O que faz a Vitamina D, para que serve, função, carência, excesso, alimentos e suplemento

O que faz a Vitamina D, para que serve, função, carência, excesso, alimentos e suplementos
Whey Protein Growth
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Todas as vitaminas são importantes para a manutenção da saúde, cada uma delas tem suas funções, porém as vitaminas A, B, C, E, K são mais fáceis de serem absorvidas, enquanto que a vitamina D depende da nossa exposição ao sol para ser melhor sintetizada, ela tem sido muito estudada mas os cientistas ainda não conseguiram descobrir tudo o que faz a vitamina D no organismo.

A vitamina D  atua para regularizar o metabolismo do cálcio,  permite que este mineral esteja adequadamente nos ossos e evita que haja um desequilíbrio de cálcio circulando na corrente sanguínea, pois o cálcio que sobrar no sangue poderá formar cristais e causar uma calcificação em tecidos.

Por ter esta função de regular a homeostase (equilíbrio) do cálcio, a vitamina D é classificada pelos cientistas como um hormônio, outras funções hormonais vitais foram evidenciadas em pesquisas recentes.

Os cientistas descobriram que a vitamina D tem a capacidade de regular a expressão de mais de 1000 genes, estando diretamente relacionada as funções dos órgãos e sistema imunológico.

A vitamina D precisa do colesterol para ser produzida, pois a pele armazena o 7 dehidrocolesterol que é um substrato do colesterol, este substrato sofrerá a ação dos raios ultra violetas e será transformado em vitamina D3 (forma inativa) ou colecalciferol chegará ao fígado e será sintetizada em vitamina D  ou calcitriol.

É o calcitriol (vitamina D) que irá agir no metabolismo do cálcio e também exercer todas as outras funções.

Além da sintetização pela pele, existem alguns alimentos vegetais que são fonte de vitamina D e também é possível fazer suplementação quando há muita deficiência.

 

O que faz a vitamina D, para que serve?

 

A vitamina D tem como função primária regular o cálcio no organismo, agindo sobre as glândulas paratireoides que produzem o paratormônio responsável por controlar a reabsorção do cálcio pelo organismo e adequar a absorção óssea deste mineral.

Outra importante função desta vitamina é sua ação de auxiliar a produção do hormônio que regula a pressão arterial, a renina.

Além de regular a absorção do cálcio, a vitamina D controla ainda a absorção do fósforo no organismo, um mineral que também está relacionado aos ossos.

Tem ação sobre células imunomoduladoras, melhorando as respostas do sistema imunológico, melhora a resposta das células Natural Killer (NK) que destroem agentes invasores que atacam o sistema imune.

Atua no funcionamento da tireoide

Aumenta a capacidade de ganhar massa muscular porque se une a receptores de testosterona, aumentando sua produção, a testosterona é responsável pelo ganho de músculos.

Importante para garantir uma gestação saudável já que melhora o sistema imunológico, nos primeiros meses alguns abortos acontecem porque o sistema imune da gestante pode rejeitar o feto.

Esta vitamina também é fundamental para o cérebro do bebê, podendo inclusive prevenir o autismo.  A deficiência pode levar a hipertensão da mãe e ocasionar uma pré eclampsia ( condição grave que pode levar a morte da mãe ou do bebê.durante o parto):

# Evita alguns tipos de câncer como de mama e cólon;

# Age como antioxidante, evita o envelhecimento precoce das células.

As funções desta importante vitamina demonstram o quanto é necessário tê-la em níveis adequados no organismo, ainda poderão surgir outros benefícios em novos estudos sobre o que faz a vitamina D e suas ações sobre a saúde..

 

Carência de vitamina D

 

A carência da vitamina D é um problema para a população do mundo inteiro, a falta de exposição a luz solar é uma das causas que levam as pessoas a não produzirem adequadamente esta vitamina.

As quantidades diárias necessárias de vitamina D são medidas por Unidades Internacionais (UI) , mas têm sua equivalência em microgramas (mcg).

