Comprar Vitamina D (observações que devem ser tomadas na hora da compra)

Comprar Vitamina D (observações que devem ser tomadas na hora da compra)
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A vitamina D tem grande importância para a preservação da saúde, ela é considerada um hormônio esteroide porque regulariza funções do cálcio no organismo dentre outras, os benefícios da vitamina estão relacionados a saúde óssea, força dos músculos, redução do risco de câncer, etc. Podemos absorver esta vitamina com a exposição solar e através de alguns alimentos, mas também é possível comprar vitamina D em forma de suplementos quando necessário.

É possível detectar a deficiência de vitamina D através de um exame de sangue específico e neste caso pode ser prescrita a ingestão do suplemento, estima-se que mais da metade da população mundial necessite da reposição de vitamina D.

A maior carência no entanto ocorre devido a falta de exposição ao sol, pois desta maneira se obtém 80 a 90% de vitamina D para suprir a necessidade diária. Para conseguir alcançar esta porcentagem é preciso ficar ao sol no mínimo 15 minutos por dia para quem tem pele clara e 30 minutos  para pele mais escura com braços e pernas expostos para receber os raios ultravioletas (UV).

A absorção da vitamina D acontece devido ao colesterol dos alimentos que tem uma substância que fica armazenada na pele que é precursora da vitamina D, o 7 dehi drocolesterol (vitamina D7) e os raios UV a transformam em vitamina D3 também chamada de colecalciferol que chegando ao fígado é sintetizada na forma ativada da vitamina D ou calcitriol.

Leia também:

O uso do suplemento de Vitamina D para Emagrecer

Conheça as Doenças causadas pela Falta de Vitamina D

O uso da Vitamina D para queda de Cabelo, será que ajuda?

Vitamina D Engorda ou Emagrece? (conheça os prós e contras)

Vitamina D na Gravidez (falta, sintomas, ingestão e suplementação)

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Sintomas da Vitamina D Baixa, causas, tratamento e Suplemento Adequado

O que faz a Vitamina D, para que serve, função, carência, excesso, alimentos e suplemento

Quando os níveis desta vitamina estão muito baixos no organismo é extremamente necessário suplementar pois caso contrário surgirão problemas ósseos como osteomalácia, raquitismo ou osteoporose dentre outros.

No post de hoje discutiremos sobre a importância desta vitamina e os cuidados ao comprar a vitamina D, então continue aqui e saiba mais!

 

Vitamina D e Saúde dos Ossos

 

De nada adianta você tomar 2 litros de leite por dia, se a sua absorção de vitamina D está insuficiente, pois é ela que otimiza a absorção do cálcio e fósforo pelo intestino favorecendo que estes minerais cheguem até os ossos e lá se fixem preservando assim a saúde óssea.

Esta vitamina tem também ação nas glândulas paratireoides, responsáveis pela produção do PTH (paratormônio) que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue, o PTH é importante porque sua função é impedir a hipocalcemia (baixa concentração de cálcio no sangue) que pode desencadear insuficiência cardíaca e convulsão.

Os batimentos cardíacos são dependentes de cálcio, pois este mineral está envolvido na contração muscular e o coração é um músculo, por isso há risco de insuficiência cardíaca se o cálcio estiver em um nível muito abaixo do adequado no sangue.

A vitamina D e o PTH equilibram a absorção de cálcio para o organismo e ossos assim como controlam a eliminação do mineral pelos rins.

 

Outras funções da Vitamina D

 

Além de auxiliar a absorção e equilíbrio do cálcio, a vitamina D tem muitas outras funções importantes para o organismo.

# Evita o diabetes : mantém o bom funcionamento do pâncreas, órgão que produz a insulina, quando a vitamina D está baixa, o pâncreas libera menor quantidade de insulina, portanto haverá mais glicose circulante no sangue.

# Melhora a imunidade: reduz a produção de agentes inflamatórios, age combatendo radicais livres que oxidam as células, ajuda a combater doenças autoimunes, dentre elas a psoríase.

# Auxilia o emagrecimento: baixa quantidade de vitamina D aumenta a produção da leptina ( hormônio) responsável pelo envio dos sinais de saciedade para o cérebro, além de aumentar a força dos músculos.

# Previne o câncer: a vitamina D está relacionada ao controle da morte de células diferenciadas causadoras da formação de tumores. Os níveis adequados desta vitamina ajudam a prevenir câncer de próstata, mama, renal e coloretal.

Mesmo em casos de falta de vitamina D, muitas vezes a suplementação não é recomendada, pois quando o nível está apenas um pouco abaixo do adequado, alguns médicos podem indicar primeiramente exposição diária ao sol sem uso de protetor e consumo dos alimentos com esta vitamina, não sendo então necessário comprar vitamina D em forma de suplemento.

Leia também:

O uso do suplemento de Vitamina D para Emagrecer

Conheça as Doenças causadas pela Falta de Vitamina D

O uso da Vitamina D para queda de Cabelo, será que ajuda?

Vitamina D Engorda ou Emagrece? (conheça os prós e contras)

Vitamina D na Gravidez (falta, sintomas, ingestão e suplementação)

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Sintomas da Vitamina D Baixa, causas, tratamento e Suplemento Adequado

O que faz a Vitamina D, para que serve, função, carência, excesso, alimentos e suplemento

Vale ressaltar que em alguns casos a terapia de exposição solar não poderá ser indicada, isso vale para pessoas de pele e olhos muito claros ou quando houve histórico de câncer de pele na família.

 

Alimentos com Vitamina D

 

Para evitar a necessidade de comprar vitamina D, além da exposição ao sol, podemos contar com os seguintes alimentos:

# Óleo de fígado de bacalhau: há uma grande concentração desta vitamina, porém seu sabor não é agradável.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

# Salmão, sardinha, atum e outros peixes ( inclusive os em lata)

# Ostra

# Leite e queijos

# Cogumelos

# Cereais integrais

 

Quando é indicado tomar Vitamina D

 

A vitamina D será indicada sempre que seus níveis estiverem muito abaixo dos valore de referência e isso só poderá ser detectado pelo exame de sangue pedido pelo médico.

Os valores atuais de referência no Brasil são :

De 20 a 30 ng/ml – valores normais.

Abaixo de 10 ng/ml – deficiência

10 ng/ml a 20 ng/dl – insuficiência

O grande problema é que o exame que detecta a deficiência de vitamina D não é muito solicitado para todos a não ser que haja alguma suspeita e há dificuldade até para encontrar laboratórios que o faça.

A solicitação deste exame é geralmente feita para pessoas com idade mais velhas ou mulheres na menopausa, porém essa deficiência pode acontecer em qualquer idade.

 

O que se deve observar ao Comprar Vitamina D

 

Após uma consulta e exame que comprovou sua deficiência e necessidade de tomar a vitamina D, vamos conferir alguns cuidados para que sua ingestão seja eficaz para suprir seus déficits.

# O suplemento de vitamina D pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos ou líquido.

# Em primeiro lugar você deve se atentar para as melhores marcas de suplementos vitamínicos do mercado e optar por um destes para comprar vitamina D.

# O médico certamente vai indicar uma vitamina D isolada, os multivitamínicos já têm vitamina D e se você tomar algum deles deve avisar ao médico para que ele possa adequar as doses.

# As concentrações de vitamina D costumam vir com a indicação de unidades internacionais em concentrações que vão de 200 até 5.000 UI (unidade internacional).

# A vitamina D é lipossolúvel, ou seja ela se dissolve na gordura, então deve ser ingerida antes ou junto a uma refeição com alguma quantidade de gordura, geralmente é indicado o almoço.

# Um estudo realizado pela Universidade de Tuffs (Boston), os autores evidenciaram que gorduras monoinsaturadas como o azeite e carne bovina, mostraram melhorar a absorção do suplemento de vitamina D.

# No mercado existe a opção de utilizar a vitamina D2, ou D3, geralmente é indicada a segunda opção, mas depende de cada caso.

O mais importante é respeitar a dose prescrita pelo médico e nunca ultrapassar este limite, pois assim como a falta, o excesso é extremamente prejudicial para a saúde, pode causar distúrbios intestinais, insuficiência renal, hipertensão, dor nos músculos, fadiga, dentre outros.

 

Como melhorar a absorção da Vitamina D tomando Sol

 

# Pele mais clara necessita de menos tempo de exposição solar, os raios UV penetram mais facilmente na pele, 15 a 25 minutos é suficiente.

# Pele mais escura exige um tempo maior de exposição ao sol de 30 a 40 minutos.

# Quanto maior a extensão de pele exposta, melhor, então uma boa opção é expor braços, pernas, costas no mínimo e sem protetor solar, pois ele bloqueia os raios UV na pele.

# O melhor horário não é o recomendado pelos dermatologistas, pois o organismo só sintetiza a vitamina D após às 10:00 da manhã e até às 15:00, que é o período que o sol está emitindo mais raios UV.

 

Onde encontrar o Suplemento de Vitamina D?

Diante de tudo que foi exposto podemos concluir que a exposição ao sol é imprescindível para a produção da vitamina D no nosso corpo e também não poderão faltar os alimentos fonte desta vitamina.

Para garantir um uso com referências seguras deste suplemento, indicamos o suplemento da Growth Supplements, que é uma das marcas mais confiáveis presentes no mercado – ela é regularizada pelos órgãos responsáveis e tem um dos laudos mais transparentes do país.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Vitamina D com valor muito baixo, que chega até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Para finalizar…

Tem muito assunto para abordar sobre esta vitamina, mas por hoje é só…

Esperamos que estas informações tenham sido suficientes para esclarecer quais os cuidados antes de comprar vitamina D e sobre a importância dela na saúde!

 

Obrigada por nos acompanhar ! Não esqueçam de compartilhar com os amigos e nos dizer sua opinião!

Até a próxima e beijos meus amores!

 

Referências

Alves, Márcia; et al: Vitamina D–importância da avaliação laboratorial. Revista Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, 2013, Pages 32-39

WINZENBERG, T; GRAEME,J: Em tempo: deficiência da Vitamina D: quem precisa de suplementac¸ão? Rev Paul Pediatr. 2016;34(1):3-4.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui