Abdominal queima a Gordura Localizada? Mito ou verdade? [Vídeo]

Fazer abdominal queima a gordura localizada?

Esta é uma pergunta que a maioria das pessoas fazem, principalmente nas salas de musculação: “É verdade que fazer abdominal queima a gordura localizada?”.

Outra interrogação recorrente também é: “Quantos exercícios e quantos abdominais é preciso fazer para ficar com o abdômen definido?”.

As duvidas e mitos com relação ao treinamento abdominal circulam até hoje no ambiente das academias, tal que como relatamos no parágrafo acima, é uma das perguntas mais frequentes dos praticantes ou não de musculação.

Em vista disso, vamos entender um pouco mais à função desse exercício e esclarecer todas as incertezas para assim conquistar o tão famoso abdômen “tanquinho”, a “barriga chapada”, ou seja, queimar a gordura abdominal.

Leia também:

Como fazer Termogênico Natural: dicas essenciais (+ receitas)

Como funciona a Dieta da Água com Limão para Emagrecer

Ioimbina – O que é, para que serve, benefícios e como tomar?

 

Músculos abdominais, quem são e como trabalhar?

 

Os músculos abdominais têm como principal função proteger as vísceras e promover uma pressão interna que auxilia em diversas necessidades fisiológicas.

No entanto, a parte mais interessante a todos é a estética, pois um abdômen bem construído com músculos aparentes, ou seja, “chapado”, chama muito a atenção e é desejo de muitos.

 

Mas quem são os músculos que compõem o abdômen? Confira!

 

Reto do Abdome

Este é o músculo mais superficial. Logo, o mais conhecido, pois quando fortalecido é o músculo que aparece.

Sua ação é flexionar a coluna vertebral aproximando o tórax e a pelve anteriormente.

 

Oblíquo Interno

Este músculo forma a camada média da parede abdominal lateral e esta localizada entre o transverso do abdome e o oblíquo externo.

Sua ação é bilateral, isto é, flexiona a coluna e auxilia na respiração e em conjunto com os oblíquos externos produz a rotação da coluna.

 

Oblíquo Externo

Assim como o interno sua ação é bilateral. Ele flexiona a coluna vertebral e inclina a pelve para trás.

Junto com os oblíquos internos produz inclinação lateral da coluna, aproximando o tórax e o quadril lateralmente.

 

Transverso do Abdome

Este é o músculo mais profundo. Ele funciona como uma cinta natural para proteção da coluna vertebral.

A sua ação acontece em diversas situações, sendo este músculo em condições saudáveis ativado antes de realizar qualquer movimento do corpo.

 

Qual é a função do abdômen no corpo?

 

Antes de qualquer coisa precisamos entender que o abdômen tem 3 funções básicas como: estabilização, rotação e flexão do tronco. Por isso, precisamos conhecer cada uma delas.

 

Estabilização

Esta função é uma das principais, simplesmente por prevenir lesões na coluna, já que utilizamos essas musculaturas todos os dias, seja sentado, em pé, enfim, realizando qualquer tipo de atividade.

Os exercícios mais característicos são: pranchas, pilates e funcionais, ou seja, que exercem a função estabilizadora.

 

Rotação

Este é um exercício completo, porque além de ser trabalhado em qualquer atividade diária é muito utilizado em esportes.

Também, a capacidade de anti-rotação trabalha toda a musculatura abdominal com pouca compressão da coluna.

 

Flexão de Tronco

É a função mais trabalhada nas academias, pois exercita o abdominal infra e supra oblíquo.

Entretanto, vale lembrar que as duas outras funções citadas acima não devem ser negligenciadas nos treinamentos abdominais.

 

Mitos e Verdades

 

A pergunta que rodeia as academias será respondida agora neste item de nosso conteúdo. Vamos desvendar os mitos e verdades do abdominal, um músculo tão popular que ainda traz confusão quanto a sua verdadeira ação.

Será que ele emagrece? Queima gordura? Fortalece os músculos? Veja a seguir!

 

O abdominal queima a gordura da barriga?

MITO! O abdominal busca o fortalecimento e a tonificação dos músculos, e não a redução dessa gordura localizado, algo que é muito sutil neste tipo de exercício.

 

Abdominais deixam a barriga chapada?

VERDADE! Para resultados completos o melhor é associas exercícios de fortalecimento com exercícios aeróbicos. O que marca o famoso “tanquinho” é o músculo forte sob a pele, ou seja, músculo fortalecido.

 

Fazer exercícios abdominais enrijece a gordura da barriga ao em vez de endurecer os músculos?

MITO! Os abdominais não são os melhores exercícios para derreter a gordura localizada. O ideal para eliminar a gordura é associar abdominais, exercícios aeróbicos e uma dieta balanceada.

 

Realizar somente os exercícios abdominais gasta muitas calorias e ajuda a emagrecer?

MITO! O abdominal até gera um gasto calórico, mas a perda é minúscula. Portanto, para quem deseja emagrecer o ideal é apostar em exercícios físicos que incluam a tonificação da musculatura e o trabalho aeróbico.

 

Abdominal diminui a gordura interna da barriga?

MITO! Se os abdominais não queimam nem a gordura da barriga, quem dirá a gordura visceral, que fica entre os órgãos como fígado, rins e coração. A melhor maneira de diminuir é investir no controle do peso e praticar exercícios físicos.

 

Abdominal ajuda a corrigir a postura?

VERDADE! Os exercícios abdominais ajudam na estabilização e manutenção da postural corporal.

 

Qualquer abdominal fortalece a barriga por completo?

MITO! Cada tipo de abdominal trabalha uma parte da barriga, pois conforme falamos no início do texto o abdômen possui inúmeros vários músculos. Então, desde o exercício reto abdominal até a elevação de pernas, todos apresentam benefícios para um x tipo de músculo do abdômen.

 

Quanto mais abdominais melhor?

MITO! A famosa frase: “Qualidade é melhor que quantidade” se enquadra nesta questão. Assim, vale mais a pena fazer 30 abdominais variados do que 100 abdominais básicos.

 

Abdominais devem ser feitos todos os dias?

MITO! Assim como qualquer músculo o abdômen também precisa de um tempo de descanso, no mínimo 24 horas para se recuperar e gerar a adequação tonificação.  Logo, ele não deve ser feito todos os dias, pois esta atitude sobrecarrega a musculara e pode causar dores e lesões.

 

“Como você está treinando o abdominal?”

 

Vídeo do Personal Trainer e também Atleta Fisiculturista Fernando Sardinha

 

Veja também:

Treino de Glúteos com o personal Fernando Sardinha (Avançado)
Treino de Bíceps com o personal Fernando Sardinha (treino avançado)

 

Conclusões finais…

Ter uma barriga tanquinho não é fácil, porém, nada se torna impossível quando há dedicação.

Isso, vale tanto para a perda de gordura como para definição muscular.

Conquistar um abdômen chapado, por exemplo, é o sonho de muita gente, contudo, a dificuldade de não alcançar o objetivo acaba deixando esse desejo de lado, até porque o músculo assim como qualquer outro exige um treino especializado.

Afinal, para ter um abdômen definido é preciso ter uma porcentagem de gordura corporal abaixo dos 12%.

Portanto, abdominal não queima gordura localizada, mas sim, queima calorias do corpo em geral e tonifica a região abdominal, o que irá gerar um resultado estético para o abdômen.

Deste modo, devemos ressaltar que os fatores geradores da perda de gordura corporal e consequentemente do abdômen são: realizar atividade física de alta intensidade (musculação), ter uma alimentação regrada (saudável) e praticar exercícios aeróbicos (caminhada, corrida).

Assim, os resultados virão com mais facilidade e a meta será alcançada!

 

Artigo anteriorO que é Somatrofina? Para que serve? Benefícios e Colaterais
Próximo artigoQuais os melhores Exercícios para fazer na Menopausa?
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui