembrar que cada pessoa possui um condicionamento físico diferente, então, o ritmo e a frequência devem ser estabelecidas de maneira individual.

 

# Solo Irregular

O lugar onde-se caminha é um dos cuidados a serem tomados, porque se o local não é bem iluminado e o solo é irregular, as chances de lesões, tombos e torsões aumentam. Além disso, a escolha de um tênis correto, vai ajudar bastante quando o assunto é não se machucar.

 

# Pista Inclinada

Como dizemos é sempre bom variar, e andar em terrenos inclinados pode intensificar o fortalecimento muscular e o melhor, ajudar na capacidade aeróbica. No entanto, é recomendado fazer essa variação de 1 a 2 vezes na semana.

 

# Use um Relógio ou um Pedômetro

Para facilitar e cronometrar o tempo caminhado é sempre bom usar um relógio, até porque a caminhada é na rua. Já o pedômetro ajudará na distância, para saber quantos quilômetros a pessoa percorreu.

 

# Intercale com Escadas

Outra variação legal e benéfica é em um dia ou outro da semana, intercalar a caminhada com escadas, porém, é preciso tomar cuidado com o solo, iluminação, e o cansaço excessivo.

 

# Intercale com Corrida

Intercalar com corrida é outra opção também, assim, o estímulo será ainda maior. Entretanto, temos que lembrar que a caminhada é algo suave, já a corrida, é mais intensa. A corrida ou trote só pode ser feita quando a pessoa já adquiriu o condicionamento físico necessário. Então, o indicado é intercalar a caminhada com a corrida, como por exemplo, corra 2 minutos, caminha 1, e assim sucessivamente.

 

# Trace Metas

Pra atingir bons resultados sempre é bom traçar metas, e na caminhada não é diferente. Adotar novos desafios é um dos pontos chaves. Para aqueles que caminham, precisam encarar a caminhada como uma atividade física, porque ela traz sim benefícios que vão além da saúde e da estética. Portanto, trace metas e coloque-as em prática. Tenha muito foco em seu objetivo e faça acontecer!

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui