Por Gabriel Bau – 10 de junho de 2016

Durante seis semanas, foram estudados os efeitos sobre a capacidade aeróbica e anaeróbica em 2 grupos de pessoas. O primeiro grupo completou 8 sessões de 20 segundos de sprints máximo, seguidos por 10 segundos de descanso, totalizando 4 minutos. O segundo grupo completou treinos de 60 minutos de cárdio em ritmo constante. Na conclusão do estudo, aqueles que realizaram o treino intervalado melhoraram tanto a capacidade aeróbica quando a anaeróbia. Já o grupo 2 que realizou o treino em ritmo constante, só melhorou a capacidade aeróbica.
Como realizar o treino no Protocolo Tabata? É muito simples, na teoria. Depois de um prévio aquecimento, basta fazer um treino de 8 sessões, cada sessão consiste em 20 segundos de intensidade máxima (escolha qualquer exercício como ciclismo, corrida, remo, natação ou exercícios funcionais) seguidos por 10 segundos de descanso.
O segredo está na intensidade. Intensidade máxima é MÁXIMA MESMO! Seu coração vai bater muito forte e você verá estrelas! Somente pessoas com um condicionamento muito bom conseguem cumprir as 8 sessões. Certifique-se de estar acompanhado de um profissional ao realizar este tipo de treino.
Assim como todo treino intervalado de alta intensidade, estes treinos curtos e intensos forçam seus batimentos cardíacos para perto da frequência cardíaca máxima, proporcionando melhor capacidade atlética e condicionamento físico, além melhora o metabolismo da glicose e auxiliar na queima de gordura.
A maioria dos protocolos de treino intervalado permitem uma recuperação completa entre os intervalos, o que nem sempre é o ideal para a perda de gordura. Os 10 segundos de recuperação do Protocolo Tabata não são suficientes para se recuperar do intervalo anterior, mas dura tempo o suficiente para que você possa realizar a próxima sessão com alta intensidade. Esta foi a grande sacada de Tabata e seus colegas. O seu corpo começa a entrar em dívida, principalmente de oxigênio, o que se traduz em adaptações radicais do sistema cardiovascular.
Se você está buscando emagrecer já deve ter ouvido várias pessoas dizer que a única maneira de perder a gordura é correr. Muitas delas foram eficientes e por isto acreditam que essa fórmula é a única que funciona. Eu sempre corri para emagrecer, mas minhas corridas sempre estiveram equilibradas com treinos intervalados, apesar de ainda não ter usado o Protocolo Tabata de 4 minutos.
A grande verdade é que a corrida é apenas uma das maneiras de perder gordura. Correr em ritmo constante leva tempo para elevar o seu metabolismo e fazer sua frequência cardíaca subir. Portanto, a fim de queimar gordura durante a corrida, você tem que esperar um pouco até que seu corpo queime gordura com eficiência.
O Tabata vai aumentar o seu metabolismo e sua frequência cardíaca instantaneamente. Como você estará fazendo exercícios em uma intensidade muito alta, o seu corpo terá de trabalhar muito mais para se manter. Isso fará seu coração bater mais rápido e seu metabolismo consequentemente vai aumentar – o que você quer, se você está pensando em perder gordura. Seu metabolismo vai aumentar não somente durante o treino, mas depois do treino também. Isso significa que seu corpo vai queimar gordura, durante algumas horas após o término do seu treino.
Muitas pessoas buscam reduzir o peso e a gordura corporal, seja para ficar em forma…
Dr. Paulo Cavalcante Muzy, CRM‑SP 115.573, é especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva, é médico,…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia…
Renato Cariani é formado em química e educação física CREF nº 027146-G/SP e também atua…
Turinabol também chamado de Clorodehidrometiltestosterona é um esteroide anabolizante, no passado famoso e agora de…
Oxandrolona emagrece? Essa é uma dúvida pertinente para quem está “explorando” a hipótese de aderir…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Com todas as rotinas de treino individual da sequência do Guia de Treino ABC já…
Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…