O uso do Chá de Cavalinha para Emagrecer (com receita)

O uso do chá de cavalinha para ajudar no emagrecimento
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Muitas plantas são utilizadas há milênios para tratar vários problemas de saúde, as propriedades medicinais de algumas espécies são estudadas em laboratórios para ter comprovação científica agregada a sabedoria popular dos nossos antepassados.

Quando o assunto é perda de peso há uma variedade de preparações com ervas que podem auxiliar de maneira mais natural e dentre estas podemos destacar o chá de cavalinha para ajudar no emagrecimento.

É sempre bom lembrar, no entanto, que nenhuma erva, alimento, chá ou suplemento tem o poder de emagrecer alguém por si só, atrelado ao consumo deste chá é necessário uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regulares.

Leia também:

Como fazer Chá para Emagrecer Dormindo?

Como fazer o Chá de Hibisco para Emagrecer?

Preferencialmente é aconselhável procurar um nutricionista para iniciar uma reeducação alimentar a fim de que cada um seja capaz de aprender a fazer escolhas sensatas de alimentos sem precisar passar por dietas restritivas desnecessárias, desta maneira o chá de cavalinha para ajudar no emagrecimento poderá ser mais eficaz para contribuir com os resultados.

Apesar de o chá de cavalinha ser um recurso natural para auxiliar a perda de peso, não quer dizer que poderá ser consumido indiscriminadamente por todos e nosso artigo vai abordar este assunto e também porque pode ser benéfico tomar o chá de cavalinha para ajudar no emagrecimento.

 

Propriedades da cavalinha

 

Esta erva tem nutrientes como Vitamina C (antioxidante), cálcio, ferro, magnésio, sódio e taninos que são poderosos antioxidantes e têm ação adstringente.

Os antioxidantes favorecem a defesa contra agentes ofensivos às células e também promovem uma ação anti-inflamatória e anti-infecciosa.

A cavalinha age como um diurético natural e ajuda a eliminação de resíduos tóxicos do organismo, ainda favorece o funcionamento do intestino.

Devido aos componentes desta erva, seu chá auxilia no tratamento de infecções do trato urinário, bem como aumenta a eliminação de toxicidades e diminui a retenção de líquidos.

Leia também:

Além destas funções, consumir o chá ajuda a combater anemia, melhora processos de cicatrizações, beneficia a saúde das artérias e seu poder astringente ajuda a prevenir estrias e aparecimento de varizes, além de contribuir com a hidratação da pele.

O chá de cavalinha também tem ação termogênica, ou seja aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo.

Entre seus benefícios destacam-se:

# Prevenir problemas nos rins

# Evitar hipertensão

# Diminuir o fluxo menstrual

# Combater o cansaço físico e mental

 

Como a cavalinha ajuda a emagrecer?

 

Consumir o chá de cavalinha para ajudar no emagrecimento é eficiente porque ele age como um potente diurético, aumentando a produção da urina e  evitando a retenção hídrica e o inchaço. Há estudos que comprovaram que o chá de cavalinha aumentou em 30% a diurese (produção da urina) em um grupo de mulheres que consumiu o chá em relação ao grupo placebo.

Outra ação do chá de cavalinha para ajudar no emagrecimento é por ser termogênico e acelerar o metabolismo, fazendo com que haja mais energia que será utilizada para queima de gorduras.

Este chá melhora a circulação sanguínea, o que pode ajudar a melhorar as celulites e a aparência da pele desde que haja também uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos.

 

Como usar o chá para ajudar no emagrecimento?

 

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

O ideal é ter a orientação de um nutricionista que poderá indicar sobre a melhor maneira de consumir o chá de cavalinha para ajudar no emagrecimento e ainda orientar a respeito da alimentação e todo o processo para favorecer a perda de peso de maneira sustentável.

No entanto a sugestão é tomar até 1 xícara de chá após cada refeição principal, chegando no máximo a 3 xícaras por dia.

 

RECEITA

2 colheres de sopa da erva para cada meio litro de água;

Coloque a erva após ferver a água e tampando por até 10 minutos (com o fogo desligado, quando for consumir deve-se coar.

 

É melhor não guardá-lo de um dia para o outro, portanto deve-se fazer apenas a quantidade que será consumida no dia.

 

Todos podem tomar o chá de cavalinha?

 

O excesso ou algumas condições de saúde específicas podem provocar efeitos colaterais como mal estar, dor de estômago, dor de cabeça, distúrbios gastrointestinais, hipotensão( queda acentuada da pressão), arritmias cardíacas.

Este chá não é permitido para crianças, mulheres grávidas ou que estão amamentando, diabéticos, pessoas que fazem uso de medicamentos controlados, pessoas que tenham carência de vitamina B1, pessoas com doenças renais, pessoas com pressão baixa e pessoas com problemas cardíacos.

Leia também:

Como podemos perceber o consumo do chá de cavalinha para ajudar no emagrecimento não pode ser para qualquer pessoa e por esta razão é preciso procurar um nutricionista ou um  médico que poderá indicar outros meios naturais adequados para cada um.

 

Finalizando…

Qualquer meio escolhido para auxiliar a perda de peso deve ser muito bem orientado por um profissional de saúde, pois mesmo produtos derivados de plantas podem ter contra indicações para algumas pessoas.

O chá de cavalinha para ajudar no emagrecimentoquando administrado adequadamente é u bom aliado para perder peso, mas como dissemos, não age sozinho.

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo e tenham aprendido algo de bom com nossas informações que possa ajudá-los!

Compartilhem e deixe-nos sua opinião!

 

Referência

TEIXEIRA, G.S.; FREIRE, R.N.; FONSECA, M.I.L.; BIESKI, I.G.C. Plantas medicinais, fitoterápicos e/ou nutracêuticos utilizados no controle da obesidade. FLOVET v.1 (6):27-42, 2014.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui