06 out

Musculação Emagrece? Mitos, Fatos e Dicas!

Musculação Emagrece? Mitos, Fatos e Dicas!

Bombar os músculos, definir o corpo, aumentar a força são todos atributos desta atividade, entretanto, nos resta uma dúvida? Musculação emagrece?

Quando paramos para conhecer a história da musculação, também entendemos porque fascinava Milon de Crotona, atleta da Grécia Antiga e bem depois Eugene Sandow, que na verdade foi o primeiro a estabelecer a musculação como treino pessoal e para outros.

Pois Eugene foi por muito tempo personal trainer (o primeiro da história) de pessoas importantes como Eduardo VII (rei da Inglaterra).

Já sabemos que existem muitas razões para frequentar a academia e sair da vida sedenta, mas com certeza o maior deles é conseguir queimar gordura localizada e obviamente emagrecer.

Sabemos também diversos são as atividades físicas recomendadas para isso – algumas mais que outras – porque queimam mais calorias.

Nesse contexto emergente chamado “mundo fitness” a musculação literalmente caiu no gosto de homens e mulheres, porque ela de fato, transforma o corpo.

Sim musculação emagrece e neste post vamos analisar e entender como uma série de exercícios repetitivos concentrados de levantamento de peso podem ajudar na queima de gordura!

Boa leitura!

 

Musculação emagrece? Como isso acontece?

 

Musculação emagrece, mas também todo mundo sabe que o que torna possível o processo de emagrecimento é a absorção de uma quantidade menor de calorias diárias. Também é possível acelerar a queima de calorias.

A musculação emagrece justamente porque ajuda a tornar possível esse processo de queima de calorias de forma acelerada.

Quando estamos levantando peso, gastamos muito mais energia do que o corpo gastaria em situação de inércia. Isso força o nosso corpo a queimar mais calorias para conseguir repor nossas energias.

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Alguns estudos recentes conseguiram apontar que o levantamento de peso aumenta o metabolismo basal em até 15%, acelerando o funcionamento do nosso organismo.

Por exemplo, se uma pessoa consome 1650 calorias, ela queimaria até 250 calorias por dia com o auxílio da musculação.

Além do mais, é um tipo de exercício onde monotonia não existe e isso influencia para que a taxa de persistência seja bem maior.

 

Como a musculação pode ajudar no processo de emagrecimento?

 

Ficou claro então que a musculação emagrece porque exige muito mais do nosso corpo, nos fazendo gastar mais calorias do que normalmente gastamos.

Mas como isso ajuda na queima de gordura?

O nosso organismo tira energia do carboidrato, transformando em glicose e enviando para as células de forma eficaz e rápida.

Quando não existe carboidrato no organismo a energia precisa vir de outro lugar, afinal de contas, o corpo não pode parar de funcionar. A gordura vira automaticamente fonte para produção de mais energia.

Nosso corpo começa a queimar gordura estocada ou presente nos alimentos! Isso significa que quem combina musculação com dieta equilibrada perde principalmente gordura abdominal.

Além disso, quanto maior e melhor a massa magra, mais o metabolismo é acelerado e absorve os alimentos.

 

Quantas calorias se perde num treino de musculação?

 

Musculação emagrece e ainda auxilia para outras melhorias, mas não é o único fator determinante para que a perda de peso ocorra.

Para se realmente conseguir alcançar bons resultados é preciso combinar exercícios com dieta, disciplina para melhorar hábitos e descanso.

Considerando os exercícios, a quantidade de calorias queimadas diariamente vai depender de quantas você está consumindo, como funciona a sua dieta, e quanto exercício está sendo praticado diariamente.

Você pode chegar a queimar 250 calorias por treino (baseado em um consumo de 1650  calorias/diariamente) com pelo menos 1 hora de exercícios e musculação. Quer dizer, praticamente um sexto do valor consumido.

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É importante também entender que o que vai te fazer queimar as calorias não é a quantidade de peso levantado, mas sim as séries realizadas e a frequência com que a prática da atividade é realizada.

A melhor maneira de acelerar o seu metabolismo e fazer mais séries com pesos que facilitam mais a continuidade dos movimentos.

Uma boa dica é começar a praticar pelo menos 3 séries de 15 repetições de qualquer exercício de musculação.

 

Musculação emagrece, mas em um mês quantos quilos?

 

Para conseguir entender a representatividade da afirmação que musculação emagrece, principalmente na hora de subir na balança é preciso realizar alguns cálculos.

Suponhamos que o seu consumo diário seja de 2200 calorias por dia fora da dieta.

Agora que começou a musculação e a dieta vai deixar de consumir menos 500 calorias e queimar pelo menos 250 calorias durante a prática de atividades físicas.

Isso significa que durante 2 semanas será possível perder pelo menos 1 quilo!

É preciso entender que também que esses resultados podem variar.

Tudo depende da quantidade de água no nosso organismo e da quantidade de sódio consumido que ajuda a reter mais líquidos.

Aliás, a dieta para quem faz musculação é essencial que seja de qualidade, pois há muitos fatores envolvidos como por exemplo:

  • Síntese proteica;
  • Anabolismo;

E até mesmo a possibilidade de usar suplemento específico para o esporte.

 

Musculação emagrece mais que aeróbico?

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Durante um estudo realizado nos Estados Unidos (Hearty) feito com aproximadamente 300 adolescentes colocou a questão musculação versus exercício aeróbico, em pauta.

Um grupo realizou apenas exercícios aeróbicos, outro de musculação, e um terceiro grupo realizou as duas modalidades físicas.

Ficou comprovado que a melhor maneira de se queimar calorias de forma eficaz é combinando as duas modalidades.

Ou seja, musculação emagrece isoladamente, mas alcança superávit quando associada com outras atividades físicas, em especial aeróbicas.

Agora, vale lembrar que exagerar na quantidade de aeróbico pode interferir diretamente na perda de massa muscular. O exercício aeróbico precisa ser dosado, assim como a musculação.

 

Mitos ou Verdades sobre a musculação

 

Mulheres ficam fortes demais quando treinam musculação!

MITO: Ficam com pernas e braços grossos e musculosos na verdade é fruto de anos de trabalho suplementação e muita disciplina alimentar.

Apenas praticar musculação para emagrecer não vai te fazer ficar com músculos excessivos. Um treino considerado normal vai te ajudar a definir e perder gordura localizada.

 

Adolescentes e crianças não podem praticar musculação!

MITO: Existe um mito antigo que diz que crianças e adolescentes que praticam musculação estão prejudicando o seu crescimento e desenvolvimento para um corpo adulto.

O que é verdade é que cada corpo é diferente, e um treino para alguém muito mais novo jamais deve ser igual ao treino de um adulto.

 

Idosos não podem mais praticar musculação!

MITO: Outro grande mito é a ideia de que a musculação é uma atividade muito perigosa para as pessoas da melhor idade.

A verdade é que o treino precisa pensar a realidade de cada pessoa.

Existem pessoas com menos de 25 anos que já lidam com dores no ombro e na coluna e bem por isso precisam de um treino mais leve, porém, melhor elaborado para suas capacidades.

A mesma coisa vai acontecer com o idoso. Um bom profissional vai saber criar uma tabela de exercícios que possa melhorar sua qualidade de vida e não prejudicar.

 

A musculação pode ajudar com a postura e dores na coluna!

VERDADE: A musculação emagrece, hipertrofia mas também pode trazer inúmeros outros benefícios.

Um treino que leva em consideração alguma deficiência em mobilidade pode sim ajudar a melhorar a postura corporal, evitando dores na coluna, nos ombros e nas pernas.

Tudo vai depender da capacidade do profissional escolhido e no entendimento de quem pratica o exercício de que é preciso respeitar os limites do próprio corpo.

 

Dicas para emagrecer fazendo Musculação

 

Musculação emagrece sim, mas para que os seus resultados possam ser potencializados ao máximo aqui vão algumas dicas para quem quer perder gordura com levantamento de peso!

 

#1 – Foco nas séries, e não na Quantidade de Peso

Você vai conseguir melhores resultados se utilizar pesos menores e aumentar a quantidade de repetições durante as séries.

