26 dez

Como tomar o Whey Protein da melhor forma para não Desperdiçar Dinheiro

Como tomar o Whey Protein da melhor forma para não Desperdiçar Dinheiro

Os suplementos esportivos sem dúvida são quase que uma unanimidade para quem faz treinos pesados e constantes, e não é diferente com o queridinho das academias, o whey protein. Por ser um suplemento de um custo elevado é preciso consumi-lo com inteligência, mas será que todos sabem como tomar o whey protein sem jogar dinheiro fora?

O whey protein é talvez o suplemento  mais consumido e as versões concentrado, isolado e hidrolisado têm uma diferença de preços e algumas pessoas ficam em dúvida sobre qual tomar, porém como estamos falando de não jogar dinheiro fora, aqui vale a regra de que a melhor forma é a que irá se adequar ao orçamento de cada um.

O whey protein é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico e qualquer um destes tipos darão bons resultados, para aqueles que podem gastar um pouco a mais podem optar pelo hidrolisado, porque passa por uma filtragem mais rigorosa e tem menos ou quase nada de impurezas.

O whey concentrado é menos filtrado, com 70 a 80% de proteínas, é o que apresenta maior porcentagem de carboidratos e gorduras.

O whey isolado também tem uma boa filtragem, e menos carboidratos e gordura do que o concentrado, mas um pouco mais do que o hidrolisado.

Este suplemento em todas as versões tem uma boa absorção da proteína e tem BCAA, os aminoácidos que ajudam a evitar fadiga muscular e é isso que importa.

A maneira que se consome o whey também pode fazê-lo ser melhor aproveitado e favorecer os resultados com maior economia, se você quer saber mais sobre como tomar whey protein sem desperdiçar dinheiro, continue aqui!

 

Melhor Horário para tomar o Whey Protein e Economizar Dinheiro

 

Geralmente a recomendação para o consumo do whey protein é que seja no pós treino porque é o período que as proteínas serão melhor absorvidas nos músculos e os aminoácidos evitando o catabolismo, este fato se deve a alguns estudos realizados com atletas, porém isso não significa que se tomar no pré treino o suplemento não será bem aproveitado.

No pós treino poderá ser consumida qualquer proteína e não apenas o whey protein, como ovo, frango, carne vermelha pois são todas de alto valor biológico. O whey protein é um suplemento que é utilizado para complementar as necessidades proteicas e não há um horário certo para tomá-lo.

Portanto se já há uma porcentagem adequada de proteínas na alimentação, neste caso poderá ser consumida após o treino, que é quando há maior necessidade para recuperação muscular e por ser uma maneira prática de obter a proteína.

Para outros casos onde há uma necessidade maior de proteínas para equilibrá-las na alimentação, o suplemento de whey poderá ser incluído em outros horários fora o pós treino, mas não como substituto de uma refeição.

Leia também:

Tomar Whey Protein com Leite corta o efeito do Whey?

Benefícios da Albumina para o Ganho de Massa Muscular

Glutamina – para que serve, benefícios, efeitos colaterais, como tomar

Somatodrol – Para que serve, Benefícios, Colaterais e Como Tomar

ORLISTAT – O que é, para que serve e seus Benefícios para o Emagrecimento

BCAA – Para que serve, benefícios, função, efeitos colaterais e como tomar

CREATINA – O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais e como tomar

HIPERCALÓRICO – O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Se o suplemento for utilizado com consciência e de acordo com as necessidades de cada um, é possível economizar e obter os seus benefícios sem desperdícios.

Por isso é importante saber como tomar o whey protein porque seus resultados aparecerão principalmente se for consumido da maneira certa, sem exageros.

Vale ressaltar que este suplemento deve ser utilizado quando há uma grande demanda de proteínas que  apenas com a dieta não seja possível suprir, por exemplo no caso de um atleta de crossfit que precisa de mais de 3.000 calorias diárias e 15% destas precisam ser provenientes da proteína, nestes casos pode ser difícil atingir essa quantidade de calorias apenas na alimentação, por isso é necessário suplementar.

 

Período para o Anabolismo segundo Estudos

 

É preciso que a quantidade de proteínas seja dividida durante todas as refeições, o suplemento não pode ser a única fonte para o aporte proteico diário e muito menos que esse aporte aconteça apenas no pós treino.

Em relação ao anabolismo, atualmente estudos comprovaram que o período para aumentar a hipertrofia não dura apenas 2 horas após os treinos como pensava-se antes, mas podem durar de 24 a 48 horas, por isso não precisa sair correndo para tomar o whey protein quando o treino acabar e por isso é preciso apostar nas proteínas da alimentação além do suplemento.

Para o anabolismo então não precisa consumir grande quantidade de whey protein quando se tem uma dieta com proteínas de alto valor biológico na alimentação, dividindo adequadamente é possível tomar o suplemento, ganhar músculos e não desperdiçar.

É importante saber que apesar do whey protein ser ótimo para o anabolismo, quando mal administrado poderá provocar ganho de peso, pois se ultrapassar a quantidade de 2g/ kg de peso, irá se transformar em gordura caso não haja a prática de exercícios.

 

Como tomar o Whey Protein sem Desperdício

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

# Se for no pós treino, tomar sempre o whey acompanhado de um carboidrato índice glicêmico alto  porque faz a glicose subir mais rápido, pode ser com dextrose ou maltodextrina, pois o organismo precisará repor a energia que foi usada no treino rapidamente para que os músculosc também possam se recuperar. Na falta do carboidrato, o corpo usará a proteína como fonte de energia e isso leva ao catabolismo.

# Procurar não misturar com frutas ou alimentos  industrializados como os achocolatados, pois podem dificultar a absorção do suplemento.

# Dar um tempo de aproximadamente 40 minutos antes de fazer uma refeição sólida para que os alimentos não interajam com o suplemento e interfiram na absorção.

# O whey protein concentrado tem um menor valor e proporciona os mesmos benefícios em relação ao anabolismo, oferecendo assim um ótimo custo benefício.

# Uma ressalva aqui para os intolerantes a lactose que deverão optar para as versões isolada ou hidrolisada já que nestas versões a lactose não está presente devido a filtragem do produto.

# Não utilizar o whey protein em receitas de bolos, mousses, etc, também é uma maneira de não desperdiçar, pois o objetivo do suplemento não é fazer parte de receitas, pois não é um ingrediente culinário e sim um suplemento, portanto seu uso deve ser misturado apenas com água ou leite.

# Após exercícios aeróbicos não é preciso tomar whey protein, pois o corpo após estas atividades necessitará mais de carboidratos, portanto consumir o whey nestas situações é desperdício.

 

Tomar o Whey Protein com Água ou Leite para não Desperdiçar Dinheiro?

 

O objetivo de tomar este suplemento no pré treino é aproveitar além das proteínas os aminoácidos BCAAs que evitam a fadiga muscular, podendo assim ter mais energia durante o treino e evitar o catabolismo.

No pós treino é favorecer o ganho de massa e a recuperação muscular e porque o corpo precisa receber nutrientes para repor a energia gasta.

Muitos defendem o consumo do whey com leite, mas diluir o suplemento na água é a solução mais adequada.

A água não interfere na absorção dos nutrientes do suplemento e ainda serão mais rapidamente absorvidos, pois o leite terá proteínas e carboidratos que precisarão ser digeridos e este processo pode atrasar a absorção das proteínas.

Caso o sabor do suplemento diluído em água não agrade ao paladar, o nutricionista poderá orientar  como tomar o whey protein de uma maneira que não interfira nos resultados e na absorção do produto.

 

Whey Protein Vegano

 

Para quem é vegano existem as versões que são produzidas através do arroz, soja ou ervilha, estas versões porém tem menor concentração de proteína, mas são uma alternativa para este público, assim como para quem é intolerante a lactose poderá optar por este produto.

Algumas características devem ser observadas no rótulo como o teor de sódio, se há adição de corantes e adoçantes ou açúcar ou outros ingredientes químicos, se tiver o teor deve ser bem baixo, pois quanto mais natural o produto, melhor será e o investimento no produto será melhor aproveitado porque ninguém merece se entupir de aditivos químicos.

Este tipo de whey protein poderá exigir uma maior atenção nas quantidades, pois por não se tratar de proteína animal pode ser preciso uma dosagem maior, por isso é aconselhável procurar um nutricionista para orientar da mesma maneira que os consumidores do whey protein de origem animal como tomar o whey protein vegetal.

Separamos um post especial para você entender um pouco mais sobre o Whey Protein, confira: Whey Protein Vegano: O que é, para que serve, Benefícios e Ingestão!

 

Posso tomar Whey Protein para praticar outras Atividades que não seja Musculação?

O whey protein pode ser utilizado em outras modalidades que não seja a musculação, pois para modalidades como o pilates e o treinamento funcional por exemplo, os benefícios serão para repor as proteínas após estas atividades.

Sendo assim este suplemento também poderá ser útil para corredores que além da energia precisarão de recuperação muscular pós treinos e provas, assim como para atletas de futebol e outros.

 

Como obter os melhores Resultados

 

Ficou bem claro que apenas o suplemento não faz milagre e nem faz crescer músculos da noite para o dia, sendo assim para não desperdiçar dinheiro é preciso investir numa alimentação adequada.

É necessário que haja um bom equilíbrio na dieta em relação aos macronutrientes (carboidrato, proteínas e lipídios) para que o aporte proteico obtido dos alimentos e o suplemento possam suprir as demandas do organismo de forma equilibrada.

Um  nutricionista fará o cálculo certo da sua taxa metabólica basal (gasto de calorias do corpo/dia) para avaliar a sua necessidade proteica de acordo com suas atividades e adequar com os outros macronutrientes, após este cálculo será determinado quanta proteína será proveniente da alimentação e qual a dosagem de suplemento será necessária.

Somente este profissional poderá determinar a melhor maneira de como tomar o whey protein sem desperdício para favorecer alcançar os objetivos de ganho de massa muscular e sem efeitos colaterais.

Quando bem administrado este suplemento é  muito bem vindo para melhorar o aporte de proteínas para atender necessidades de atletas profissionais e amadores e para não jogar dinheiro fora uma regra básica e muito importante além de todas já mencionadas é sempre procurar boas marcas consolidadas.

 

Onde comprar Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento pioneiro e mundialmente conhecido.

Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Este foi o nosso post de hoje, esperamos que vocês tenham aproveitado nossas dicas de como tomar o whey protein sem desperdiçar dinheiro.

Se gostou, não esqueça de compartilhar!

Até a próxima!

 

Referência

Cribb, P.J.; Williams, D.A.; Carey, F.M.; Hayes, A. The Effect of Whey Isolate and Resistance Training on Strength, Body Composition and Plasma Glutamine. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. Melbourne Victoria. Vol. 16. Núm. 5. 2006. p. 494-509.

 






DICAS RELACIONADAS


Um comentário em “Como tomar o Whey Protein da melhor forma para não Desperdiçar Dinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2019 Dicas de Treino.