Por Dicas de Treino – 16 de março de 2019
O BCCA é dos suplementos alimentares bastante discutidos entre os atletas fisiculturistas. Não só por ser um aminoácido essencial, mas pelos benefícios que proporciona para o corpo humano.
Alguns alimentos nas quais consumimos, como por exemplo, a carne vermelha, possui BCAA. Porém, estudos mostram que o suplemento além de ser mais benéfico, tem grande importância para o período de pré-treino e pós-treino, porque ajuda no momento da recuperação das lesões corporais e musculares, principalmente aquelas que são formadas durante o tempo de treino.
Durante os exercícios, o corpo entra em estado catabólico. Desta maneira, caso o organismo não tenha nutrientes para se abastecer durante o treino, ele retira dos aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia.
Nestas condições suprir o organismo com BCAA traz ganhos relevantes, como: mais energia, menos fadiga e melhor capacidade de recuperação muscular.
Por isso, para sanar todas as dúvidas sobre o suplemento BCAA, fizemos um artigo explicando melhor sobre este aminoácido e como não errar na escolha no momento da compra.
A sigla BCAA vem da abreviação em inglês “Branch Chain Amino Acids”, que significa: aminoácidos de cadeira ramificada (ACR).
Logo, os aminoácidos que compõe o BCAA são: Leucina, Isoleucina e Valina. O trio faz parte dos 9 aminoácidos essenciais para nós humanos, tal que cerca de 35% dos músculos estriados são constituídos por esses 3 aminoácidos.
Quando praticamos exercícios físicos, o organismo utiliza as reservas de glicogênio muscular para produzir a energia. Em sua ausência ou déficit de glicogênio, os músculos podem utilizar gorduras ou proteínas intracelulares, situação conhecida por catabolismo. Assim, para evitar que isso aconteça, os aminoácidos tem a função de ajudar a diminuir o rácio de destruição de proteínas intracelulares para uso de energia, contribuindo para reconstrução celular depois do exercício.
Então, como há 20 aminoácidos existentes e o corpo humano produz somente metade desta quantia, o restante precisa ser obtido através da alimentação ou da suplementação com BCAA. Por isso, que atletas ou quem pratica algum esporte mais intenso necessita desses aminoácidos para complementar sua ingestão diária, visando ganhar e manter a massa muscular.
Não é porque existem vários tipos que um é melhor que o outro, muito pelo contrário, todos tem o mesmo objetivo: auxiliar na recuperação muscular e melhorar o desempenho esportivo do individuo. A única diferença são as versões disponíveis para consumo.
Assim, conheça os três tipos de BCAA disponíveis no mercado e escolha seu preferido:
Para quem busca praticidade o BCAA em cápsula é uma boa opção, porque pode ser ingerido rapidamente. No entanto, é preciso tomar cuidado com a ingestão em alta quantidade, já que várias cápsulas ao mesmo tempo pode causar irritação no estômago.
Este tipo é considerado o que tem maior concentração de aminoácidos, devido à pureza da composição. Segundo estudos, sua absorção também é mais rápida.
Assim como o BCAA em cápsulas, o BCAA líquido é bem prático. Porém, apresenta menor concentração de aminoácidos.
Proporção nem sempre quer dizer qualidade, porém, a proporção é um dos fatores que causam duvidas naqueles que estão pensando em tomar o aminoácido. Assim, vamos esclarecer as proporções existentes e a diferença entre elas, pois a mudança em questão é o fator concentração.
Confiram abaixo as proporções existentes de BCAA:
BCAA 2:1:1 – Contém duas partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina.
BCAA 4:1:1 – Contém quatro partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina.
BCAA 5:1:1 – Contém quatro partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina.
BCAA 6:1:1 – Contém seis partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina.
BCAA 10:1:1 – Contém dez partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina.
BCAA 12:1:1 – Contém doze partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina.
Como puderam observar o que muda é a concentração, o número das proporções e sua distribuição. A qualidade continua sendo a mesma, até porque BCAA é um composto de aminoácido importantíssimo para o nosso corpo.
Este aminoácido tem como principal benefício contribuir para o ganho de hipertrofia muscular, sem contar que auxilia na recuperação, aumentando o músculo para o próximo treino.
Em vista disso, fizemos uma lista de outros benefícios eminentes ao uso deste aminoácido.
Segue abaixo:
Dá mais disposição e ânimo não só no treino, mas para atividades do dia a dia.
Por conter aminoácidos essenciais para nosso corpo e vitaminas, ele ajuda a otimizar o sistema imunológico.
Faz com que o açúcar do sangue seja absorvido pelas células musculares, facilitando a penetração dos aminoácidos de maneira que proporcionem a construção dos músculos.
O BCAA não é degradado no fígado, ele vai direto para o intestino e transferido para os tecidos musculares. Logo, sua absorção é rápida.
Seja para quem faz atividade física ou não, e também dietas para emagrecimento com baixo índice de calorias.
Principalmente na performance de atletas.
O uso do BCAA evita perdas das fibras musculares.
Por ter ação nestes aspectos não prejudica o desempenho para quem busca hipertrofia.
Por conter a valina, aminoácido que ultrapassa a barreira cerebral, o BCAA é capaz de reduzir a fadiga física e mental.
Como também contém a leucina, o BCAA pode reduzir o apetite, e em contrapartida é ótimo para auxiliar no emagrecimento.
Tudo vai depender do que a pessoa consome no restante do dia, pois alguns alimentos são ricos em BCAA. Assim, sua ingestão vai variar de acordo com os objetivos e treinos.
Em pesquisas científicas relatam que os aminoácidos variam entre 0,05 gramas por kg de peso até 0,1 gramas por kg peso. Por exemplo: uma pessoa que pesa 70kg pode necessitar de uma porção que varia entre 3,5gr a 7gr em cada momento, no pré e pós treino.
Tipos de Whey Protein e seus Benefícios
Como comprar Creatina? 7 super dicas para não errar na escolha!
Como comprar Whey Protein? 7 super dicas para não errar na escolha!
O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?
Para que serve o BCAA, qual sua eficiência? Como e porque tomar?
Tomar BCAA antes ou depois do treino? Qual o melhor horário?
BCAA engorda ou emagrece? Faz Mal? Como Tomar Corretamente?
O que é a Caseína, para que serve, efeitos colaterais, como tomar
Vantagens do Whey Protein com BCAA e Creatina para ganho de Massa Muscular
Entretanto, como já dissemos para escolher a dosagem deve-se levar em conta as características da rotina de treino, ou seja, quanto mais intensa e mais frequente forem os treinos, maior a demanda. Quanto menos intenso, menor a demanda.
A escolha de um suplemento é um processo gerador de dúvidas, principalmente devido às inúmeras marcas e versões que existem no mercado. Por isso, antes de realizar a compra o ideal é ficar atento a algumas dicas para depois não se arrepender. Lembrando, que antes de começar a tomar qualquer suplemento, deve-se consultar um especialista para melhor instrui-lo.
Então, para não errar na escolha do BCAA siga as seguintes dicas:
Geralmente alguns rótulos de BCAA aparecem números como 6.000, 3.000, etc. No entanto, isso é feito somente para chamar a atenção, pois não é este numero que vai indicar quantas gramas precisa tomar. Então, procure focar no tamanho da porção!
Além de entender a quantidade de leucina em cada porção, também se deve ficar atento ao custo por grama. Exemplo: 1,2g de Leucina em 3 cápsulas. Em 120 cápsulas são 48 gramas de Leucina. Como o pote custa R$78, o custo é de R$1,6 por grama de Leucina. Portanto, este produto possui uma quantidade boa de leucina e baixo custo por grama.
