Por Dicas de Treino – 18 de agosto de 2018

A deficiência de vitamina D é um problema relativamente comum. Sabe-se que quase um terço da população mundial sofre com a falta dessa importância vitamina – e que os casos só aumentam devido à falta de exposição solar aliada com outros fatores, como alimentação pobre e o fato de que muitas pessoas ignoram os sintomas dessa deficiência.
Por esse motivo, vamos ajudar você a identificar a falta de vitamina D através de alguns sinais simples. Também explicaremos algumas das causas mais frequentes para que o problema só cresça no mundo inteiro. Confira mais abaixo o que separamos!
No nosso blog, já falamos um pouco sobre o que é a Vitamina D (O que é a Vitamina D) . Para resumir de forma simples, podemos dizer que ela é o nome de um conjunto de lipossolúveis, que são extremamente importantes para a nossa saúde de forma geral.
A vitamina D é conhecida como sendo a vitamina adquirida através da exposição solar contínua – ao menos de 15 minutos por dia. Esse conhecimento não está errado, embora também existam outras formas de conseguir nutrir seu corpo com ela – seja através de alimentos específicos ou até de suplementos, como falaremos mais abaixo. [1]
O mais importante de lembrar é que, de fato, tomar sol com regularidade ainda é a forma mais natural e saudável para conseguir evitar a deficiência de vitamina D. Outro ponto importante é que a essa exposição deve ser sem o uso do protetor e que apenas 15 minutos diários são suficientes para manter os níveis saudáveis.
Como vivemos em um mundo moderno, onde é cada vez mais raro sairmos ao ar livre durante o dia, não é nenhuma surpresa que os casos de falta de vitamina D estejam cada vez mais comuns e preocupantes. Afinal, ela é fundamental para o nosso corpo e para manter nossa saúde, como explicaremos mais abaixo!
A deficiência de vitamina D é altamente perigosa para nossa saúde e os motivos são diversos. Para entendermos o que sua falta pode trazer de riscos, precisamos entender para que ela serve.
A primeira grande função dela é fazer com que o cálcio chegue aos nossos ossos e evitar que o mineral consumido seja perdido no nosso organismo.
Mas há mais funções da vitamina D no corpo: há inúmeros estudos que relacionam sua deficiência com aumento dos casos de obesidade e até casos de diabetes tipo II, já que a vitamina pode aumentar ou diminuir a absorção do açúcar.
Vale a pena citar de forma resumida os maiores benefícios da vitamina D:
Essas são apenas alguns dos motivos pelos quais você deve se preocupar com a deficiência da vitamina D.
Não há dúvidas: uma das maiores causas da deficiência de vitamina D é a falta de exposição ao sol. Como explicamos mais acima, ele é um dos maiores responsáveis pelo fornecimento da vitamina e é fundamental tomar ao menos 15 minutos de sol por dia – sem o uso do protetor.
Porém, em um mundo corrido onde as pessoas vão para seus trabalhos de carro e não têm tempo para sair antes de escurecer, essa atividade pode ser um desafio, que causa problemas enormes.
Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação
Lista de Alimentos com Vitamina D para complementar sua Dieta
O que é a Vitamina D, para que serve, função, carência, excesso, suplementos
Se aliarmos a falta de sol com uma alimentação altamente deficiência, temos a combinação perfeita para que o nosso organismo comece a dar sinais de deficiência vitamínica.
Embora existam meios de utilizar suplementação, a dieta equilibrada com banhos diários de sol ainda são as melhores formas de evitar o problema.
Como o próprio nome indica, o exame de dosagem de vitamina D tem como principal finalidade descobrir se há ou não uma deficiência no organismo do paciente. Apesar de parecer complexo, ele é relativamente simples, feito através de uma coleta de sangue normal em laboratório.
Vale a pena fazer o exame caso você sinta que há algum sinal de falta de vitamina D. Alguns dos sintomas iniciais são:
Um dos principais sintomas da deficiência da vitamina D é a dor nas articulações e nos ossos. Essas dores podem começar leves e aumentarem conforme o tempo passa. É importante procurar ajuda logo quando os primeiros sinais aparecerem.
As dores musculares podem ser causas distintas, porém, a falta de vitamina D é uma delas – além de relativamente comum. Para quem treina pesado, as dores podem significar apenas hipertrofia muscular, porém, é importante acompanhar a evolução delas. Em caso de persistência, o médico deve ser consultado o quanto antes para realização dos exames.
Algumas pessoas têm dificuldades para perder peso e para perder massa magra e não sabem que o problema pode ter relação com a deficiência de vitamina D. Por isso, caso você perceba que os treinos não estão dando o efeito desejado, é válido procurar um nutricionista e realizar os exames.
Além desses sintomas, é sempre importante lembrar que qualquer outro sintoma fora do comum merece a ida ao médico para que seja possível descobrir a razão.
Embora esses possam ser sintomas e sinais de diversas outras doenças, é importante realizar o exame para garantir que não se trata de deficiência de vitamina D.
Em geral, sabe-se que a falta de vitaminas é relativamente comum. Como explicamos, quase um terço da população mundial sofre com deficiência de vitamina D, especialmente devido à falta de exposição solar.
Inúmeras doenças podem aparecer por causa da deficiência de Vitamina D. Como falamos mais acima, ela tem o poder de prevenir diversos problemas de saúde. Entre eles, podemos citar:
Dentre todas as doenças que citamos, a osteoporose é a mais comum devido à deficiência de vitamina D e ela pode acometer pessoas de diversas idades e de ambos os gêneros.
Mais uma vez, precisamos lembrar que a exposição solar ainda é um dos maiores aliados contra a perda de vitamina D. Porém, alguns alimentos podem ajudar a diminuir a deficiência.
São eles:
Salmão: O salmão é um dos alimentos mais ricos em vitamina D. Além de rico em Vitamina D, ele também é rico em ômega 3, excelente para manter o organismo saudável.
Queijos: Os queijos também são excelentes fontes de vitamina D, além de também serem fontes de cálcio. Essa pode ser uma dupla incrível, já que um dos benefícios da vitamina D é ajudar na absorção desse mineral.
Bife de fígado: Outro alimento excelente para repor a vitamina D é o bife, especialmente o de fígado.
Confira mais alimentos em: Lista de Alimentos com Vitamina D para complementar sua Dieta
Como finalização dos nossos textos, sempre sugerimos suplementos saudáveis que podem ajudar a lidar com a deficiência de vitaminas e minerais. Obviamente, não podemos esquecer de citar o fato de que é necessário consultar um nutricionista antes de optar por qualquer suplementação.
Caso seja necessário repor a Vitamina D, indicamos o suplemento da Growth Supplements, que é uma das marcas mais confiáveis presentes no mercado – ela é regularizada pelos órgãos responsáveis e tem um dos laudos mais transparentes do país.
Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Vitamina D com valor muito baixo, que chega até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!
No texto de hoje, explicamos a importância da Vitamina D para nossa saúde de forma geral. É fundamental que você saiba o quanto as vitaminas e os minerais podem ajudar a definir nossa estética, por isso, caso queira construir um corpo bonito, vale a pena pensar em manter a saúde dele sempre em dia.
Sempre que houver dúvidas sobre o que comer ou que suplementos tomar, procure um nutricionista de confiança, que possa indicar a melhor solução para o seu caso. Lembre-se que cada organismo reage e funciona de uma forma diferente e exige uma abordagem única!
1. Endocrinologista Marize Lazaretti
Muitas pessoas buscam reduzir o peso e a gordura corporal, seja para ficar em forma…
Dr. Paulo Cavalcante Muzy, CRM‑SP 115.573, é especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva, é médico,…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia…
Renato Cariani é formado em química e educação física CREF nº 027146-G/SP e também atua…
Turinabol também chamado de Clorodehidrometiltestosterona é um esteroide anabolizante, no passado famoso e agora de…
Oxandrolona emagrece? Essa é uma dúvida pertinente para quem está “explorando” a hipótese de aderir…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Com todas as rotinas de treino individual da sequência do Guia de Treino ABC já…
Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…