04 set

Whey Protein da Dor de Barriga (diarreia)? Como evitar?

Whey Protein da Dor de Barriga (diarreia) Como evitar

Whey Protein da Dor de Barriga é uma das situações controversas que envolve este suplemento. Isso porque cada organismo reage de maneira específica. Descubra neste post verdade e mitos sobre o whey.

A desinformação é um caminho estreito que só leva a ignorância, que aliás está presente também na vida de quem busca na suplementação o salvador para ganhar músculos ou mesmo para emagrecer.

Você deve entender, antes mesmo de falarmos que whey protein tem efeitos colaterais, que qualquer alimento ou suplemento traz consigo efeitos variáveis. E, a quantidade sempre será o diferencial para usufruir ou não dos benefícios.

Com essa bebida milenar, utilizada mundialmente e há muito tempo por esportistas e pessoas doentes, consumir a quantidade certa será a diferença para somar a saúde e não do contrário.

A responsabilidade da pessoa que indica o suplemento e de quem vai consumi-lo é o fator chave para evitar problemas decorrentes como dor de barriga, retenção, diarreia, etc.

Dr. Spencer Nadolsky, médico e lutador pela divisão Heavyweight para o UNC Tar Heels, no passado, é um defensor de mais coerência e bom senso no uso de suplementos, sugerindo que “jogos de interesses” devem ser avaliados antes de iniciar o consumo desenfreado deste aporte.

Neste post, você será informado se whey protein da dor de barriga, diarreia e outros efeitos, porque ocorrem e como deverá agir para evitar, afinal não é nenhum crime aproveitar os benefícios dos suplementos, mas, seguir recomendações é essencial. Boa leitura!

 

Somente Whey protein da dor de barriga, e os outros suplementos?

 

Suplementos com quantidades significativas de proteínas, lactose, dextrose, maltodextrina, creatina, termogênicos etc., são propícios a ocasionar dor de barriga, aumento de gases, enjoos e vários outros sintomas.

Isso ocorre porque são fórmulas concentradas, com agentes sintéticos em maior quantidade que interferem na flora intestinal e aparelho gastrointestinal.

Entretanto, o que vale é observar como é a reação do organismo com o whey protein. Partindo do princípio que este suplemento é obtido através de processos que “separam” a proteína do leite bovino, teremos finalmente uma fórmula não tão calórica, nem com tantos carboidratos, mas existe sim, a presença da lactose.

A lactose é um agente natural causador de dor de barriga (um dos efeitos de maior incidência quando alimentos e suplementos a base de leite são consumidos). Neste caso, a enzima responsável por quebrar o açúcar natural, chamada de lactase, é deficiente.

Talvez você não saiba, mas, uma taxa bem alta de adultos (mais de 68%) tem algum nível de intolerância a lactose. Sim, isso é devido a redução da lactase que ocorre naturalmente a medida que envelhecemos.

Existe ainda uma parcela de usuários que sofrem com a proteína do leite, cuja está presente no Whey Protein, que apesar de menos comum, traz também efeitos colaterais como gases, dor de barriga e diarreia.

Neste contexto, você pode imaginar que whey protein da dor de barriga porque é de fato um efeito colateral, contudo, precisamos alerta-lo de que nem sempre a dor abdominal é devida a ingestão deste suplemento, mas sim de combinações ou mesmo de consumo acima do recomendado.

 

Whey protein causa inchaço abdominal?

 

Veja bem, whey protein da dor de barriga por conter lactose, já a proteína presente pode influenciar para a retenção de líquido.

Saiba que todo e qualquer excesso, inclusive de proteína, precisa ser excretado pelos rins, se o órgão precisa trabalhar acima do normal a consequência é o inchaço.

De início, a sensação e a aparência levam a acreditar que são músculos, contudo é o excesso de água que está se acumulando no organismo.

Óbvio que esse episódio leva a outras complicações como por exemplo, aumento da pressão arterial e no longo prazo problemas renais.

Mas, se você olhar a lista de benefícios que esse superalimento oferece, entre alguns:

  • Auxílio excepcional para ganho de massa corporal;
  • Importante para fortalecer ossos e tecidos;
  • Tem potencial para melhorar o sistema imunológico;
  • A fórmula é rica em antioxidantes;
  • Ameniza efeitos colaterais nos quadros de AIDS;
  • É fundamental para aumentar a energia e disposição, em especial para aqueles que praticam esportes;
  • Serve para ampliar a nutrição em pessoas com câncer.

Fica até difícil relutar em não o usar!

Você também pode aproveitar os aminoácidos e vitaminas que o whey protein oferece sem a necessidade de se sentir “coagido” pelos efeitos colaterais, simplesmente consumindo-o dentro da quantidade recomendada para o seu perfil.

 

Whey protein solta o intestino?

 

Desmistifique a ideia de que whey protein da dor de barriga ou que causa diarreia, sabendo que este suplemento não serve apenas para “dar músculos”. Assim como os probióticos, a proteína presente no whey é providencial para proteger os intestinos.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Estudos feitos pela FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos) em concomitância com a Unicamp (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas) demonstraram que essas bactérias servem para diminuir chances de processos inflamatórios em diferentes setores do corpo.

Você pode até mesmo introduzir na sua dieta shakes ou receitas diversas que levam whey protein, em momentos aleatórios do dia e não apenas no pré ou pós-treino, auxiliando dessa forma o melhor funcionamento dos intestinos.

Outro ponto positivo do suplemento para abolir a ideia de que whey protein solta os intestinos é compreender como a colecistoquinina (hormônio que auxilia processos digestivos e fundamental para gerar o efeito saciador) pode ser liberado com o consumo.

 

Whey Protein da dor de barriga, como evitar?

 

Indiscutivelmente a qualidade do whey protein é um fator que pode ocasionar efeitos colaterais.

Muitas marcas não prezam pela qualidade, inclusive adicionam matéria prima desqualificada e até mesmo outros elementos.

Você, ao adquirir whey, necessariamente deve checar a origem, ler o rótulo e só consumir quando estiver certo da genuinidade do suplemento.

Além desse cuidado, para eliminar qualquer inconveniente com whey protein:

  • Melhore sua dieta incorporando fibras de qualidade, principalmente com carboidratos complexos distribuídos nas refeições ao longo do dia;
  • Diminuindo o consumo de açúcar branco ou frutose artificial;
  • Evite bebidas alcoólicas e gasosas, pois estas aumentam os gases e também são responsáveis por dor abdominal;
  • Não tome whey com outras fontes lácteas, prefira água ou frutas menos açucaradas para confeccionar o shake;
  • Consuma probióticos naturais como o kefir e outros iogurtes;
  • Melhore a ingestão de água (2 litros/dia);
  • Opte por recursos naturais como chás digestivos para amenizar gases que causam dor de barriga;
  • Consulte o médico caso a dor de barriga seja intensa.

E, principalmente tenha coerência ao consumir whey e qualquer outro suplemento. Lembre-se da máxima “Menos é Mais”!

 

Tem algum tipo de whey que não gere dor de barriga?

 

São necessários 100 gramas de proteína do leite para se conseguir uma grama de whey protein e naturalmente cada tipo do suplemento trará efeitos (positivos/negativos) que serão percebidos de formas diferentes pela pessoa.

Você poderá experimentar as versões:

Whey Protein Concentrado: Que oferecem concentrações menores de proteína, porém, é um dos mais acessíveis financeiramente, também é o mais utilizado na indústria de alimento;

Whey Protein Isolado: Com menos gordura e também redução da lactose, é menos atrativo ao paladar, contudo, promete boas quantidades de proteína (mais de 90%) e com certeza poderá ser usado por intolerantes;

Whey Protein Hidrolisado: De rápida absorção (porque é pré digerido) é também um dos mais caros.

E dentre esses encontrar o mais compatível com seu organismo e propósito, porque as variações entre os tipos de suplemento também interferem na digestibilidade, que ainda é diferente para cada pessoa.

Leia também:

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Hidrolisado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Isolado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Se você consumir a versão com menos ou sem lactose, com certeza poderá diminuir ou afastar o efeito colateral da dor de barriga ou diarreia.

 

Lembre-se…

O Whey Protein da dor de barriga quando você não observar a quantidade indicada para consumo, quando não cuidar da dieta como um todo ou quando o produto não é legítimo.

Leve essa informação a outras pessoas compartilhando este post e se ainda tem dúvidas sobre este suplemento, envie sua pergunta pois responder é nossa obrigação!

 

Referências

HARAGUCH FK, ABREU WC, PAULA H. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr., Campinas.2006.

WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. v.1, v.2. São Paulo: Atheneu, 2006.

TEIXEIRA NETO, F. Nutrição Clínica. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2003
WILLIAMS, M.H. The ergogenic edge: pushing the limits of sports performance. Human Kinetics, 1998.

 




DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.