Vitamina D Engorda ou Emagrece? (conheça os prós e contras)

Vitamina D Engorda ou Emagrece? (prós e contras)
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

São muitas as fórmulas que surgem para perder peso, algumas muito duvidosas, outras mais plausíveis e com maior raridade aparecem aquelas que a ciência possa dar um respaldo, este é o caso da vitamina D, porém apesar de evidências de que ela ajude neste processo, ainda surgem dúvidas se a vitamina D engorda ou emagrece e é sobre isso que discutiremos neste artigo.

Muitos estudos surgiram ao redor do mundo a respeito desta vitamina, que é reconhecida como um hormônio, pois ela regula algumas funções do organismo e sua produção acontece em maior quantidade através da pele pela exposição ao sol.

Além de ser sintetizada pela exposição da pele ao sol, a vitamina D é encontrada em alguns alimentos e pode ser também suplementada quando está em nível baixo no organismo.

Esta vitamina é fundamental para a absorção do cálcio e do fósforo, minerais que permitem a saúde dos ossos, ela também protege o sistema imune, reduz o risco de diabetes, e está relacionada segundo estudos a evitar alguns tipos de câncer.

Como se não bastasse todas estas importantes funções, novas pesquisas sugerem que esta vitamina na quantidade adequada no organismo favorece o emagrecimento, assim como há outros estudos que relacionam sua falta com o ganho de alguns quilos.

Diante das dúvidas iremos então colocar aqui os achados da ciência e discutir se a vitamina D engorda ou emagrece e se há vantagens ou desvantagens de utilizá-la com a finalidade de perder peso, então se você quer saber mais sobre este assunto, continue com a gente!

 

Qual quantidade precisamos de Vitamina D?

 

Em primeiro lugar vamos esclarecer que a recomendação diária de vitamina D é medida em Unidades Internacionais (UI) e para o nível da vitamina no sangue usa-se a medida em ng/ml.

Em dados recentes a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Médica Laboratorial (SBPC/ML) estabeleceu novos valores de referência para a vitamina D, antes os valores eram considerados ideais quando se encontravam acima de 30ng/ml.

Após a atualização o novo valor aceitável como normal é a partir de 20ng/ml, portanto indivíduos saudáveis que apresentarem em exames de sangue para vitamina D entre 20 e 30ng/ml não necessitarão suplementar.

Há, no entanto, uma ressalva para alguns grupos vulneráveis que apresentarem estes valores, como gestantes, idosos, portadores de doenças autoimunes, crianças com raquitismo, pacientes com osteoporose ou osteomalácia e renais crônicos, pessoas com doenças inflamatórias como síndrome do intestino irritável e aqueles que se submeterão a cirurgia bariátrica.

Para todos estes casos descritos o ideal é que os níveis de vitamina D esteja entre 30 e 60ng/ml.

De acordo com as referências das UI, para atingir o nível de 20ng/ml, é necessário a quantidade de 1000 UI diariamente, porém é muito difícil para a maioria das pessoas conseguir alcançar esta quantidade de vitamina D com exposição ao sol ou através da alimentação e por este motivo pode surgir mais tarde a necessidade de suplementação.

Leia também:

O uso do suplemento de Vitamina D para Emagrecer

Conheça as Doenças causadas pela Falta de Vitamina D

O uso da Vitamina D para queda de Cabelo, será que ajuda?

Vitamina D na Gravidez (falta, sintomas, ingestão e suplementação)

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Sintomas da Vitamina D Baixa, causas, tratamento e Suplemento Adequado

O que faz a Vitamina D, para que serve, função, carência, excesso, alimentos e suplemento

Vale ressaltar que o excesso de vitamina D é prejudicial à saúde, provocando intoxicação e favorecendo altas concentrações de cálcio no sangue que poderá se depositar em todos os órgãos causando lesões.

Por esta razão, somente o médico poderá indicar a suplementação, após realizar um exame específico.

Se a intenção de tomar o suplemento for emagrecer, será uma consequência, pois não é essa a função da vitamina D e sobre isso falaremos no próximo tópico.

 

Funções da Vitamina D que vão além do Emagrecimento

 

Se você ouviu por aí que a vitamina D ajuda emagrecer e quer recorrer a suplementação dela para isso, sinto te informar, mas esse não é o melhor caminho para alcançar este objetivo.

A vitamina D e seus benefícios vão muito além da perda de peso e nenhum médico ou nutricionista vai recorrer a este método se você não se encaixar no perfil das necessidades de suplementação.

Como já vimos anteriormente, esta vitamina é responsável pela absorção adequada do cálcio pelos ossos, mas além disso há estudos que associam a falta da vitamina D com a elevação do risco de doenças neurodegenerativas, como mal de Parkinson e Alzheimer.

Outra importante função da vitamina D é estar relacionada com o bombeamento do sangue, pois ela ajuda na produção da renina, um hormônio que controla a pressão arterial.

Esta vitamina também se une a receptores de testosterona e estrogênio, ainda melhora o sistema imunológico e está envolvida na ação de mais de 200 genes, estudos estão sendo realizados para testar a sua relação com a prevenção do câncer de vários tipos.

A relação do emagrecimento com a vitamina D surgiu após estudos que associaram os níveis adequados da vitamina com o aumento do metabolismo, aumentando a capacidade da queima de gorduras, desde que esteja associada a uma alimentação balanceada.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Algumas dúvidas surgiram sobre se a vitamina D engorda ou emagrece após alguns estudos que discutiram sua capacidade de aumentar a produção de alguns hormônios.

 

Mas a Vitamina D Engorda ou Emagrece?

 

Em 2011 foi publicada uma pesquisa na revista Hormone and Metabolic Research apontando que o alto consumo da vitamina D aumentaria a produção de hormônios como a testosterona promovendo ganho de peso.

O que podemos destacar aqui é que na verdade o aumento da testosterona favorece o ganho de massa muscular, ou seja o ganho seria de músculo e não de gordura, portanto o peso ganho seria de massa magra( músculos).

Quando há um aumento de massa magra, há uma redução da gordura corporal, logo o emagrecimento.

É preciso salientar que emagrecer não é perder peso e sim perder gordura, é trocar a gordura pela massa magra que são os músculos.

Quando se perde apenas peso, perde-se também músculos, por isso o conceito de emagrecimento deve ficar muito claro que não é apenas perda de peso.

Uma pessoa pode ter 70 kgs e deste total ter uma porcentagem de 10% de gordura e o restante será massa magra e água, enquanto que alguém com 58 kgs pode ter 34% de gordura e aí quem é mais magro?

Diante disso fica mais fácil entender se a vitamina D engorda ou emagrece alguém, não é?

Ou melhor a vitamina D não engorda ou emagrece ninguém, ela ajuda a aumentar o metabolismo e a queima de gorduras, mas quem vai dar continuidade neste processo com alimentação balanceada e exercícios físicos é você, o.k.?

 

Produção da Vitamina D pelo Organismo

 

Como foi apontado aqui, a vitamina D é absorvida pela exposição solar da pele onde se encontra um substrato ( vitamina D7 ou 7 dehi drocolesterol) derivado do colesterol dos alimentos, que fica ali armazenado.

Os raios ultravioletas do sol (UV) vão transformar a vitamina D7 em vitamina D3 que chegará ao fígado para ser produzida a forma ativa da vitamina D (calcitriol) .

Podemos também encontrar esta vitamina em alimentos (salmão, sardinha, atum, ostras, carnes, leite, cogumelos), além dos suplementos.

Leia também:

O uso do suplemento de Vitamina D para Emagrecer

Conheça as Doenças causadas pela Falta de Vitamina D

O uso da Vitamina D para queda de Cabelo, será que ajuda?

Vitamina D na Gravidez (falta, sintomas, ingestão e suplementação)

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Sintomas da Vitamina D Baixa, causas, tratamento e Suplemento Adequado

O que faz a Vitamina D, para que serve, função, carência, excesso, alimentos e suplemento

Para uma adequada produção de vitamina D para quem tem pele clara é preciso tomar no mínimo 15 a 20 minutos de sol todos os dias como braços e pernas expostos, para quem tem pele mais escura o tempo de exposição é maior, de 45 a 60 minutos.

Devido à necessidade de os raios UV estarem mais potentes para a produção da vitamina D, o melhor horário para tomar sol com esta finalidade seria após as 10 da manhã e antes das 16:30 da tarde, sem o uso de filtro solar, porém a exposição muito longa entre 12 e 15 horas deve ser evitada.

 

Pontos a favor da Vitamina D para Emagrecer

 

Muito já se discutiu na literatura sobre a necessidade de suplementação da vitamina D e o que a ciência aponta é a cautela para qualquer tipo de suplementação, mesmo para esta vitamina super importante para o organismo.

