Lista dos Top 10 Suplementos mais usados no Brasil (quais e onde encontrar)

Suplementos mais usados no Brasil

O mercado de suplementos é um dos que mais cresce no Brasil e não há nada de errado em usá-los  quando necessário, pois eles realmente ajudam seja para ganho de massa, emagrecimento ou para suprir a falta de nutrientes.

Mas o problema é que nem sempre todos que consomem realmente precisam deste recurso?

É importante ressaltar que não é o suplemento que faz mal e sim a maneira que é consumido e a falta de orientação de um profissional qualificado que pode prejudicar o consumidor em determinadas situações.

Para que você conheça melhor os suplementos mais usados no Brasil, quando tomá-los e como fazer um bom uso deles fizemos este post! Aproveite a leitura!

 

 

Tipos de suplementos e uso adequado

 

 

Suplementos de Proteína e Aminoácidos

São utilizados quando os treinos são intensos e ultrapassam 60 minutos, ajudam no ganho massa muscular e na recuperação pós treino.

 

Suplementos de gel de carboidrato

São utilizados para diminuir a perda do glicogênio que é utilizado como forma de energia principalmente em exercícios com longa duração, são utilizados principalmente por corredores e maratonistas.

 

Termogênicos

São suplementos utilizados para aumentar o gasto energético e acelerar a perda de peso, ajudarão a emagrecer, mas também podem causar sintomas como aceleração cardíaca, aumento da pressão e insônia, por isso algumas pessoas com pré disposição a tais patologias devem evitá-los e apenas utilizá-los após orientação de um profissional.

 

Repositores Hidroletrolíticos

São compostos de água, carboidratos e sais minerais, necessários para hidratação e reposição de sais minerais e de energia, indicados para atividades intensas com duração superior a 60 minutos.

 

Complexos Vitamínicos

Compostos por vitaminas e minerais, pode ser utilizado em casos que não há consumo suficiente destes nutrientes na alimentação, porém apenas após uma consulta com o médico ou nutricionista poderá determinar a sua verdadeira necessidade.

 

Estes são os tipos de suplementos mais usados e como podemos observar alguns podem ser consumidos mesmo por quem não pratica atividades físicas como no caso das vitaminas e dos termogênicos.

Leia também:

10 Alimentos para comer no Pré-Treino (para Hipertrofia)
10 Alimentos para comer no Pós-Treino (para Hipertrofia)

 

 

Suplementos mais usados que prometem e cumprem quando bem utilizados

 

 

1 – Whey Protein

Proteína de alto valor biológico extraída do soro do leite, tem rápida absorção e está repleta de aminoácidos, em exagero pode causar problemas renais e hepáticos.

 

2 – Dextrose ou Maltodextrina

Carboidrato de rápida absorção, melhora a energia durante o treino, porém precisa ser bem administrada. Cuidado! Na dose errada pode fazer engordar e ainda favorecer intolerância a glicose.

 

3 – BCAA

Aminoácidos de cadeia ramificada, atenuam o cansaço muscular e mental, melhoram a recuperação pós treino, mas para quem usa Whey protein e tem uma boa alimentação não há necessidade, pois está presente na proteína do leite e nas carnes.

 

4 – Glutamina

Necessário para os músculos e imunidade, se encontra em alimentos, quando tomada sem orientação pode sobrecarregar os rins.

 

5 – Ômega 3

Ácido graxo essencial, se encontra no salmão, linhaça, chia e castanhas. tem ação anti inflamatória, mas pode provocar hemorragias e atacar as células do sistema imune quando ingerido em excesso.

 

6 – Creatina

Disponibiliza maior quantidade de energia nos exercícios.

 

7 – Multivitamínicos

Ajudam a melhorar a imunidade e a saúde, o problema é que algumas vitaminas e minerais em excesso são prejudiciais de várias maneiras.

 

8 – L-arginina

Favorece a vasodilatação proporcionando maior fluxo de nutrientes para o músculo, ajudando no ganho de massa e recuperação muscular, porém exagerar na dose pode causar efeito contrário, a vasoconstrição podendo ocasionar hipertensão arterial.

 

9 – Termogênicos

São muitos tipos desde os provenientes de ingredientes naturais até os totalmente sintéticos, favorecem a aceleração do metabolismo e aumento da queima calórica, porém podem ocasionar problemas como taquicardia e aumento da pressão arterial quando são consumidos  sem orientação.

 

10 – Repositores Hidroeletrolíticos

Ajudam a hidratação e repor sais minerais, mas quando em excesso podem aumentar a pressão arterial e causar retenção de líquidos devido ao sódio.

 

Onde encontrar estes suplementos?

Os suplementos mais usados apresentados aqui podem ser encontrados em lojas especializadas físicas, farmácias e lojas on line, porém é melhor adquirir diretamente de quem fabrica e garante a melhor qualidade devido a pureza dos ingredientes como no caso da Growth Supplements.

Na Growth é possível não apenas comprar os melhores produtos como também conseguir um preço justo sem intermediários com 40% de desconto. Clique aqui e confira!

 

Finalizando

Procurar orientação de um nutricionista antes de começar qualquer suplementação é fundamental.

Os suplementos mais usados no Brasil não são uma ameaça quando realmente são necessários e quando há orientação adequada sobre a dosagem de acordo com as características de cada um.

Leia também:

Lista dos Top 10 Anabolizantes para Secar (emagrecer)
Lista dos Top 10 Anabolizantes para Ganhar Massa Muscular

 

Esperamos que este post tenha atendido suas expectativas! Se gostaram compartilhem!

Até a próxima!

 

Referência

BACURAU, Reury Frank Pereira. Nutrição e suplementação esportiva. [S.l: s.n.], 2009.

 

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorComo usar a Corrida para Emagrecer? Dicas para Otimizar os Resultados
Próximo artigo10 Coisas que você Jamais deve fazer Antes de Treinar
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui