15 jun

Vitamina B9: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vitamina B9 O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Saber como cada vitamina age em nosso corpo e quais são os benefícios delas é fundamental para que as melhores escolhas alimentarem sejam feitas e para que possamos ter consciência do quanto a nutrição é importante. Por esse motivo, fizemos essa série que mostra de forma detalhada a função de diversas vitaminas e minerais. Hoje iremos falar da vitamina B9, uma das mais importantes de todas do complexo B.

Vamos explicar o que ela é, para que serve e detalhar alguns dos sintomas de sua deficiência e também do seu excesso no organismo. Também explicaremos onde é possível encontrá-la e qual a melhor forma de usar suplementos que a contenham. Confira mais abaixo tudo que separamos!

 

O que é a Vitamina B9?

 

A vitamina B9, como falamos mais acima, é uma das vitaminas integrantes do complexo B e talvez uma das mais importantes conhecidas atualmente. Por ser hidrossolúvel, ela é facilmente eliminada pelo corpo através da urina e até mesmo do suor, fazendo com que seja muito difícil haver seu excesso no organismo – em geral, logo após ser utilizada pelo corpo, ela é excretada.

Seu nome científico é Ácido Fólico e sua ingestão diária é fundamental para manter a saúde dos órgãos e também a saúde mental, como explicaremos mais abaixo. Por ser bem comum em diversos, a vitamina B9 é rara de se tornar deficiente e, quando isso ocorre, é importante ter auxílio médico para reverter os danos.

 

Para que serve a Vitamina B9?

 

A vitamina B9 tem ações bem particulares no organismo e é considerada um nutriente fundamental para a vida humana de forma geral. Sem ela, seria bastante possível que teríamos problemas severos de saúde.

Um ponto importante que faz o ácido fólico ser tão essencial é sua atuação na produção de compostos de DNA, que auxiliam na prevenção de inúmeras doenças, entre elas o AVC. Além de produzir esses compostos, a vitamina também atua diminuindo uma enzina chamada homocisteína, que é responsável por problemas cardíacos e também por problemas no cérebro.

Leia também:

Vitamina B1: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vitamina B2: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vitamina B3: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vale citar o fato de que a vitamina B9 tem uma atuação diretamente nos músculos e nas células musculares em geral, aumentando a produção de energia e evitando o que os médicos chamam de fadiga muscular. Por fim, ela também auxilia na produção de proteínas e de hemoglobinas, otimizando ainda mais esses processos, já que são elas as responsáveis pelo crescimento celular de uma forma geral.

 

Benefícios da Vitamina B9

 

Otimização dos Treinos

Obviamente, se a vitamina B9 atua na produção de proteínas e no crescimento celular, é fácil deduzir que ela traz uma série de benefícios para quem faz musculação ou qualquer outro exercício de crescimento muscular.

Em geral, os ganhos podem aumentar em até 20% em atletas que tem um bom consumo de ácido fólico e as chances de fadiga muscular costumam ser bem mais raras nesses casos. Porém, vale lembrar que a ingestão de nutrientes deve ser feita, em primeiro lugar, através de uma alimentação equilibrada e os suplementos só devem ser indicados por um médico.

 

Prevenção de doenças cardíacas e AVC

Como falamos mais acima, a vitamina B9 atua diminuindo a homocisteína, que é uma enzina bastante perigosa ao nosso corpo, capaz de causar inúmeros problemas cardíacos e até mesmo AVC. Além disso, a vitamina B9 promove uma espécie de expulsão de radicais livres que circulam pelo nosso organismo, diminuindo ainda mais as chances dessas doenças.

É por esse motivo que pessoas com doenças no coração costumam fazer uso de suplementação indicada pelos médicos. Esse tipo de apoio ajuda a diminuir as chances de novos problemas e até mesmo otimizam o tratamento convencional.

 

Saúde da Mente

É importante citar o fato de que a vitamina B9 está ligada diretamente com a saúde mental e pode prevenir uma série de doenças, como depressão, ansiedade e até síndrome do pânico. Ela também costuma fazer parte de tratamentos alternativos para esses problemas, com uso de suplementos ou mesmo com uma reeducação alimentar focada no consumo de certos tipos de nutrientes.

 

Prevenção da Anemia e Saúde da Mulher Grávida

Devido a sua atuação na síntese do DNA, a vitamina B9 pode ajudar a prevenir doenças como anemia que, quando não tratadas, evoluem e causam sérios problemas de saúde. A anemia também está ligada diretamente com a saúde mental, como falamos mais acima e o ácido fólico diminui os sintomas de forma bastante promissora.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Além disso, a vitamina B9 é muito importante para evitar esse tipo de problema em mulheres grávidas, que possuem mais propensão a desenvolverem sua deficiência. Nesses casos, pode haver riscos ao bebê e à saúde da própria mulher, que precisará de um acompanhamento muito específico com suplementos e mudanças radicais na alimentação.

Leia também:

Vitamina_B6: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vitamina_B12: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

É válido que durante a gravidez a mulher sempre faça exames preventivos e acompanhamento pré-natal de maneira constante. A dieta também deve ser severamente acompanhada por nutricionistas, especialmente quando há sintomas de carência de vitamina B9.

 

Carência de Vitamina B9 – O que ela causa?

 

Sempre que há uma carência vitamínica, o corpo sofre consequências, independente de qual for a origem. No caso da falta de vitamina B9, os sintomas podem evoluir caso não haja a otimização da dieta logo que eles forem detectados. Os sinais iniciais de carência são:

Fraqueza: O primeiro sintoma da falta de qualquer vitamina costuma ser a fraqueza e a falta de energia. No caso da vitamina B9, ela pode evoluir para uma anemia, que – se não tratada – traz consequências graves ao organismo. Se sentir que há menos disposição e falta de energia, procure um médico para descobrir se não existe alguma deficiência vitamínica em seu organismo.

Formigamento: Outro sintoma comum é o formigamento nas extremidades do corpo, como braços e pernas. Em geral, eles podem acontecer quando passamos muito tempo sem nos movimentarmos, mas no caso da falta de vitaminas, eles passam a ser comuns e sem motivo aparente.

Mente: Por fim, pode haver uma certa irritabilidade e até mesmo sintomas de depressão, ansiedade e desânimo. Esses sintomas, aliados ao cansaço extremo e a falta de foco podem gerar um efeito ainda maior quando não há o tratamento adequado.

Em geral, os sintomas costumam passar quando há uma alimentação equilibrada. Em casos mais severos, apenas a suplementação poderá resolver o problema. Por isso, procure um médico quando notar mudanças nos seus padrões comuns de saúde.

 

Excesso de Vitamina B9 – O que ele causa?

 

Em geral, é bastante raro haver um excesso de ácido fólico no corpo, já que ele é excretado pela urina e até mesmo pelo suor. Porém, sempre quando há uma suplementação sem respaldo médico, podem aparecer problemas esporádicos. Vamos citar os principais:

Problemas de saúde mascarados: O principal efeito do excesso de vitamina B9 é o de mascarar doenças como anemia. Como ela age no combate dessas doenças, é possível que os sintomas não sejam percebidos mesmo que elas estejam instaladas. Esse é um risco grande para a saúde em geral.

Dores de cabeça: Em casos mais extremos, onde há a suplementação sem prescrição, podem haver sintomas de dores de cabeça ou tontura.

 

Alimentos com Vitamina B9

 

A vitamina B9 é uma das que são mais facilmente encontradas em diversos alimentos diferentes, o que facilita sua ingestão diária e diminui o risco de deficiência. Vamos citar os principais onde você poderá encontrá-la:

Peixes: os peixes são campeãs de vitamina B9, especialmente os gordos, como salmão e o bacalhau. Embora seja mais difícil consumi-los com frequência diária, a ingestão uma vez na semana já garante boa parte da necessidade de vitamina B9.

Gema de Ovo: Uma boa alternativa para quem quer aumentar a ingestão de vitamina B9 é a gema de ovo, que pode ser cozida ou mesmo consumida com a clara em omeletes ou receitas gerais.

Grãos: Por fim, os grãos como lentilha ou feijão também podem ser boas alternativas para consumir a vitamina B9 todos os dias. O feijão se destaca por ser bastante comum e também contar com minerais importantes, como o ferro, por exemplo

Vale lembrar que o segredo de uma boa dieta é a variedade. Por isso, sempre que puder, coma alimentos diferentes e aposte em carnes, verduras e legumes para garantir uma saúde em equilíbrio.

 

Suplementação

 

A suplementação de vitamina B9 só é comum em casos onde há de fato um problema nutricional instalado ou quando é extremamente necessária, como em mulheres grávidas – que precisam proteger seus bebês de quaisquer complicações no futuro.

Já para atletas e pessoas que querem aproveitar o benefício da Vitamina B9 para os músculos e para a construção de massa magra, o ideal é tentar adquiri-la através de uma alimentação mais balanceada e focada em fontes naturais de nutrientes.

Porém, alguns suplementos específicos para pessoas que treinam pesado costumam ser mais indicados, já que contam com quantidades menores da vitamina e contém também outros tipos de nutrientes em suas composições. Mesmo assim, é importante procurar um treinador físico para que ele possa dar o suporte completo.

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.