Proteína Hidrolisada (Whey) e seus benefícios para o ganho de Massa Muscular

Proteína Hidrolisada (Whey Hidrolisado) para o Ganho de Massa Muscular)
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

O whey protein é um dos suplementos mais utilizados para quem quer ganhar massa muscular, pensando em tornar este suplemento mais individualizado foram criadas diferentes versões desta nobre proteína, dentre estas a forma que utiliza a proteína hidrolisada.

Este tipo de suplemento passa por filtração e um processo de hidrólise onde a cadeia de proteínas é quebrada em micropartículas que já são pré digeridas poupando este trabalho ao organismo facilitando a absorção rápida. As outras versões desta proteína é a isolada e a concentrada.

O whey protein tem rápida digestão de cerca de 30 minutos, mas a versão hidrolisada é ainda mais rápida por já ter passado pelo processo de pré digestão, é isso que favorece a disponibilidade dos aminoácidos que estimulam a síntese de proteínas para a construção da massa muscular.

Em seu processo de hidrólise, o whey protein hidrolisado diminui abruptamente o teor de carboidrato, ácidos graxos e lactose, podendo chegar até a eliminá-los completamente ou deixar apenas traços.

Por estas razões, este tipo de proteína hidrolisada pode ser consumida por quem tem intolerância a lactose, assim como para quem procura perder peso pelo fato de ser muito pobre em gorduras e carboidrato.

Neste post iremos abordar a respeito do whey protein hidrolisado (proteína hidrolisada) e se você quer ficar por dentro de tudo sobre este suplemento, continue aqui!

 

Vantagens da proteína hidrolisada (whey hidrolisado)

 

Assim como qualquer outra versão do whey protein, a versão hidrolisada é uma fonte de proteínas com alto valor biológico que vai ajudar a síntese proteica nos músculos além de ter também a função de melhorar o sistema imunológico prevenindo doenças e inflamações.

A versão hidrolisada porém é a mais pura e livre de outros substratos e quanto mais pura a proteína, maior será sua absorção.

A proteína hidrolisada favorece maior estimulação para que este antioxidante (glutationa) seja produzido, porque é uma versão que há melhor absorção das proteínas.

Esta versão hidrolisada por ter apenas traços de lactose e menos carboidratos e gorduras é indicada geralmente para quem é intolerante a este açúcar do leite, assim como para quem quer emagrecer.

O whey hidrolisado apresenta maior teor de BCAAs, aminoácidos de cadeia ramificada, que evitam a fadiga muscular, proporcionam mais disposição durante os treinos e melhoram a recuperação muscular.

Leia também:

BCAA – O que é, para que serve, benefícios, função, efeitos e como tomar

CREATINA – O que é, para que serve, benefícios, função e como tomar

Whey Protein – O que é, para que serve, benefícios e como tomar

Whey Protein Isolado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Hidrolisado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve, como e porque tomar

Whey Protein para Emagrecer: whey pode ser utilizado para esse objetivo?

Para que serve o Whey Protein? Saiba como e porque tomar para o ganho de Massa Muscular

A proteína hidrolisada potencializa a recuperação pós treino favorecendo o ganho de massa muscular.

No entanto para que os resultados sejam satisfatórios é preciso saber consumir adequadamente, por isso a recomendação é consultar um nutricionista para as devidas orientações

Por ser um suplemento que passa por um processo de hidrólise proteica o organismo tem mais facilidade de absorver as proteínas e evita o catabolismo porque consegue disponibilizar rapidamente os aminoácidos para a recuperação dos músculos.

Devido ao seu processo de filtração o whey protein hidrolisado tem no mínimo 90% de proteína, a versão de proteína isolada também pode apresentar este teor, porém a proteína hidrolisada como já foi citado é absorvida mais rápido.

 

Quem deve tomar a proteína hidrolisada

 

Qual quer uma das versões deste suplemento deve ser indicado por um profissional qualificado como um nutricionista esportivo.

A indicação sempre será para atletas profissionais, fisiculturistas ou atletas amadores que tenham uma grande necessidade de alcançar a adequação proteica para suprir a demanda exigida em suas atividades.

Pode ser indicado para intolerantes a lactose e para pessoas que procuram perder peso e que se encaixem no público citado acima.

A proteína hidrolisada pode ser recomendada para melhorar a definição muscular em determinadas fases de competições esportivas.

 

Benefícios da proteína Hidrolisada

 

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

#1 – Maior ganho de músculos: a grande porcentagem da proteína na versão hidrolisada aumenta a síntese proteica. Estudos realizados com esta versão indicaram que participantes suplementados com whey protein hidrolisado tiveram maior ganho de força, músculos e perderam mais gordura ao fazerem exercícios regulares.

#2 – Acelera a perda da gordura: este suplemento é rico em leucina, aminoácido essencial que participa da síntese proteica, processo que estimula a oxidação da gordura e aumenta o gasto calórico. Cientistas analisaram dois grupos que entraram em programa de exercícios físicos e um deles utilizou a proteína hidrolisada.

Este estudo mostrou que o grupo que consumiu o whey hidrolisado teve maior queima de gordura.

#3 – Melhora a saciedade: pesquisas apontaram que o whey protein em todas as suas versões diminui a produção de grelina, o hormônio da fome, favorecendo o aumento da saciedade.

#4 – Aumento da energia nos exercícios físicos: cientistas observaram que a proteína hidrolisada aumentou a concentração do glicogênio, hormônio responsável por fornecer energia aos músculos em exercícios físicos intensos como também a maior concentração de proteína fornece mais energia.

 

Tomar antes ou após o treino?

 

A proteína hidrolisada pode ser consumida em quatro momentos do dia :

# Pela manhã ao acordar: pode ser incluído no café da manhã para aumentar o consumo de proteína, de maneira que não aumente as calorias diárias e fornece mais energia e evita que o corpo entre em catabolismo ao captar proteína dos músculos para ter energia.

# No pré treino: o corpo necessita ter um aporte adequado de proteínas para construir os músculos durante os exercícios de força, se consumido de 30 minutos a 1 hora antes, evitará perda da massa muscular e melhora a resistência nos exercícios.

# No pós treino: Intensifica a recuperação dos músculos durante o repouso e melhora a síntese de proteica, neste momento os músculos absorverão maior quantidade de proteínas, aumentando o ganho muscular.

# Ceia: como última refeição do dia vai manter em quantidade suficiente os aminoácidos, servindo como uma prevenção do catabolismo.

Todas estas recomendações deverão ser orientadas por um nutricionista pois é este profissional que poderá indicar o melhor horário e a quantidade ideal para obter os resultados esperados.

O nutricionista adequará as refeições e incluirá o suplemento de acordo com a necessidades de cada um baseado em cálculos específicos.

 

O que tem na Proteína Hidrolisada

 

O whey protein hidrolisado é composto por:

# Beta- lactoglobulina: peptídeos do leite;

# Alfa lactoglobulina: proteína do leite;

# Albumina do soro bovino: proteína do soro do leite;

# Imunoglobulinas;

# Glutamina;

# BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada, leucina, isoleucina, valina).

 

Algumas observações sobre a proteína hidrolisada

 

Esta versão do whey protein pode ter um valor muito maior do que as outras e por isso deve ser utilizada com responsabilidade e consciência.

É preciso ficar claro que este tipo de suplemento é mais adequado para pessoas com intolerância a lactose, atletas que precisam ganhar definição de músculos mais rapidamente para participar de competições ou ainda para pessoas que estão passando por alguma enfermidade e necessitam de um aporte extra de proteínas, se este não for o caso, as outras versões trarão os mesmos resultados satisfatórios, não é preciso ter pressa para ganhar massa muscular.