Onde 1 UI equivale a 0,025 mcg.

Creatina Growth
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No Brasil é considerada deficiência quando apresentam-se níveis abaixo de 20mcg/ml Estes níveis de vitamina D podem ser medidos por um exame sanguíneo que é pedido pelo médico.

Diante do que foi exposto até o momento podemos perceber o que faz a vitamina D de bom para o organismo e sua carência traz muitas consequências.

 

Sinais e sintomas da deficiência de vitamina D:

# Dor nos ossos;

# Cansaço excessivo;

# Fraqueza muscular;

# Redução da densidade óssea;

# Imunidade baixa;

# Aumento da pressão arterial;

# Atraso no crescimento;

# Demora para crescer os dentes do bebê;

# Raquitismo;

# Osteomalácia;

# Osteoporose.

 

Estes sintomas só aparecem quando a deficiência está muito acentuada,

A melhor maneira de evitar a carência desta vitamina é expor ao sol braços e pernas por no mínimo 15 minutos, o horário em que os raios ultravioletas são mais propícios para a produção da vitamina D é entre às 10:00 e 16:00 horas, porém os dermatologistas não aconselham a exposição ao sol sem filtro solar neste horário, apenas antes das 10:00 e após às 16:00.

É preciso ressaltar que existem condições que dificultam a absorção da luz ultra violeta, como para pessoas que moram em locais com pouco sol como em países da europa.

A pele mais escura tem maior dificuldade  de receber os raios ultravioletas e precisam de um tempo maior de exposição ao sol.

 

Excesso de Vitamina D

 

Apesar de haver muita preocupação com a falta da vitamina D e de ter uma grande parte da população mundial com deficiência desta vitamina, seu excesso também é prejudicial porque causa toxicidade no organismo.

Este efeito tóxico para acontecer precisa de que seja excedida a quantidade diária necessária de vitamina D em 10 vezes por vários meses.

 

Confira o que faz a vitamina D quando está em excesso:

# Elevada concentração de cálcio no sangue;

# Aumento demasiado da sede;

# Aumento da urina;

# Náuseas e vômitos;

# Hipertensão arterial;

# Calcificação principalmente nos rins causando lesões;

# Pedra nos rins;

# Dor muscular;

# Sangramentos.

 

Esta toxicidade só é causada quando há excesso na suplementação de vitamina D.

A exposição ao sol e o consumo de alimentos ricos em vitamina D não causam efeitos tóxicos.

A incidência de pessoas com excesso de vitamina D é muito pequena, porém pode acontecer quando  a suplementação acontece sem acompanhamento médico ou não se segue a dosagem prescrita, por este motivo é imprescindível que este suplemento não seja usado por conta própria.

Qualquer vitamina em excesso poderá causar efeitos tóxicos ao organismo, sendo assim não se deve fazer reposição de nenhum micronutriente ( vitaminas e minerais) sem a orientação de um profissional.

 

Alimentos com Vitamina D

 

A vitamina D pode ser encontrada em alguns alimentos.

Ela está mais presente em alimentos de origem animal na forma de vitamina D3 (colecalciferol) e alguns alimentos de origem vegetal na forma de vitamina D2 (ergocalciferol).

A vitamina D presente nos alimentos tem menor absorção do que a vitamina D sintetizada pela pele na luz solar, mas é importante ter estes alimentos na dieta para a obtenção desta vitamina quando não é possível ficar exposto ao sol.

 

Alimentos de origem animal ricos em vitamina D:

# Óleo de fígado de bacalhau;

# Ostras, peixes gordos como atum e salmão;

# Sardinha, cavala e truta;

# Gema de ovo;

# Fígado;

# Queijos;

# Leite;

# Atum e sardinha enlatados.

O óleo de fígado de bacalhau pode ser consumido em cápsulas, é de todas as fontes animais a que apresenta maior quantidade de vitamina D.

 

Alimentos de origem vegetal ricos em vitamina D:

# Cogumelos, principalmente o branco, marrom, portobello, maitake, shitake;

# Cereais enriquecidos, acompanhados de leite;

# Brócolis, couve, acelga, repolho chinês;

# Nozes, amêndoas, gergelim, sementes de girassol;

# Suco de laranja.

Para um bom aproveitamento da vitamina D destes alimentos, o ideal é conseguir consumi-los de 2 a 3 vezes por semana alguns deles.

Para preservar a vitamina D nos vegetais, é aconselhável cozinhá-los no vapor e por pouco tempo.

 

Suplementação de Vitamina D

 

O suplemento de vitamina D poderá ser prescrito dependendo do seu grau de carência, alguns médicos quando o nível não está muito abaixo podem escolher prescrever banhos de sol e reforço nos alimentos ricos em vitamina D para tentar equilibrá-la.

Em casos que a tentativa falhar,  então será prescrito o suplemento.

A suplementação é necessária em casos de pessoas com osteoporose, osteomalácia, osteopenia, raquitismo, atraso no crescimento.

Também poderá ser prescrito para mulheres na menopausa que apresentarem risco para osteoporose ou baixo teor de cálcio nos ossos.

Pessoas a partir dos 50 anos também poderão necessitar do suplemento, pois nesta idade diminui a absorção desta e de outras vitaminas.

Portadores de doença celíaca e insuficiência renal crônica (IRC) têm o metabolismo da vitamina D prejudicado no organismo.

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No caso dos celíacos a inflamação causada no intestino prejudica a absorção da vitamina D e na IRC a deficiência acontece porque a vitamina D inicia sua produção no intestino e termina nos rins, sendo assim, a ativação da vitamina D3 em vitamina D não é finalizada.

Para estes pacientes, é necessário que o exame de sangue que controla a vitamina D sejam periódicos e sempre que for detectado qualquer nível de deficiência, é necessário o suplemento.

O suplemento pode ser utilizado em gotas por crianças e em cápsulas por crianças maiores de 12 anos e adultos.

Somente o médico poderá determinar a dosagem do suplemento e durante todo o tratamento é preciso seguir todas as suas orientações, pois como foi exposto, uma dosagem excessiva será muito prejudicial para a saúde.

Apesar de a deficiência de vitamina D prejudicar a absorção do cálcio, o exame para aferir seus níveis só é solicitado quando há suspeita da deficiência, porém pela importância deste nutriente deveria ser um exame de rotina.

 

Suplementação para quem não toma sol

 

Para quem não consegue ficar exposto ao sol, a suplementação pode ser sim necessária, pois a alimentação pode não ser fonte suficiente para a vitamina D.

Há muita controvérsia a respeito da necessidade de suplementação de acordo com os níveis de carência desta vitamina, mas de acordo com tudo o que a vitamina D faz para o organismo, é um nutriente que precisamos mantê-lo em bons níveis.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde , a deficiência de vitamina D pode atingir 80% da população mundial, no Brasil estima-se que mais de 50% da população tenha essa deficiência, esses dados mostram que deveria ser um problema de saúde pública.

Apesar de não ser um exame muito solicitado pelos médicos, é possível pedir a ele que  seja prescrito se houver alguma suspeita.

 

Onde encontrar Suplemento de Vitamina D confiável?

Caso seja necessário repor a Vitamina D, indicamos o suplemento da Growth Supplements, que é uma das marcas mais confiáveis presentes no mercado – ela é regularizada pelos órgãos responsáveis e tem um dos laudos mais transparentes do país.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Vitamina D com valor muito baixo, que chega até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Esperamos que tenham gostado de saber tudo o que a vitamina D faz pela saúde, seus benefícios e o que acontece quando ela falta no organismo ou quando está em excesso.

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Referência

PREMAOR,M.O; FURLANETTO,TW. : Hipovitaminose D em Adultos: Entendendo Melhor a Apresentação de Uma Velha Doença. Arq Bras Endocrinol Metab vol 50 nº 1 Fevereiro 2006

 

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