Como no mercado há diversas opções para todos os gostos, é preciso ter uma atenção maior com relação à marca. Antes de comprar, pesquise e verifique se o produto é de qualidade e se a marca esta entre as aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Antes de escolher o BCAA, também é preciso saber quantas gramas será ingerida ao dia. Se for consumir 15g, o ideal é o BCAA em pó. Se a dose for 8g, BCAA em tabletes. Já se a dose for abaixo de 4g, o BCAA em cápsula pode ser uma boa sugestão.
Para aqueles que sempre estão na correria, o BCAA em tabletes ou cápsulas pode ser bastante prático, mas dependendo da quantidade ingerida propicia um desconforto estomacal. Já o BCAA em pó é menos prático, porém, tem disponíveis vários sabores de acordo com o paladar de cada um. É só escolher!
Um dos pontos principais também é este, a alimentação. Não adianta comprar um monte de suplemento e ter uma má alimentação. O correto é aliar o aminoácido a uma dieta saudável, para assim, obter os resultados desejados.
Este aminoácido tem inúmeros benefícios e um deles é ganhar e manter a massa muscular. Logo, se o objetivo for esse não tenha dúvidas: escolha o BCAA. Mas é válido lembrar que antes de qualquer iniciativa, consulte um profissional especializado para melhor instrui-lo.
Não só o BCAA, mas quando o assunto é comprar um suplemento de qualidade e com um valor que cabe no seu bolso, a melhor escolha é: Growth Supplements.
A Growth esta entre as melhores marcas de suplementos alimentares do Brasil, aprovada em todos os testes da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Os suplementos tem fabricação própria e todos passam por baterias rigorosas de análise no laboratório interno e nos parceiros (ALAC e LABCAL).
A composição de seu BCAA não contém uma quantidade significativa de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Os ingredientes são: L-leucina, L-isoleucina, L-valina.
Além disso, na Growth tem as versões tanto em pó e cápsulas, como: o BCAA 2:1:1, BCAA 5:1:1 e o BCAA 10:1:1.
Estes produtos podem ser encontrados em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até mesmo em supermercados.
Então, para quem não sabia onde comprar BCAA, agora já não tem mais duvidas. Autenticidade e produtos até 40% mais baratos que em outros locais, é só Growht Supplements. Aí, a escolha é certa! Clique aqui e confira!
Blomstrand E, Celsing F, Newsholme EA. Changes in plasma concentrations of aromatic and branchedchain amino acids during sustained exercise in man and their possible role in fatigue. Acta Physiol Scand 1988; 133: 115-21
Blomstrand, E.; Andersson, S.; Hassmen, P. A.; Ekblom, B.; Newsholme, E. A. Effect of branched-chain amino acid and carbohydrate supplementation on the exercise-induced change in plasma and muscle concentration of amino acids in human subjects. Acta Physiologica Scandinavica, v.153, n. 2, p.87-96, 1995;
Rogero, M. M.; Tirapegui, J. O. Aminoácidos de Cadeia Ramificada, Balanço Protéico Muscular e Exercício Físico. Nutrição em Pauta, v.83, p.28-34, 2007;
Se você busca um corpo mais estético e em forma, certamente já se perguntou como…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
O desejo de ter uma barriga mais definida é comum a homens e mulheres. A…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
Muitas pessoas buscam reduzir o peso e a gordura corporal, seja para ficar em forma…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Saber o que emagrece mais, aeróbico ou musculação, é uma dúvida que aflige quem está…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Renato Cariani é formado em química e educação física CREF nº 027146-G/SP e também atua…
Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
O Ciclo de Masteron ou drostanolona, é o tempo de aplicação deste esteroide que brilha…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
O Durateston ou “dura”, é um dos anabolizantes a base de testosterona mais consumido no…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Leandro Twin, professor, treinador, explica as propriedades do bicarbonato e sua utilização fisiológica e performance…
Hemogenin é o nome comercial de um medicamento muito conhecido chamado Oximetolona, da classe dos…
A Trembolona ou 19-Nor é um anabolizante extremamente potente, utilizado para aumentar o peso do…
As mulheres naturalmente têm mais gordura corporal do que os homens, isso está comprovado devido…