Dito isso, podemos elencar alguns pontos a favor de se usar a suplementação para muitos fatores, mas certamente apenas como coadjuvante para emagrecimento não é um deles já que nem mesmo será possível que um médico ou nutricionista use este tipo de orientação sem a real necessidade.

Por isso não ache que a vitamina D será a salvação para emagrecer, pois nem ela ou qualquer outro suplemento ou alimento por si só produzirá milagres para que os quilos a mais desapareçam.

Aqui mostraremos como a vitamina D pode ajudar no emagrecimento:

# Aumenta a capacidade do fígado degradar a gordura, isso acelera o metabolismo.

# Promove a síntese de leptina, hormônio produzido pelas células de gordura, este hormônio regula o peso porque favorece a sensação de saciedade, diminuindo a fome.

# Aumenta a capacidade de ganhar massa muscular, reduzindo a gordura corporal

O ponto mais importante e favorável da vitamina D em relação ao emagrecimento é a melhora da  saúde, pois como já foi descrito, esta vitamina tem funções muito importantes para melhorar o sistema imunológico, controlar a pressão arterial, a glicose, e até mesmo prevenir o aparecimento de tumores.

Certamente a relevância de se suplementar esta vitamina quando necessário vai muito além da questão se a vitamina D engorda ou emagrece.

 

Pontos contra a Vitamina D para Emagrecer

 

Aqui já citamos que a vitamina D em níveis adequados ajuda a aumentar a massa muscular, desde que se faça exercícios físicos, segundo estudos.

Isso pode aparecer na balança como aumento de peso, mas é importante ressaltar novamente que é um aumento de músculos e não gordura, portanto a balança nem sempre é o melhor parâmetro para avaliar a composição corporal de ninguém e dizer se a pessoa tem mais massa magra ou gordura.

Sendo assim é errado afirmar que a vitamina D engorda, aliás como já dissemos, ela não engorda ou emagrece ninguém, mas pode ajudar a perder gordura desde que haja equilíbrio alimentar e um programa de exercícios físicos.

Diante destes resultados da ciência seria correto afirmar que a falta de vitamina D pode contribuir para ganhar peso, podendo ser a sua deficiência um ponto contra a perda de peso.

Outro ponto contra seria se alguém buscasse a suplementação de vitamina D sem necessidade, apenas para facilitar o emagrecimento, afinal existem outras maneiras para ajudar neste processo sem colocar a saúde em risco, pois aqui já foram mostrados os efeitos do excesso.

 

Onde encontrar o Suplemento de Vitamina D?

Diante de tudo que foi exposto podemos concluir que a exposição ao sol é imprescindível para a produção da vitamina D no nosso corpo e também não poderão faltar os alimentos fonte desta vitamina.

Para garantir um uso com referências seguras deste suplemento, indicamos o suplemento da Growth Supplements, que é uma das marcas mais confiáveis presentes no mercado – ela é regularizada pelos órgãos responsáveis e tem um dos laudos mais transparentes do país.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Vitamina D com valor muito baixo, que chega até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Para finalizar…

É importante que fique bem claro que a vitamina D engorda ou emagrece de acordo com seus níveis no organismo e para emagrecer vai depender de um conjunto de ações e não apenas de um suplemento ou de níveis adequados desta vitamina.

Se os seus níveis estiverem satisfatórios, após ser verificado o exame, sua produção natural favorecerá todos seus benefícios inclusive o auxílio na perda de gordura corporal.

E assim vamos chegando ao fim do nosso post e esperamos que nossas informações sobre se a vitamina D engorda ou emagrece tenham sido suficientes para sanar suas dúvidas!

 

Continuem nos acompanhando, compartilhando e nos dando suas opiniões!

Obrigada e até a próxima meus amores !

 

Referências

Barchetta, I.; Bernardinis, M.; Capoccia, D.; Baroni, M. G.; Fontana, M.; Fraioli, A.; Morini, S. Hypovitaminosis D is Independently Associated with Metabolic Syndrome in Obese Patients. PLoS ONE. Vol. 8. Núm. 7. 2013.

Grace, C.; Vincent, R.; Aylwin, S. J. High prevalence of vitamin D insufficiency in a United Kingdom urban morbidly obese population: implications for testing and treatment. Surg Obes Relat Dis. Vol. 10. Núm. 2. 2014. p. 355-360.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui