19 nov

Whey Protein Concentrado – Para que serve, como tomar, preços e onde encontrar

O que é o Whey Protein Concentrado

O Whey Protein Concentrado é um suplemento funcional, sendo a proteína do leite a matéria prima principal.

Ainda é necessário desmistificar o uso do Protein apenas como fonte de proteína para garantir o aumento de massa muscular aos atletas profissionais e pessoas que buscam o melhor condicionamento para o corpo.

Pois, o produto pode ser utilizado para melhorar outros aspectos da vida de pessoas não atletas, propriamente dito.

O Whey Protein de forma geral, trata-se de uma substância oriunda da porção aquosa das proteínas do leite bovino. Elas contêm considerável número de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo humano não produz).

Dentre esses aminoácidos, destaca-se a ação da leucina. Substância que favorece o anabolismo muscular, ou seja, potencializa o metabolismo celular.

Outro processo melhorado pelo uso do Whey Protein é o da síntese proteica, processo que ajuda no ganho de massa muscular.

Por ser rico em proteína, o Whey Protein é excelente para biossíntese, o que significa dizer que auxilia na renovação celular.

 

A diferença do Whey Protein Concentrado, Isolado e Hidrolisado

 

Talvez você já tenha ouvido falar que existem três tipos de Whey Protein: Concentrado, Isolado e Hidrolisado.

Eles se diferenciam basicamente por seu processo de fabricação, pela inclusão de componentes distintos e valor nutricional.

No concentrado irá encontrar traços dos seguintes elementos: gorduras; carboidratos e lactose, as vezes em teor mais alto que os outros.

No Protein isolado não vai encontrar:

  • Lactose;
  • Carboidratos;
  • Gorduras.

E por isso, é indicado para diabéticos, e talvez seja o mais usado nas academias de treino, pois é fácil de encontrar.

Na versão hidrolisada, que é a menos usado dos três, você, tem o processo de absorção mais rápido. Sua disponibilidade nas prateleiras é menor e um motivo é pelo valor, pois é bem mais caro.

O Whey Protein Concentrado é o mais acessível das três versões. Isso não quer dizer que é o menos eficiente, pelo contrário, garante a mesma satisfação a quem utiliza.

Leia também:

O que é WHEY PROTEIN, para que serve, como e porque tomar?

Whey Protein Isolado – Para que server, como tomar, preços e onde encontrar

Whey Protein Hidrolisado – Para que server, como tomar, preços e onde encontrar

A diferença está no modo de elaboração, que no caso deste suplemento, é desenvolvido pela técnica denominada ultrafiltragem.

Neste processo, as moléculas maiores de proteína ficam presentes no suplemento o que garante níveis mais altos de BCAA – aminoácidos essenciais de cadeia ramificada.

Nos critérios de fabricação o Whey concentrado contém de 35 a 80% de proteínas, valor superior aos demais.

 

Para que serve o Whey concentrado?

 

O consumo adequado do Whey Protein Concentrado somado a atividades físicas regulares, oferece as pessoas muitas vantagens.

Além de benefícios para o tecido muscular, o Whey Protein auxilia em outros processos fisiológicos. Entre eles estão:

 

#Facilita a digestão

Da mesma forma que melhora a absorção, proporcionando maior números de aminoácidos plasmáticos (blocos de construção de proteínas no organismo), consumidos através dos alimentos.

 

#Diminui a degradação das macromoléculas nutritivas

Isso significa, que a fórmula deste suplemento evita o catabolismo muscular, garantindo a pessoa preservar os níveis de aminoácidos e proteínas.

 

#Aumenta a massa magra muscular

É complicado perder massa muscular, porque quanto mais temos, mais as articulações ficam protegidas.

A massa corpórea ideal é importante para manter os níveis de energia e força.

 

#Eficaz para restauração muscular

Após os treinos é inevitável a fadiga muscular ou mesmo microlesões, neste caso o Protein concentrado é mais eficiente, amenizando os sintomas e fortalecendo a musculatura para os próximos treinos.

 

#Ajuda a amenizar o estresse emocional e físico

Os suplementos com Whey são alimentos completos, com substâncias que agregam a saúde não apenas física, como também mental.

Por isso, é indicado como nutriente também para a fadiga psicológica.

 

#Melhoras na saúde óssea

A perda óssea, principalmente quando se constata doenças como a osteoporose, exige a suplementação, e neste caso, o Whey pode ser utilizado como coadjuvante.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

#Aumento na imunidade

Todos os wheys possuem soro de leite, o que aumenta a Glutationa, importantíssima para defender nosso organismo de agentes externos como, bactérias e vírus.

 

#Previne lesões musculares

Com o consumo gradual do whey concentrado, cada músculo vai sendo abastecido com mais proteínas, o que aumenta a resistência, principalmente evitando lesões em treinos de alta intensidade, como os focados na hipertrofia.

 

#Sacia

Por elevado teor de proteínas, dá uma sensação de saciedade, por isso, algumas pessoas utilizam o produto associado a dietas para emagrecer.

 

Como tomar o Whey Protein Concentrado?

 

Lembramos que o Whey Protein Concentrado é composto de muita proteína. E a ingestão de proteína de forma diária, por exemplo, dependerá da rotina de exercício de cada um.

Por isso, é interessante que antes de consumir qualquer tipo de suplemento, procurar um nutricionista ou profissional da área para prescrever a forma certa de tomar.

Pessoas que levam vida sedentária não devem consumir o Whey Protein da mesma maneira que atletas.

Mas, de forma geral existe uma recomendação para tomar o suplemento:

  • Pessoas que realizam exercícios de 5 a 6 vezes por semana, durante 1 hora, podem consumir de 1,2 a 1,4g/Kg
  • Pessoas que realizam exercícios de 5 a 6 vezes por semana, acima de 1 hora, podem consumir de 1,6g/Kg;
  • Pessoas que praticam exercício de forma mais intensa, o consumo deve ficar acima de 1,8g/Kg

Já os sedentários, podem consumir o Whey Protein numa proporção de 0,8g/Kg.

Lembrando sempre que mulheres grávidas e nutrizes não devem consumir nenhum tipo de suplemento sem prescrição médica.

O consumo pós-treino (logo após) ainda é o mais indicado.

O pó de Whey pode ser adicionado ao leite, água, sucos sem perder em nutrição, no entanto em cada preparo tem alteração no valor calórico.

Para potencializar o resultado pós-treino é indicado consumi-lo junto com uma proteína de absorção rápida.

 

A eficiência do Whey Protein

 

Perfeito para quem treina com séries de alta intensidade, este Whey age como recuperador muscular pós-treino e como coadjuvante de proteção para os treinos seguintes.

A Revista Brasileira de Nutrição Esportiva reforça que para a satisfação no uso do Whey Protein, só existirá se relacionado a práticas de exercícios físicos.

Apenas tomá-los sem realizar atividades regulares, não trará o efeito esperado.

No estudo apresentado por essa revista, confirma que o Whey Protein Concentrado é excelente fonte proteica, e realmente favorece o ganho de massa magra.

Novamente salientamos que antes até mesmo de realizar exercícios ou de consumir qualquer suplemento, procure orientação médica ou de um profissional de Educação Física e Nutrição.

Realize exames, faça avaliações físicas. Tudo ocorrendo bem, vá com tudo nos exercícios, e busque ajuda de substâncias como o Whey Protein Concentrado.

Pois, cuidar do seu corpo com segurança acima de tudo, é palavra de ordem.

 

Preço do Whey Protein Concentrado

 

O Whey Protein Concentrado é encontrado nos melhores varejos de produtos naturais. O interessado encontrará muitas marcas, de vários preços.

Também, comprará o Whey Protein em sites especializados em produtos naturais e de suplementos. Nesse caso é bom se assegurar se o site é tem alguma citação no Reclame Aqui, por exemplo.

Caso escolha o e-commerce para adquirir o Whey Protein, se atente a experiência de outros usuários, tanto na satisfação com site quanto do produto.

A mesma coisa vale para as marcas. Pesquise sobre sua procedência, garanta que o produto que vai consumir tenha qualidade.

O Whey Protein é comercializado em pó. São potes de diferentes pesos, que atenderão a necessidade de quem procura o produto para melhorar o desempenho atlético.

O preço em média desse produto fica em torno de R$ 80,00 a R$ 100,00. Os valores são referentes a embalagens de 900g.

 

Onde comprar Whey Protein?

O Whey Protein é comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

 

Referência

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 9. n. 54. p.607-613. Nov./Dez. 2015. ISSN 1981-9927.

ZIEGLER, Fabiane La Flor; SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Caracterização químico-nutricional de um isolado protéico de soro de leite, um hidrolisado de colágeno bovino e misturas dos dois produtos. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 1, p. 61-70, Feb. 2009. 

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.