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O que é HIPERCALÓRICO, para que serve, como e porque tomar?

HipercalóricoO Hipercalórico nada mais é do que um misto de macro e micronutrientes juntos em uma única solução. Em média sua composição é entre 70-80% oriunda de carboidratos, 10-15% de proteínas e 5-10% de gorduras. Alguns deles apresentam uma maior quantidade de proteína mantendo relação de 2 carboidratos para 1 proteína e são chamados de hiperproteicos. Os minerais e vitaminas adicionados a mistura formam o ambiente propício para o anabolismo muscular, uma vez que as vitaminas e minerais agem diretamente no metabolismo dos macronutrientes e mantém a homeostasia interna corpórea.

 

Para que serve o Hipercalórico

 

Em geral aumenta a oferta energética. O ideal para quem tem um gasto energético total muito alto e não conseguem suprir somente com a alimentação. Quem se beneficia da solução hipercalórica são atletas e indivíduos que não tem tempo para fazer uma refeição sólida, ou sentem desconforto em apenas uma refeição ingerir em média cerca de 900-1000Kcal.

Segundo Biesek et al (2005), indivíduos que se exercitam com regularidade deveriam consumir durante o dia uma dieta com 55 a 60% de calorias provindas de carboidratos. As maiores fontes nutritivas de carboidratos consistem na sua maioria em frutas, vegetais e grãos, porém esses alimentos nem sempre são consumidos pelas quantidades suficientes por maioria das pessoas (McArdle, et al, 2001),BST - Whey Protein HTPro II ai que começa a suplementação por bebidas e suplementos a base de carboidratos indicadas por nutricionistas. Quem não tem aquele “cash” para comprar um whey isolado, hidrolizado ou concentrado utiliza o hipercalórico no pós-treino. No pré-treino a mesma também é utilizada, porém não é muito recomendada, muitos deles tem em sua composição os carboidratos maltodextrina e dextrose, e se utilizado em momentos muito próximos ao treino pode levar a náuseas e tonturas por uma maior ativação do hormônio insulina.

Outros desses hipercalóricos contêm até uma quantidade de proteínas “razoáveis”, chegando próximo à quantidade das wheys concentradas. Porém, não passam de proteínas de baixo valor biológico, como é o caso das proteínas contendo soja e trigo, limitantes no aminoácido lisina, interferindo assim em uma melhor síntese proteica, necessitando de cereais para completar e formar um aminoácido essencial.

 

Benefícios do Hipercalórico

 

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

Com um alto consumo de carboidratos começa a se armazenar novas moléculas de glicose, o glicogênio. O glicogênio é um polissacarídeo que é encontrado no músculo esquelético e fígado de humanos e animais, com a morfologia irregular e ramificada, sintetizada a partir de moléculas de glicose na glicogênese, podendo variar de poucas centenas a milhares de moléculas de glicose ligadas entre si como uma “cadeia de linguiça”, mantendo certos pontos de ramificação para se ligar com novas moléculas adicionais de glicose (McArdle et al, 2001).

 

Malefícios do Hipercalórico

 

Dependente do hipercalórico, muitos deles apresentam monossacarídeos como frutose, que são convertidos em glicose e caem na corrente sanguínea rapidamente, se o indivíduo não tem um gasto energético diário alto, a glicose após ser utilizada como energia, e armazenada como glicogênio muscular e hepático vira tecido adiposo, isso mesmo, o excesso de glicose circulante mal absorvido aumenta a oferta de adipócitos e persistindo a deficiência de captar todos os monômeros pode ocorre uma diabetes mellitus, que é caracterizada pela deficiência de sensibilidade da insulina.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O excesso de carboidrato do hipercalórico engorda? Não, qualquer macronutriente tem seu valor energético, no caso dos carboidratos e proteínas possuem 4Kcal, e os lipídios 9Kcal. O que “engorda” é o desequilíbrio do que é gasto e de quanto é necessário de energia diariamente.

O hipercalórico é uma maneira de suprir as energias de um treinamento? Sim, a combinação de carboidratos, proteínas e lipídios com toda certeza dão um total de energia por refeição bastante alta. O treinamento quando alto necessita desta reposição.

O alto valor de carboidrato no hipercalórico ajuda o desempenho no esporte? Sim, estudos já mostram que o substrato “preferido” para o músculo nos primeiros minutos de prova ou competição são os carboidratos. Além de que, quando consumidos em altas doses se guarda uma reserva nos músculos e fígado, o glicogênio. Este é outro fator primordial no exercício, sua deficiência é sinônimo de fadiga em grande parte dos casos.

 

Referências Bibliográficas

Biesek, S.; Alves, L. A.; Guerra, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Barueri-SP: Editora Manole, 2005, Cap. 1, p. 3-18. 506p.

McArdle, W.D.; Katch, F.I.; Katch, V.L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro: Editora Guanabara; 2001. Cap 1. 4-35. p.694.

 

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10 comentários em “O que é HIPERCALÓRICO, para que serve, como e porque tomar?

  1. Olá, gostaria de saber se eu, mesmo não fazendo academia, poderia tomar hipercalórico. Um amigo me indicou mas fiquei receoso por saber que nada no corpo pode estar em excesso, e nem em escassez, deve se manter o equilíbrio e gostaria de saber se pode fazer algum mal. Pretendo malhar, mas em casa, não tenho muito tempo pra academia, mas gostaria de fazer isso por me sinto muito indisposto também.

    Abraços!

    1. Se você consumir o Hipercalórico e não gastar a energia de forma adequada ela pode acumular em seu corpo em forma de gordura, principalmente no abdômen..

  2. Meu avô não quer comer nada, o máximo que ele come é uma colher de sopa de uma em uma hora, queria alguma coisa que desse mais energia nessa única colher que ele come. Pensei em um suplemento hipercalórico, será que faz mal?

    1. Acredito que o Hipercalórico poderia ajudar.. Mas no seu caso em específico pelo fato de se tratar de uma pessoa idosa e que está passando dificuldades para se alimentar, seria bacana a consulta a um nutricionista para que ele possa indicar a melhor refeição para o caso dele.

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