Os exercícios, no entanto, não podem ser tão fáceis assim, e nem realizados rapidamente. É preciso se concentrar e realizado-los em uma velocidade de movimentação que realmente faça com que seus músculos trabalhem o máximo.

 

#2 – Faça exercícios Aeróbicos Antes do Treino

É importante realizar pelo menos 10 minutos de bicicleta ou esteira antes de começar o seu treino.

Os exercícios aeróbicos antes da musculação ajudam a acelerar os batimentos cardíacos, acelerando o funcionamento do seu organismo, tornando os seus resultados bem melhores.

 

#3 – Mude o seu treino com Frequência

Pode parecer surpresa para você, afinal de contas acredita-se que uma rotina de atividade física é o melhor para o nosso corpo.

De certa forma é verdade, a prática de exercícios precisa ser rotineira, mas você não precisa praticar os mesmos exercícios todas as semanas, ou mesmo todos os dias.

Nosso corpo se adapta a qualquer mudança, por isso ele é tão perfeito. Depois de alguns dias o corpo se acostuma aqueles exercícios e para de ser tão estimulado e de apresentar resultados.

A única forma de evitar esse efeito é diminuir a frequência ou alternar as atividades físicas de vez em quando.

 

#4 – Treino de Alta Intensidade

Sem sombra de dúvidas, um dos melhores treinos é o HIIT, que faz uma mescla de exercícios de intensidade moderada com de alta intensidade.

O HIIT ajuda a acelerar ainda mais o metabolismo, propiciando uma melhor perda de gordura localizada.

 

#5 – Durma Bem

Não adianta praticar exercícios de forma enlouquecida se não der ao seu corpo descanso, ou seja, tempo para se regenerar daquela atividade.

Nosso corpo forma os músculos justamente enquanto está descansando, durante a atividade física nosso músculo é estimulado ao crescimento e resistência.

A mesma coisa acontece com a perda de peso. Ninguém emagrece de forma saudável sem descansar ou mesmo se alimentar adequadamente.

 

#6 – Cuide bem da sua Dieta

A coisa mais comum dentro de uma academia e ver “aquele cara todo musculoso”, porém, fora de forma.

Isso acontece sempre que a atividade física é realizada sem uma dieta balanceada. Não adianta malhar e continuar comendo, o processo emagrecedor acontece com uma junção das duas coisas.

E se pensar em usar suplementos, não exagere ou consuma qualquer um…. Cientificamente o suplemento mais recomendado para aqueles que desejam ingressar ou já praticam musculação é o Whey Protein.

Whey Protein é um alimento pensado com inteligência para esportistas e pessoas que prezam a saúde. Sua fórmula tem como matéria-prima proteína de valor biológico imensurável e isso torna o suplemento completo.

Se você deseja entender mais sobre o Whey Protein, sugerirmos a leitura do post Whey Protein: o que é, para que serve, benefícios e como tomar.

 

Para quem busca por um Whey Protein com ótimo custo e benefício: acesse a Growth Supplements, maior fabricante e vendedor de Whey Protein do Brasil e conheça toda linha e variações deste e demais suplementos para musculação.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Para concluir…

Confie que a musculação emagrece, mas, acima de tudo ela vai somar a sua vida grandiosamente, com mais força, disposição e autoestima.

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Referências

BORGES PFZ. Produção de concentrados de proteínas de leite bovino: composição e valor nutritivo. Braz J Food Tecnol. 2001.

SALZANO Jr I. Nutritional supplements: practical applications in sports, human performance and life extension. Symposium series 007; São Paulo; 1996-2002.

SGARBIERI, V.C. Propriedades FisiológicasFuncionais das Proteínas do Soro de Leite. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 17. Núm. 4. 2004.

 




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2 comentários em “Musculação Emagrece? Mitos, Fatos e Dicas!

  1. Maravilhoso esse post esclareceu todas minhas dúvidas de forma simples e objetivo. Amo “Dicas de Treino” costumo dizer que é meu personal on-line. Parabéns! 👏👏👏💖

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