Tirosina – Suplemento para melhorar o Estresse, Ansiedade, Sono e alterações do estado de Humor

Tirosina - Suplemento para o Estresse, Ansiedade, Sono e Humor
Whey Protein Growth
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Tirosina é um composto utilizado em diversos suplementos para melhorar o estresse, a ansiedade, distúrbios do sono e alterações do estado de humor.

Também pode ser importante para tratar sintomas relacionados a problemas da tireoide e distúrbios degenerativos no cérebro.

Trata-se de um aminoácido de rápida metabolização, e de longe um dos mais importantes para a produção de neurotransmissores.

Esses neurotransmissores são aquelas substâncias responsáveis por prover diferentes eventos na vida humana como por exemplo, noradrenalina e dopamina.


Ambos que influenciam no nível de humor, quantidade de sono, entre outras coisas.

Mas será que os efeitos da tirosina têm comprovação a partir de estudos científicos existentes?

Neste artigo veremos tudo sobre a tirosina: seu conceito, aplicações, formas de tomar e quando deve-se tomar esse composto.

Aproveite cada tópico do texto, afinal quem não quer saber como viver melhor com a Tirosina.

 

O que é Tirosina?

 

O termo tirosina tem origem grega, o substantivo tyros em grego significa queijo.

Esse nome foi dado na época da descoberta da substância, em 1846; pelo químico Justus von Liebig.

Ele identificou o composto primeiramente no queijo, posteriormente descobriu-se que outros alimentos também continham esse aminoácido.

A tirosina constitui-se em um aminoácido, não essencial. Isso significa que dentro de determinadas dietas adequadas, o organismo será capaz de produzir este composto naturalmente.

Nosso corpo, portanto,produz a tirosina a partir de um outro aminoácido: a fenilalanina.

Essa molécula também é conhecida como 4-dihidroxifenilalanina; relacionando-se a um dos 20 aminoácidos usados pelas células para a sintetização das proteínas.

 

Relação entre a Tirosina e Proteínas

 

A tirosina passa rapidamente pela barreira hematoencefálica. Uma vez que consiga chegar ao cérebro pela corrente sanguínea, como vimos, a tirosina se torna predecessor de neurotransmissores como:


# Dopamina;

# Epinefrina;

# Noradrenalina.

A presença e concentração desses neurotransmissores depende muito da própria incorporação e processamento da tirosina no corpo.

Sendo assim:

… A presença dessa substância é importante até como analgésico natural para o corpo.

Além disso, suplementos de tirosina também ajudam na supressão de várias enzimas importantes para o bom funcionamento do organismo.

Creatina Growth
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Para que serve a Tirosina?

 

Neste tópico falaremos mais especificamente sobre as funções da tirosina nas suas especificidades.

Os aminoácidos atuam diretamente nas células do corpo humano, sendo importantes para as funções do organismo de manutenção da saúde, bem como na produção das enzimas.

As enzimas, por sua vez, contribuem para a geração de células da pele, manutenção muscular, bem como na constituição de proteínas.

Todos esses processos contribuem para o bem-estar físico e mental do ser humano.

Adiante mostraremos mais detalhadamente uma lista dos benefícios da tirosina em diversas funções do organismo, entretanto vale ressaltar que:

… Em meio aos aminoácidos que atuam no cérebro, a tirosina é o que mais interfere no ganho de memória e funções de ganho intelectual.

A tirosina auxilia na produção de neurotransmissores que podem ajudar no tratamento da depressão, insônia e sintomas ligados ao nervosismo.

A suplementação com tirosina também se mostra excelente como supressor do apetite, auxiliando no emagrecimento.

Além disso:

# É um excelente suplemento para o fornecimento de energia para atividades físicas;

# A tirosina atua na produção da melanina ajudando no bronzeamento, bem como na cura de determinadas doenças de pele;

# O suplemento também ajuda no controle da pressão arterial, diminuindo os sintomas e a necessidade de medicamentos de controle para quem tem o problema.

A substância ainda é responsável por outras melhorias na vida humana, como estamos explicando a seguir.

 

#1 – Tirosina para melhorar o desempenho intelectual

É recomendável ingerir uma dose única de 100 a 300 mg/kg antes da realização de uma tarefa que exija bastante da mente e do intelecto, como uma prova, um estudo mais complexo, etc.

 

#2 – Tirosina para a memória

A dose ideal é de 150 a 300 mg/kg para ajudar na memória antes de fazer atividades que sejam necessárias à memória.

Há estudos mais específicos, por exemplo, onde será necessário que você memorize as informações. Nesses casos a suplementação com tirosina poderá ajudar.

 

#3 – Para melhorar o cansaço após uma noite mal dormida

Nesses casos a dose recomendada de tirosina é um total de 150 mg/kg divididas entre duas durante o dia todo.

Você com certeza se sentirá com maior disposição se tomar esse tipo de suplemento após uma noite de pouco sono ou períodos de estresse.

 

#4 – Para tratar sintomas de depressão

A depressão está ligada a uma baixa de dopamina no cérebro, que é um neurotransmissor importante para a sensação de bem-estar.

A suplementação com tirosina é providencial para aumentar a quantidade de dopamina no sistema nervoso central.

Esse efeito, de acordo com pesquisas, é temporário já que posteriormente os níveis de dopamina no cérebro voltam ao normal.

Por isso, a administração de tirosina nestes casos deverá ser apenas como suplemento adjunto a um tratamento médico adequado.

Há casos como em crises de esquizofrenia para os quais a suplementação com tirosina não é boa.

Pois neste caso, o despropósito de dopamina no cérebro tem ligação aos presságios da doença, portanto nesses casos o uso não deve ser considerado.

 

#5 – Para auxiliar na perda de peso

A tirosina está ligada à sensação de saciedade, mas também tem uma relação com o bom funcionamento da glândula tireóide.


Pois, a glândula está operante a diversas funções essenciais do corpo não somente ao metabolismo, também com a capacidade de atenção.

 

Como tomar a Tirosina?

 

Você pode encontrar a tirosina presente naturalmente nos alimentos ricos em proteínas, porém há cápsulas de suplementação desse aminoácido que podem ser encontradas isoladas, em doses geralmente de 500 mg.

Há outros suplementos compostos que podem conter a tirosina também, pergunte ao farmacêutico durante a compra ou procure um produto composto online se preferir.

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Há versões nacionais e também de fabricação internacional com excelente qualidade e procedência.

A dose a ser ingerida pode variar de acordo com a pessoa e com necessidades específicas.

Acima apresentaremos algumas situações que podem exigir dosagens específicas, porém sempre que você for usar o suplemento para alguma finalidade, consulte um especialista para lhe indicar a dosagem.

 

Dose Recomendada de modo Geral

 

Para cada grama de proteína na dieta, a dose recomendada de tirosina é de 47 miligramas.

Generalizando, a dose recomendável prevê as seguintes ingestões de proteína de acordo com o gênero de uma pessoa:

# A recomendação geral diária de proteína para homens é de 56 gramas, implicando na indicação de dose diária de tirosina de 2,6 gramas;

# Já a recomendação geral diária de proteína para mulheres é de 56 gramas, o que resulta em uma dose indicada de tirosina de 2,2 gramas.


Uma dose diária certa recomendada por especialistas não existe.

Tudo dependerá de sua dieta, de suas condições de saúde, etc. porém já há algumas dosagens estudadas e comprovadamente eficientes no tratamento de doenças relacionadas ao estresse e depressão.

Um estudo do Journal of Psychiatry and Neuroscience, demonstrou que:

… Doses de 2 a 20 miligramas de tirosina são eficazes na redução do estresse e na melhoria das funções cognitivas.

Enquanto que, doses altas como de 150 miligramas do suplemento por quilo de peso do corpo, também têm eficácia em problemas relacionados à privação do sono.

 

Por que Tomar Tirosina?

 

O seu corpo é capaz de produzir a L-tirosina por si mesmo, porém você pode obter dosagens adicionais do aminoácido de outras maneiras.

Caso você esteja com algum problema de saúde que seja relacionado diretamente à carga de tirosina no corpo, será possível obter benefícios no tratamento ou controle dessas doenças.

Para doenças que estão ligadas ao sistema nervoso central, como:

# Problemas degenerativos;

# Insônia;

# Depressão;

# Distúrbios emocionais;

# Estresse…

A dosagem de tirosina ajudará os neurotransmissores. Essa suplementação produzirá substâncias químicas cerebrais que ajudarão as células do sistema nervoso a se comunicarem.

Além disso, irá existir colaboração na produção das seguintes substâncias:

 

Adrenalina e Noroadrenalina

Esses hormônios são responsáveis pela recuperação de situações estressantes. Eles ajudam o corpo a se prepararem para situações de combate, fuga ou qualquer situação que nos coloque em risco.

 

Dopamina

Regula os centros das sensação de prazer no cérebro. Esse neurotransmissor também é muito importante para a memória e coordenação motora.

 

Melanina

Esse pigmento está presente na pele e no cabelo, além das íris dos olhos gerando as diferentes cores existentes nos fenótipos humanos.

 

Hormônio da Tireoide

São hormônios responsáveis principalmente pela regulação do metabolismo do corpo, mas também estão relacionados ao funcionamento intestinal, ao crescimento saudável das unhas e do cabelo.

A tirosina pode ser tomada como suplemento alimentar para diversos fins que já foram enumerados no texto.

Você deve somente atentar-se de fato para não usar suplementação de tirosina em casos de esquizofrenia, pois o aminoácido poderá gerar um aumento nos sintomas da doença provocando crises.

 

Alimentos Ricos em Tirosina

 

Há uma variedade de alimentos ricos em tirosina apesar da substância ter sido descoberta primeiramente no queijo.

Todos os derivados do leite têm concentrações de tirosina e o próprio leite. Essa substância essencialmente se fará presente em alimentos abonados em proteínas como:

# Carnes em geral: (carne bovina, de frango e de peixes).

# Abacate: esse fruto além de conter gorduras boas com propriedades antienvelhecimento, também tem um teor de proteínas e da tirosina.

# Iogurtes: mais um dentre todos os derivados do leite.

# Bananas: essa fruta doce e naturalmente gostosa também é rica na substância.

# Soja natural ou oriundos do alimento: Caso você seja vegetariano(a), também poderá obter tirosina naturalmente a partir do consumo de soja e seus derivados.

# Amêndoas, castanhas e/ou amendoins: Esses alimentos são ricos em gorduras e proteínas além de conterem concentrações boas tirosina.

# Peru: esse é um outro tipo de carne bastante consumida na forma de embutidos; como o peito de peru que contém a substância abundantemente.

 

Para finalizar…

No artigo acima, vimos tudo sobre a tirosina: o que é, seus usos e indicações, bem como as doses recomendáveis para alguns tipos de finalidades.

Você gostou das informações sobre a tirosina expostas aqui? Curta e compartilhe com todos as importantes dicas oferecidas sobre o uso desse aminoácido tão importante para o bem-estar.

 

Referências

BATISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO, Y. Formulário Médico Farmacêutico. 3ª ed, São Paulo: Pharmabooks, 2006.

Carnazzo, Joseph W. “Method for improving delivery of tyrosine supplementation.” U.S. Patent No. 6,294,579. 25 Sep. 2001.

Webster, Diana, and Joanne Wildgoose. “Tyrosine supplementation for phenylketonuria.” Cochrane Database Syst. 2010.

 

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