12 abr

O que é o Potássio, para que serve, carência, alimentos, suplementos

O que é o Potássio para que serve função carência excesso alimentos suplementos

Ter uma alimentação rica em minerais e em vitaminas é fundamental para nos mantermos saudáveis. E hoje falaremos de um dos nutrientes mais importantes para o nosso corpo, o potássio.

Bastante conhecido por todos, ele é um mineral essencial que pode ser facilmente encontrado nos alimentos e que faz toda a diferença para que possamos manter nossa saúde intacta.

Separamos todas as informações sobre ele, desde seus benefícios, os sintomas da sua carência ou do seu excesso e uma lista com alguns dos alimentos onde será mais fácil obtê-lo.

Ainda explicaremos quando a suplementação de potássio é necessária e se atletas devem optar por ela para otimizarem seus treinos. Confira mais abaixo tudo que separamos sobre o assunto!

 

O que é o Potássio?

 

O potássio é um mineral essencial para nossa saúde. Representado na tabela periódica pela letra K, ele é considerado um do mais importantes para a manutenção do corpo como um todo.

Em geral, podemos dizer que há um certo nível de potássio no sangue que deve ser seguido a risca e que geralmente não muda conforme o tempo.

Porém, quando há uma doença instalada, esses níveis podem subir ou descer – o que representa um perigo para o organismo. Por esse motivo, é importante manter os exames de sangue sempre em dia, para que o seu médico saiba quando há algum problema eminente.

 

Para que serve o Potássio?

 

O Potássio é conhecido especialmente pela sua ação na prevenção de câimbras. Mas essa são é sua única função ao organismo, já que ele é um dos minerais que atua de maneira generalizada.

Fundamental para o cérebro, pode prevenir diversos problemas, como o AVC e ainda manter as funções neurológicas saudáveis. Além disso, ele é importante para os músculos e ajuda muito quem treina pesado ou mesmo quem faz qualquer tipo de atividade física.

É por esse motivo que a banana, rica em potássio, é muito recomendada no pré-treino.

Leia também:

Vitamina B6, para que serve, benefícios, função

Vitamina B12, para que serve, benefícios, função

Vitamina C, para que serve, benefícios, função

Vitamina D, para que serve, benefícios, função

Em resumo, o potássio serve para fazer o transporte dos nutrientes para as células, sendo então, um dos minerais mais essenciais para que possamos nos manter saudáveis. Esse transporte é generalizado e vai desde os músculos, os ossos e até os nervos – isso sem falar do cérebro, que recebe boa parte dos seus nutrientes através do mineral.

É válido sempre lembrar que a dieta equilibrada é a chave para o sucesso da sua saúde e o potássio deve estar presente assim como os demais.

 

Benefícios do Potássio

 

Otimização da musculação

O potássio ajuda – e muito – durante as atividades físicas, especialmente a musculação. Isso porque ele age no relaxamento e a contração dos músculos, fazendo com que o exercício seja mais proveitoso e menos propenso às dores comuns que ele poderia causar em pessoas menos preparadas nutricionalmente.

É por isso que o potássio pode ajudar a prevenir câimbras e outros problemas comuns na atividade física. Vale a pena investir no mineral no pré-treino e conseguir séries mais otimizadas.

 

Controle da pressão arterial

Como falamos mais acima, o potássio é importante para a prevenção de AVC’s. E o motivo disse é, basicamente, a sua função em regularizar a pressão arterial como um todo. Muitos estudos já foram feitos sobre esse benefício no consumo do nutriente e foram unânimes em comprovar sua eficácia.

Para quem sofre com problemas de pressão, é bastante indicado consumir alimentos ricos em potássio e, em alguns casos, a suplementação pode ser necessária. Obviamente, será preciso procurar um médico para que ele defina a quantidade exata.

 

Saúde dos ossos

Alguns estudos recentes indicam que o potássio pode ser bastante significativo na hora de manter o cálcio no sangue, evitando que ele seja excretado pela urina sem que seja absorvido nos ossos. Embora esses estudos ainda precisem de validação, é importante levarmos em conta que o mineral tem uma função bem generaliza e que todos eles conversam entre si. Por isso, a alimentação equilibrada ainda é a melhor solução para nossa saúde.

 

Emagrecimento

Por fim, um dos benefícios do potássio é o emagrecimento – obviamente, de forma indireta. Isso porque ele atua ajudando na prática de atividades físicas, como explicamos, e também no metabolismo, deixando-o mais acelerado após o exercício.

Além disso, o potássio pode ajudar a evitar a famosa retenção líquida, que impacta diretamente no peso e também na saúde dos rins.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Com tudo isso, é possível ligar o consumo regular do nutriente com um emagrecimento mais saudável e gradual, sem que seja necessário fazer dietas restritas. Porém, é sempre bom lembrar que a dieta deve ser equilibrada e pautada em diversos fatores e só o potássio não é capaz de torna-la efetiva.

Leve em conta esses benefícios do potássio consumido na dieta através de alimentos e não com suplementação.

 

Carência de Potássio – O que ela causa?

 

Quando há uma falta de potássio no sangue, os sintomas podem aparecer em pouco tempo, já que ele é essencial para o bom funcionamento do corpo. Por isso, sempre que perceber diferenças em seu organismo, é fundamental procurar um médico o quanto antes. Os sintomas são:

Fraqueza: um dos primeiros sintomas da falta de potássio no corpo é a fraqueza. Ela costuma ser constante e debilitante, podendo evoluir para dificuldades para respirar e até mesmo sensação de constipação. Geralmente, nos primeiros dias com a dieta fraca no nutriente, o corpo já pode sentir essa fraqueza e até uma fadiga mais intensa, que pode começar logo pela manhã.

Náuseas: Além da fraqueza, os sintomas podem envolver náuseas. Elas costumam ser fracas quando a deficiência é baixa, porém, devem evoluir conforme o problema não é resolvido. Além de náuseas, quadros mais graves podem gerar até mesmo vômitos frequentes. Esses são casos onde o médico deve ser procurado imediatamente para um tratamento de urgência.

Açúcar em excesso: Por fim, é comum que a carência de potássio cause aumento do açúcar no sangue. Se não tratado, esse aumento pode se transformar em diabetes tipo II em casos mais extremos e também mais raros. Esse é um dos sintomas mais lentos da falta de potássio. Em geral, os demais citamos aparecem antes. Por isso, procure um médico sempre que tiver desconfiança de que seu corpo está em deficiência com algum nutriente essencial.

Sempre lembramos que a suplementação nunca é recomendada sem respaldo médico, pois os sintomas podem estar ligados a outras doenças. Só a consulta e os exames podem confirmar a deficiência de potássio.

 

Excesso de Potássio – O que ele causa?

 

Em geral, os sintomas de potássio em excesso não costumam aparecer até que haja um desequilíbrio muito grande. Por isso, é importante sempre manter a dieta regularizada e procurar um médico caso tenha dúvidas sobre ela. Porém, especialmente quando há suplementação sem prescrição, os sintomas podem incluir:

Pressão baixa: a pressão baixa pode ocorrer em casos onde o potássio está muito alto. Geralmente, o sintoma é confundido com outras doenças e só o exame de sangue consegue garantir o excesso do nutriente.

Palpitações: Também podem ocorrer palpitações cardíacas, que podem ser confundidas com ansiedade severa. Se você nunca teve problema com ansiedade e palpitação, vale a pena procurar um médico caso elas apareçam sem nenhum motivo aparente. Em casos muito graves, o excesso de potássio pode até levar a infartos fulminantes.

 

Alimentos com Potássio

 

Muitas pessoas conhecem a banana como um dos principais alimentos ricos em potássio. Mas ela não é a única! Separamos em ordem dos principais para que você possa adicioná-los à sua dieta.

Frutas: Além da banana como fonte de potássio, o abacate também é uma ótima opção para obtenção do nutriente. Para se ter uma ideia, nele há quase 650 mg de potássio, contra 500 mg da banana.

Leites e iogurtes: Além das frutas, é possível obter o potássio em laticínios como o leite e o iogurte natural. É sempre bom lembrar que os sem açúcar têm mais preferência, por serem mais saudáveis.

Suco de laranja: Outra boa opção de obtenção de potássio é o suco de laranja. Por contar com várias frutas, ele tem uma quantidade razoável do nutriente, chegando quase a 500 mg por copo. No pré-treino, o suco é uma excelente alternativa para quem está com pressa e não quer ingerir alimentos muito pesados.

Além desses alimentos, o potássio também pode ser encontrado em algumas sementes como a de abóbora e em carnes, como a de boi e a de frango.

 

Suplementação

 

Como sempre gostamos de avisar aos nossos leitores, a suplementação de potássio não é recomendada sem prescrição médica. Isso porque pode seus sintomas do excesso podem ser bem expressivos, como falamos mais acima.

Além disso, não há nenhuma comprovação científica de que a suplementação seja tão eficaz quanto a alimentação saudável. Em todo caso, vale procurar um médico para maiores informações.

Leia também:

Vitamina B6, para que serve, benefícios, função

Vitamina B12, para que serve, benefícios, função

Vitamina C, para que serve, benefícios, função

Vitamina D, para que serve, benefícios, função

Mesmo no caso de atletas, a suplementação deve ser apenas a indicada pelo Nutricionista e jamais por conta própria. Alguns suplementos casam o potássio com outros nutrientes e podem ser mais efetivos que a cápsula do mineral isolada.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!

 




DICAS RELACIONADAS


Um comentário em “O que é o Potássio, para que serve, carência, alimentos, suplementos

  1. Gostei muito do artigo sobre o potássio.
    Já tive uma experiência terrível com a falta dele em meu organismo.
    Sempre que vejo um artigo sobre ele leio até o fim. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.