Início AES - Anabolizantes Esteróides Efeitos Colaterais dos Anabolizantes nas Mulheres

Efeitos Colaterais dos Anabolizantes nas Mulheres

Os efeitos dos anabolizantes nas mulheres podem se manifestar de diferentes maneiras e gravidade. Quer usar anabólicos, mas não sabe o que pode acontecer com você?

De fato, muitas usuárias desconhecem ou têm pouca informação sobre colaterais e benefícios de anabólicos no corpo feminino.

Mesmo que o consumo só cresça, a desinformação e a desorientação comprometem a saúde de mulheres que recorrem aos anabólicos para o cultuar uma imagem corporal perfeita.

Além disso, esse recurso é tão popular quanto às receitas caseiras para hidratar o cabelo, emagrecer, etc. ou seja, os anabólicos são recomendados como se fossem suplementos – o que de fato é bem diferente.

Enfim, o consumo acima do ideal e/ou o uso prolongado, podem trazer complicações endócrinas, hepáticas, cardiovasculares, musculoesqueléticas e é claro, virilizantes.

Por isso, no artigo de hoje, vamos abordar os principais efeitos negativos ou adversos que anabolizantes causam em mulheres. Confira!

 

O que são, e porque é necessário falar sobre os efeitos dos anabolizantes nas mulheres?

 

De forma resumida,  os esteroides anabolizantes (sintéticos) ou (EA) como são conhecidos, são substâncias usadas para fins clínicos e estéticos.

Essencialmente são similares à testosterona natural e promovem mudanças hormonais no organismo do homem e da mulher, enquanto usam a substância ou mesmo posteriormente.

É fundamental falarmos sobre os efeitos colaterais dessas substâncias no organismo da mulher.

Afinal, muitos são irreversíveis e podem desencadear uma sequência de problemas de saúde e psicológicos.

O arrependimento após usar essa substância é outro fator. Não são poucas as celebridades que confessaram ter usado anabólicos, porém, arrependeram se. Podemos citar aqui a atriz Déborah Secco e Maria Melilo.

Neste texto vamos dar enfoque aos efeitos virilizantes, ou seja, que deixam a mulher com cara de homem, no entanto, há uma infinidade de outros problemas que os anabolizantes trazem.

Podemos citar, problemas no fígado, rins, hipertensão e até câncer. Sem esquecer de serem agravantes para os casos de doping.

Leia mais sobre anabolizantes neste artigo:

SUPLEMENTOS e ANABOLIZANTES será que você realmente precisa deles?

 

Quais os principais efeitos dos anabolizantes nas mulheres (virilizantes)

 

Conforme a  SBEM Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os anabólicos sintéticos causam efeitos adversos tanto em homens como em mulheres.

De forma mais generalizada, o surgimento de acne, problemas hepáticos, queda capilar, coágulos sanguíneos, problemas renais e alterações na pressão arterial são comuns em ambos os gêneros.

Entretanto, há ainda alguns efeitos mais específicos para cada gênero, e em mulheres eles são conhecidos como efeitos virilizantes.

Podemos destacar pelo menos 6 principais efeitos dos anabolizantes nas mulheres, sendo eles:

 

1 – Engrossamento da Voz

Veja bem, na sua garganta existem músculos, e como sabemos, anabólicos agem diretamente na musculatura.

Sendo assim, o músculo vocal ou pregas vocais, também tem a massa aumentada por isso a voz sairá mais grossa e com rouquidão.

Além disso, os anabolizantes podem gerar cansaço ao falar, prejudicam mulheres que dependem muito da voz no dia a dia, como cantoras, professoras, treinadoras e outras.

Leia também:

 

2 – Crescimento de Pelos no Rosto 

De fato, você pode começar a  notar pelos mais grossos e escuros no rosto por estar com algum problema de saúde, como, Síndrome de Cushing, tumores ovarianos e outros.

Entretanto, é notável entre os efeitos dos anabolizantes, que velus dão lugar a pelos mais grossos, devido ao aumento da testosterona em seu organismo.

O Hirsutismo (surgimento de pelos em mulheres), inclusive, pode se manifestar nas sobrancelhas e nos cílios e aumentar o volume.

Além disso, é muito comum a mulher que usa esteroides ganhar pelos, no queixo e na lateral do rosto, lembrando muito a barba masculina.

 

3 – Aumento dos Pelos no Corpo

O Hirsutismo também se manifesta no corpo da mulher quando ela está consumindo anabolizantes,

Neste caso, os pelos crescem muito na barriga, peito (entre os seios), costas, nádegas e coxas.

Essa é a ação mais comum quando os níveis de estrogênio estão muito abaixo do desejável e em contrapartida a testosterona está acima do recomendado para mulheres.

 

4 – Redução dos Seios

Muitos fatores interferem negativamente no tamanho dos seios, por exemplo, o baixo consumo de gorduras boas e a falta de líquido.

Entretanto, o uso de anabólicos têm influência direta na redução das mamas, porque, mais uma vez, o estrogênio é confiscado do organismo da mulher, deixando prevalecer a testosterona.

 

5 – Irregularidade ou Interrupção das Menstruações

A composição hormonal de anabolizantes interrompem a produção do FSH (hormônio folículo estimulante), em síntese o responsável para que o aparelho reprodutor da mulher funcione perfeitamente.

Então, é graças ao FSH que a mulher ovula e posteriormente menstrua.

Como não há estímulo natural para a sua produção, devido à ingestão da testosterona do anabólico, o ciclo menstrual sofre alterações bruscas e em alguns casos, a menstruação deixa de ocorrer.

Leia também:

Entretanto, entre os efeitos dos anabolizantes nas mulheres, este também poderá levar a um grau maior de comprometimento que é a infertilidade.

 

6 – Aumento do Tamanho do Clitóris

A Hipertrofia Clitoriana ou clitoromegalia, é o tamanho superior do clitóris. É uma condição comum (natural) em mais de 25% das mulheres.

Entretanto, essa disfunção pode surgir durante e após o uso de esteroides anabólicos.

 

Quais são os anabolizantes mais usados por mulheres?

 

De fato, a Food and Drug Administration (FDA) libera o uso de anabolizantes para tratar doenças como perda óssea grave e anemias.

Entretanto, são procedimentos clínicos vigiados e sempre com receita elaboradas por um médico, o que é bem diferente do uso em academias e de forma ilícita.

E, apesar de muitos dos efeitos dos anabolizantes nas mulheres serem divulgados sistematicamente, como dissemos o uso só cresce.

Por outro lado, não podemos deixar de mencionar que os anabolizantes também nos trazem alguns benefícios e pode alavancar alguns, como:

    • Melhorias na massa magra;
    • Auxiliar no emagrecimento;
    • Aumentar a força;
    • Melhorar a disposição…

Enfim, entre os anabolizantes mais usados (e preferidos) por mulheres, temos o Winstrol, Primobolan, Anavar e Deca-durabolin:

Sugerimos que leia sobre anabolizantes preferidos por mulheres neste texto aqui?

Quais são os Anabolizantes mais Usados pelas Mulheres?

Como conclusão e pensamento final, sugerimos a você mulher que deseja introduzir anabólicos na sua rotina, buscar ajuda especializada de modo a minimizar danos ou comprometer sua saúde.

Vimos aqui os principais efeitos dos anabolizantes nas mulheres que se relacionam com a virilização, lembrando que existem vários outros.

Então se achou útil este conteúdo, lembre-se de compartilhar com outras pessoas que estão com dúvidas sobre o uso de anabólicos.

 

Referências

Basaria, S; Wahlstrom, J. T; Dobs, A. S. (2001). Anabolic-androgenic steroid therapy in the treatment of chronic diseases. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Springfield, v. 86, no. 11, p. 5108-5117

Finotti, M.C.C.F. (2013). Síndrome de insuficiência androgênica na mulher: diagnóstico e implicações terapêuticas. Brasília Médica. 50: 312-317.

 Lima, A.P.D.; Cardoso, F. B. (2012). Alterações fisiológicas e efeitos colaterais decorrentes da utilização de esteroides anabolizantes androgênicos. Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde), 9(29).

 

Salvar

...VEJA TAMBÉM...



1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom! É exatamente isso, algumas mulheres tem sorte de não virilizar. A diferença de sensibilidade a hormônios é individual. Infelizmente eu sou muito sensível.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile