29 jan

O que é a Vitamina A, para que serve, benefícios, função, carência, excesso, alimentos e suplementos

o que é e para que serve a Vitamina A retinol

Estar bem nutrido é fundamental para quem precisa se exercitar, para quem treina pesado ou mesmo para quem está em busca de uma saúde mais equilibrada e livre de doenças. Nesse contexto, trazemos no blog artigos informativos sobre vitaminas e minerais e hoje iremos falar um pouco sobre a vitamina A.

Você irá compreender qual a sua importância para o organismo de forma geral, como encontra-la nos alimentos, quais são os sintomas da sua carência e do seu excesso e quais são seus principais benefícios para sua saúde. Confira logo abaixo tudo que separamos sobre essa vitamina tão importante para o organismo humano!

 

O que é a Vitamina A?

 

Também chamada de Retinol, a Vitamina A é uma das principais vitaminas para a boa saúde do corpo humano. Em resumo, podemos defini-la como um lipossolúvel, ou seja, que se diluí em gorduras e na água, adentrando as células com maior facilidade, assim como a Vitamina D, por exemplo.

Ela pode ser encontrada em diversas fontes, como alimentos de origem animal e alimentos de origem vegetal. Os de origem vegetal são chamados pelos nutricionistas de retinoides e os de origem vegetal de carotenoides, sendo o segundo uma fonte mais específica da vitamina, representando quase 80% da ingestão total. Dito isso, já adiantamos que uma das melhores formas de garantir uma boa ingestão de vitamina A é através de vegetais.

Muitas pessoas também a associam com a saúde dos olhos e elas estão certas. Boa parte da nossa proteção nessa região vem do Retinol, que evita problemas nas córneas. É este o motivo pelo qual os mais antigos diziam que a cenoura faz bem aos olhos: sendo ela uma boa fonte de vitamina A, essa afirmação é essencialmente verdadeira, embora o vegetal por si só não faça milagres na saúde ocular.

Em resumo, podemos ser enfáticos e dizer que a Vitamina A não é só recomendada, como fundamental para nossa saúde e não deve ser menosprezada na alimentação, afinal, sua carência pode causar inúmeros problemas de saúde – falaremos mais abaixo disso.

 

 Para que serve a Vitamina A?

 

Como todos os minerais e nutrientes que temos disponível, a vitamina A é fundamental para nos manter saudáveis e sempre com energia para enfrentar o dia-a-dia, sendo sua carência problemática para nosso corpo como um todo. Porém, sendo mais específicos podemos dizer que ela atua não só na proteção dos olhos, mas também na proteção do organismo inteiro, sendo uma das responsáveis por nossa boa imunidade.

Além disso, a vitamina A é importante antioxidante e promove a liberação de inúmeras toxinas que consumimos ao longo do dia, seja por meio de uma alimentação desregrada ou até mesmo no ar que respiramos. São as vitaminas e minerais que fazem nossas células trabalharem com excelência e a vitamina A é uma das mais importante que temos conhecimento, além de ser a primeira substância conhecida pelo homem – por isso, o nome “vitamina A”.

 

Benefícios da Vitamina A

 

Olhos mais saudáveis

Um dos benefícios mais conhecidos da vitamina A é sua atuação na proteção dos olhos e da saúde ocular como um todo. De forma geral, isso acontece porque a vitamina atua evitando problemas nas córneas, que são as principais responsáveis por todo esse sistema.

Por isso, quando alguém diz que cenoura ajuda a enxergar melhor, há um fundo de verdade nisso, embora o vegetal sozinho não faça milagres. Inclusive, médicos oftalmologistas costumam recomendar a suplementação da vitamina em casos mais extremos e realizam exames com frequência para detectar a sua deficiência.

 

Combate a infecções

A vitamina A tem uma ação antioxidante muito poderosa e, com isso, diminui as chances de infecções e problemas como ataque à vírus e bactérias gerais. Ela é considerada uma das principais vitaminas para aumentar o sistema imunológico e mantém o corpo saudável por mais tempo devido ao aumento de glóbulos brancos, impulsionados pela sua ação.

A suplementação de vitamina A é recomendada, inclusive, em casos onde o paciente sofre com problemas de imunidade, como portadores de HIV e outras doenças autoimunes. Porém, sempre é necessário ter o respaldo médico para tal.

 

Beleza

Outro benefício da Vitamina A que está mais relacionado com a estética é sua ação antienvelhecimento. Por ser antioxidante, ela diminui as rugas de expressão e até mesmo pode deixar a pele mais saudável e bonita. É por esse motivo que muitos cosméticos vêm com a vitamina na composição – dentre eles, podemos citar os cremes rejuvenescedores.

Para quem quer ter o mesmo efeito sem gastar muito, cremes caseiros a base de cenoura ou abóbora costumam ter resultados impressionantes.

Além dos benefícios comprovados que citamos logo acima, existem estudos que relacionam o consumo de vitamina A com a prevenção de doenças mais graves, como câncer, por exemplo. Embora ainda não haja de fato uma comprovação científica, há médicos que acreditam no seu poder para diminuir a divisão desordenada das células, que são as que se tornam tumores.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Porém, é sempre importante lembrar que um profissional deve ser procurado e todo tratamento deve ser seguido conforme sua orientação, sem ser jamais substituído por outro alternativo sem o devido estudo comprovatório.

Também temos que citar a possível relação entre a vitamina A e o crescimento saudável de crianças, que é um benefício ainda em fase de estudos e pesquisa. Vale dizer que a alimentação saudável de crianças é sempre bem-vinda, independente de comprovações nesse sentido.

 

Carência de Vitamina A – O que ela causa?

 

Inúmeros problemas podem surgir devido à falta de vitaminas, entre elas a vitamina A. E os sintomas iniciais devem ser analisados logo no início, para que eles não evoluam para uma deficiência mais grave. Vamos entender melhor o que a carência de vitamina A pode causar. Confira:

Infecções: Como a Vitamina A protege contra infecções, faz sentido entender que – se houver uma carência – elas se tornam mais propícias para aparecerem. Pode haver recorrentes infecções de garganta, que é a primeira a sofrer com a falta de proteção. Nesse caso, procure um médico e faça exames preventivos para detectar deficiência nutricional.

Problemas gastrointestinais: Como a Vitamina A atua reduzindo as toxinas, não te-la na dieta do dia-a-dia pode causar uma série de problemas gastrointestinais, como diarreias, gastrites e até mesmo úlceras.

Por fim, em casos mais graves podem haver diversos problemas na saúde ocular, que vão de dificuldades para ler até mesmo cegueira quando não há o devido tratamento.

 

Excesso de Vitamina A – O que ele causa?

 

No geral, o excesso de vitamina A só irá acontecer se houver uma suplementação desregrada, sem o acompanhamento médico, já que a alimentação por si só raramente causaria este tipo de problema. E esse excesso pode causar:

Náuseas e vômitos: Embora náuseas e vômitos possam ter diversas causas, o excesso de vitamina A têm chances de estarem entre elas, especialmente se houver uma suplementação sem prescrição médica. Fique de olho e consulte um especialista nesse caso.

Dores de cabeça e dores nos ossos: Outros sintomas de excesso de suplementação podem envolver dores de cabeça e nos ossos, já que essa vitamina pode causar diminuição da densidade óssea e má circulação.

Lembre-se que esses sintomas são raros e dificilmente a alimentação irá causa-los. Atente-se apenas à suplementação sem prescrição médica.

 

Alimentos com Vitamina A

 

Como falamos logo no início deste texto, a vitamina A é encontrada basicamente em vegetais, embora também possa ser vista em origens animais. Vamos listar os principais onde será fácil encontra-la:

Alimentos de cor alaranjada: Por incrível que pareça, nossos antepassados estavam corretos em dizer que alimentos alaranjados eram fundamentais para a saúde dos olhos, como a cenoura, por exemplo. Não só ela, mas a manga, o mamão e o caju são excelentes fontes de vitamina A. Na dúvida, lembre-se que a cor laranja indica a presença de carotenoides, ou seja, de Vitamina A. Consuma-os sempre que puder e terá mais saúde!

Alimentos de origem animal: Além dos vegetais alaranjados, alguns alimentos de origem animal podem ser fontes de vitamina A, como o bacalhau, a gema do ovo e o leite. Queijo e manteiga também podem ajudar a manter a vitamina presente no corpo.

É valido lembrar que a maior parte da vitamina A ingerida provém dos alimentos de origem vegetal, sendo quase que 80% derivados deles. Por isso, para quem está com algum sintoma de carência ou quer aumentar o consumo dela, é importante focar nos vegetais alaranjados que citamos e consumi-los ao menos uma vez na semana em porções razoáveis.

 

Suplementação

 

Como falamos ao longo deste artigo, a suplementação de qualquer vitamina exige que um médico prescreva e não é recomendado a compra por conta própria, mesmo em casos de suplementação livre. Já suplementos mais completos, como os usados para treinos não costumam trazer problemas, especialmente se forem solicitados por treinadores físicos e utilizados por quem realmente segue uma rotina intensa de treinos.

Leia também:

Entenda a Importância da Vitamina D

O que é e para que serve a Vitamina B6

O que é e para que serve a vitamina Vitamina B12

Porém, qualquer sintoma ruim depois de uma suplementação deve ser relatado a um médico, que saberá identificar qualquer excesso e também como corrigi-lo de forma correta.

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.