A hidrólise pode ser completa ou parcial, porém a proteína hidrolisada não tem 100% de hidrólise, isso é impossível, pois não há como uma proteína digerida em pó ser totalmente hidrolisada, mas isso não tira sua qualidade, a hidrólise ajuda a proteína a ser absorvida mais rapidamente da mesma maneira.

Leia também:

BCAA – O que é, para que serve, benefícios, função, efeitos e como tomar

CREATINA – O que é, para que serve, benefícios, função e como tomar

Whey Protein Isolado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Hidrolisado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve, como e porque tomar

Whey Protein para Emagrecer: whey pode ser utilizado para esse objetivo?

Para que serve o Whey Protein? Saiba como e porque tomar para o ganho de Massa Muscular

Por ter um custo mais elevado, a proteína hidrolisada não deverá ser desperdiçada em receitas, apesar de muitos acreditarem que incluir o whey protein em preparações culinárias  trará os mesmos benefícios, porém a inclusão de outros ingredientes poderá interagir na absorção adequada do suplemento.

Vale ressaltar que praticantes de musculação não necessitam consumir o whey protein hidrolisado, pois este produto de alto custo se aplica melhor para os casos específicos citados como os atletas e pessoas intolerantes a lactose ou com alguma deficiência proteica por conta de enfermidades.

Nem sempre o produto mais caro é o melhor para o seu caso, mais uma vez é importante lembrar a necessidade de consultar um nutricionista para avaliar suas necessidades nutricionais de acordo com os exercícios físicos.

 

Posso tomar este suplemento se não pratico Exercícios Regularmente?

O whey protein em qualquer de suas versões atende necessidades proteicas, por esta razão como já foi citado pode ser utilizado em casos de doenças que causam desnutrição po falta de proteínas, idosos também poderão ser beneficiados com o suplemento.

A diferença para estas pessoas seria a dosagem e o objetivo nestes casos não seria para aumentar massa muscular, mas sim preservar e aumentar a quantidade de proteínas para suprir estas necessidades, porém para quem não se encaixa neste público e não pratica exercícios não há razão para usar o whey protein ou qualquer outro suplemento.

A proteína hidrolisada ou qualquer outro  tipo do whey além das proteínas fornecem também outros importantes nutrientes como vitamina B2, B12, fósforo, cálcio, selênio, zinco e potássio, em alguns casos poderá ser prescrita para crianças ou mulheres grávidas que tenham necessidade de ajustar estes nutrientes.

No caso destas pessoas que não visam aumento de massa muscular, mas sim melhora no aporte de proteínas e nutrientes incluir o whey protein em receitas é vantajoso, diferente daqueles que buscam o ganho de músculos que só deverão consumi-lo dissolvido em água ou leite.

A diferença é que para aumentar a massa muscular as proteínas do whey não devem se misturar com outros ingredientes para não atrapalhar o ganho da massa muscular.

 

Onde comprar Whey Protein?

O Whey Protein é comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Para Finalizar…

Em resumo, o suplemento pode ser tomado por quem não pratica exercícios regulares em casos específicos de problemas de saúde ou para os idosos que precisam preservar a massa muscular e terem mais força para se movimentarem, fora isso, apenas atletas profissionais ou amadores que treinam constantemente devem consumi-lo. Consumir o whey protein sem necessidade é desperdiçar dinheiro.

 

Esperamos que este post tenha sido útil para esclarecer dúvidas a respeito da proteína hidrolisada seus benefícios para o ganho de massa muscular.

Não esqueçam de compartilhar!

Até a próxima.

 

Referência

Pacheco MTB, Dias NFG, Baldini VLS, Tanikawa C, Sgarbieri VC. Propriedades funcionais de hidrolisados obtidos a partir de concentrados proteicos de soro de leite. Ciênc. Tecnol. Aliment. 2005;25(2):333—38.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

2 COMENTÁRIOS

    • Oi Catiane,

      Pode bater tranquilamente no liquidificador, coqueteleira, mixer e etc..

      Isso não vai influenciar na perda de nutrientes, pode ficar tranquila! ;)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui