25 out

Como escolher Whey Protein? Confira 10 dicas antes de fazer sua compra para não sair no prejuízo!

Como escolher Whey Protein Confira dicas antes de fazer sua compra

O Whey Protein é um dos suplementos queridinhos e populares de dez entre dez atletas que lotam as academias, sua fama comprovada de ajudar no ganho de massa magra faz seu uso ser cada vez mais disseminado, mas será que todos os consumidores estão aptos e sabem como escolher whey protein?

O consumo do whey protein assim como qualquer outro suplemento deve ser sempre orientado pelo nutricionista que irá avaliar as necessidades individuais e também passar as informações sobre as dosagens e sobre efeitos colaterais que podem ocorrer caso haja excesso.

Um dos fatores importantes em buscar orientação profissional para consumir whey protein é porque se trata de um produto que tem as proteínas do leite e para quem é intolerante a lactose deve ter alguns cuidados.

Se você já passou por uma consulta com um profissional e mesmo assim sente que precisa de mais informações para saber como escolher o whey protein, continue por aqui e confira as 10 informações que precisa checar!

 

Como é feito o Whey Protein

 

Explicando resumidamente processo de produção o whey protein, podemos dizer que é um produto feito a partir do queijo, quando se separa o soro do leite e daí se extraí suas proteínas passando por um processo onde acontecem etapas para transformar no produto final que é o whey protein.

A caseína é a proteína principal deste processo e seu alto valor nutricional que traz todos os aminoácidos essenciais fazendo com que esta seja uma proteína de alto valor biológico e permitindo uma alta absorção.

 

 

Dez coisas para checar antes de comprar o Whey Protein

 

 

#1 – Quantos tipos de whey protein existem e qual a diferença?

 

Existem 3 tipos de whey protein :

 

Whey Protein
Concentrado
Whey Protein
Isolado
Whey Protein
Hidrolisado
Filtragem mínima, preserva a qualidade da proteína. Seu processo de filtragem garante tenha mais pureza. Seu processo de filtragem mais complexo.
Possui proteínas, carboidratos e gorduras. Tem um alto nível de proteínas. Tem alto nível de proteínas e carboidratos.
Tem absorção mais lenta, porém eficaz. Tem mais velocidade para ser absorvido. É rapidamente absorvido.
Tem lactose. Dependendo da marca pode ter lactose ou não. Tem traços de lactose.
Teor de proteína de 25 a 89%. Teor de proteína 90% ou mais. Teor de proteína  +99%

Os diferentes tipos do whey protein deverão estar de acordo com os objetivos de cada um.

O nutricionista juntamente com o educador físico poderão trabalhar em conjunto adaptando o tipo de treino ao consumo do suplemento.

Conhecer os diferentes tipos deste suplemento poderá ajudar para aqueles que tem dúvidas a ter um direcionamento de como escolher o whey protein para os treinos.

Separamos três posts que vão facilitar o entendimento sobre cada Whey, confira:

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Isolado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Hidrolisado – O que é, para que serve e seus Benefícios

 

#2- Benefícios do whey protein

 

Nem só de ganhar músculos vivem os atletas de academia e é sempre bom saber que além de auxiliar no ganho e recuperação da massa muscular este suplemento tem outras funções e quem faz o uso corretamente pode se beneficiar de outras maneiras, confira:

  • Ganho de massa muscular
  • Auxilia no emagrecimento
  • Melhora a imunidade
  • Recupera a massa muscular após os treinos
  • Auxilia na cicatrização
  • Complementa necessidades proteicas de pessoas idosas
  • Controle nos níveis de colesterol

Estes são alguns dos benefícios que os  nutrientes presentes no whey protein podem proporcionar para o organismo quando este suplemento é utilizado de maneira sensata e correta.

Estes benefícios na maioria são devido a uma maior produção da glutationa, que é o principal antioxidante e está presente em todas as nossas células, sendo que no fígado há uma maior concentração de glutationa em suas células.

 

#3 – Qual o melhor momento para consumir

 

Pré Treino
Pós Treino
Ajuda na explosão dos músculos. Auxilia na recuperação das fibras musculares que sofrem microlesões nos treinos ajudando assim no ganho de massa muscular.

 

#4 – Como age o whey protein no organismo

 

Uma das vantagens principais está na rápida digestão e absorção desta proteína de alto valor biológico.

O corpo utiliza rapidamente os aminoácidos essenciais contidos no whey protein, estes agem na reparação dos músculos,tecidos e ossos, fazendo com que ação para ganho de massa muscular seja mais intensificada assim como outros benefícios já citados anteriormente.

 

 

#5 – Sabores diferentes

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Existem vários sabores como baunilha, morango, chocolate, neutro, etc. Logicamente depende do gosto de cada um esta escolha, porém vale ressaltar aqui que sabores artificiais são compostos de ingredientes sintéticos que podem trazer alguns efeitos como alergias a alguns componentes da fórmula, sendo então mais aconselhável procurar sabores mais naturais ou com fórmulas onde a lista de ingredientes conservantes não seja tão longa.

A escolha do sabor pode não parecer tão importante, mas devemos sempre prestar atenção a estes detalhes também, então este é mais um item da sua lista de como escolher o whey protein mais adequado para o seu consumo.

Algumas composições muito carregadas em ingredientes sintéticos podem trazer substâncias que oxidam as células e isso ninguém quer não é?

Prestando atenção nisso fica mais fácil saber como escolher o whey protein na próxima vez que for comprar.

 

#6 – Teor de carboidratos

 

Embora muitas pessoas julguem desnecessário a presença deste macronutriente na fórmula, sabemos que os carboidratos são importantes para a recuperação muscular, pois é preciso repor o glicogenio (forma armazenada de combustível para as células) que foi gasto na atividade física.

O que é preciso se atentar é na quantidade do carboidrato, pois em casos de pessoas diabéticas este teor pode trazer riscos, para estes usuários é imprescindível a orientação de um profissional e também vale a atenção ao rótulo e também escolher uma marca que tenha boa avaliação pelos consumidores.

 

#7 – Quanto usar de whey por dia?

 

Esta é uma questão pessoal, pois vai depender de fatores como peso por exemplo, é uma informação que deverá ser passada pelo médico ou nutricionista, nas embalagens existem informações de uso, mas estas muitas vezes não se aplicam pois cada pessoa é única e vai depender de vários aspectos a forma como deverá ser usado.

Leia também:

BCAA – O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais e como tomar

CREATINA – O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais e como tomar

O que é a Glutamina, para que serve, benefícios, efeitos colaterais, como tomar

O que é OXANDROLONA (Anavar), para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

Um dos aspectos é a distribuição da proteína proveniente da alimentação por exemplo, pois não se pode ultrapassar os limites para que não hajam efeitos colaterais.

 

#8 – Não faço atividade física, posso usar whey protein?

 

Pessoas com deficiência de proteínas ou que estão passando por alguma doença que precisa de um aporte maior de proteínas nesta fase podem utilizar o suplemento, mas são casos muito específicos.

Para estas pessoas somente profissionais da área de nutrição ou médico poderão instruir e prescrever.

Se você está saudável, tem uma alimentação que supre todas as necessidades proteicas e não faz atividade física, então a resposta é Não!

 

#9 – Fabricantes

 

É muito importante estar sempre procurando informações sobre as marcas na internet em sites de confiança, pois você não quer jogar seu dinheiro fora e nem colocar sua saúde em risco, não é mesmo?

A PROTESTE ( defesa do consumidor) sempre tem informações precisas porque realiza testes com os produtos do mercado e apontam as marcas que estão de acordo com a legislação assim como as que não estão em conformidade.

Escolher uma boa marca é um dos pontos cruciais para saber como escolher o whey protein que seja mais seguro e que vai atender os seus objetivos.

 

#10 – Whey protein engorda?

 

Como já foi descrito anteriormente, este suplemento tem objetivos tanto para ganhar massa muscular para quem faz atividade física quanto para complementar a necessidade proteica de pessoas com esta deficiencia.

Portanto nestes casos não vai engordar, pois atenderá exatamente estes objetivos, porém se uma pessoa sedentária começar a fazer uso sem nenhuma das necessidades acima citadas poderá ganhar peso, pois estará agregando calorias e o suplemento não estará cumprindo sua função.

Certamente que qualquer alimento em excesso também engorda, o whey protein tem funções específicas para público específico e para atender necessidades específicas, além do que usar qualquer tipo de suplemento sem necessidade traz riscos à saúde.

 

Onde comprar Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento pioneiro e mundialmente conhecido.

Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Esperamos que tenha gostado deste artigo e que compartilhe para que seus amigos também fiquem atentos e saibam como escolher o whey protein nas próximas compras !

Até a próxima !

 

Referência

RINCON, M.M, et al;  Protein synthesis signaling in skeletal muscle is refractory to whey protein ingestion during a severe energydeficit evoked by prolonged exercise and caloric restriction.  International Journal of Obesity  (2018 )

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.