13 abr

A importância do Suplemento de Proteína para quem faz Exercícios

A importância do Suplemento de Proteína para quem faz Exercícios

Frequentar a academia regularmente para treinos de musculação é um passo importante para ganhar músculos, mas todo esse trabalho não terá resultado se a alimentação não corresponder ao que o corpo está pedindo, por isso ter equilíbrio alimentar é fundamental e para algumas pessoas isso é o suficiente, mas pode ser preciso o consumo de suplemento de proteína para quem faz exercícios de alta intensidade.

É fato que o consumo destes produtos não é indicado para todos, pois quando os treinos não são de longa duração, a alimentação balanceada e calculada por um nutricionista que distribuirá com precisão os macronutrientes para favorecer o ganho de massa muscular é suficiente, já em casos mais específicos como alguns atletas ou para aqueles que treinam todos os dias intensamente e por um período superior a 60 minutos, o suplemento de proteína pode ser fundamental.

A verdade é que quando se quer ganhar músculos, recorrer aos suplementos parece o caminho mais fácil e muitas vezes não há orientação para isso e as pessoas acabam fazendo escolhas errôneas e priorizando o consumo apenas de proteínas, mas será que isso está certo, será que assim terá os resultados esperados?

Essa e outras perguntas responderemos no artigo de hoje onde abordaremos a importância do suplemento de proteína para quem faz exercícios intensos. Por isso continue sua leitura e esclareça suas dúvidas!

 

Por que a proteína é importante para os exercícios físicos?

 

Por mais que este seja um assunto comumente abordado, é sempre bom esclarecer, pois para quem está começando a entrar no mundo fitness pode ainda ter dúvidas a este respeito por isso vamos esclarecer, ok?

As proteínas exercem papéis fundamentais no organismo como a cicatrização de órgão e tecidos, transporte de oxigênio, formar hormônios e anticorpos, construção de músculos, etc.

Os aminoácidos são as moléculas que formam proteínas, existem na natureza inúmeras destas moléculas, mas nosso código genético é formado por apenas 20, sendo que 8 só podem ser adquiridos pela alimentação que são os aminoácidos essenciais e 12 são sintetizados pelo próprio corpo.

Os aminoácidos fazem ligações polipeptídicas para formar as proteínas, por isso necessitamos de aminoácidos essenciais que combinados com os aminoácidos sintetizados pelo organismo formarão proteínas que necessitamos para inúmeras funções.

Leia também:

Whey Protein – O que é, para que serve, Benefícios e Como Tomar

Os 3 melhores Suplementos Proteicos para Emagrecer

Tomar BCAA antes ou depois do treino? Qual o melhor horário?

ARGININA – Arginina, para que serve, efeitos colaterais, como tomar

ALBUMINA – O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

CREATINA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

BCAA – Para que serve, benefícios, função, efeitos colaterais e como tomar

HIPERCALÓRICO – O que é, para que serve, Benefícios, Colaterais, Como Tomar

Quando fazemos um exercício físico de alta intensidade acontece o rompimento de fibras musculares após estas atividades e é aí que entram algumas proteínas para reparar estas microlesões ajudando a cicatrizá-las para que o músculo se recupere e a repetição  desta ação faz o músculo crescer.

O suplemento de proteína para quem faz exercícios intensos de musculação intensificará a recuperação das fibras musculares e o crescimento da massa muscular se a proteína da alimentação não for suficiente para exercer este papel, é para estes casos que o produto será bem utilizado.

LEIA TAMBÉM
Para que serve o Termogênico? Saiba como e porque tomar ajudar no Emagrecimento

Mesmo que a proteína seja crucial para ganhar massa muscular, não devemos esquecer outro macronutriente essencial para este processo, apesar de ser muitas vezes ignorado por alguns desavisados, o carboidrato, e no próximo tópico mostraremos sua importância também, pois a dupla proteína e carboidrato é sinônimo de sucesso para o crescimento muscular.

 

Carboidrato e Proteína para a Massa Muscular

 

Como vimos, a função da proteína é formar os músculos e recuperar as microlesões das fibras musculares e não de fornecer energia, pois esta é a função do carboidrato, então por que algumas pessoas priorizam o consumo das proteínas? Erro gravíssimo esse para quem quer ganhar músculos!

O carboidrato mantém o corpo em estado de anabolismo, pois ele fornece energia essencial para a prática dos exercícios e tem papel importante na recuperação pós treino.

Quando não há quantidade suficiente de carboidrato no organismo, os estoques de energia acabarão mais rapidamente e a proteína dos músculos será utilizada como fonte de energia levando ao catabolismo, porque a mesma será degradada.

A afirmação de que muita proteína é sinônimo de massa muscular está completamente equivocada, pois é preciso que haja um equilíbrio entre os dois macronutrientes e por isso é importante ter a orientação que vai personalizar a quantidade de cada macronutriente a fim de favorecer o crescimento muscular.

Por isso também que o consumo de suplemento de proteína para quem faz exercícios não pode ser feito de maneira indiscriminada.

 

Suplemento de Proteína para quem faz Exercícios na Medida Certa

 

A alimentação equilibrada vai favorecer distribuição adequada dos nutrientes e vai também fracionar a proteína ao longo do dia, pois estudos já demonstraram que para ganhar massa muscular é importante distribuí-la em porções desde o café da manhã até o jantar para favorecer o ganho de massa muscular ao invés de consumir grandes quantidades poucas vezes ao dia.

Esta é uma das razões que para não querer consumir toda a quantidade de proteína necessária diariamente apenas com o suplemento, pois este vai ajudar a suprir o que a alimentação não consegue atender.

É importante também esclarecer que o excesso de proteína será descartado pelo organismo, pois só é aproveitada a quantidade necessária, então não adianta exceder a dose de suplemento de proteína para fazer exercícios porque estará jogando dinheiro fora mesmo que treine muito intensamente.

Leia também:

Lista dos Top 10 Anabolizantes para Secar (emagrecer)

OXANDROLONA (Anavar) – Para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

TREMBOLONA – Para que serve, benefício, efeitos colaterais e como tomar

Para se ter uma ideia, a maioria necessitará menos do que 2 g/kg de peso de proteína por dia por isso qualquer quantidade que ultrapasse esta dose é desperdício, por isso a adequação entre proteína da alimentação e suplementação é fundamental.

Alimentos que ajudam o ganho de massa muscular

Além do suplemento de proteína para quem faz exercícios, a alimentação com proteínas de alto valor biológico vai garantir melhores resultados para a massa muscular.

LEIA TAMBÉM
Marcas de Whey Protein Reprovadas [Excesso de Carboidratos / Outubro 2018]

É importante que a proteína de origem animal seja de origem mais magra para não trazer riscos de aumentar o colesterol e os vegetarianos e veganos devem procurar fazer combinações entre grãos e cereais para constituírem as proteínas vegetais.

 

Os alimentos proteicos de origem animal que se destacam são:

# Camarão ( 24g/proteína em 100 g)

# Salmão (21g em 100 g)

# Outos peixes ( 20g em 100g)

# Frango (23 g em 100g)

# Carnes vermelhas (21g em 100)

# Ovos (6g por unidade)

# Leite (8 g para 100 ml).

 

Proteínas de origem vegetal:

# Soja ( 34g em 100g)

# Quinoa (12 g em 100g)

# Tofú( 8g em 100g)

# Feijão ( 8g em 100g)

# Ervilhas ( 8g em 100g)

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

# Grão d bico (8g em 100g)

# Oleaginosas ( 6g a em 30g)

 

Os grãos como as leguminosas necessitam da combinação com aminoácidos de cereais como o arroz para formarem proteínas de alto valor biológico.

A quinoa é o único grão que tem todos os aminoácidos essenciais, portanto não necessita desta combinação, pois sozinha já consegue formar uma proteína de alto valor biológico.

 

Onde comprar suplementos?

 

Para essa pergunta a resposta é muito fácil: Na Growth Supplements.

Para quem busca qualidade, valor acessível e fabricante de referência no mercado, não há duvidas que será uma excelente escolha, sem arrependimentos, até porque qualidade é praticamente o sobrenome desta marca.

Os suplementos da Growth, passam por baterias rigorosas de análise no laboratório interno e nos parceiros (ALAC e LABCAL), sem contar, que está entre as melhores marcas de suplementos alimentares do Brasil, aprovada em todos os testes da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).

E além de tudo o produto é vendido por fabricantes torna-se mais barato, principalmente pela garantia da qualidade, já que não oferece riscos a saúde por conter outros aditivos.

A Growh tem produtos para todos os objetivos como:

Ganho de Massa Muscular;

Emagrecimento e Definição;

Energia e resistência;

Saúde e qualidade de vida, dentre muitos outros.

E o melhor, os suplementos da  Growth Supplements podem ser adquiridos com um preço excelente, até 40% mais baratos que em outras lojas. Clique aqui e confira!

 

Concluindo…

O suplemento de proteína para quem faz exercícios intensos deve ser utilizado com orientação adequada para que seja possível aproveitar seus benefícios e ter resultados.

É preciso ter a consciência que o suplemento é necessário quando a alimentação não atende as demandas do corpo e nestes casos estes suplementos são muito úteis para a hipertrofia desde que sejam utilizados com consciência para evitar desperdícios.

 

Finalizando…

Esperamos ter esclarecido as dúvidas sobre o consumo do suplemento de proteína para quem faz exercícios e que tenham gostado do nosso post!

Compartilhem e comentem!

 

Referências

Morais, R.; Medeiros, R.R.; Liberali, R. Eficácia da Suplementação de Proteínas no Treinamento de Força. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 2. Núm. 11. 2008. p. 277-287.

Oliveira,A.F.;et al.AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO COM OBJETIVO DE HIPERTROFIA MUSCULAR DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL. Colloquium Vitae, 2009 1(1): 44-52. DOI: 10.5747/cv.2009.v01.n1.v007.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2019 Dicas de Treino.