Diferenças entre o Whey Protein Isolado, Concentrado e Hidrolisado

Quais as diferença entre o Whey Protein Isolado, Concentrado e Hidrolisado
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A proteína é o macronutriente responsável pela manutenção e construção dos tecidos, órgãos e músculos, não é a toa que pessoas que querem aumentar a massa muscular procuram suplementos proteicos e um dos suplementos mais populares entre os atletas de plantão nas academias é o whey protein. Para conseguir atender aos exigentes consumidores os fabricantes têm três tipos deste suplemento e aqui mostraremos as diferenças entre o whey protein isolado, concentrado e hidrolisado.

Apesar deste suplemento ser famoso nas rodas de academia por ajudar no ganho e recuperação da massa muscular deve-se ressaltar que existem outros benefícios que ele proporciona, afinal é sempre bom unir o útil ao saudável não é mesmo?

Os benefícios deste suplemento vão além do ganho de massa muscular, pois o whey ainda pode controlar o colesterol, dar uma força para a perda de peso e melhora o sistema imunológico, porém é preciso sempre ter um nutricionista ou médico para orientação de quando, quanto e como usar.

Uma das maiores vantagens deste suplemento está na sua rápida absorção e digestão, pois é uma proteína de alto valor biológico o quer dizer que estão presentes todos ao aminoácidos essenciais que são rapidamente absorvidos.

As diferenças entre o whey protein isolado, concentrado e hidrolisado estão relacionadas ao grau da quebra de proteínas o que pode influenciar em sua porcentagem no produto e a escolha de cada um deles depende do objetivo que se quer alcançar.


Este suplemento em qualquer uma das versões tem pouco teor de gordura, colesterol e a lactose pode estar em quantidade mínima também, assim sendo mesmo para alguns graus de intolerância não haverá problema em seu consumo.

Quer saber mais sobre as diferenças entre o o whey protein isolado, concentrado e hidrolisado, então não me acompanhe!

 

Quais a diferenças entre whey protein isolado, concentrado e hidrolisado?

 

As diferenças entre o whey protein isolado, concentrado e hidrolisado são interessantes porque atendem diferentes características pessoais por isso pode agradar a todos.

 

# Whey Protein Isolado

Este é forma mais pura que as outras, pois tem uma concentração de proteínas de 90% ou até mais, sua filtragem tem padrões mais rígidos e é mais complexa, sua composição é menor em carboidratos, gordura, aminoácidos e lactose.

Sua indicação é para aqueles que estão em processo de emagrecimento, porque possui um baixíssimo teor de gorduras e carboidrato e também para intolerantes a lactose.

 

# Whey Protein Concentrado

Esta forma é menos processada, é filtrado de maneira mais simples, sua concentração de proteínas fica entre 70 a 80%, tem maior teor de aminoácidos, lactose e gorduras do que o whey isolado, mas tem uma grande porcentagem de BCAA e glutamina e mantém os peptídeos que são responsáveis por favorecer as ações que aumentam a imunidade.

O whey protein isolado, a porcentagem de proteína é maior que a versão concentrada, porque seu processo de filtração é maior, dependendo da marca pode ter zero de carboidrato e gordura.

Sua indicação é para pessoas que estão reduzindo a ingestão calórica, sendo também uma ótima opção para definição da massa muscular.

 

# Whey Protein Hidrolisado

Esta forma passa por filtragem e hidrólise fazendo com que a cadeia  de proteínas seja quebrada em pequenas partículas chegando bem menores no organismo, não necessitando de que o estômago tenha este trabalho, é mais rapidamente absorvido que o whey concentrado e isolado.

Está indicado para o pós treino porque possui mais carboidrato que ajuda na recuperação de energia e reparação muscular.


 

Como consumir o Whey protein isolado, concentrado e o hidrolisado

 

Em primeiro lugar deve ficar claro que independentemente do tipo de whey protein, a quantidade e a maneira que será consumido depende da necessidade proteica de cada um e o suplemento deverá sempre estar adequado a porcentagem de proteína que é consumida através da alimentação para não ultrapassar a quantidade de proteína diária aceitável para que não haja efeitos colaterais.

Confira:

O whey protein isolado: poderá ser tomado no café da manhã ou pós treino, mas  pode ser tomado também no pré treino.

Whey protein concentrado: este whey independe do objetivo e pode ser consumido por qualquer um. Pode ser consumido no café da manhã para começar o dia  com uma proteína de alto valor biológico e de fácil digestão.

Pré treino: Para evitar a fadiga no treino, é aconselhável consumir uma hora antes.

Pós treino: com uma fonte de carboidrato ,aumenta o anabolismo.

Whey protein hidrolisado: por ter uma rápida absorção poderá ser consumido no pré treino para maior proveito dos aminoácidos BCAAs para retardar a fadiga muscular ou no pós treino para melhor recuperação.

Vale ressaltar que as diferenças entre o whey protein isolado, concentrado e hidrolisado não irão interferir no ganho de massa, apenas que cada um é mais direcionado a determinado tipo de público.

Muitas pessoas ficam na dúvida entre consumir com leite ou água e não sabem a diferença, pois aí vai, quando o whey é consumido com leite o sabor fica mais agradável, mas a absorção é mais demorada podendo então ser melhor aproveitado se for consumido no pré treino.

Já o whey com água é mais rapidamente absorvido e é recomendado no pós treino.

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

 

Qual o melhor tipo para Tomar

 

Quanto mais puro for o suplemento, mais influenciará na  síntese proteica, independente do tipo que será consumido.

O whey protein concentrado é o que apresenta o melhor custo benefício por não ser muito caro e conseguir atingir os benefícios esperados.

O whey isolado e hidrolisado apresentam as vantagens de terem menos quantidade de gordura, carboidratos e também não terem lactose, sendo permitido para os intolerantes.

O melhor tipo será aquele que se adequará melhor a cada pessoa e a cada bolso, todas as versões trarão resultados.

Leia também:

Whey_Protein Concentrado – Para que server, como tomar, preços e onde encontrar

Whey_Protein Hidrolisado – Para que server, como tomar, preços e onde encontrar

Whey_Protein Isolado – Para que server, como tomar, preços e onde encontrar

Whey_Protein 3W – O que é, para que serve, benefícios, função, como tomar

CASEÍNA: O que é, para que serve, benefícios, função, como tomar

GLUTAMINA: O que é, para que serve, benefícios, função, como tomar

COLÁGENO: o que é, para que serve, benefícios, função, onde encontrar

BCAA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

CREATINA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

HIPERCALÓRICO: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

As diferenças entre o whey protein nestas três versões ficam mais a cargo de cada organismo do que dos objetivos.

Não há uma versão pior de whey, apenas diferente e cada pessoa irá consumir aquela que achar melhor.

O horário de tomar o suplemento também vai variar da necessidade e objetivos de cada um, por esta razão é preciso a orientação adequada de um profissional, assim como vai depender também da intensidade dos treinos.

Para quem treina mais intensamente certamente os objetivos serão alcançados mais rápido, porém todo treinamento também precisa de orientação de um educador físico para evitar lesões.

 

Qual whey protein ajuda a Perder Peso?

 

Para quem procura ganhar massa muscular qualquer um dos três tipos poderá ser tomado, para emagrecer o whey também ajudará, pois  sendo uma proteína prolongará a saciedade e a caseína do whey que é proveniente do leite assim como todas as proteínas deste laticínio são ricas em glicomacropepetídeos, um pepetídeo que aumenta a liberação do hormônio sinalizador da saciedade após as refeições, a colecistoquinina.

O whey protein em todas as versões é rico em glutamina, que ajuda a construir os músculos nos exercícios físicos e aumenta a imunidade e a síntese de proteínas favorecendo a hipertrofia, este suplemento também não provoca aumento na glicemia .

Assim como as três versões o whey tem alto nível de leucina, um aminoácido essencial (obtido apenas pelos alimentos) que auxilia na síntese proteica e favorece a oxidação dos lipídios (gorduras) ou seja usa a gordura estocada para obter energia para as células.

Para o emagrecimento pode ser que as diferenças entre o whey protein em suas três versões tenha  influência, pois neste caso a melhor escolha será a versão isolada, por ter maior concentração de proteína e muito menos ou zero de carboidrato e gordura.

Porém isso não quer dizer que somente o whey protein isolado  terá este efeito, apenas terá muito menos carboidratos e gorduras e isso sempre chama a atenção de quem está querendo perder alguns quilinhos.

Vale ressaltar que não adianta apenas tomar o suplemento, é preciso fazer também uma reeducação alimentar e claro atividades físicas, pois o whey quando consumido sem atividade física poderá sim engordar.

Os músculos consomem energia, portanto quanto mais massa magra maior será o gasto do metabolismo basal e para acelerar o processo é aconselhável tomar o whey e combinar os treinos de resistência com exercícios aeróbicos.

 

Whey protein e Sistema Imune

 

O whey protein como já foi citado aqui tem funções e benefícios no sistema imune e um  estudo realizado com ratos que tinham um patógeno no intestino que causava uma infecção.

No estudo os ratos foram divididos em dois grupos, um  não recebeu o whey protein, o outro que recebeu o suplemento teve uma melhora da resposta imunológica.

Houve uma melhora nos anticorpos primários e secundários da flora intestinal e também melhorou a resposta imunológica para vacinas que foram aplicadas nos animais

Neste estudo foi adicionado 20% do whey protein concentrado na dieta dos ratos.

A ação benéfica do suplemento na flora intestinal está relacionada as funções dos prebióticos presentes nas proteínas do leite.

Prebióticos que são substratos alimentares que selecionam a atividade e proliferação de bactérias benéficas no intestino.

Diante desta ação podemos avaliar que o whey protein  tem capacidade de proteger a flora intestinal.


As diferenças entre o whey protein isolado, concentrado e hidrolisado não influenciarão nesta proteção, pois todas as versões são provenientes das mesmas proteínas, este estudo casualmente utilizou a versão concentrada, mas todos poderão ajudar a melhorar o sistema imune.

 

Onde comprar Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento pioneiro e mundialmente conhecido.

Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

Este foi nosso post de hoje e esperamos que tenha ficado esclarecido sobre as diferenças entre o whey protein concentrado, isolado e hidrolisado para aqueles que tinham dúvidas e saibam escolher adequadamente.

 

 

Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
Passe essas informações adiante, compartilhe! 

 

 

Referência

RINCON, M.M, et al;  Protein synthesis signaling in skeletal muscle is refractory to whey protein ingestion during a severe energydeficit evoked by prolonged exercise and caloric restriction.  International Journal of Obesity  (2018).

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui