23 jul

Devo tomar Glutamina Antes ou Depois do Treino? Qual o melhor horário?

Devo tomar Glutamina Antes ou Depois do Treino Qual o melhor horário

A Glutamina é um aminoácido que atua no metabolismo e que tem inúmeros benefícios para quem treina pesado. Apesar de ser conhecida pela maioria dos praticantes de musculação, as pessoas não sabem se devem tomar Glutamina Antes ou Depois do Treino. Qual o melhor horário, você sabe?

Por esse motivo, separamos a resposta para essas perguntas e todas as informações sobre esse importante suplemento. Confira!

 

O que a glutamina faz?

 

Antes de explicar sobre tomar glutamina antes ou depois do treino, vamos entender melhor o que ela faz. O aminoácido age no metabolismo e na recuperação dos tecidos – que se aplica também na musculação. E é por isso que a glutamina é tão importante para quem treina pesado: além de otimizar os treinos, ela ainda garante que os músculos possam ter a devida recuperação.

É importante citar, porém, que a glutamina não deve ser ingerida isoladamente. É sempre mais eficaz tomar o suplemento junto do Whey Protein – pois sozinha ela passa a ser absorvida pelas células sem agir da forma que os atletas esperam. Por isso, não esqueça de conversar com um nutricionista para que ele possa indicar a melhor dieta e o melhor suplemento auxiliar da glutamina.

Além disso, é válido saber que esse tipo de suplementação não é indicado para quem não realiza exercícios – a glutamina se torna dispensável e ineficaz para pessoas sedentárias.

 

Quais são os benefícios da glutamina?

 

Precisamos entender que tomar glutamina antes ou depois do treino traz diferenças nos resultados e nos seus benefícios. Porém, podemos citar os mais comuns, independente de horários:

 

Síntese Proteica

A glutamina é um dos suplementos capazes de otimizar a chamada síntese proteica. Isso significa que os músculos passam a receber mais proteínas e mais oxigênio. Dessa forma, é fácil concluir que o suplemento é excelente para quem treina pesado.

 

Recuperação Muscular

Para que os treinos possam dar resultado, a recuperação muscular é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes dele. Afinal, todo processo de hipertrofia deve seguir um padrão de recuperação – por isso, o treino deve sempre ter pausas entre um esforço e outro.

Os suplementos alimentares também cumprem esse papel de recuperação e a glutamina é um deles – ela evita o chamado overtraining, que é o excesso de atividade física sem descanso.

 

Glutamina: como tomar para hipertrofia

 

Tomar glutamina antes ou depois do treino não interfere de fato na questão da hipertrofia. O que deve ser pensado para que os treinos deem resultado é que o suplemento precisa ser utilizado em conjunto com proteicos, como o Whey Protein. Porém, mais do que isso, é importante lembrar que a ajuda de um nutricionista é essencial nesse caso.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Leia também:

Whey Protein: o que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Glutamina: para que serve, benefícios, função, excesso, efeitos colaterais, como tomar

Glutamina engorda ou emagrece? É possível ganhar massa muscular usando Glutamina?

Será ele que poderá indicar a quantidade necessária de proteína e a de glutamina para aliar com os seus objetivos. No geral, para hipertrofia, o suplemento tem a função de ajudar na recuperação muscular e na síntese proteica – tornando o ganho de massa muito mais efetivo.

 

Devo tomar Glutamina Antes ou Depois do Treino?

 

Vamos à pergunta principal desse texto: tomar glutamina antes ou depois do treino, qual a melhor opção? Antes de mais nada, devemos lembrar que não há um consenso geral de qual horário é mais efetivo – e a glutamina pode ser consumida até mesmo em jejum, antes de dormir ou horas antes de treinar. A grande sacada é conversar com o seu nutricionista e balancear as vantagens do pós ou pré-treino, que são:

 

Glutamina no Pré-Treino

Para o pré-treino a glutamina vai ajudar a liberar mais energia, força e até Hormônios GH – responsáveis pelo crescimento. Porém, esse valor não é muito expressivo para atletas de grande porte e traz maiores diferenças em iniciantes, que precisam de empenho extra para começar a treinar. [1]

Além disso, os efeitos colaterais – apesar de raros – são ainda mais difíceis de acontecerem no pré-treino, já que o corpo usará todo o estoque do aminoácido para aquela atividade. Logo, para quem quer testar a suplementação, essa é também uma boa opção – mais segura e previsível.

 

Glutamina no Pós-Treino

Já o pós-treino traz a vantagem de repor os nutrientes perdidos. É nesse momento, então, que os músculos mais precisam de força para que a recuperação de fato ocorra. Por isso, não é incomum que os suplementos sejam mais recomendados nesse momento.

Além disso, é no pós-treino que a absorção dos aminoácidos costuma ser muito maior, tornando o aproveitamento do suplemento mais significativo. [2]

Se você tinha dúvidas sobre tomar glutamina antes ou depois do treino, saiba que não há consenso e que seu nutricionista saberá a melhor opção. Porém, o mais comum é que ele seja ministrado após o treino, quando há mais necessidade de nutrição nos músculos.

 

Como preparar Glutamina em Pó

 

A recomendação para o preparo da Glutamina em pó é usar a quantidade que o seu nutricionista indicou. Misture com água ou leite e com o suplemento acompanhante. Faça um shake e tome no momento de treinar ou logo após o treino.  Para saber como tomar glutamina com água, nossa dica é:

  1. Use um copo próprio para shakes.
  2. Coloque de 200 de água para sua quantidade indicada. A quantidade de água não interfere no resultado, porém, pode ser difícil consumir mais do que 300 ml de uma única vez.
  3. Misture bem e beba na hora.

Para o leite, repita o mesmo processo.

 

Onde comprar Glutamina?

Agora que você já sabe se deve tomar glutamina antes ou depois do treino, a maior dúvida é: onde comprar o suplemento? Como indicação de confiança, temos o site oficial da Growth Supplements, que traz suplementos testados e liberados pela ANVISA, com um preço mais baixo – já que ele é distribuído da fábrica para o cliente.

Lojas em academias, farmácias e vários sites da internet oferecem a Glutamina, mas, muitas vezes não conseguem garantir a qualidade e originalidade do produto.

Há também várias marcas no mercado, no entanto nem todas estão regulamentadas. Além disso, o valor é normalmente bem mais alto, por isso a recomendação é comprar diretamente do fabricante.

A Growth Supplements produz Glutamina, produzida através de processos mecânicos modernos, garantindo assim excelente padrão. Clique aqui e confira!

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nosso texto nas redes sociais!

 

Referências

1. American College of Sports Medicine
2. Eduardo Reis, nutricionista esportivo.

 




DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.