09 out

Vantagens da Creatina para aumentar a Performance nos Treinos

Vantagens da Creatina para aumentar a Performance nos Treinos

Conhecer as vantagens da Creatina é essencial para quem deseja iniciar o uso deste suplemento para aumentar a Performance nos Treinos. Conheça-as agora!

A cada dia mais, as pessoas têm tido não só a vontade de ter uma vida mais saudável, como também buscar o shape marombeiro, atlético, definido e que transmita força e segurança.

Aos que colocam o ganho de massa muscular como um grande objetivo, vão logo em busca de suplementos que auxiliem para esse aumento de massa.

A creatina é um exemplo desses suplementos, tem sido muito utilizada e procurada, devido a lista substancial de vantagens com relação a performance nos treinos.

Por isso, se você também está focado na musculação e em busca de um suplemento para te ajudar a ter uma performance mais expressiva nos treinos, continue a leitura no artigo.

À seguir falaremos sobre o que é, e quais as vantagens da creatina, para que você possa avaliar se esse é o melhor suplemento para te ajudar nesta etapa.

 

O que é a Creatina

 

Antes mesmo de discorrer à respeito das vantagens da creatina, é importante saber o que é este suplemento.

Afinal, para saber se determinado suplemento é o mais indicado para você, é fundamental saber a respeito de suas características principais.

A creatina, trata-se de uma amina, sintetizada pelo corpo, por meio de dois aminoácidos, são eles: glicina e arginina.

Ela pode ser obtida ainda através da alimentação, em carnes vermelhas, carnes suínas e peixes.

São encontrados de 5 a 7 gramas de creatina, a cada 3kg de carne, e de 5 a 6 gramas, em 2kg de peixe.

Porém, pode-se ainda utilizar a suplementação para ingerir a creatina e desfrutar de seus diversos benefícios.

No músculo, a creatina funciona como um reservatório de fosfato de alta energia, a medida em que ocorre uma demanda de energia, ela fornece fosfato à adenosinadifosfato (ADP), para a produção de adenosinatrifosfato (ATP).

Em outras palavras, a função principal da creatina, está em fornecer energia ao corpo durante a prática de exercícios físicos intensos.

Pois os exercícios que envolvem esforços breves e intensos, são muito dependentes de energia ATP-CP.

Vale ressaltar, que este é o único sistema de energia nos músculos, capaz de produzir energia em taxas suficientes para realizar essas tarefas de forma efetiva.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) não considera a creatina como uma substância de doping.

Sendo assim, muitos atletas que praticam atividades de força como:

  • Musculação;
  • Levantamento de peso;
  • Arremesso de peso;
  • Modalidades coletivas de pouca duração e modalidades de combates, como jui jitsu e MMA.

Utilizam a opção da creatina em sua suplementação.

 

Vantagens da Creatina para Alta Performance nos Treinos

 

Atletas e outras pessoas que treinam por hobby diariamente, sabem que a falta de disposição é o pior vilão na busca por melhor desempenho.

Ainda que haja uma dieta bem determinada e uma disciplina na programação, alguns fatores podem contribuir para gerar insatisfação ou atrapalhar todo esse processo.

E é exatamente por esse motivo que a suplementação pode ser uma ótima pedida para quem quer buscar uma melhor performance nos treinos.

A utilização da creatina, mostra em diversos estudos, que esta tem contribuído de forma significativa para atletas e pessoas que querem resultados mais satisfatórios em seus treinos.

Por conta dos efeitos positivos provocados pela creatina, a suplementação tem sido grande aliada.

Leia também:

Café corta o efeito da Creatina? Mito ou Verdade?

Conheça os Benefícios da Creatina para Corredores

O que é Creatina Monohidratada, para que serve, ingestão e seus efeitos

CREATINA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Principalmente aqueles que costumam praticar modalidades que envolvem alta intensidade e curta duração.

Dentre as vantagens da creatina, podemos destacar o aumento da massa muscular magra, já que ela contribui para a síntese proteica.

Além disso, ao preencher os músculos com mais água, a creatina aumenta o peso corporal, por isso é importante aumentar a ingestão de água durante o período em que utilizar a suplementação.

Essa retenção hídrica é a característica predominante dos resultados da creatina, pois é ela que provoca o aparente aumento de massa magra.

No entanto, muitas mudanças nos conteúdos intracelulares de água são capazes de favorecer o crescimento das fibras musculares.

Isso quer dizer que a retenção hídrica melhora a hidratação muscular, otimiza a síntese proteica e desta forma, auxilia no crescimento muscular.

 

Mais importantes Vantagens da Creatina

 

A suplementação com creatina pode favorecer diversos processos físicos, como por exemplo, a hipertrofia.

Os músculos possuem uma capacidade limitada para o armazenamento de creatina, no entanto, a medida que a massa muscular aumenta, essa capacidade também se eleva.

A creatina contribui também para uma melhora na recuperação muscular após a realização do exercício físico. Ela auxilia ainda no aumento cognitivo, que influencia na concentração e atenção.

Estudos afirmam que entre as vantagens da creatina a suplementação com suplementos a base do elemento, aumenta a concentração intramuscular de IGF- I.

O qual, estimula o crescimento em diversas células do corpo, em especial, as células musculares.

Outro ponto que deve ser destacado, é a redução da acidez muscular, que atenua a fadiga, tamponado das concentrações dos íons H+.

Isso significa, que por fornecer mais energias para as fibras musculares, o corpo demora mais tempo para chegar a fadiga.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Estudos apontaram que atletas que utilizaram a creatina durante sua preparação para competição, conseguiram aumentar em até 40% seu desempenho.

Visto todas essas vantagens da creatina, fica evidente sua contribuição para aumento da performance durante os treinos.

Já que ao utiliza-la como suplementação, será possível aumentar o volume e a qualidade do treino, além é claro da força e potência.

Com isso, os atletas podem alcançar um melhor desempenho nos treinamentos e visualizar os resultados do aumento de massa muscular e hipertrofia, de forma mais eficaz.

Dado essas informações, nota-se que a creatina não possui finalidade apenas estética, a qual foi citada no início do artigo, “inchando os músculos”.

Ela atua diretamente na disposição corporal, e por isso é capaz de gerar treinos mais produtivos e consequentemente, de alta performance.

 

Como funciona e quais os efeitos da Creatina

 

 

Emagrecimento também está na lista das Vantagens

 

Além do aumento de massa magra, a creatina auxilia na redução de gordura corporal.

A combinação dos treinos e da suplementação, aumenta o fluxo de sangue periférico, o gasto de energia em repouso e ainda melhora o colesterol no sangue.

Mas, naturalmente deverá levar em conta que são diversas marcas existentes de suplementação de creatina, tanto marcas nacionais quanto internacionais.

É de suma importância, estudar a respeito e optar por marcas seguras e confiáveis que forneçam um produto de qualidade.

Dentre todas, selecionamos a creatina da Growth Supllements.

São diversas versões e em embalagens diferentes para facilitar a escolha e acima de tudo a vida de quem está buscando neste suplemento melhorar a rotina de treinamento.

 

Como tomar Creatina?

 

Existem diversos estudos científicos que determinam diferentes protocolos relacionados a suplementação deste elemento e assim aproveitar totalmente as vantagens da creatina.

Dentre algumas das utilizações está:

  • 4 doses de 5 gramas: para quem procura elevar sua potência, uma semana antes de uma competição.
  • Uso contínuo por três meses de 3 a 5 gramas, sem saturação: estudos que relacionam essa dosagem mostram excelentes resultados.
  • Uso regular por três meses, podendo fazer uma saturação por quatro dias de 4 doses de 5 gramas e mais 5 gramas nos dias subsequentes.

Não é aconselhável o consumo por um tempo muito prolongado, é preciso ao menos um mês de abstenção da creatina, após a utilização contínua realizada por três meses.

 

Vantagens da Creatina e forma ideal de Consumo

 

Os efeitos provocados pelo uso da creatina, não resultam em ações imediatas, eles são conquistados à longo prazo.

Há quem defenda a ideia de que consumir o suplemento no pós-treino, juntamente ao whey protein, pode garantir melhores resultados.

Mas também existe os que acreditam que sua eficácia e vantagens da creatina se dá de melhor forma, antes do treino.

De fato, após o treino, os músculos encontram-se ávidos por nutrientes, é preciso de insulina para que eles sejam absorvidos de uma melhor forma.

Sendo assim, a melhor maneira de gerar esse pico de insulina é por meio do consumo de dextrose ou mesmo algum carboidrato de rápida assimilação.

Se preferir ingerir o suplemento no pré-treino, pode-se combiná-lo com maltodextrina ou algum outro carboidrato.

 

Entre tantas vantagens da creatina existe contraindicação?

 

A creatina possui ainda algumas contraindicações que devem ser respeitadas, como:

  • Deficientes renais;
  • Diabéticos;
  • Pessoas que já apresentaram problemas hepáticos;
  • Pessoas enfermas;
  • Gestantes, mulheres em fase de amamentação ou que estão pretendendo engravidar;
  • Crianças e adolescentes.

Muitas pessoas associam a creatina com o inchaço no músculo, no entanto ela apresenta muitos outros benefícios que acaba ficando desconhecidos.

 

Onde comprar Creatina?

É comum o suplemento estar exposto nas prateleiras de academias e espaços fitness.

Sites também disponibilizam o produto, no entanto os valores normalmente são altos e dificultam o consumo para ciclos.

Comprar diretamente do fabricante é muito mais vantajoso, especialmente para garantir a idoneidade do produto, e óbvio melhor preço.

Na Growth Supplements é possível encontrar um suplemento ímpar em qualidade e com valores 40% mais baratos. Clique aqui e confira!

 

Para finalizar…

O uso de suplementos nutricionais são uma ótima estratégia para quem procura uma melhora na performance dos treinos.

Mas é preciso estar ciente de que cada suplemento possui uma indicação de modalidade, dose, fase de treinamento e até mesmo tempo de utilização.

Lembrando que uma suplementação eficaz se dará mediante a combinação de treinamento, alimentação e suplementação correta, acompanhada por um médico.

Isso será essencial para o monitoramento da saúde e redução dos prejuízos e riscos à saúde.

De modo geral, a utilização da creatina como suplementação é atestada e comprovada.

Não há dúvidas de que ela age de forma eficaz proporcionando uma melhor performance ao treino, por melhorar diversos processos metabólicos que resultam em mais força e resistência.

Basta definir quais seus objetivos com a suplementação, definir um treino e alimentação para alcançar bons resultados.

 

Lembramos que poderá enviar perguntas ou compartilhar sua experiência com a creatina no espaço abaixo.

 

Referências

POORTMANS JR and Francaux M. Long-term oral creatine supplementation does not impair renal function in healthy athletes. Med Sci Sports Exerc 1999.

Silverthorn, D.U. Fisiologia Humana. Uma abordagem integrada. 2 ed. São Paulo: Manole, 2003.

Willians, M.H. Nutrição para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. 5 ed. São Paulo: Manole, 2002.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.