Irisina, o hormônio ajudar Queimar Gordura e previne Alzheimer

Irisina, o hormônio que queima gordura e previne Alzheimer
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Que a atividade física é importante, ninguém tem dúvidas, pois ela ajuda a criar massa muscular, melhora problemas de coluna, emagrece, ajuda a prevenir diabetes e etc, mas além de tudo isso ainda favorece que os músculos produzam a irisina, um hormônio que dentre outras funções previne alzheimer e ajuda a perder peso.

Este hormônio é sintetizado pelos músculos quando praticamos exercícios físicos e começou a ser estudado por causa dos seus efeitos na perda de peso, porém em novas pesquisas foi observado também que pode ajudar na prevenção do mal de Alzheimer.

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro  iniciaram estudos que  relacionaram a irisina a recuperação da memória em pacientes co Alzheimer e a partir de descobertas como esta que a este hormônio que andou esquecido voltou a ser lembrado pela comunidade científica e pela mídia.

Se alguém ainda tinha alguma dúvida em iniciar um programa de atividades físicas, não tenham mais, porque esta é uma medida de prevenção não só de problemas físicos, mas ao que tudo indica previne também problemas do sistema nervoso.

Nesse post vamos mostrar toda a importância deste hormônio, o que se tem estudado sobre ele e  como melhorar sua produção, por isso não saia daí e aproveite as informações! Boa leitura!

 

O que dizem os estudos brasileiros sobre a Irisina e Alzheimer

 

No Brasil, pesquisadores publicaram na revista “Nature Medicine” os resultados de seu estudo realizado com camundongos que tinham a doença, estes animais foram submetidos a exercícios físicos e recebiam doses de irisina.

Pacientes com Alzheimer têm níveis baixos de irisina e os cientistas observaram que os camundongos também tinham esta deficiência.

No estudo, o hormônio apresentou maiores níveis nos camundongos que faziam exercícios físicos e também melhora na perda de memória, demonstrando uma reversão.

Foi observado também que a irisina  é regulada de acordo com os exercícios físicos praticados.

Os autores concluíram que este hormônio serve de intermerdiário entre a prática de exercício e a reversão da memória e explicaram que isso acontece porque a irisina favorece a sinapse entre os neurônios melhorando a comunicação entre eles ajudando a recuperar memórias que a doença atinge, assim como o hormônio também ajuda que haja a criação de novas memórias para estes pacientes.

Este estudo foi realizado em parceria com a Queens’s University e levou 10 anos para ser concluída.

Porém ainda não se sabe mensurar a quantidade de exercícios necessários

 

Como a Irisina atua no Emagrecimento

 

A irisina é um hormônio peculiar porque é produzida nos músculos, enquanto que outros são produzidos no fígado, glândulas adrenais, cérebro.

Temos dois tipos de gordura no corpo, uma chamada de gordura branca, que é conhecida como a gordura ruim, que nos faz engordar e a outra a gordura marrom, que é mais abundante quando somos bebês, pois esta gordura aumenta a temperatura corporal da criança para que fique aquecida.

Ao aumentar a temperatura corporal, queimamos mais calorias e acelera o metabolismo, e então… Bingo! A irisina atua transformando a gordura branca em marrom, ajuda a acelerar o metabolismo, queimar gorduras e perder peso.

Cientistas fizeram testes físicos regulares em camundongos por 21 dias e observaram que houve aumento nos níveis  do hormônio e também que as células de gordura branca se transformaram em gordura marrom e aceleraram o metabolismo 50 vezes mais.

Leia também:

Como fazer Termogênico Natural: dicas essenciais (+ receitas)

Como fazer Chá de Hibisco com Gengibre para Emagrecer?

Suco Detox de Couve com Limão e Gengibre para Emagrecer

Creatina, o que é para que serve, benefícios, função e como tomar

BCAA engorda ou emagrece? Faz Mal? Como Tomar Corretamente?

A importância da Testosterona para ganho de Massa Muscular

Conheça os melhores Alimentos que Aumentam a Testosterona

10 Erros comuns para quem busca Perder Peso que devem ser Evitados e Corrigidos

OXANDROLONA (Anavar), para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

Durateston, para que serve, benefícios, função, excesso, efeitos colaterais, como tomar

Benefícios do Aeróbico em Jejum (para quem deseja perder peso rápido)

O metabolismo acelerado gerou maior calor e queima calórica, causando emagrecimento nos animais observados.

Esta queima calórica causada pela troca de gordura branca por marrom foi entendida como a causa da perda de peso quando praticamos exercícios físicos regulares.

A regularidade na prática das atividades é essencial para que haja perda de peso, segundo afirmam os pesquisadores, por isso quando o objetivo é emagrecer é preciso persistir.

Foi observado também que há maior vantagem quando se altera exercícios aeróbicos e de força, pois ajuda a continuar queimando calorias pós atividades.

Vale ressaltar que além da prática de exercícios, para um emagrecimento saudável, também é necessário uma alimentação equilibrada, sem restrições desnecessárias, todos os grupos alimentares são importantes e quem pratica exercícios precisa estar bem alimentado.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

 

Ômega 3, um aliado para melhorar a produção de Irisina

 

O International Journal of Endocrinology and Metabolism, publicou um estudo onde relacionou a produção do hormônio com uma ingestão dos ácidos graxos poli insaturados ômega 3.

De acordo com este estudo pessoas com diabetes que fazem suplementação 3 vezes ao dia de 1,2 g de ômega 3, aumenta a irisina e que também diminui a resistência a insulina destes indivíduos e ajuda a diminuir a glicemia.

Porém podemos consumir este ácido graxo também através de alimentos como peixes de água fria, linhaça, castanhas.

O consumo de ômega 3 pode ajudar a produção do hormônio, mas a prática de atividade física regular parece ser o melhor recurso, pois é mais viável e vai contribuir para melhorar a saúde de um modo geral.

A prática regular de exercícios sempre esteve associada a hábitos de vida saudável e se ajuda a evitar doenças degenerativas não há porque usar outros artifícios, o corpo vai agradecer, a mente também e a memória também, por isso deixe de preguiça!

 

Melhorando a produção da Irisina

 

Uma outra maneira comprovada por um estudo publicado na revista Cell Metabolismo de aumentar a produção deste hormônio é praticando exercícios em dias frios, pois foi observado que calafrios fazem o corpo aumentar o metabolismo para gerar calor e queimar mais calorias.

É esta ação que transforma a gordura branca em gordura marrom, como já foi exposto anteriormente.

Sabe-se que a proporção de irisina está relacionada com a massa muscular, portanto quanto mais massa muscular, mais irisina circulando no organismo.

Em um estudo realizado nos Estados Unidos, foram observados atletas de endurance que tiveram a produção do hormônio em dobro por 10 semanas de treinos de alta performance.

A irisina é importante para a hipertrofia porque durante os treinos as microlesões produzem IGF1, uma substância que avisa que as fibras musculares precisam ser recuperadas e isso faz acontecer o aumento do músculo.

 

Outras funções da irisina

 

Um estudo realizado em ratos observou que este hormônio tem capacidade de diminuir inibidores que impedem a regeneração óssea.

Os animais suplementados com r-irisina aumentaram seus níveis de osteopontina, uma glicoproteína que favorece a biomineralização óssea. A irisina também diminui uma substância que impede a formação dos ossos.

Este hormônio tem muito ainda a ser estudado, pois só no ano de 2012 que ele foi descoberto, mas mesmo assim já provou ser importante para o organismo, para regular o peso, emagrecer e quem sabe ser um aliado poderoso na prevenção e tratamento do mal de Alzheimer.

O melhor é que para produzi-lo basta sair para caminhadas regulares, correr, andar de bicicleta ou fazer musculação, pois pode ser qualquer tipo de exercício para produzir a irisina e ter seus benefícios.

O importante é se movimentar e não esquecer de praticar bons hábitos alimentares.

 

Onde encontrar Ômega 3 de qualidade?

O Ômega 3 é um suplemento pioneiro e mundialmente conhecido.

Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Para finalizar…

Este foi o nosso post de hoje e esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre a irisina, pois nos esforçamos para sempre levar informações da melhor qualidade e queremos sempre satisfazê-los !

Compartilhem com os amigos e não esqueçam de nos dizer sua opinião!

Até a próxima!

 

Referência

Magosso, Natalia Santanielo Silva. Efeitos do treinamento de força e da reposição hormonal no mecanismo de ação de irisina de ratas. Disponível em: ovariectomizadas. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7118/DissNSSM.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso 16/012019 https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7118/DissNSSM.pdf?sequence=1&isAllowed=yCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui